DICA DA PRÓ

Projeto "História a duas mãos"

Conheçam este lindo projeto realizado com alunos do 3º ano do ensino fundamental, onde as crianças produziram textos autorais para fazer parte de um livro chamado "História a duas mãos"

Renata Fernandes (renatafernandesautora@gmail.com)
- Atualizada em

A ideia do projeto foi criar a versão dos alunos com base no livro “História a quatro patas”, e deram o título de “HISTÓRIAS A DUAS MÃOS”. Os alunos criaram uma narrativa de tema livre, seguindo a mesma proposta apresentada aos alunos da professora “Coruja”, personagem do livro “HISTÓRIA A QUATRO PATAS”.

Esse trabalho era para ensinar os alunos a aprenderem se divertindo. Segundo Yasmin Santana. Aluna do 3º ano B.

Como a proposta do trabalho era ser realizado em duplas, em comum acordo um deles iniciava a história, depois de discutirem o título e o tema. Cada aluno produzia um parágrafo com quatro a cinco linhas. A produção ganhava continuidade no momento em que recebiam a produção do seu parceiro. A dinâmica era complementar o texto do outro com uma continuação que desse sentido ao texto como uma produção única.

As duplas foram escolhidas para trabalharem juntas através de sorteio, pois era preciso promover o contato de alunos que possuíam visão de mundo e itinerários diferentes. Desta forma, trabalharam conteúdos formativos, conceituais, atitudinais e procedimentais, desenvolvendo também o olhar sensível para o convívio, à aceitação do texto e opinião do outro. Experimentaram ser autores, despertando o lado criativo de cada um de forma individual sem deixar de trabalhar em grupo. Conta a professora Bárbara.

Apreciem o talento destes pequenos futuros escritores e o precioso trabalho de uma professora apaixonada pelo que faz. 

(Este projeto de leitura foi orientado pela professora Bárbara Silva aos seus alunos do 3º ano B do Colégio Nossa Senhora da Luz em Salvador no ano de 2017).

___________________________________________________________________________

Você também é uma professora criativa que tem um projeto bacana e quer que ele apareça aqui? Manda pra gente pelo e-mail: contato@3letrinhas.com.br