O MUNDO TODO LÊ

3 livros infantis com protagonistas negras

Representatividade é importante na literatura infantil

Emília Nuñez (contatomaequele@gmail.com)
- Atualizada em

Na época da escola, eu tocava guitarra em uma banda de rock chamada Lucy in the Sky. A vocalista da banda, Larissa Luz, seguiu na vida artística. Em 2016 ela lançou seu segundo disco, chamado Território Conquistado. O disco (excelente) teve repercussão nacional e internacional, sendo indicado ao Grammy Latino. Recentemente ela ganhou o troféu Caymmi com o clipe da música "Bonecas Pretas". Um trechinho da letra diz assim:

 "Referências acessíveis é poder pra imaginar (...) Procuram-se bonecas pretas. Procura-se representação!".

Pensando nesta música, selecionei três livros com meninas negras como protagonistas, livros que são território de representação e identidade conquistados na Literatura Infantil.

meninabonita

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

"Menina bonita do laço de fita" celebra a beleza negra com muita delicadeza. Um coelhinho branco fica encantado pela "Menina bonita do laço de fita" e intrigado, querendo saber o seu segredo para ser tão pretinha. Com graça, a menina vai inventando mil razões. Diz que caiu numa lata de tinta, que tomou muito café, que comeu muita jabuticaba. E lá vai o coelhinho branco tentando ficar pretinho e nada! Até que a mãe da menina explica que ela tem uma avó preta! E o coelhinho olha toda sua família e percebe que são todos brancos. Finalmente ele se casa com uma coelhinha bem pretinha e eles têm um bocado de coelhinhos, cada um de um jeito, cada um de uma cor e uma bem pretinha, que sai para passear de laço de fita no pescoço e uma bonequinha pretinha no carrinho de neném! Um clássico da literatura infantil brasileira.

Escrito por Ana Maria Machado

Ilustrador por Claudius

Editora: Ática

obax

OBAX

Obax ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2011. André Neves, criador do texto e ilustrações é um artista sensível e certeiro, tanto no texto quanto nas imagens. Obax significa flor e esse belíssimo livro conta a história de uma menina que viu uma chuva de flores. O livro é ambientado no oeste Africano, remetendo à aldeias isoladas e que ainda conservam características étnicas fortes, seja nas cores, nos adornos ou nos costumes. A história de Obax emociona muito. Uma garotinha de poucos amigos, mas de muitas histórias. Obax se entregava a imaginação, era uma contadora de histórias. Mas não era compreendida. Ela fica muito triste quando não acreditam em sua chuva de flores "Como poderiam chover flores onde pouco chove água?". No começo jura que nunca mais contaria suas aventuras, mas ao mesmo tempo acha muito triste guardar aquilo tudo para si. Então ela parte em uma volta ao mundo com Nasifa, uma pedra preciosa em forma de elefante. Ao voltar para aldeia algo surpreendente e mágico acontece...

Escrito e ilustrado por André Neves.

Editora: Brinque-Book

 

NÃO DERRAME O LEITE

naoderrame

Penda é uma menina com uma missão: Levar uma tigela de leite para seu pai. Determinada, ela passa pelas mais diversas (e coloridas!!) situações e chega até o pai sem deixar cair uma só gota! Até que algo inesperado acontece e derrama todo o leite. Penda fica muito triste, mas seu pai a acolhe e mostra que ela levava muito mais que o leite e que disso não tinha derramado nenhuma gota. Destaque para a página do baile de máscaras, para as girafas e para o gatinho, que não deixa Penda sozinha!!

Escrito por Stephen Davies

Ilustrado por Chistopher Corr

Editora: Pequena Zahar

Boa Leitura!

 Assista o clipe "BONECAS PRETAS" aqui: