José Saramago

A proposta do Blog do Consumidor (vide primeiro post) é a de pensar e discutir as relações de consumo à luz da nossa legislação e dos movimentos sociais e econômicos do Brasil e, por vezes, do mundo.

Cabe aqui a lição do único escritor de língua portuguesa Nobel da Literatura:

“Pensar, Pensar”

“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que sem idéias, não vamos a parte alguma.”

José Saramago, Revista do Expresso, Portugal, 11/10/08.

Republicado no Blog dele em 18/06/10 pela Fundação José Saramago por ocasião de seu passamento.

Pensar e pensar, as novas gerações precisam pensar mais, escrever mais e pesquisar menos no google e afins.

É isso!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a José Saramago

  1. Prezado Augusto,

    Excelente sua iniciativa e seu trabalho. Muitos mais o fizessem e seríamos outra democracia. Mas ainda há algum tempo.
    Quanto ao grande escritor português, ainda mais incompreendido do que reverenciado, mais acusado (Igreja) do que estudado, fica um vácuo. Não porque tenha sido ele um Nobel, entendo que isso pouco importa, mas pela qualidade de sua produção e pela propriedade de suas interpretações. Perde a humanidade e, sobretudo, perdemos todos nós da lusofonia, ao mesmo tempo tão dispersos e tão pouco cultivadores da qualidade literária.

  2. Ainda quanto ao Saramago, prezado Augusto, amigas e amigos, vale -- e muito -- a a leitura da Carta do romancista por ocasião de sua premiação com o Nobel. Quem puder, veja em:
    http://nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1998/lecture-p.html .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*