Assentos marcados

Nos teatros, os brasileiros sentam-se rigorosamente nos locais marcados em seus ingressos, inclusive, quando da compra, podemos escolher, dentre as op√ß√Ķes que nos s√£o apresentadas, onde sentaremos. E mais, a depender da localiza√ß√£o¬†e do conforto o ingresso pode ser mais caro ou mais barato.¬†

Por que nos cinemas não é assim?

Após a fila da compra dos ingressos o consumidor deve encarar nova fila, desta vez para adentrar na sala de projeção, pois independente da antecedência com que comprar o bilhete, o cinéfilo precisa disputar a melhor localização para assistir ao filme. A exceção na cidade está no cinema do Shopping Paralela (retificação feita pela leitora Dra. Alayde Monteiro).

Nos est√°dios de futebol a sistem√°tica √© parecida, a diferen√ßa √© que h√° algumas divis√Ķes setoriais: arquibancadas (a serem extintas por conta da Copa), cadeiras e camarotes. E ainda pode haver alguma distin√ß√£o pela localiza√ß√£o (cadeiras azuis, vermelhas etc).

Assisti ao vivo ao jogo Cor√≠nthians 0 x 2 Fluminense, no Pacaemb√ļ, em S√£o Paulo, quando houve uma tentativa de se utilizar a cadeira numerada. Em v√£o! Ningu√©m respeitou, em que pese in√ļmeras pessoas trabalhando no est√°dio para orientar o local correto para os torcedores. Eu at√© tentei, mas meu acento j√° estava ocupado.

Reclamamos tanto de nossos direitos, mas temos in√ļmeros deveres a cumprir. Obedecer regras de comportamento √© o m√≠nimo que podemos fazer para tornar o cotidiano mais agrad√°vel como respeitar filas e lugares marcados.

Pense nisso!

Esta entrada foi publicada em Educação, Educação para o consumo e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Assentos marcados

  1. ALAYDE MONTEIRO disse:

    Augusto, o cinema no shopping Paralela é com lugar marcado. Abraço e bom fim de semana.

  2. Augusto Diniz disse:

    Augusto, meu xar√°, aqui em Recife tamb√©m tem um cinema com lugar marcado (√≥ pa√≠ √≥…): o cinema do Shopping Plaza, Casa Forte. Mas, fora esse detalhe, eu queria saber se, ao menos na teoria, haveria alguma viola√ß√£o a algum direito do consumidor no fato de o contrato de consumo do cinema n√£o oferecer a possibilidade de marcar assento. (?) √Č que o CDC regula a rela√ß√£o jur√≠dica entre fornecedor e consumidor, no entanto, como que fica a rela√ß√£o entre v√°rios consumidores integrantes da mesma rela√ß√£o jur√≠dica de consumo (caso do cinema)?
    “Concorr√™ncia entre consumidores”?
    Isso pode ser analisado também quando você vai a um restaurante que está lotado: o fornecedor forma várias filas de consumidores, fila para uma mesa, para duas, para três, etc. Aí, eu já estou esperando na fila para duas mesas a meia hora, vem um casal que pede 1 mesa e é atendido de pronto e imediato ! Ora, eu deveria ter preferência! O fornecedor deveria aguardar outra mesa e juntá-las para mim, e não oferecer ao casal recém chegado.
    Outras casos id√™nticos podem ser pensados…
    Ser√° que teria algo com a “concorr√™ncia entre consumidores”, boa-f√© objetiva ? H√° solu√ß√£o?

    • advogado disse:

      Caro Xar√°!
      Excelente observação! Nos restaurantes sou a favor de adotarmos o regime de reserva de mesas. Em Santiago, do Chile, é quase impossível conseguir uma mesa sem reserva. Em São Paulo já acontece em diversos estabelecimentos.
      O problema é que lamentavelmente o brasileiro acostumou-se com a fila, as pessoas parecem resignadas a esperar para consumir!
      Quanto às filas de dois, três ou quatro lugares, realmente, quem chega primeiro com grupo maior fica sempre em desvantagem. Infelizmente, no Brasil, o bom senso nunca prevalece, daí a necessidade de termos de regular tudo, mas nesse caso, sinceramente, não sei como agir. Eu, particularmente, me recuso a enfrentar filas e fujo para locais menos procurados ou fico em casa!
      Obrigado pela visita e pelo excelente coment√°rio!
      Apareça sempre no Blog do Consumidor.
      Abraço,
      Augusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*