Efeito contr√°rio

Sabe aquele efeito distorcido do nosso rosto quando olhamos em colheres ou em qualquer outro objeto curvo com reflex√£o de imagem? Estes artistas prop√Ķem o contr√°rio em seus projetos. A ideia √© que se veja no objeto curvo refletido o que os olhos est√£o acostumados a enxergar em um imagem plana. Para isso, eles ilustram com uma distor√ß√£o calculada na inten√ß√£o de que esta seja vista em cones de alum√≠nio arredondados da maneira ‘real’, ou se voc√™ preferir, da forma em que nossos olhos est√£o acostumados a reconhec√™-las como real. As distor√ß√Ķes muitas vezes s√£o t√£o intensas que √© dif√≠cil reconhecer a imagem sem olhar para o reflexo do cilindro antes, checando se o que os olhos parecem ver, √© o que realmente est√° sendo mostrado.

Cada artista tem uma t√©cnica diferente para chegar ao mesmo resultado, inclusive usando softwares espec√≠ficos para tal proeza.¬†√Č….eu sei, est√° dando um verdadeiro n√≥ na cabe√ßa…n√£o se preocupe, voc√™ n√£o √© o √ļnico, com certeza. Mas mesmo n√£o entendendo tecnicamente como eles conseguem chegar a resultados t√£o surpreendentes, voc√™ ainda pode e deve apreciar estas verdadeiras obras surrealistas se transformando em hiperrealistas bem na sua frente.

Vi AQUI.


Publicado em arte, design gráfico, ilustração | 7 comentários

Quanto uma paisagem pode mudar no intervalo de 2 a 4 horas?

O fotógrafo Fong Qi Wei da Singapura, experimentou passar esta sensação com cliques recortados e montados digitalmente, criando uma colagem em camadas que nos mostra um efeito belíssimo da mesma paisagem vista em diferentes e curtos espaços de tempo. A impressão que se tem é de uma mesma paisagem pintada com faixas de cores diferentes. Dá quase pra ver movimento nelas. Mostrei uma vez aqui um ensaio parecido, mas que era feito com cliques ao longo de vários dias (não de horas), o efeito também era extraordinário e nos trazia a uma reflexão muito interessante, que podemos fazê-la novamente: Quantas vezes passamos e olhamos para os mesmos lugares todos os dias, muitas vezes, mais de uma vez por dia? Mas será que eles continuam os mesmos?


Clique AQUI para ver e saber mais sobre o ensaio do fotógrafo Fong.

Vi AQUI


Publicado em Sem categoria | 1 coment√°rio

Esculturas em papel de noivas ao redor do mundo

Artista russa Asya Kozina faz um trabalho belíssimo usando apenas papel e, com uma riqueza de detalhes de deixar qualquer um de queixo caído. A intenção dela é retratar, através de bonecas de papel trabalhadas em 3D, vestidos tradicionais de noivas em diversos países do mundo. Alguns me lembraram orixás da nossa cultura.

Casamento étnico. Zulu

casamento étnico. Mongólia

Casamento étnico. Cazaquistão

Casamento étnico. Palestina

Casamento étnico kostyum. Nigeria

Casamento étnico. Japão

Clique AQUI para conhecer mais trabalhos da Asya.


Publicado em arte, design gr√°fico | Deixar um coment√°rio

Esperar em pé pode ser confortável?

Ficar muito tempo em p√©, sem d√ļvida n√£o √© uma posi√ß√£o muito confort√°vel pra ningu√©m, principalmente quando se est√° a espera de algo inevitavelmente chato, como um avi√£o que atrasa no aeroporto ou a um m√©dico que n√£o est√° nem a√≠ para os seus compromissos depois da consulta. Depois de um tempo as pernas pesam, as costas doem e o que voc√™ mais deseja √© sentar. Mas para as situa√ß√Ķes em que sentar n√£o √© uma op√ß√£o, ser√° que existem solu√ß√Ķes que podem amenizar o inc√īmodo de ficar em p√© por muito tempo? O designer Avihai Shurin prop√Ķe um produto que promete dar ‘empurr√Ķezinhos de leve’ na melhora deste inconveniente. S√£o encostos com um leve balan√ßo que n√£o v√£o deixar sua coluna r√≠gida e parada em uma √ļnica posi√ß√£o como se estivesse simplesmente encostada na parede. Deixando o centro de gravidade do seu corpo mais flex√≠vel a inten√ß√£o √© fazer com que voc√™ relaxe e ganhe certa mobilidade para aguentar o tranco de horas em p√©. A meu ver n√£o resolve o problema, mas ajuda a manter o humor sob controle por um tempo maior. Apoio a inclus√£o de muitos deles em todos os consult√≥rios m√©dicos, aeroportos e afins…

Quem se interessar em saber mais sobre o projeto pode entrar em contato com o designer AQUI.

 


Publicado em conceito, design, produto | 1 coment√°rio

Maquiagem ilustrada

A maquiadora e verdadeira ilustradora com os pinc√©is Laura Jenkinson fez um ensaio em seu instagram que ganhou destaque na internet esta semana. S√£o pinturas ilustradas e meigas de personagens dos desenhos animados que adoramos. Eles ganham express√£o atrav√©s de sua boca cheia de dentes. A grande diferen√ßa que se v√™ no ensaio da Laura para outros tantos que j√° vimos pela rede √© que a express√£o √ļnica de cada personagem foi preservada com sutileza administrando a hora e o jeito de mostrar ou n√£o os dentes. Tem personagem retratado at√© de cabe√ßa para baixo. Muito criativo e divertido. Adorei.

Para ver mais ensaios de maquiagens da Laura AQUI

Vi AQUI

 


Publicado em arte, humor, ilustração | 5 comentários

Criado mudo caótico

Você já parou para pensar o que é um criado mudo ao lado da nossa cama? Vão ter alguns aqui esperneando e dizendo que não, mas ele nada mais é que o administrador do nosso caos particular. São revistas, livros, despertadores e diversos objetos deixados de qualquer jeito ao nosso lado velando uma boa (ou não) noite de sono, dia  após dia. (super indiscreto como sempre, diga-se de passagem).

Partindo desse princ√≠pio do caos, imagino que a designer Josefin Hellstr√∂m – Olsson tenha projetado este criado mudo pra l√° de original, ‘prevendo’ um m√≥vel com jeit√£o de arte surrealista, para um suposto quarto do futuro, onde o pr√≥prio j√° faria o papel de representar esta bagun√ßa ca√≥tica deixada por nossos pertences ao lado da cama todos as noites.

A meu ver, ela o representa brilhantemente atrav√©s de livros vazados e empilhados de maneira desordenada com a inten√ß√£o de criar uma ‘organizada bagun√ßa visual’, que promete amenizar a nossa fama de desordeiros e transfer√≠-la para o nosso ‘amigo’, assumindo este papel de forma elegant√©rrima.

Apesar de não gostar de criados mudos tradicionais, este teria um lugar garantido ao lado dos meus melhores sonhos, simplesmente por retratar tudo o que sempre achei da reputação deste móvel indiscreto ao lado da cama em um momento tão íntimo.


Post inspirado por uma sugest√£o do leitor Marco Gavazza

Para conhecer mais trabalhos da designer AQUI


Publicado em conceito, decora√ß√£o, design, moveis, produto, reflex√Ķes de uma designer | 1 coment√°rio

Quebrando o gelo da sua manteiga matinal

Manteiga fora da geladeira fica com um ran√ßo que eu particularmente n√£o gosto, tanto do cheiro, quanto do sabor, mas deix√°-la na geladeira cria um problema di√°rio no momento do caf√© da manh√£, ela vai estar endurecida e quase imposs√≠vel de passar na superf√≠cie do p√£o que ir√° se ‘desmantelar’ na primeira tentativa de coloc√°-la assim mesmo (Todo mundo faz isso e se irrita depois). Ent√£o tente pensar como um designer e criar uma solu√ß√£o para este dilema culin√°rio. Aposto que voc√™ at√© j√° tentou mas n√£o conseguiu, confessa.

Tudo bem, algum designer j√° pensou por voc√™ e trouxe uma solu√ß√£o que parece bem funcional. A ideia √© uma faca aquecida pelo calor da sua m√£o para derreter somente o peda√ßo de manteiga necess√°rio ao uso imediato. Ela promete usar a temperatura transferida da m√£o, atrav√©s de um sensor de calor, para que a manteiga o aproveite e v√° se derretendo aos poucos (uns 20 segundos) em sua superf√≠cie de tit√Ęnio (dizem que √© seguro para manter contato com alimentos) e fazer o suave trabalho de derretimento gradual da barra. N√£o tenho certeza se isso vai funcionar t√£o bem quanto parece, ou vemos no v√≠deo, mas gostei da ideia de n√£o precisar me preocupar em tirar, um pouco antes, a manteiga da geladeira.

Mais informa√ß√Ķes sobre o projeto e compra do produto AQUI.


Publicado em design, produto | 6 coment√°rios

Lumin√°ria ilustradora

Apaixonada por esta lumin√°ria incr√≠vel e com nome bem sugestivo:¬†HB Lamp. Al√©m¬†da forma de l√°pis, que j√° seria super bacana com sua borracha iluminada, ainda prev√™ uma brincadeira super bem humorada para disfar√ßar o, normalmente indesej√°vel, fio aparente. A gra√ßa √© tornar a lumin√°ria um instrumento de ilustra√ß√£o sempre que voc√™ quiser, usando o fio comprido como tra√ßo que pode subir pelas paredes ou ocupar um bom espa√ßo no ch√£o mesmo, fazendo o desenho que sua imagina√ß√£o permitir. Enjoo do desenho que est√° √† sua frente? Faz outro…e outro diferente…e outro mais legal…e outro s√≥ pra mudar…e outro s√≥ pra contrariar…

Útil, divertido, inteligente que permite uma mobilidade importante e olhem esta embalagem! Pra quê mais? Quero agora na minha casa.

Pra conhecer um pouco mais do projeto e saber sobre venda do produto AQUI.


Publicado em decoração, design, produto | 24 comentários

Com este projeto, quase tudo pode ser transformado em uma mesa cheia de estilo

J√° imaginou transformar uma velha porta ou qualquer outra superf√≠cie s√≥lida e plana em uma mesa cheia de estilo para seu ambiente de trabalho ou simplesmente para acolher plantas na sua varanda ou at√© quem sabe dar um ar r√ļstico a sua sala de estar? Enfim, as ideias s√£o muitas e as possibilidades tamb√©m a partir deste projeto chamado The Flog leg. S√£o pernas para mesas de diversas cores e tamanhos com um ajuste que pode ser facilmente encaixado em superf√≠cies de espessuras diferentes, tornando o trabalho de fazer mesas cheias de personalidade uma tarefa f√°cil para quem tem o m√≠nimo de imagina√ß√£o e bom gosto. Sensacional!

Para comprar ou conhecer um pouco mais do projeto AQUI.


Publicado em decoração, design, moveis, produto | 7 comentários

Robin Williams como gostaríamos de vê-lo agora, sorrindo.

Você também tem uma ilustração de Robin Williams?

Manda pra mim que incluo aqui nesta singela homenagem ilustrada.

Imagens de 'caricaturas graciosas y divertidas'

By John Escobar

By Felixantos

By Igor Godinho

Clique na ilustração para conhecer os ilustradores.


Publicado em ilustração | 3 comentários