Orat√≥ria e como vencer o medo de falar em p√ļblico

Tem um ditado que diz: “o que n√£o me mata me fortalece”. Quando percebo que erro e n√£o caio ou desisto, me sinto fortalecido para novas supera√ß√Ķes. A capacidade de superar traz uma for√ßa imensa e s√≥ aqueles que erraram, gaguejaram ou esqueceram o conte√ļdo do que iam falar, mas n√£o desistiram e continuaram a se apresentar em p√ļblico.

O medo de arriscar paralisa, traz a passividade, o complexo e o trauma. Ficam-se observando as pessoas, ao invés de experimentar. Arriscar, errar e continuar deixam marcas positivas, recebe os elogios daqueles que presenciaram a persistência e o desejo de fazer de novo.

A professora e psic√≥loga Vera Serra realiza curso de orat√≥ria e desinibi√ß√£o, em Salvador. Ideal para que deseja fazer apresenta√ß√Ķes em p√ļblico – monografias, semin√°rios, palestras, provas orais para concurso, entre outros eventos.
Estes s√£o alguns dos temas abordados:
- Linguagem verbal e corporal
- Dicção, ritmo e volume da voz
- Técnicas para falar de improviso
- Memorização
- Marketing pessoal
- Como usar os recursos audiovisuais

Próximas turmas:
I) 08/09 a 06/10, às segundas-feiras, das 15h.30min. às 17h30min.
II) 03/09 a 01/10, quartas-feiras, das 19h às 21h
III) 30/08 a 27/09, aos sábados, das 8h30min. às 10h30min.
(71) 3491-1562 / 8716-9856 (TIM) 9148-8601 (VIVO) www.veraserra.com.br


Publicado em Sem categoria | Deixar um coment√°rio

Lojas Guaibim têm vagas para Salvador e Valença

SUPERVISOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior completo em Marketing e/ou Publicidade e Propaganda.
Conhecimentos em Pacote office avan√ßado; cartazeamento; comunica√ß√£o visual; layout; treinamento; PDV; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Setor de Marketing)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Marketing e/ou Publicidade e Propaganda.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio; produ√ß√£o; m√≠dia; a√ß√Ķes de marketing promocionais; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Comercial)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em administração e/ou logística.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio; Excel intermediario;
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CAT)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Administração.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio;
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ANALISTA DE SERVIÇOS
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Administração ou áreas afins.
Conhecimentos em Pacote Office intermedi√°rio; vivencia em garantias, seguros e/ou servi√ßos financeiros; t√©cnicas de negocia√ß√£o; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

INSTRUTOR DE TREINAMENTO PARA O GRUPO RAMIRO CAMPELO
Local de trabalho – Salvador
Disponibilidade para viagens
Realizar elabora√ß√£o de planos de aulas com foco em resultados; Elabora√ß√£o de cronogramas e plano anual de treinamentos; Levantamento da necessidade de treinamentos; Aplica√ß√£o de treinamentos t√©cnicos e comportamentais; Aplica√ß√£o de jogos de empresas e din√Ęmicas de grupo; Aplica√ß√£o de avalia√ß√Ķes, pesquisas e question√°rios diversos para mensura√ß√£o de resultados da √°rea de RH; Acompanhamento log√≠stico dos treinamentos; Elabora√ß√£o de materiais para divulga√ß√£o; Elabora√ß√£o de treinamentos e materiais did√°ticos em geral
lançamentos de dados em sistemas informatizados; Elaboração de relatórios gerenciais.

GERENTE DE LOG√ćSTICA
Local de trabalho РValença
Gerencia e coordena todas as atividades inerentes a todas as áreas pertencentes à logística na empresa (Movimentação e armazenagem, planejamento e controle de estoques, faturamento e processamento de pedidos, planejamento e controle logístico e transporte).
Ensino superior completo em Logística ou áreas afins.
Conhecimentos em Pacote Office intermediário, Excel avançado, gestão de pessoas, técnicas de negociação.
Benefícios: Assistência odontológica, ticket refeição, participação nos resultados
regime de contratação: CLT (Efetivo)

Os interessados deverão cadastrar os currículos no site www.lojasguaibim.com.br (Link Trabalhe Conosco).


Publicado em Dicas de mercado de trabalho, vagas na Guaibim | Deixar um coment√°rio

Filme √Ä Procura da Felicidade: Li√ß√Ķes para a nossa vida

Se voc√™ ainda n√£o assistiu a este filme, aproveite para faz√™-lo. Caso j√° o tenha assistido, reveja e analise o drama vivido pelos personagens principais e secund√°rios: Chris Gardner (Will Smith) √© um pai de fam√≠lia que enfrenta s√©rios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a fam√≠lia unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora √© pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe d√™ um sal√°rio mais digno. Chris consegue uma vaga de estagi√°rio numa importante corretora de a√ß√Ķes, mas n√£o recebe sal√°rio pelos servi√ßos prestados. Sua esperan√ßa √© que, ao fim do programa de est√°gio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Por√©m seus problemas financeiros n√£o podem esperar que isto aconte√ßa, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, esta√ß√Ķes de trem, banheiros e onde quer que consigam um ref√ļgio √† noite, mantendo a esperan√ßa de que dias melhores vir√£o.

Atrav√©s da sua hist√≥ria podemos tirar in√ļmeras li√ß√Ķes para a nossa vida pessoal e profissional:

- Acreditar em si e nas outras pessoas;
- A import√Ęncia do amor entre pai e filho;
- Persist√™ncia e capacidade para lidar com as frustra√ß√Ķes;
- Como é essencial desenvolver habilidades e competências para atender, vender, negociar, relacionar e comunicar.

√Č um filme que refor√ßa o talento de¬† Will Smith e de toda uma equipe de atores, diretores e t√©cnicos que fazem da S√©tima Arte uma maravilha.

Aprender a lidar com as frustra√ß√Ķes e ser forte nos momentos dif√≠ceis √© algo essencial para todos n√≥s. Somente quando estamos diante dos problemas que parecem insol√ļveis √© que percebemos a nossa real capacidade de lutar contra as adversidades.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio

Varejo: porta de entrada para o primeiro emprego

O comércio varejista em muito tem contribuído para o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Esse segmento é fascinante para as pessoas que gostam de relacionar com pessoas, desejam conhecer técnicas de atendimento, vendas, propaganda, marketing e comunicação.

Se você deseja trabalhar no varejo, fique atento aos meses em que se comemoram: dia das mães, pais, São João e Natal. No período que antecede a cada uma dessas datas especiais para o comércio, surgem oportunidades de trabalhos temporários. Através deles os candidatos ganham experiências e têm chances de conquistar os empregos definitivos.

O mau atendimento √© a principal falha em muitas empresas. Ele pode ser decorrente da m√° vontade dos atendentes e vendedores, defici√™ncias t√©cnicas, gerenciamento inadequado, entre outros motivos. Embora algumas empresas estejam atentas sobre a import√Ęncia do atendimento para cativar os clientes, essa meta exige esfor√ßo constante. √Č um trabalho em equipe e os gestores s√£o imprescind√≠veis para treinar e qualificar os funcion√°rios da ‚Äúlinha de frente‚ÄĚ.

Ingressar e permanecer no com√©rcio varejista exige voca√ß√£o, persist√™ncia, criatividade, motiva√ß√£o e gostar de pessoas. De todas as habilidades e compet√™ncias necess√°rias para se tornar um profissional do varejo, a mais importante √© saber relacionar com pessoas. Quem possuir essa habilidade pode superar algumas defici√™ncias t√©cnicas. √Č mais f√°cil aprender as t√©cnicas de atendimento e vendas, do que modificar comportamentos de quem n√£o gosta de atender aos clientes.

Para você se tornar um excelente profissional do varejo é imprescindível conhecer o marketing (mercado), que objetiva estudar as necessidades e desejos dos consumidores, subsidiando a criação, produção e venda de produtos e serviços.

Utilizando a internet, através dos sites de busca, estude sobre atendimento, vendas, marketing, negociação e comunicação verbal. Essas habilidades e competências serão importantíssimas para você.

Sugerimos a leitura do Manual de Atendimento, Vendas, Negociação e Comunicação:
VAREJO РMANUAL DE ATENDIMENTO, VENDAS, NEGOCIAÇÃO E COMUNICAÇÃO


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | 1 coment√°rio

Vantagens competitivas das empresas que estimulam a aprendizagem

Em 1990 Peter M. Senge publicou o excepcional livro ‚ÄúA quinta disciplina‚ÄĚ (foto), defendendo a organiza√ß√£o aprendiz. Na sua opini√£o, ‚Äúisso se traduz em um lugar onde as pessoas expandem a sua capacidade de criar os resultados que elas realmente desejam, onde se alimentam novos e melhores padr√Ķes de ideias, onde se liberta a inspira√ß√£o coletiva e onde os profissionais est√£o continuamente aprendendo a aprender juntas‚ÄĚ.

Direcionando esses importantes conceitos para a realidade brasileira, percebo um total descompasso entre as exigências de alguns empregadores e as dificuldades que têm, notadamente os profissionais mais jovens, em atenderem as exigências das empresas.

Vejamos uma das situa√ß√Ķes mais comuns: uma empresa necessita de profissionais para trabalharem no atendimento aos clientes e nas vendas dos seus produtos e servi√ßos. Ao buscar os profissionais no mercado de trabalho, coloca como pr√©-requisito que os mesmos tenham experi√™ncias de X meses ou anos na carteira de trabalho.

Em consequência disso, as portas são fechadas para dezenas de novos talentos, que podem ser forjados com base na Cultura Organizacional da referida empresa.

Com as novas tecnologias da informa√ß√£o, a exemplo da internet, redes sociais e sistemas de EAD – Ensino a Dist√Ęncia, √© poss√≠vel desenvolver / aprimorar a capacidade de treinar e formar os novos funcion√°rios atrav√©s de cursos presenciais e a dist√Ęncia.

Retornando √†s ideias de Peter Senge, ele afirma que a ‚ÄúOrganiza√ß√£o Aprendiz‚ÄĚ √© fundamental para concorrer num mercado em constantes mudan√ßas. Para tal, √© essencial uma for√ßa de trabalho inteligente e adapt√°vel, capaz de desafiar a si mesma e aos neg√≥cios da empresa.

Desta forma a mesma ir√° se destacar, com base na capacidade de aprendizagem dos seus profissionais.

Outra grande vantagem de sempre investir na qualificação dos Colaboradores é a retenção dos melhores profissionais, uma vez que os mesmos serão assediados pelos concorrentes e pensarão duas ou três vezes antes de tomarem a decisão de mudar de empresa, mesmo que a concorrente pague mais.

Com o treinamento e o desenvolvimento profissional fazendo parte da cultura da empresa, a sua produtividade tende a aumentar, bem como a motivação e a criatividade dos seus funcionários.

√Č bom lembrar que treinamento n√£o serve apenas para os profissionais que ainda n√£o possuem experi√™ncia. A qualifica√ß√£o √© √ļtil para os que s√£o experientes e n√£o se conscientizaram de que as suas ideias est√£o ultrapassadas e j√° n√£o s√£o bem-sucedidas no S√©culo XXI.

Hoje, um dos maiores obst√°culos que as empresas enfrentam √© a alta rotatividade de funcion√°rios, cujas raz√Ķes principais est√£o relacionadas com pr√°ticas gerenciais inadequadas, baixos sal√°rios e aus√™ncia de uma pol√≠tica eficaz para a reten√ß√£o e promo√ß√£o dos profissionais que realmente s√£o talentosos e fazem diferen√ßa. N√£o √© a quantidade, mas a qualidade dos funcion√°rios que proporciona a excel√™ncia no atendimento e nas vendas de uma micro, pequena, m√©dia ou grande empresa.


Publicado em Dicas de mercado de trabalho, organização aprendiz, Peter Senge, Sem categoria | Deixar um comentário

Fazendo cócegas no cérebro

Os tempos mudaram e o novo cen√°rio exige formas novas de solu√ß√£o dos problemas. Seja em nossa vida pessoal ou profissional, necessitamos reinventar a nossa forma de pensar e agir. Vejamos algumas defini√ß√Ķes sobre criatividade:

‚Äú√Č uma forma de loucura‚ÄĚ. (Plat√£o)

“Processo natural que obedece a leis imprevis√≠veis”. (Kant)

“Criatividade √© fruto de conhecimento, imagina√ß√£o e avalia√ß√£o”
(Sidney Pames)

Defini√ß√Ķes populares

“Pensar diferente da maioria das pessoas sobre um mesmo problema. √Č tirar do nada, √© fazer do velho o novo”.

‚Äú√Č um estado permanente de insatisfa√ß√£o com as coisas existentes”.

Devemos estar atentos aos possíveis bloqueios mentais e que prejudicam o desenvolvimento da nossa criatividade. Vejamos algumas das frases mais comuns no ambiente empresarial e social:

1- Eu n√£o sou criativo.
2- Escolha a resposta certa.
3- Se essa ideia fosse boa, alguém a teria inventado.
4- Erre cumprindo as normas e n√£o acerte procurando descumpri-las.
5- Isso não é da minha competência ou do meu setor.
6- Você pode ser criativo, desde que não erre.
7- Pare de criar e trabalhe. N√£o perca tempo pensando.
8- Isso não tem lógica.
9- Não seja ridículo. Isso não vai dar certo.
10- Você não é pago para criar. Isso é com o pessoal do marketing.
11- Coloque as sugest√Ķes no papel e vamos nomear uma comiss√£o para analisar as id√©ias.
12- Nós sempre fizemos dessa maneira e está dando certo. Não devemos mexer em time que está ganhando.

Sugest√Ķes para desenvolver a sua criatividade

I) Exercite o seu c√©rebro, leia, fa√ßa palavras cruzadas, assista a filmes, relaxe, ou√ßa m√ļsicas, toque instrumentos musicais. Saiba que h√° um tesouro em sua cabe√ßa, uma mina de ouro entre as suas orelhas.

II) Sempre que possível escreva algumas idéias sobre estes e outros assuntos:
– como eu posso ajudar outras pessoas a serem mais felizes?
– como eu posso ajudar a minha empresa?
– como eu posso ser mais feliz?
– como eu posso fazer meu trabalho melhor?
– como eu posso dar mais amor para os meus amigos e familiares?

III) Aprimore a sua percep√ß√£o. Veja as fotos e os fatos que est√£o de forma ‚Äúnormal‚ÄĚ e os que est√£o de maneira diferente. Algumas id√©ias e solu√ß√Ķes podem estar bem na frente dos nossos olhos e n√£o conseguimos enxerg√°-las.

IV) Fa√ßa anota√ß√Ķes, tenha sempre em m√£os papel, caneta e l√°pis. Caso poss√≠vel, compre um micro-gravador. Pesquisas afirmam que tendemos a esquecer mais de 80% do que julgamos lembrar. Quantas mensagens voc√™ recebe por dia? N√£o confie somente na mem√≥ria. Use tamb√©m a mem√≥ria do seu computador, agenda, caderninho e tudo que for necess√°rio.

V) Armazene id√©ias, classifique por assunto e coloque em envelopes espec√≠ficos. Id√©ias para casa, para aumentar sua efici√™ncia no trabalho, para melhorar o relacionamento com o c√īnjuge, namorado, filhos, amigos. Para economizar o seu dinheiro e o da sua empresa, estudar pela internet ou atrav√©s de aulas presenciais.

VI) Observe tudo atentamente, como se fosse a √ļltima vez que voc√™ fosse ver. Use a curiosidade dos seus tempos de crian√ßa. Veja de frente para traz, de lado, de cima ou de baixo. Perceba o que n√£o est√° sendo falado ou mostrado de forma expl√≠cita. Aprenda a ver e a ouvir o que est√° nas ‚Äúentrelinhas‚ÄĚ dos fatos. Aprenda a escutar tanto com os olhos, quanto com os ouvidos. Fa√ßa perguntas idiotas ou bobas e que outras pessoas n√£o teriam coragem de faz√™-las. Lembre-se das perguntas universais: O que? Por qu√™? Como? Onde? Quando?

VII) Viver é relacionar com pessoas. Tudo que fizermos na vida somente terá sentido se for destinado a alguém. Uma empresa sem clientes, caso ela pudesse sobreviver, não teria qualquer razão para os seus funcionários e proprietários se orgulharem. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas e lugares.

VIII) Ataque os seus problemas de maneira ordenada. Tem um ditado popular que afirma: ‚Äúao descobrir qual √© o problema, voc√™ j√° encontrou metade da solu√ß√£o‚ÄĚ. Se voc√™ definir erroneamente o problema, as solu√ß√Ķes ser√£o ineficazes. Fale com algu√©m sobre os problemas e as solu√ß√Ķes que deseja implementar. Fa√ßa seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa, dia e noite.

IX) Descubra novas fontes de id√©ias atrav√©s de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos. Use todos os meios de comunica√ß√£o que voc√™ puder – r√°dio, televis√£o, internet, revista, jornal, mesa de bar, festa…

X) Sempre que for poss√≠vel, tenha atitudes positivas e otimistas. A autoconfian√ßa estimula as nossas a√ß√Ķes e o poder criativo. Voc√™ j√° ouviu falar sobre cogni√ß√£o? √Č a maneira como enxergamos as coisas ao nosso redor. √Č como vemos o mundo. D√™ mais import√Ęncia aos fatos bons e agrad√°veis e menos √†s mazelas da nossa sociedade. Motivos para ficarmos na mesmice e desmotivados √© que n√£o faltam. Tenha paix√£o pelo que faz. Caso n√£o seja o trabalho dos seus sonhos, pense em algo bom e nas pessoas que podem se beneficiar com o seu trabalho. Quando puder, mude de profiss√£o, fun√ß√£o ou de emprego.

XI) Escolha um lugar para pensar alguns minutos por dia. Algumas pessoas preferem o quarto, outras o banheiro, quando est√£o caminhando, fazendo amor, ouvindo m√ļsica, na internet, dan√ßando, cozinhando, dirigindo. E voc√™, quais os seus locais preferidos?

XII) Compreenda primeiro, depois julgue. Abaixo o preconceito. Ele deixa triste a nossa alma e bloqueia a criatividade.

Assim, esteja preparado para usar cada vez mais a sua criatividade. Tentar adivinhar quais ser√£o as pr√≥ximas mudan√ßas √© algo extremamente dif√≠cil. Acreditamos que a melhor alternativa ‚Äúe dan√ßar conforme a m√ļsica‚ÄĚ, atrav√©s da flexibilidade e da capacidade de adapta√ß√£o ao novo.


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | 2 coment√°rios

Aprendizagem: sugest√Ķes para o seu aprimoramento

Neste post sobre Treinamento & Desenvolvimento Profissional, bateremos um papo sobre a import√Ęncia de saber ouvir, fazer perguntas, anota√ß√Ķes e conex√Ķes entre a aprendizagem e as necessidades cotidianas.

Há vários perfis de alunos e participantes em eventos de treinamento e qualificação profissional. Alguns são mais interessados do que outros e mesmo entre os mais atentos aos assuntos, poucos utilizam todo o potencial de aprendizagem e retenção das mensagens mais importantes. Seguem algunas idéias para você analisar:

1) Anote em papel ou grave as principais informa√ß√Ķes e n√£o confie somente na mem√≥ria.
Evite conversar e se distrair com o celular, pois voc√™ poder√° perder informa√ß√Ķes relevantes;

2) Caso seja fornecido material did√°tico, impresso ou pela internet, leia e releia v√°rias vezes. H√° detalhes que num primeiro momento podem passar despercebidos;

3) Na hora do coffee break, aproveite para conhecer pessoas e trocar telefones e e-mail. Lembre-se de que pessoas que têm interesses semelhantes, nutrem simpatia recíproca e podem acontecer parcerias em negócios futuros;

4) Preste aten√ß√£o √† forma e ao conte√ļdo com que os professores e palestrantes transmitem as suas mensagens. Outro exerc√≠cio semelhante √© analisar os telejornais. Voc√™ poder√° fazer algumas adapta√ß√Ķes √† sua comunica√ß√£o verbal;

5) Seja tolerante com as pessoas que pensam de forma diferente da sua. Evite os julgamentos preconceituosos;

6) Ao interagir com os professores, palestrantes e colegas de aprendizagem, busque fazer perguntas abertas e que comecem com por quê? como? quando? Evite perguntas fechadas, que levam a um sim ou não.

Finalizando, saiba que o sucesso de uma aprendizagem depende de três partes:

33,3 % do professor ou palestrante;
33,3 % do aluno ou treinando;
33,3 % do conte√ļdo e assuntos abordados.

Fique atento a estes dados estatísticos e perceba o quanto é importante a sua participação:

Aprendemos através dos cinco sentidos

1% através do paladar
1,5% através do tato
3,5% através do olfato
11% através da audição
83% através da visão

Retemos
10% do que lemos
20% do que escutamos
30% do que vemos
50% do que vemos e escutamos
70% do que ouvimos, vemos e logo discutimos
90% do que ouvimos, vemos e logo realizamos

Finalizando, busque concentrar a sua aten√ß√£o e observar todos os detalhes que julgar relevantes para o seu aprendizado. O “pulo do gato” pode estar relacionado a uma ou mais palavras ou frases do professor, palestrante ou colega de aprendizagem.
V√° em frente e sucesso!


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | Deixar um coment√°rio

Humildade para aprender com os erros

√Č interessante observar que o n√ļmero de tentativas, erros, fracassos, tem rela√ß√£o direta com o sucesso.¬† Num primeiro momento ficamos lastimando, por√©m, logo percebemos que essas dificuldades se transformam em exerc√≠cios de aprendizagem. Normalmente, as pessoas que mais acertam em suas decis√Ķes s√£o aquelas que t√™m ousadia para arriscar. Ao que tudo indica a maioria teme o erro, o fracasso e tem por h√°bito arriscar menos ou at√© mesmo n√£o faz√™-lo. Quando percebe que algu√©m colocou uma id√©ia que tamb√©m passou pela sua cabe√ßa, fica arrependido de n√£o t√™-la colocada em pr√°tica.

Não adianta fazer as coisas como sempre foram feitas e esperar um resultado diferente. O resultado será sempre o mesmo. Se você plantar banana ou melancia, não espere colher jaca ou laranja.

Devemos analisar e compreender as raz√Ķes dos nossos fracassos e n√£o ficar remoendo, com sentimento de culpa. Vamos concentrar as nossas energias naquilo que ainda est√° por fazer. Temer a cr√≠tica √© normal. Desejar que ela n√£o ocorra, √© imposs√≠vel. As pessoas, infelizmente, est√£o mais preparadas para a cr√≠tica destrutiva do que para elogiar.

Diante de eventuais derrotas, voc√™ deve fazer algumas perguntas: Por qu√™ fracassei? O que de pior pode me acontecer? De quais outras maneiras eu posso obter sucesso? Quem pode me ajudar? Quais li√ß√Ķes posso aprender com os meus erros?
  
A nossa vida √© parecida com uma luta de boxe. Diariamente, de forma consciente ou n√£o, ‚Äúsubimos no ringue da vida‚ÄĚ para derrotar os nossos advers√°rios. Nessa luta constante e √†s vezes cruel e desleal, somos obrigados a beijar a lona. A diferen√ßa entre um fracassado e uma pessoa de sucesso est√° na sua capacidade de levantar e continuar lutando. Semelhante a luta de boxe, a vida tem v√°rios roundes. Perdemos alguns e ganhamos outros.

Para vencermos os obst√°culos, devemos buscar aprender sempre. Normalmente o aprendizado √© feito com base nos erros e acertos, tentativas¬† e mais tentativas. Cultive a humildade e coloque em xeque as suas opini√Ķes, valores e paradigmas, pois talvez esteja na hora de mud√°-los. Quando temos que enfrentar as adversidades √© que percebemos a nossa fortaleza.


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade, Sem categoria | 2 coment√°rios

A arte de decidir

Decidir faz parte da nossa vida. Algumas decis√Ķes s√£o simples e corriqueiras, que nem percebemos que as tomamos ‚Äď qual roupa vestir, o melhor trajeto para evitar engarrafamentos e quais produtos comprar no supermercado.

Decidimos usando o hemisfério esquerdo do cérebro (razão) e o direito (emoção), individualmente ou em equipe, sob pressão ou calmamente. Seja qual for o seu estilo e a metodologia empregada, uma coisa é certa: a sua vida será o resultado das suas escolhas.

Diante do cen√°rio atual, devemos ter cuidados redobrados em rela√ß√£o a algumas quest√Ķes que nos angustiam:

1) Qual profissão exercer? Devo mudar de profissão?
2) Como administrar as finanças pessoais e reduzir despesas?
3) Quais são as minhas principais metas pessoais e profissionais? Como alcançá-las?

As perguntas s√£o relativamente f√°ceis de serem formuladas e as respostas exigem informa√ß√Ķes, reflex√£o, paci√™ncia, humildade e persist√™ncia. Abaixo, relacionamos algumas sugest√Ķes sobre processo decis√≥rio, tendo como base as experi√™ncias pr√≥prias, depoimentos de alunos e leituras especializadas:
 
‚ąö Fa√ßa um diagn√≥stico da situa√ß√£o, os pr√≥s e os contras, poss√≠veis oportunidades e amea√ßas se voc√™ decidir ou n√£o tomar nenhuma decis√£o de forma precipitada. O tempo √© um fator importante. Antecipar ou adiar uma decis√£o pode ser algo bom ou ruim;

‚ąö Tenha planos A, B, C ou quantos se fizerem necess√°rios. Na atualidade, tomar decis√Ķes √© mais complexo e pode envolver vari√°veis que voc√™ n√£o controla ou nem sabe quais s√£o. Vivemos uma era de incertezas, modismos e est√≠mulo ao descart√°vel;
 
‚ąö Ou√ßa outras pessoas que j√° tenham vivido situa√ß√Ķes semelhantes. Temos v√°rias formas de enxergar um mesmo problema e tamb√©m as poss√≠veis solu√ß√Ķes;

‚ąö Quanto mais importante for a participa√ß√£o de outras pessoas na implementa√ß√£o das a√ß√Ķes, mais voc√™ deve buscar o consenso. Lembre-se que a sua decis√£o pode afetar positiva ou negativamente um elevado n√ļmero de pessoas;

‚ąö Valorize a sua intui√ß√£o, pois talvez ela seja na verdade o resultado de todas as suas experi√™ncias e informa√ß√Ķes acumuladas ao longo da vida. Evite agir por intui√ß√£o, principalmente quando voc√™ assim o faz, em virtude da pregui√ßa de buscar mais informa√ß√Ķes e dar mais um tempo para amadurecer a decis√£o.

Por √ļltimo, saiba que n√£o h√° ‚Äúreceita‚ÄĚ infal√≠vel para tomar decis√Ķes acertadas. Esteja preparado para os fracassos e erros, porque eles acontecer√£o. O mais importante quando esse momento ocorrer, √© fazer a seguinte pergunta: – O que posso aprender com os meus erros?¬† A maneira como cada um decide depende da sua personalidade, as circunst√Ęncias do momento, conhecimento, n√≠vel de poder e outras vari√°veis.


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | Deixar um coment√°rio

Emprego e leitura: parceria de sucesso

Todos sabemos que a comunica√ß√£o √© uma habilidade imprescind√≠vel para a nossa vida profissional e pessoal. Como sabiamente afirmou Abelardo Barbosa ‚Äď Chacrinha – ‚Äúquem n√£o se comunica, se trumbica‚ÄĚ. Para aprimorar essa habilidade, √© fundamental o h√°bito da leitura.
 
A internet vem se tornando o mais importante meio de comunica√ß√£o e de aprendizagem desse s√©culo, pois ela contempla todos os outros meios, a exemplo da televis√£o, cinema, jornal, revista, m√ļsica e bate papo on line.

Para tirarmos proveito dessa grande invenção, devemos aprimorar a nossa capacidade de ler, escrever e comunicar verbal e corporalmente.

Relacionamos algumas sugest√Ķes para estimular a sua leitura e a dos seus familiares:

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† D√™ prefer√™ncia aos hor√°rios em que voc√™ estiver mais descansado e com a maior capacidade de concentra√ß√£o;

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Escolha um local confort√°vel, com boa ilumina√ß√£o e o maior sil√™ncio poss√≠vel (algumas pessoas conseguem ler com fundo musical);

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Ao ler uma quantidade muito grande de p√°ginas, fa√ßa uma primeira leitura de maneira superficial, assinalando os temas mais importantes.¬† Em seguida, leia com mais aten√ß√£o os temas escolhidos;

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Concentre nas frases e n√£o em palavras, assinalando aquelas que n√£o compreendeu, para posterior consulta ao dicion√°rio;

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Ao ler, evite mexer os l√°bios e¬† a cabe√ßa. Entretanto, de vez em quando utilize a leitura em voz alta e analise se facilita a compreens√£o dos assuntos;

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Fa√ßa com que os seus olhos se movam constantemente para frente e evite que os mesmos retrocedam na leitura. Prossiga, mesmo que n√£o tenha compreendido algumas palavras. L√° na frente entender√° o contexto em que elas foram empregadas;

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Se voc√™ n√£o tem h√°bito de leitura, seja persistente e n√£o desanime;

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Caso tenha filhos pequenos, leia estorinhas infantis, valorizando o tom de voz, o ritmo e volumes adequados.

            Analise a sua leitura

1.      Você costuma ler quantos livros por mês?

2.       Lê jornais e revistas semanais?

3.       Tem assinatura compartilhada de revistas e jornais?

4.       Já experimentou contar quantas palavras lê por minuto?

5.       Como você lê? sentado? deitado? com fundo musical?

6.       Visita livrarias e sebos de livros usados?

7.       O que você pode fazer para ler mais e melhor?

Mais do que nunca, informação é poder! Somente a leitura é capaz de ampliar o vocabulário e favorecer uma análise crítica das mensagens que transmitimos e as que recebemos.


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | Deixar um coment√°rio