Setembro: IX Congresso de Gest√£o de Pessoas ser√° realizado em Salvador

Nos dias 25 e 26 de setembro a ABRH ‚ÄďBA Associa√ß√£o Brasileira de Recursos Humanos realizar√° o maior evento de Gest√£o de Pessoas da Bahia.

Serão abordados vários temas, enfocando o Passado, Presente e Futuro da Gestão de Pessoas. Tendências e Oportunidades.

Local ‚Äď Bahia Othon Palace Hotel (Av. Oce√Ęnica, 2294 ‚Äď Ondina ‚Äď Salvador).

Informa√ß√Ķes e inscri√ß√Ķes (71) 3341-0877 / 0820 e-mail eventos@abrhba.org.br site www.abrhba.org.br


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Evento ABRH-BA, IX Gest√£o de Pessoas, Sem categoria | Deixar um coment√°rio

O que fazer quando não se tem experiência?

Às vezes o mercado de trabalho utiliza critérios contraditórios ou difíceis de conciliar. O mais comum deles é quando as empresas desejam funcionários jovens e com experiências profissionais.

Se essas empresas não derem oportunidades aos jovens, principalmente aos estudantes ou recém formados, como eles irão adquirir experiências profissionais?

As empresas de vanguarda j√° perceberam que h√° in√ļmeras vantagens em dar oportunidades aos inexperientes:

1) Eles n√£o possuem ‚Äúv√≠cios profissionais‚ÄĚ que alguns outros j√° disp√Ķem.

2) Trazem novas formas de pensar e de agir para aprimorar processos, produtos e serviços, resultando em melhorias no atendimento e em vendas.

3) As empresas podem identificar profissionais talentosos e prepar√°-los para assumirem fun√ß√Ķes e cargos de maior complexidade.

Essas empresas criativas e que estão em franco crescimento, utilizam mentores profissionais para auxiliarem os jovens a desenvolverem as suas habilidades e competências. Essa parceria favorece a aprendizagem recíproca.

O que fazer quando a empresa exige experiência profissional?

‚ąö Busque est√°gios nas empresas, divulgando os seus trabalhos realizados na escola, faculdade ou universidade.

‚ąö Realize trabalhos volunt√°rios dentro e fora da sua √°rea profissional. Com isso voc√™ ganhar√° experi√™ncia e ser√° um diferencial para o seu curr√≠culo. Aprendemos muito quando ajudamos outras pessoas.

‚ąö Busque ajuda de profissionais experientes (parentes, amigos, vizinhos, orkut, facebook) e crie com o aux√≠lio deles, projetos espec√≠ficos para as empresas onde voc√™ est√° concorrendo a uma vaga ou deseja trabalhar. Normalmente, as empresas t√™m dificuldades em melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e reduzir custos operacionais.

Pense com a cabeça do consumidor do cliente da empresa onde você deseja trabalhar. Em seguida, analise de que forma poderá contribuir para que a empresa alcance sucesso junto a esse cliente.

Para fazer isso é preciso uma boa dose de motivação, persistência, criatividade e trabalho em equipe. Vá em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho, sugest√Ķes p/ quem n√£o tem experi√™ncia | Com a tag , , | 19 coment√°rios

Restaurante de Salvador abre vagas para diversas fun√ß√Ķes

O Grupo Pereira seleciona profissionais para fazerem parte da Equipe:

SERVIÇOS GERAIS, ambos os sexos, experiência na área, disponibilidade de horários.
Salário mínimo + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento

AJUDANTE DE COZINHA, sexo masculino, experiência na área, disponibilidade de horários.
Salário mínimo + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento.

COZINHEIRO, ambos os sexos, experiência na área, disponibilidade de horários.
Salário R$ 800,00 + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento.

Encaminhar currículo para: recrutamento@viladabarra.com.br informando no título, para qual vaga estão se candidatando.


Publicado em Vagas no Pereira Restaurante, Vagas para restaurantes | Deixar um coment√°rio

Estresse: o mal do século

Em agosto de 2010 assisti ao excelente Globo Repórter, que abordou este tema. Fiquei motivado a escrever este post, com base em experiência própria e relatos de familiares, amigos e alunos.

O estresse n√£o √© propriamente uma doen√ßa e sim, um estado do organismo, quando submetido ao esfor√ßo e √† tens√£o. Numa situa√ß√£o estressante, o corpo sofre rea√ß√Ķes qu√≠micas normais que preparam o organismo para enfrentar a situa√ß√£o, afirmam os especialistas.¬†
Sintomas do estresse

Conversando com um amigo meu, que é médico, ele afirmou:
‚ÄúAs manifesta√ß√Ķes das doen√ßas tem rela√ß√£o direta com o comportamento do doente e das defesas do organismo‚ÄĚ.¬† Para muitos psiquiatras e psic√≥logos as situa√ß√Ķes que podem levar ao estresse t√™m rela√ß√£o direta com a personalidade de cada um, ambiente social e de trabalho, expectativas em rela√ß√£o √† vida, entre outros motivos.

Os sintomas do estresse s√£o indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes, tais como irritabilidade, cansa√ßo, ins√īnia, press√£o alta, dores no corpo, falta de concentra√ß√£o, problemas digestivos, sexuais, p√Ęnico e o mais temido de todos ‚Äď depress√£o.

De 1979 a 1995 eu trabalhei em banco. Senti de perto os horrores do estresse e os impactos das novas tecnologias. Antes de deixar a profissão de bancário, acumulei quase todos os sintomas. Por outro lado, sei que para muitos a solução não é a mudança da atividade profissional. Talvez até queiram mudar, porém, encontram dificuldades. Assim, o mais razoável é ter atitude para modificar comportamentos.

Há atividades profissionais que, pelas suas próprias características, submetem as pessoas ao desencadeamento de fatores estressantes:
- Policiais, motoristas de √īnibus, controladores de v√īos, m√©dicos, executivos, professores, banc√°rios, operadores de telemarketing, donas de casa, entre outras.
Causas do estresse

Os motivos s√£o in√ļmeros e podem ter um peso maior ou menor, a depender da personalidade e da atividade profissional. Creio que as maiores causas est√£o relacionadas com:

I)  Esforço X recompensa pelo que faz. Gostar do que faz é imprescindível, entretanto, a maioria trabalha no que não deseja e precisa se adaptar à realidade. Fazer do limão uma limonada.

II)¬† Exig√™ncias do mercado de trabalho. √Äs vezes √© preciso ser quase super-homem para se ‚Äúenquadrar no perfil‚ÄĚ desejado pela empresa ‚Äď motivado, criativo, comunica√ß√£o fluente, trabalhar em equipe, saber se relacionar e administrar os conflitos, entre outras caracter√≠sticas. N√£o¬† basta¬† ter algumas. √Č preciso ter todas. Na vida pessoal as cobran√ßas continuam ‚Äď mulher, marido, filhos, amigos, parentes e, a principal, voc√™ mesmo!

III) Carga hor√°ria elevada. Com o advento¬† das novas tecnologias foram ‚Äúprometidas‚ÄĚ mais horas para o lazer e o √≥cio. O que percebemos na pr√°tica √© um aumento do trabalho intelectual. Com a internet e o celular, as nossas vidas profissional e pessoal est√£o ‚Äúplugadas‚ÄĚ 24 horas.

IV) O tr√Ęnsito cada vez mais engarrafado e o aumento de habitantes por metro quadrado. Quem vive e trabalha numa grande cidade est√° mais propenso a sofrer estes problemas.
V)¬† Desejo de acumular poder, dinheiro e bens materiais. Quase tudo na vida funciona semelhante a uma faca: ‚Äúum lado alisa e o outro corta‚ÄĚ. Creio que √©¬† imposs√≠vel ter qualidade de vida sem abrir m√£o de alguma coisa. Quanto mais crescemos profissional e socialmente, mais somos cobrados. Quanto mais consumimos, mais temos que ganhar dinheiro para quitar os d√©bitos. N√£o basta ter um bom autom√≥vel, tem que ser¬† do ano e melhor do que o do seu vizinho, assim apregoa a propaganda.

Como podemos perceber, a relação é longa e pode ser acrescida de mais itens, conforme a personalidade e o modo de viver de cada um de nós.

A√ß√Ķes para combater ou minimizar o estresse:

Os especialistas s√£o un√Ęnimes em afirmarem: qualquer combate ao estresse tem rela√ß√£o direta com a atitude. H√° pessoas que est√£o ‚Äúacostumadas‚ÄĚ com o estresse que acham at√© ‚Äúnormal‚ÄĚ viver estressado. √Č ‚Äúchic‚ÄĚ, t√° na ‚Äúmoda‚ÄĚ. Alguns executivos e gestores estimulam os funcion√°rios a ficarem estressados, com a ilus√£o de que assim produzir√£o mais e melhor. Quando muito, isso ocorre na primeira semana e as sequelas ficar√£o para a vida toda.

Seguem algumas recomenda√ß√Ķes dos especialistas. Avalie o que pode ser √ļtil para voc√™:
a) Relaxamento. Busque atividades como ioga, acupuntura, passeio em locais arborizados.
b) Hobbies e atividades l√ļdicas. cantar, dan√ßar, caminhar, teatro, praia, leitura, desenho, ouvir m√ļsica, tocar um instrumento, cinema, fotografia e tudo que lhe proporcionar prazer e estiver ao seu alcance.
c) Alimentação mais saudável.
d) Ter amigos e praticar a solidariedade. Sugiro que leia o post ‚ÄúVamos precisar de todo mundo‚ÄĚ, editado neste blog.
e) Família, amor e religiosidade. Creio que aqui residem os aspectos mais importantes para ter uma vida equilibrada. Quando o estresse bate à nossa porta, precisamos destes três ingredientes para superar as dificuldades. Talvez a maior de todas as causas do estresse seja o fato de sacrificarmos a família, o amor e a religiosidade.

Um recado importante

N√£o se iluda achando que voc√™ √©¬†¬† ‚Äúinsubstitu√≠vel‚ÄĚ para a empresa. Queiramos ou n√£o, somos apenas uma pe√ßa na engrenagem das organiza√ß√Ķes e da vida. Voc√™ √© insubstitu√≠vel para os seus familiares e amigos verdadeiros.

Como diria o nosso saudoso Vin√≠cius de Morais ‚Äúsomos inquilinos do universo‚ÄĚ e eu gostaria de acrescentar que √© muito dif√≠cil admitir que estamos apenas de passagem por este universo. √Č importante que tenhamos consci√™ncia da nossa finitude e¬† quanto precisamos valorizar os nossos momentos de felicidade. Afinal, √© para isso que vivemos: encontrar e viver a felicidade, mesmo que em alguns momentos ela brinque de esconde-esconde. ‚ÄúDecifra-me ou te devoro.‚ÄĚ


Publicado em Dicas mercado de trabalho | 1 coment√°rio

Mantenha o seu currículo atualizado

No segundo semestre a tend√™ncia √© de aumento da oferta de empregos tempor√°rios e efetivos, em virtude da proximidade das festas de Natal e R√®veillon e no ano seguinte, o carnaval. Assim, sugerimos que voc√™ tenha o curr√≠culo atualizado. Veja como e onde colocar as informa√ß√Ķes:
 
Em primeiro lugar, você precisa dizer ao mercado que existe e quais são as suas habilidades e competências. Para isso, será necessário utilizar todas as formas de comunicação que forem possíveis para atingir o seu objetivo: a) currículo; b) carta;
c) internet; d) rede de contato, entre outras.
         
        Incluir no currículo
- Nome, endereço e telefones no início da primeira página.              
- Objetivo profissional (o cargo ou função a ocupar).           
- Empresas onde trabalhou.               
- Promo√ß√Ķes, cargos e resultados obtidos.¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†
- Cursos e semin√°rios que participou.
- Idiomas que fala e escreve.          

        NÃO colocar no currículo
- Nome, endere√ßo e telefones¬† na √ļltima p√°gina.
- N√ļmeros de documentos pessoais ‚Äď CPF, Identidade, etc.
- Pretens√Ķes salariais, a n√£o ser que a empresa solicite.
‚Äď Ra√ßa, religi√£o e partidos pol√≠ticos.
- Raz√Ķes de eventuais demiss√Ķes.
‚Äď Refer√™ncias pessoais, a n√£o ser que a empresa solicite.
   Você deve entregá-las na hora da entrevista.
‚Äď Data e assinatura.
- Erros de ortografia, nem pensar!
 

Modelo de currículo para Operador de Telemarketing
 
Mário Castro Pires (nome fictício)
29 anos, brasileiro, solteiro
 
Av. Princesa Isabel,                                           
CEP Р40140214   Salvador (BA)
Telefones e e-mail para contato.                                      
 
Objetivo ‚Äď Operador de Telemarketing
Escolaridade – 2008¬† ‚Äď Estudante de Administra√ß√£o
Experiência profissional
 
09/2005¬† a 11/2008¬† – Silveira Papelaria e Inform√°tica ‚Äď Salvador BA. Empresa que comercializa artigos de papelaria e de inform√°tica.
 
       Atuei nos seguintes cargos:
 
-          Supervisor de telemarketing                       (2007 / 2010)
-          Operador de telemarketing                         (2005 / 2006)
 
¬†¬†¬† Principais realiza√ß√Ķes:
 
‚ąö Aumento na vendas dos produtos de papelaria em 6% ao ano, em m√©dia.
‚ąö Idem, produtos de inform√°tica, em 11% ao ano, em m√©dia.
‚ąö Auxiliei na implanta√ß√£o de uma moderna central de atendimento telef√īnico.
‚ąö Sugeri a cria√ß√£o de um sistema de planejamento e controle dos nossos
  preços e os praticados pela concorrência.
‚ąö Desenvolvi a√ß√Ķes para reduzir despesas operacionais.
 
Cursos e semin√°rios
 - Possuo experiência em telemarketing e em vendas pela internet.
 - Conhecimento básico de informática.
 
Se você está empregado, não se acomode e busque novas oportunidades de trabalho. Somente peça demissão quando tiver a certeza de um novo (e melhor) emprego do que o atual. Se você estiver desempregado, é o momento de começar a se movimentar em busca do novo emprego. Vá em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio

O poder da intuição

Segundo o dicionário Aurélio, intuição é o ato de ver, perceber, discernir; percepção clara ou imediata. 2. Ato ou capacidade de pressentir; pressentimento. 3. Contemplação pela qual se atinge, em toda a sua plenitude,  verdades diversas daquelas que são alcançadas  pela razão e pelo pensamento discursivo ou analítico.

Intuição é um tema tratado por filósofos, teólogos e cientistas há muitos anos. Por outro lado, a cultura ocidental aprendeu a valorizar demasiadamente a lógica e o raciocínio cartesiano (pedra é pedra, mesa é mesa) e muito pouco a intuição, a imaginação e o significado existente além daquilo que aparenta ser.

O S√©culo XXI vem sendo marcado por profundas e constantes mudan√ßas, onde as decis√Ķes fundamentadas somente atrav√©s da l√≥gica, dos n√ļmeros e das pesquisas, n√£o garantem a certeza de sucesso.

Algumas poucas empresas no Brasil come√ßam a estimular os seus funcion√°rios a utilizarem mais a intui√ß√£o. √Č claro que o uso dessa habilidade deve vir associada ao processo l√≥gico. A l√≥gica e a intui√ß√£o t√™m, cada uma, a sua miss√£o. Ambas s√£o indispens√°veis. A l√≥gica √© o instrumento da demonstra√ß√£o e a intui√ß√£o √© o instrumento da inven√ß√£o.

Especialistas no assunto afirmam: ‚Äúa intui√ß√£o √© decorrente de experi√™ncias acumuladas que ficaram guardadas no subconsciente ou inconsciente, a partir das quais podemos pressentir, perceber, intuir e decidir.‚ÄĚ

Nesse sentido, intuição e sorte devem ser diferenciados. Intuição é fruto de alguma experiência acumulada e a sorte é pura loteria.

A import√Ęncia da intui√ß√£o na nossa vida pessoal e profissional pode ser decorrente do fato dela ser uma r√°pida compreens√£o, uma esp√©cie de insight, sob forma de flashes r√°pidos. Esses flashes alertam sobre perigos ou indicam sa√≠das para situa√ß√Ķes complicadas.

Fatores que podem incentivar a intuição:
1¬ļ) – Desejar imperiosamente solucionar o problema.
2¬ļ) – Acumular ricos conhecimentos pr√°ticos e te√≥ricos.
3¬ļ) – Trabalhar e pensar longa e intensamente.
4¬ļ) – Ter a mente flex√≠vel e aberta ao novo.

Vejamos alguns exemplos de como o uso da intui√ß√£o pode influenciar as decis√Ķes cotidianas:

Ao sair para o trabalho, ao inv√©s de ir de carro, como voc√™ estava habituado, resolve ir a p√©, bicicleta ou √īnibus. Voc√™ n√£o sabe o motivo, por√©m, naquele dia, resolveu mudar, ap√≥s uma ‚Äúvoz interior‚ÄĚ lhe¬† pedir.

Ao chegar √† loja para comprar um autom√≥vel, ap√≥s analisar todos os detalhes, embora as circunst√Ęncias indicassem a compra, voc√™ resolveu aguardar mais um pouco. Raz√£o e emo√ß√£o n√£o chegaram a um acordo.

Há relatos de pessoas que decidiram não viajar, após chegarem ao aeroporto. Existia um pressentimento de que o avião cairia.

Como é um tema pouco debatido nas escolas, sociedade e nas empresas, temos um longo caminho a percorrer. O que não podemos permitir é o preconceito e para justificá-lo, deixar de utilizar a intuição em nossa vida.

Quando necessitar tomar decis√Ķes, principalmente as mais complexas, dif√≠ceis ou que s√£o novas para voc√™, ou√ßa um pouco mais a sua intui√ß√£o. V√° em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho | 1 coment√°rio

Lojas Guaibim têm vagas para Salvador e Valença

SUPERVISOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior completo em Marketing e/ou Publicidade e Propaganda.
Conhecimentos em Pacote office avan√ßado; cartazeamento; comunica√ß√£o visual; layout; treinamento; PDV; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Setor de Marketing)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Marketing e/ou Publicidade e Propaganda.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio; produ√ß√£o; m√≠dia; a√ß√Ķes de marketing promocionais; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Comercial)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em administração e/ou logística.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio; Excel intermediario;
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CAT)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Administração.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio;
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ANALISTA DE SERVIÇOS
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Administração ou áreas afins.
Conhecimentos em Pacote Office intermedi√°rio; vivencia em garantias, seguros e/ou servi√ßos financeiros; t√©cnicas de negocia√ß√£o; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

INSTRUTOR DE TREINAMENTO PARA O GRUPO RAMIRO CAMPELO
Local de trabalho – Salvador
Disponibilidade para viagens
Realizar elabora√ß√£o de planos de aulas com foco em resultados; Elabora√ß√£o de cronogramas e plano anual de treinamentos; Levantamento da necessidade de treinamentos; Aplica√ß√£o de treinamentos t√©cnicos e comportamentais; Aplica√ß√£o de jogos de empresas e din√Ęmicas de grupo; Aplica√ß√£o de avalia√ß√Ķes, pesquisas e question√°rios diversos para mensura√ß√£o de resultados da √°rea de RH; Acompanhamento log√≠stico dos treinamentos; Elabora√ß√£o de materiais para divulga√ß√£o; Elabora√ß√£o de treinamentos e materiais did√°ticos em geral
lançamentos de dados em sistemas informatizados; Elaboração de relatórios gerenciais.

GERENTE DE LOG√ćSTICA
Local de trabalho РValença
Gerencia e coordena todas as atividades inerentes a todas as áreas pertencentes à logística na empresa (Movimentação e armazenagem, planejamento e controle de estoques, faturamento e processamento de pedidos, planejamento e controle logístico e transporte).
Ensino superior completo em Logística ou áreas afins.
Conhecimentos em Pacote Office intermediário, Excel avançado, gestão de pessoas, técnicas de negociação.
Benefícios: Assistência odontológica, ticket refeição, participação nos resultados
regime de contratação: CLT (Efetivo)

Os interessados deverão cadastrar os currículos no site www.lojasguaibim.com.br (Link Trabalhe Conosco).


Publicado em Dicas de mercado de trabalho, vagas na Guaibim | Deixar um coment√°rio

A conquista do primeiro emprego

O mercado de trabalho no Brasil √© cheio de contradi√ß√Ķes. Em muitos an√ļncios de vagas de emprego, h√° exig√™ncia de uma faixa et√°ria¬† jovem e que os candidatos tenham experi√™ncia profissional.

Ao agirem dessa forma as empresas est√£o perdendo oportunidades preciosas de formarem os seus novos talentos e mesclarem com os demais funcion√°rios. As mudan√ßas nesse sentido est√£o ocorrendo de forma muito lenta. Seguem algumas sugest√Ķes para voc√™ conquistar o seu primeiro emprego.

Na condição de um jovem profissional, com pouca ou nenhuma experiência, evite mandar apenas o seu currículo. Escolha criteriosamente as empresas que deseja trabalhar. Para a maioria dos jovens, o primeiro emprego ocorre nos segmentos do comércio varejista e de prestação de serviços.

Assim, procure se diferenciar dos demais concorrentes, enviando um breve projeto de como pode contribuir para a empresa que deseja trabalhar. Vamos imaginar que tenha interesse em trabalhar como atendente ou vendedor em uma loja. Nesse caso, elabore um projeto que contemple a√ß√Ķes para a melhoria no atendimento ao cliente. Este costuma ser um dos mais graves problemas das empresas.

Caso voc√™ n√£o tenha conhecimento sobre o assunto, pesquise na internet, visite o com√©rcio varejista da sua cidade e perceba a maneira como os clientes s√£o atendidos. Ou√ßa opini√Ķes de profissionais que atuam nesse segmento e, principalmente, de alguns clientes.

Ap√≥s coletar estas informa√ß√Ķes, elabore um breve projeto com sugest√Ķes sobre melhorias e de que forma voc√™ pode contribuir. Anexe ao seu curr√≠culo e fa√ßa uma carta endere√ßada ao seu futuro empregador. Se puder enviar para o propriet√°rio, melhor. Caso contr√°rio, envie para o Recursos Humanos ou Administra√ß√£o. N√£o esque√ßa de solicitar uma entrevista para maiores informa√ß√Ķes sobre o projeto. Caso voc√™ esteja em busca de um est√°gio, proceda de forma semelhante. Com isso voc√™ estar√° demonstrando atitude e se diferenciando das pessoas que concorrem a uma vaga na mesma fun√ß√£o.

N√£o adianta espalhar convite para dezenas de empresas. Busque primeiro as ag√™ncias de emprego. Em seguida, fa√ßa voc√™ mesmo a sua campanha para conseguir uma vaga. Pesquise na internet o que as empresas fabricam ou vendem, folheie as listas telef√īnicas e fique atento √†s empresas que anunciam nos ve√≠culos de comunica√ß√£o. Por √ļltimo, ande, ande e ande. Observe como funciona o com√©rcio varejista e de que maneira voc√™ pode contribuir para solucionar os problemas dos clientes.

Planejar a busca do emprego exige persist√™ncia, criatividade e motiva√ß√£o. Sem d√ļvida, este ser√° um dos grandes desafios em sua vida profissional e lhe proporcionar√° um aprendizado inesquec√≠vel. V√° em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio

O homem a m√°quina e as rela√ß√Ķes interpessoais

Em 1936, o genial Charles Chaplin ‚Äď Carlitos ‚Äď abordava o relacionamento homem m√°quina, atrav√©s do premiado filme Tempos Modernos (foto). Caso voc√™ ainda n√£o o tenha assistido, gostaria de recomendar. O tema continua mais atual do que nunca. O texto que segue foi escrito por mim, em 1995, quando me desliguei da atividade banc√°ria. Desejo que tamb√©m lhe seja √ļtil:
 
O Homem e a M√°quina
 
Tenho prestado muita aten√ß√£o aos ‚Äútempos modernos‚ÄĚ. N√£o tenho nada contra a modernidade.¬† Por√©m, se modernidade √© substituir¬† o homem pela m√°quina, qual o papel reservado para o ser humano na sociedade do futuro?
 
Ainda ontem, ao me dirigir a uma ag√™ncia banc√°ria, fui abordado por um funcion√°rio, que¬† perguntou o que eu desejava . Afirmei¬† que precisava retirar um dinheiro. O mesmo indicou-me um caixa eletr√īnico. Ressaltei que gosto de ser atendido por ser humano.
 
Neste momento o funcion√°rio franziu a testa e afirmou com entusiasmo:
‚ÄúO nosso banco investiu¬† milh√Ķes de d√≥lares em tecnologia para dar aos clientes mais conforto e rapidez no atendimento…‚ÄĚ
 
Tentei argumentar mais uma vez, porém não obtive êxito. O papel dele era evitar ao máximo que eu fosse atendido no interior da agência, por uma pessoa de carne e osso!
 
Fui ao caixa eletr√īnico, retirei o¬† dinheiro e voltei para a minha casa. Enquanto andava, refletia sobre o que acabara de acontecer. Depois de alguns minutos, cheguei a uma triste conclus√£o: O papel do homem na ‚Äúsociedade moderna‚ÄĚ talvez seja o de evitar o contato com outros seres humanos!
 
Estou ultrapassado? Resisto  ao novo? Eh!!! se a gente não tomar cuidado, na sociedade do futuro o homem terá que virar máquina para sobreviver.
 
Que o relacionamento humano est√° passando por uma crise aguda e de conseq√ľ√™ncias imprevis√≠veis, isso n√£o temos d√ļvidas. Atribuir √†s m√°quinas toda a culpa, tamb√©m n√£o √© justo, embora elas tenham e continuar√£o a ter uma consider√°vel parcela de culpa pelo esfriamento das rela√ß√Ķes pessoais, ao vivo e em cores.
 
Alguns acham que o ambiente de trabalho traz conforto, seguran√ßa e satisfa√ß√£o. Outros t√™m um profundo sentimento de frustra√ß√£o, impot√™ncia, inutilidade, medo e f√ļria. Normalmente n√£o revelam de forma clara esses sentimentos, por√©m o fazem atrav√©s de pouco envolvimento com as suas atividades profissionais. Outro sintoma bastante evidente √© a grande quantidade de √°lcool, cigarros e demais drogas que s√£o ingeridas por eles para amenizarem as suas decep√ß√Ķes e press√Ķes no ambiente de trabalho. Algumas pessoas fazem planos de se realizarem, verdadeiramente, quando se aposentarem ou quando mudarem de emprego.
 
Para apimentar mais ainda o ambiente empresarial (e também social), temos as ameaças constantes que pairam como fantasmas a assombrar os profissionais:
 
a)     Medo de perderem os empregos;
b)     Receio de ficarem ultrapassados em suas habilidades e competências;
c)     Acirrada competitividade no mercado de trabalho;
d)     Que as atuais e futuras tecnologias substituam cada vez mais os trabalhos realizados por pessoas.
 
O tema é amplo e dá subsídios para debates intermináveis sobre o assunto. Acreditamos que o mais importante é cada um refletir sobre a sua forma de relacionar no trabalho e na vida pessoal, começando pela família, vizinhos, amigos e colegas de trabalho.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | 1 coment√°rio

Projeto Fazendo e Aprendendo: você constrói o seu conhecimento

O Projeto Fazendo e Aprendendo consiste em estimular os profissionais, e aos seus familiares a estudarem por conta pr√≥pria. Vejamos algumas das sugest√Ķes que exigem pouco investimento e outras que s√£o gratuitas:

‚ąö Planeje, identifique e priorize quais conhecimentos voc√™ necessita adquirir. Tenha objetivos claros e que possam ser concretizados. Acompanhe e avalie o seu desempenho;

‚ąö Envolva a sua fam√≠lia no Projeto. Busque o conhecimento e a participa√ß√£o de todos;

‚ąö Forme um grupo de estudo ‚Äď m√°ximo de cinco pessoas -¬† onde cada participante dever√° estudar um¬† tema e depois apresent√°-lo para os demais. Dessa forma, a motiva√ß√£o tende a aumentar, contribuindo, tamb√©m, para a troca de experi√™ncias pessoais;

‚ąö Desenvolva ou aprimore o conhecimento em inform√°tica. Voc√™ pode realizar esse aprendizado com pessoas da pr√≥pria fam√≠lia ou que voc√™ tem relacionamento de amizade. Que tal convid√°-las para participar da Equipe? A inform√°tica √© fundamental para o Fazendo e Aprendendo;
 
‚ąö Ao utilizar a internet, selecione dois ou tr√™s temas para pesquisar, objetivando n√£o perder o foco;

‚ąö Leia revistas, livros e jornais para ampliar o seu vocabul√°rio e melhorar a escrita. Converse com pessoas mais experientes ‚Äď pais, av√≥s e tios. A troca de experi√™ncia √© imprescind√≠vel para o nosso aprendizado. A rec√≠proca tamb√©m √© verdadeira: Os jovens s√£o os grandes respons√°veis pelo acesso dos familiares ao mundo digital, principalmente no uso da internet e do celular. Voc√™ j√° possui a voca√ß√£o para ser um Multiplicador do Conhecimento;

‚ąö Amplie o seu aprendizado e n√£o fique restrito a sua atividade profissional. Busque novos desafios e volte a estudar. N√£o interessa a sua idade e o tempo que deixou de freq√ľentar a escola. Al√©m do prazer de aprender novos conhecimentos, voc√™ acrescentar√° 15% ao seu sal√°rio, por cada ano de estudo;

‚ąö Ao assistir televis√£o, d√™ prioridade aos telejornais, programas de entrevistas e document√°rios. Se voc√™ gosta de novelas, aproveite para observar a comunica√ß√£o verbal (voz) e a linguagem corporal (gestos, posturas e roupas) dos atores. Assim voc√™ poder√° melhorar a sua comunica√ß√£o. Leia textos em voz alta como se fosse um apresentador de televis√£o ou ator. Use a criatividade e a imagina√ß√£o;

Por √ļltimo, aprimore a sua consci√™ncia cr√≠tica sobre o que l√™, ouve e fala. Conhecimento √© uma estrada que n√£o tem fim, somente in√≠cio. Permanecer caminhando far√° toda a diferen√ßa.


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Fazendo e aprendendo | Deixar um coment√°rio