Excelência no atendimento ao cliente

Tornar-se um profissional do atendimento √© algo gratificante e que ser√° √ļtil a todo instante. Se voc√™ est√° em busca de emprego ou trabalho tempor√°rio, creio que este artigo lhe ser√° importante.

Atender bem é simples, porém não é fácil. Pelo contrário, manter a excelência no atendimento ao cliente requer treinamento e gerenciamento constantes. Seguem algumas idéias para você colocar em prática:

‚ąö SEJA CORDIAL ‚Äď o funcion√°rio deve atender bem a qualquer cliente, independentemente da classe social, religi√£o, cor e prefer√™ncia sexual. Para¬† isso, precisa superar seus pr√≥prios preconceitos ou uma eventual m√° primeira impress√£o que o cliente cause. Todos os clientes devem ser tratados por¬† senhor ou senhora, inclusive os mais jovens, a¬† n√£o ser que o pr√≥prio cliente autorize explicitamente o tratamento ‚Äúvoc√™‚ÄĚ.

‚ąö ATENDA DE IMEDIATO ‚Äď n√£o¬†¬† deixe o cliente esperando, principalmente se o servi√ßo¬†¬† que voc√™ est√°¬† fazendo n√£o tiver rela√ß√£o com o assunto que o¬†¬† cliente¬† veio tratar. N√£o fique de bate-papo com os colegas, pois atitudes assim causam m√° impress√£o ao consumidor. O tempo e a paci√™ncia est√£o cada vez mais escassos.

‚ąö D√ä TOTAL ATEN√á√ÉO¬† ‚Äď fazer¬† o¬† cliente¬†¬† sentir-se bem-vindo √© bom para voc√™ e excelente para o cliente. √Äs vezes o atendente d√° aten√ß√£o ao consumidor at√© fechar a venda e depois deixa-o no caixa, sem ao menos agradec√™-lo e valorizar a sua compra.

‚ąö RAPIDEZ ‚Äď h√° v√°rios perfis de clientes: r√°pido, lento, am√°vel, lamuriento, avarento, entre outros. Se voc√™ estiver atendendo algu√©m que deseja rapidez, proceda dessa maneira. Por√©m, rapidez n√£o √© sin√īnimo de descaso ou irrita√ß√£o.

‚ąö OFERE√áA ORIENTA√á√ēES SEGURAS ‚Äď tire todas as d√ļvidas do cliente. Caso voc√™ n√£o saiba responder alguma pergunta, informe-se com o colega mais experiente. Seja cauteloso ao responder perguntas que envolvam valores, taxa de juros e condi√ß√Ķes de pagamento. Segundo o ex-ministro Delfin Neto, ‚Äúo √≥rg√£o mais sens√≠vel do corpo humano √© o bolso‚ÄĚ.

‚ąö EVITE TERMOS T√ČCNICOS ‚Äď uma situa√ß√£o assim pode causar incompreens√£o ou constrangimento. O ideal¬† √©¬† usar¬†¬† express√Ķes¬† simples em voz pausada e clara. A obriga√ß√£o de se fazer entender √© de quem est√° comunicando e n√£o da pessoa que est√° ouvindo.

‚ąö N√ÉO D√ä ORDENS ‚Äď ningu√©m gosta de ouvir ordens, especialmente o cliente. Uma express√£o cordial tem valor bem mais positivo e surte o mesmo resultado. N√£o se esque√ßa das palavras m√°gicas ‚Äď bom dia, obrigado, por gentileza e volte sempre.

‚ąö FALE¬† A¬† VERDADE ‚Äď nas informa√ß√Ķes¬† prestadas¬† a¬† verdade √© fundamental. Mesmo n√£o sendo agrad√°vel, √© melhor¬† assumir¬† uma¬† falha¬† eventual do que dar ao cliente a impress√£o de que¬† est√° escondendo informa√ß√Ķes ou problemas. Lembre-se: O cliente est√° cada vez mais informado e exigente, principalmente ap√≥s a implanta√ß√£o do c√≥digo de defesa do consumidor. Como afirma o ditado popular ‚Äúa mentira tem pernas curtas‚ÄĚ. Logo, logo ela ser√° descoberta e voc√™ perder√° o cliente.

¬†¬†¬†¬† ‚ąö SOLU√á√ēES¬† CRIATIVAS ‚Äď em conjunto com a sua equipe de trabalho, desenvolva id√©ias para a melhoria do atendimento.

COMO LIDAR COM AS RECLAMA√á√ēES

‚ąö Saiba ouvir, ouvir e ouvir. Somente ap√≥s ouvir o cliente √© poss√≠vel analisar quais as solu√ß√Ķes para o problema.

‚ąö Coloque-se no lugar do cliente e tenha interesse em ajud√°-lo a resolver as suas necessidades.

‚ąö Se o cliente n√£o tiver raz√£o sobre as suas reclama√ß√Ķes, procure argumentar e diga os motivos.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† ‚ąö Os profissionais de atendimento e vendas devem ficar atentos, pois as sugest√Ķes dos clientes podem ajudar no aperfei√ßoamento e¬† na melhoria dos produtos e servi√ßos da Empresa.

Leia e releia este artigo, comparando com o atendimento da sua empresa, bem como ao que voc√™ recebe na padaria, bar, restaurante, lojas e demais lugares que freq√ľenta. Treine, treine e conquiste os seus clientes.

Para realizar cursos e palestras em sua empresa, entre em contato com pratescarlos@uol.com.br  e solicite uma proposta.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio

Você é uma marca: saiba valorizá-la

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas temos algumas semelhanças com os produtos e serviços que consumimos no dia a dia: Temos um nome, uma embalagem, atendemos necessidades, somos encontrados em um determinado local, cobramos pelos serviços e fazemos propaganda, divulgando as nossas habilidades e competências profissionais.
 
Semelhante aos produtos e serviços que encontramos nos supermercados, também somos escolhidos pelos nossos clientes pessoas físicas e jurídicas. Com o passar do tempo, corremos o risco de desaparecer do mercado em função da concorrência de outros produtos e serviços mais modernos, eficazes e que satisfazem melhor as necessidades e desejos dos consumidores.
 
Para que um produto continue no mercado, há necessidade de propaganda e que a mesma seja verdadeira. Saiba que uma ótima propaganda destinada a um produto ou serviço ruim, acaba mais rapidamente com ele, pois o cliente compra uma vez e não volta a adquiri-lo.
 
Na sua vida profissional, procure agregar valor às suas habilidades e competências, se diferenciando dos demais concorrentes. Abaixo relacionamos algumas habilidades que podem fazer com que a sua marca profissional seja constantemente valorizada pelo mercado de trabalho:
 
‚ąö Realize as suas atividades com qualidade e com sentimento de perfei√ß√£o;
‚ąö Saiba encantar os seus clientes;
‚ąö Seja um vendedor multim√≠dia (presencial, telefone, internet);
‚ąö Diversifique as suas habilidades e saiba utilizar os meios de comunica√ß√£o;
‚ąö Desenvolva uma vis√£o criativa e a motiva√ß√£o;
‚ąö Saiba comunicar verbalmente e por escrito;
‚ąö Relacione com pessoas e construa a sua rede de contatos.
 
Cada função demanda habilidades específicas. Relacione quais são as mais importantes para você. Não há profissional que consiga ser excelente em todas as habilidades. Identifique os seus pontos fortes e os aprimore cada vez mais. Onde você for mais fraco, busque compensar com as suas habilidades excepcionais.
 
Vivemos num mundo extremamente competitivo! Comece agora mesmo a visualizar-se de modo diferente. Você é um simples funcionário da sua empresa ou é membro de uma equipe?  Você faz falta na sua empresa? As pessoas gostam do seu trabalho? O que você fará, caso a sua função seja incorporada pelas novas tecnologias?
 
O que é marketing pessoal?
 
Conceituamos como marketing pessoal “ o conjunto de habilidades e competências relacionadas à sua inteligência e às habilidades manuais Рcantar, dançar, vender, comunicar, transmitir conhecimentos, destinadas a suprir necessidades e desejos das pessoas.
 
Para ficar mais fácil compreender o que é marketing pessoal, analisemos o caso do professor, pianista, vendedor, advogado, cantor, ator, médico, cientista, entre outros. Esses profissionais possuem conhecimentos e os transformam em habilidades e competências que satisfaçam as necessidades dos seus clientes.
 
Marketing pessoal tamb√©m √© propaganda, √© saber promover a pr√≥pria imagem. Por√©m, n√£o basta apenas saber divulgar a sua imagem pessoal. √Č preciso ser competente, √©tico e corresponder √†s expectativas dos clientes.
 
Assim, √© bom lembrar que construir um marca leva tempo e para ser destru√≠da, bastam alguns minutos. Procure desenvolver compet√™ncias que solidifiquem a sua marca profissional e pessoal. Construa bons relacionamentos, pois a vida √© feita de relacionamentos. Todos os nossos sonhos, atitudes e a√ß√Ķes ter√£o mais significado se forem destinados √†s pessoas e √† melhoria das suas vidas. Reflita sobre isso.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | 1 coment√°rio

Setembro: IX Congresso de Gest√£o de Pessoas ser√° realizado em Salvador

Nos dias 25 e 26 de setembro a ABRH ‚ÄďBA Associa√ß√£o Brasileira de Recursos Humanos realizar√° o maior evento de Gest√£o de Pessoas da Bahia.

Serão abordados vários temas, enfocando o Passado, Presente e Futuro da Gestão de Pessoas. Tendências e Oportunidades.

Local ‚Äď Bahia Othon Palace Hotel (Av. Oce√Ęnica, 2294 ‚Äď Ondina ‚Äď Salvador).

Informa√ß√Ķes e inscri√ß√Ķes (71) 3341-0877 / 0820 e-mail eventos@abrhba.org.br site www.abrhba.org.br


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Evento ABRH-BA, IX Gest√£o de Pessoas, Sem categoria | Deixar um coment√°rio

O que fazer quando não se tem experiência?

Às vezes o mercado de trabalho utiliza critérios contraditórios ou difíceis de conciliar. O mais comum deles é quando as empresas desejam funcionários jovens e com experiências profissionais.

Se essas empresas não derem oportunidades aos jovens, principalmente aos estudantes ou recém formados, como eles irão adquirir experiências profissionais?

As empresas de vanguarda j√° perceberam que h√° in√ļmeras vantagens em dar oportunidades aos inexperientes:

1) Eles n√£o possuem ‚Äúv√≠cios profissionais‚ÄĚ que alguns outros j√° disp√Ķem.

2) Trazem novas formas de pensar e de agir para aprimorar processos, produtos e serviços, resultando em melhorias no atendimento e em vendas.

3) As empresas podem identificar profissionais talentosos e prepar√°-los para assumirem fun√ß√Ķes e cargos de maior complexidade.

Essas empresas criativas e que estão em franco crescimento, utilizam mentores profissionais para auxiliarem os jovens a desenvolverem as suas habilidades e competências. Essa parceria favorece a aprendizagem recíproca.

O que fazer quando a empresa exige experiência profissional?

‚ąö Busque est√°gios nas empresas, divulgando os seus trabalhos realizados na escola, faculdade ou universidade.

‚ąö Realize trabalhos volunt√°rios dentro e fora da sua √°rea profissional. Com isso voc√™ ganhar√° experi√™ncia e ser√° um diferencial para o seu curr√≠culo. Aprendemos muito quando ajudamos outras pessoas.

‚ąö Busque ajuda de profissionais experientes (parentes, amigos, vizinhos, orkut, facebook) e crie com o aux√≠lio deles, projetos espec√≠ficos para as empresas onde voc√™ est√° concorrendo a uma vaga ou deseja trabalhar. Normalmente, as empresas t√™m dificuldades em melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e reduzir custos operacionais.

Pense com a cabeça do consumidor do cliente da empresa onde você deseja trabalhar. Em seguida, analise de que forma poderá contribuir para que a empresa alcance sucesso junto a esse cliente.

Para fazer isso é preciso uma boa dose de motivação, persistência, criatividade e trabalho em equipe. Vá em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho, sugest√Ķes p/ quem n√£o tem experi√™ncia | Com a tag , , | 19 coment√°rios

Restaurante de Salvador abre vagas para diversas fun√ß√Ķes

O Grupo Pereira seleciona profissionais para fazerem parte da Equipe:

SERVIÇOS GERAIS, ambos os sexos, experiência na área, disponibilidade de horários.
Salário mínimo + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento

AJUDANTE DE COZINHA, sexo masculino, experiência na área, disponibilidade de horários.
Salário mínimo + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento.

COZINHEIRO, ambos os sexos, experiência na área, disponibilidade de horários.
Salário R$ 800,00 + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento.

Encaminhar currículo para: recrutamento@viladabarra.com.br informando no título, para qual vaga estão se candidatando.


Publicado em Vagas no Pereira Restaurante, Vagas para restaurantes | Deixar um coment√°rio

Estresse: o mal do século

Em agosto de 2010 assisti ao excelente Globo Repórter, que abordou este tema. Fiquei motivado a escrever este post, com base em experiência própria e relatos de familiares, amigos e alunos.

O estresse n√£o √© propriamente uma doen√ßa e sim, um estado do organismo, quando submetido ao esfor√ßo e √† tens√£o. Numa situa√ß√£o estressante, o corpo sofre rea√ß√Ķes qu√≠micas normais que preparam o organismo para enfrentar a situa√ß√£o, afirmam os especialistas.¬†
Sintomas do estresse

Conversando com um amigo meu, que é médico, ele afirmou:
‚ÄúAs manifesta√ß√Ķes das doen√ßas tem rela√ß√£o direta com o comportamento do doente e das defesas do organismo‚ÄĚ.¬† Para muitos psiquiatras e psic√≥logos as situa√ß√Ķes que podem levar ao estresse t√™m rela√ß√£o direta com a personalidade de cada um, ambiente social e de trabalho, expectativas em rela√ß√£o √† vida, entre outros motivos.

Os sintomas do estresse s√£o indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes, tais como irritabilidade, cansa√ßo, ins√īnia, press√£o alta, dores no corpo, falta de concentra√ß√£o, problemas digestivos, sexuais, p√Ęnico e o mais temido de todos ‚Äď depress√£o.

De 1979 a 1995 eu trabalhei em banco. Senti de perto os horrores do estresse e os impactos das novas tecnologias. Antes de deixar a profissão de bancário, acumulei quase todos os sintomas. Por outro lado, sei que para muitos a solução não é a mudança da atividade profissional. Talvez até queiram mudar, porém, encontram dificuldades. Assim, o mais razoável é ter atitude para modificar comportamentos.

Há atividades profissionais que, pelas suas próprias características, submetem as pessoas ao desencadeamento de fatores estressantes:
- Policiais, motoristas de √īnibus, controladores de v√īos, m√©dicos, executivos, professores, banc√°rios, operadores de telemarketing, donas de casa, entre outras.
Causas do estresse

Os motivos s√£o in√ļmeros e podem ter um peso maior ou menor, a depender da personalidade e da atividade profissional. Creio que as maiores causas est√£o relacionadas com:

I)  Esforço X recompensa pelo que faz. Gostar do que faz é imprescindível, entretanto, a maioria trabalha no que não deseja e precisa se adaptar à realidade. Fazer do limão uma limonada.

II)¬† Exig√™ncias do mercado de trabalho. √Äs vezes √© preciso ser quase super-homem para se ‚Äúenquadrar no perfil‚ÄĚ desejado pela empresa ‚Äď motivado, criativo, comunica√ß√£o fluente, trabalhar em equipe, saber se relacionar e administrar os conflitos, entre outras caracter√≠sticas. N√£o¬† basta¬† ter algumas. √Č preciso ter todas. Na vida pessoal as cobran√ßas continuam ‚Äď mulher, marido, filhos, amigos, parentes e, a principal, voc√™ mesmo!

III) Carga hor√°ria elevada. Com o advento¬† das novas tecnologias foram ‚Äúprometidas‚ÄĚ mais horas para o lazer e o √≥cio. O que percebemos na pr√°tica √© um aumento do trabalho intelectual. Com a internet e o celular, as nossas vidas profissional e pessoal est√£o ‚Äúplugadas‚ÄĚ 24 horas.

IV) O tr√Ęnsito cada vez mais engarrafado e o aumento de habitantes por metro quadrado. Quem vive e trabalha numa grande cidade est√° mais propenso a sofrer estes problemas.
V)¬† Desejo de acumular poder, dinheiro e bens materiais. Quase tudo na vida funciona semelhante a uma faca: ‚Äúum lado alisa e o outro corta‚ÄĚ. Creio que √©¬† imposs√≠vel ter qualidade de vida sem abrir m√£o de alguma coisa. Quanto mais crescemos profissional e socialmente, mais somos cobrados. Quanto mais consumimos, mais temos que ganhar dinheiro para quitar os d√©bitos. N√£o basta ter um bom autom√≥vel, tem que ser¬† do ano e melhor do que o do seu vizinho, assim apregoa a propaganda.

Como podemos perceber, a relação é longa e pode ser acrescida de mais itens, conforme a personalidade e o modo de viver de cada um de nós.

A√ß√Ķes para combater ou minimizar o estresse:

Os especialistas s√£o un√Ęnimes em afirmarem: qualquer combate ao estresse tem rela√ß√£o direta com a atitude. H√° pessoas que est√£o ‚Äúacostumadas‚ÄĚ com o estresse que acham at√© ‚Äúnormal‚ÄĚ viver estressado. √Č ‚Äúchic‚ÄĚ, t√° na ‚Äúmoda‚ÄĚ. Alguns executivos e gestores estimulam os funcion√°rios a ficarem estressados, com a ilus√£o de que assim produzir√£o mais e melhor. Quando muito, isso ocorre na primeira semana e as sequelas ficar√£o para a vida toda.

Seguem algumas recomenda√ß√Ķes dos especialistas. Avalie o que pode ser √ļtil para voc√™:
a) Relaxamento. Busque atividades como ioga, acupuntura, passeio em locais arborizados.
b) Hobbies e atividades l√ļdicas. cantar, dan√ßar, caminhar, teatro, praia, leitura, desenho, ouvir m√ļsica, tocar um instrumento, cinema, fotografia e tudo que lhe proporcionar prazer e estiver ao seu alcance.
c) Alimentação mais saudável.
d) Ter amigos e praticar a solidariedade. Sugiro que leia o post ‚ÄúVamos precisar de todo mundo‚ÄĚ, editado neste blog.
e) Família, amor e religiosidade. Creio que aqui residem os aspectos mais importantes para ter uma vida equilibrada. Quando o estresse bate à nossa porta, precisamos destes três ingredientes para superar as dificuldades. Talvez a maior de todas as causas do estresse seja o fato de sacrificarmos a família, o amor e a religiosidade.

Um recado importante

N√£o se iluda achando que voc√™ √©¬†¬† ‚Äúinsubstitu√≠vel‚ÄĚ para a empresa. Queiramos ou n√£o, somos apenas uma pe√ßa na engrenagem das organiza√ß√Ķes e da vida. Voc√™ √© insubstitu√≠vel para os seus familiares e amigos verdadeiros.

Como diria o nosso saudoso Vin√≠cius de Morais ‚Äúsomos inquilinos do universo‚ÄĚ e eu gostaria de acrescentar que √© muito dif√≠cil admitir que estamos apenas de passagem por este universo. √Č importante que tenhamos consci√™ncia da nossa finitude e¬† quanto precisamos valorizar os nossos momentos de felicidade. Afinal, √© para isso que vivemos: encontrar e viver a felicidade, mesmo que em alguns momentos ela brinque de esconde-esconde. ‚ÄúDecifra-me ou te devoro.‚ÄĚ


Publicado em Dicas mercado de trabalho | 1 coment√°rio

Mantenha o seu currículo atualizado

No segundo semestre a tend√™ncia √© de aumento da oferta de empregos tempor√°rios e efetivos, em virtude da proximidade das festas de Natal e R√®veillon e no ano seguinte, o carnaval. Assim, sugerimos que voc√™ tenha o curr√≠culo atualizado. Veja como e onde colocar as informa√ß√Ķes:
 
Em primeiro lugar, você precisa dizer ao mercado que existe e quais são as suas habilidades e competências. Para isso, será necessário utilizar todas as formas de comunicação que forem possíveis para atingir o seu objetivo: a) currículo; b) carta;
c) internet; d) rede de contato, entre outras.
         
        Incluir no currículo
- Nome, endereço e telefones no início da primeira página.              
- Objetivo profissional (o cargo ou função a ocupar).           
- Empresas onde trabalhou.               
- Promo√ß√Ķes, cargos e resultados obtidos.¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†
- Cursos e semin√°rios que participou.
- Idiomas que fala e escreve.          

        NÃO colocar no currículo
- Nome, endere√ßo e telefones¬† na √ļltima p√°gina.
- N√ļmeros de documentos pessoais ‚Äď CPF, Identidade, etc.
- Pretens√Ķes salariais, a n√£o ser que a empresa solicite.
‚Äď Ra√ßa, religi√£o e partidos pol√≠ticos.
- Raz√Ķes de eventuais demiss√Ķes.
‚Äď Refer√™ncias pessoais, a n√£o ser que a empresa solicite.
   Você deve entregá-las na hora da entrevista.
‚Äď Data e assinatura.
- Erros de ortografia, nem pensar!
 

Modelo de currículo para Operador de Telemarketing
 
Mário Castro Pires (nome fictício)
29 anos, brasileiro, solteiro
 
Av. Princesa Isabel,                                           
CEP Р40140214   Salvador (BA)
Telefones e e-mail para contato.                                      
 
Objetivo ‚Äď Operador de Telemarketing
Escolaridade – 2008¬† ‚Äď Estudante de Administra√ß√£o
Experiência profissional
 
09/2005¬† a 11/2008¬† – Silveira Papelaria e Inform√°tica ‚Äď Salvador BA. Empresa que comercializa artigos de papelaria e de inform√°tica.
 
       Atuei nos seguintes cargos:
 
-          Supervisor de telemarketing                       (2007 / 2010)
-          Operador de telemarketing                         (2005 / 2006)
 
¬†¬†¬† Principais realiza√ß√Ķes:
 
‚ąö Aumento na vendas dos produtos de papelaria em 6% ao ano, em m√©dia.
‚ąö Idem, produtos de inform√°tica, em 11% ao ano, em m√©dia.
‚ąö Auxiliei na implanta√ß√£o de uma moderna central de atendimento telef√īnico.
‚ąö Sugeri a cria√ß√£o de um sistema de planejamento e controle dos nossos
  preços e os praticados pela concorrência.
‚ąö Desenvolvi a√ß√Ķes para reduzir despesas operacionais.
 
Cursos e semin√°rios
 - Possuo experiência em telemarketing e em vendas pela internet.
 - Conhecimento básico de informática.
 
Se você está empregado, não se acomode e busque novas oportunidades de trabalho. Somente peça demissão quando tiver a certeza de um novo (e melhor) emprego do que o atual. Se você estiver desempregado, é o momento de começar a se movimentar em busca do novo emprego. Vá em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio

O poder da intuição

Segundo o dicionário Aurélio, intuição é o ato de ver, perceber, discernir; percepção clara ou imediata. 2. Ato ou capacidade de pressentir; pressentimento. 3. Contemplação pela qual se atinge, em toda a sua plenitude,  verdades diversas daquelas que são alcançadas  pela razão e pelo pensamento discursivo ou analítico.

Intuição é um tema tratado por filósofos, teólogos e cientistas há muitos anos. Por outro lado, a cultura ocidental aprendeu a valorizar demasiadamente a lógica e o raciocínio cartesiano (pedra é pedra, mesa é mesa) e muito pouco a intuição, a imaginação e o significado existente além daquilo que aparenta ser.

O S√©culo XXI vem sendo marcado por profundas e constantes mudan√ßas, onde as decis√Ķes fundamentadas somente atrav√©s da l√≥gica, dos n√ļmeros e das pesquisas, n√£o garantem a certeza de sucesso.

Algumas poucas empresas no Brasil come√ßam a estimular os seus funcion√°rios a utilizarem mais a intui√ß√£o. √Č claro que o uso dessa habilidade deve vir associada ao processo l√≥gico. A l√≥gica e a intui√ß√£o t√™m, cada uma, a sua miss√£o. Ambas s√£o indispens√°veis. A l√≥gica √© o instrumento da demonstra√ß√£o e a intui√ß√£o √© o instrumento da inven√ß√£o.

Especialistas no assunto afirmam: ‚Äúa intui√ß√£o √© decorrente de experi√™ncias acumuladas que ficaram guardadas no subconsciente ou inconsciente, a partir das quais podemos pressentir, perceber, intuir e decidir.‚ÄĚ

Nesse sentido, intuição e sorte devem ser diferenciados. Intuição é fruto de alguma experiência acumulada e a sorte é pura loteria.

A import√Ęncia da intui√ß√£o na nossa vida pessoal e profissional pode ser decorrente do fato dela ser uma r√°pida compreens√£o, uma esp√©cie de insight, sob forma de flashes r√°pidos. Esses flashes alertam sobre perigos ou indicam sa√≠das para situa√ß√Ķes complicadas.

Fatores que podem incentivar a intuição:
1¬ļ) – Desejar imperiosamente solucionar o problema.
2¬ļ) – Acumular ricos conhecimentos pr√°ticos e te√≥ricos.
3¬ļ) – Trabalhar e pensar longa e intensamente.
4¬ļ) – Ter a mente flex√≠vel e aberta ao novo.

Vejamos alguns exemplos de como o uso da intui√ß√£o pode influenciar as decis√Ķes cotidianas:

Ao sair para o trabalho, ao inv√©s de ir de carro, como voc√™ estava habituado, resolve ir a p√©, bicicleta ou √īnibus. Voc√™ n√£o sabe o motivo, por√©m, naquele dia, resolveu mudar, ap√≥s uma ‚Äúvoz interior‚ÄĚ lhe¬† pedir.

Ao chegar √† loja para comprar um autom√≥vel, ap√≥s analisar todos os detalhes, embora as circunst√Ęncias indicassem a compra, voc√™ resolveu aguardar mais um pouco. Raz√£o e emo√ß√£o n√£o chegaram a um acordo.

Há relatos de pessoas que decidiram não viajar, após chegarem ao aeroporto. Existia um pressentimento de que o avião cairia.

Como é um tema pouco debatido nas escolas, sociedade e nas empresas, temos um longo caminho a percorrer. O que não podemos permitir é o preconceito e para justificá-lo, deixar de utilizar a intuição em nossa vida.

Quando necessitar tomar decis√Ķes, principalmente as mais complexas, dif√≠ceis ou que s√£o novas para voc√™, ou√ßa um pouco mais a sua intui√ß√£o. V√° em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho | 1 coment√°rio

Lojas Guaibim têm vagas para Salvador e Valença

SUPERVISOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior completo em Marketing e/ou Publicidade e Propaganda.
Conhecimentos em Pacote office avan√ßado; cartazeamento; comunica√ß√£o visual; layout; treinamento; PDV; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Setor de Marketing)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Marketing e/ou Publicidade e Propaganda.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio; produ√ß√£o; m√≠dia; a√ß√Ķes de marketing promocionais; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Comercial)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em administração e/ou logística.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio; Excel intermediario;
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CAT)
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Administração.
Conhecimentos em Pacote office intermedi√°rio;
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

ANALISTA DE SERVIÇOS
Local de trabalho – Salvador
Ensino Superior em andamento em Administração ou áreas afins.
Conhecimentos em Pacote Office intermedi√°rio; vivencia em garantias, seguros e/ou servi√ßos financeiros; t√©cnicas de negocia√ß√£o; entre outras atribui√ß√Ķes.
Benefícios: Assistência odontológica, vale alimentação ou refeição, cartão Red Med, vale-transporte, participação nos resultados
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

INSTRUTOR DE TREINAMENTO PARA O GRUPO RAMIRO CAMPELO
Local de trabalho – Salvador
Disponibilidade para viagens
Realizar elabora√ß√£o de planos de aulas com foco em resultados; Elabora√ß√£o de cronogramas e plano anual de treinamentos; Levantamento da necessidade de treinamentos; Aplica√ß√£o de treinamentos t√©cnicos e comportamentais; Aplica√ß√£o de jogos de empresas e din√Ęmicas de grupo; Aplica√ß√£o de avalia√ß√Ķes, pesquisas e question√°rios diversos para mensura√ß√£o de resultados da √°rea de RH; Acompanhamento log√≠stico dos treinamentos; Elabora√ß√£o de materiais para divulga√ß√£o; Elabora√ß√£o de treinamentos e materiais did√°ticos em geral
lançamentos de dados em sistemas informatizados; Elaboração de relatórios gerenciais.

GERENTE DE LOG√ćSTICA
Local de trabalho РValença
Gerencia e coordena todas as atividades inerentes a todas as áreas pertencentes à logística na empresa (Movimentação e armazenagem, planejamento e controle de estoques, faturamento e processamento de pedidos, planejamento e controle logístico e transporte).
Ensino superior completo em Logística ou áreas afins.
Conhecimentos em Pacote Office intermediário, Excel avançado, gestão de pessoas, técnicas de negociação.
Benefícios: Assistência odontológica, ticket refeição, participação nos resultados
regime de contratação: CLT (Efetivo)

Os interessados deverão cadastrar os currículos no site www.lojasguaibim.com.br (Link Trabalhe Conosco).


Publicado em Dicas de mercado de trabalho, vagas na Guaibim | Deixar um coment√°rio

A conquista do primeiro emprego

O mercado de trabalho no Brasil √© cheio de contradi√ß√Ķes. Em muitos an√ļncios de vagas de emprego, h√° exig√™ncia de uma faixa et√°ria¬† jovem e que os candidatos tenham experi√™ncia profissional.

Ao agirem dessa forma as empresas est√£o perdendo oportunidades preciosas de formarem os seus novos talentos e mesclarem com os demais funcion√°rios. As mudan√ßas nesse sentido est√£o ocorrendo de forma muito lenta. Seguem algumas sugest√Ķes para voc√™ conquistar o seu primeiro emprego.

Na condição de um jovem profissional, com pouca ou nenhuma experiência, evite mandar apenas o seu currículo. Escolha criteriosamente as empresas que deseja trabalhar. Para a maioria dos jovens, o primeiro emprego ocorre nos segmentos do comércio varejista e de prestação de serviços.

Assim, procure se diferenciar dos demais concorrentes, enviando um breve projeto de como pode contribuir para a empresa que deseja trabalhar. Vamos imaginar que tenha interesse em trabalhar como atendente ou vendedor em uma loja. Nesse caso, elabore um projeto que contemple a√ß√Ķes para a melhoria no atendimento ao cliente. Este costuma ser um dos mais graves problemas das empresas.

Caso voc√™ n√£o tenha conhecimento sobre o assunto, pesquise na internet, visite o com√©rcio varejista da sua cidade e perceba a maneira como os clientes s√£o atendidos. Ou√ßa opini√Ķes de profissionais que atuam nesse segmento e, principalmente, de alguns clientes.

Ap√≥s coletar estas informa√ß√Ķes, elabore um breve projeto com sugest√Ķes sobre melhorias e de que forma voc√™ pode contribuir. Anexe ao seu curr√≠culo e fa√ßa uma carta endere√ßada ao seu futuro empregador. Se puder enviar para o propriet√°rio, melhor. Caso contr√°rio, envie para o Recursos Humanos ou Administra√ß√£o. N√£o esque√ßa de solicitar uma entrevista para maiores informa√ß√Ķes sobre o projeto. Caso voc√™ esteja em busca de um est√°gio, proceda de forma semelhante. Com isso voc√™ estar√° demonstrando atitude e se diferenciando das pessoas que concorrem a uma vaga na mesma fun√ß√£o.

N√£o adianta espalhar convite para dezenas de empresas. Busque primeiro as ag√™ncias de emprego. Em seguida, fa√ßa voc√™ mesmo a sua campanha para conseguir uma vaga. Pesquise na internet o que as empresas fabricam ou vendem, folheie as listas telef√īnicas e fique atento √†s empresas que anunciam nos ve√≠culos de comunica√ß√£o. Por √ļltimo, ande, ande e ande. Observe como funciona o com√©rcio varejista e de que maneira voc√™ pode contribuir para solucionar os problemas dos clientes.

Planejar a busca do emprego exige persist√™ncia, criatividade e motiva√ß√£o. Sem d√ļvida, este ser√° um dos grandes desafios em sua vida profissional e lhe proporcionar√° um aprendizado inesquec√≠vel. V√° em frente e sucesso!


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio