Excelência no atendimento ao cliente

Tornar-se um profissional do atendimento é algo gratificante e que será útil a todo instante. Se você está em busca de emprego ou trabalho temporário, creio que este artigo lhe será importante.

Atender bem é simples, porém não é fácil. Pelo contrário, manter a excelência no atendimento ao cliente requer treinamento e gerenciamento constantes. Seguem algumas idéias para você colocar em prática:

√ SEJA CORDIAL – o funcionário deve atender bem a qualquer cliente, independentemente da classe social, religião, cor e preferência sexual. Para  isso, precisa superar seus próprios preconceitos ou uma eventual má primeira impressão que o cliente cause. Todos os clientes devem ser tratados por  senhor ou senhora, inclusive os mais jovens, a  não ser que o próprio cliente autorize explicitamente o tratamento “você”.

√ ATENDA DE IMEDIATO – não   deixe o cliente esperando, principalmente se o serviço   que você está  fazendo não tiver relação com o assunto que o   cliente  veio tratar. Não fique de bate-papo com os colegas, pois atitudes assim causam má impressão ao consumidor. O tempo e a paciência estão cada vez mais escassos.

√ DÊ TOTAL ATENÇÃO  – fazer  o  cliente   sentir-se bem-vindo é bom para você e excelente para o cliente. Às vezes o atendente dá atenção ao consumidor até fechar a venda e depois deixa-o no caixa, sem ao menos agradecê-lo e valorizar a sua compra.

√ RAPIDEZ – há vários perfis de clientes: rápido, lento, amável, lamuriento, avarento, entre outros. Se você estiver atendendo alguém que deseja rapidez, proceda dessa maneira. Porém, rapidez não é sinônimo de descaso ou irritação.

√ OFEREÇA ORIENTAÇÕES SEGURAS – tire todas as dúvidas do cliente. Caso você não saiba responder alguma pergunta, informe-se com o colega mais experiente. Seja cauteloso ao responder perguntas que envolvam valores, taxa de juros e condições de pagamento. Segundo o ex-ministro Delfin Neto, “o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso”.

√ EVITE TERMOS TÉCNICOS – uma situação assim pode causar incompreensão ou constrangimento. O ideal  é  usar   expressões  simples em voz pausada e clara. A obrigação de se fazer entender é de quem está comunicando e não da pessoa que está ouvindo.

√ NÃO DÊ ORDENS – ninguém gosta de ouvir ordens, especialmente o cliente. Uma expressão cordial tem valor bem mais positivo e surte o mesmo resultado. Não se esqueça das palavras mágicas – bom dia, obrigado, por gentileza e volte sempre.

√ FALE  A  VERDADE – nas informações  prestadas  a  verdade é fundamental. Mesmo não sendo agradável, é melhor  assumir  uma  falha  eventual do que dar ao cliente a impressão de que  está escondendo informações ou problemas. Lembre-se: O cliente está cada vez mais informado e exigente, principalmente após a implantação do código de defesa do consumidor. Como afirma o ditado popular “a mentira tem pernas curtas”. Logo, logo ela será descoberta e você perderá o cliente.

     √ SOLUÇÕES  CRIATIVAS – em conjunto com a sua equipe de trabalho, desenvolva idéias para a melhoria do atendimento.

COMO LIDAR COM AS RECLAMAÇÕES

√ Saiba ouvir, ouvir e ouvir. Somente após ouvir o cliente é possível analisar quais as soluções para o problema.

√ Coloque-se no lugar do cliente e tenha interesse em ajudá-lo a resolver as suas necessidades.

√ Se o cliente não tiver razão sobre as suas reclamações, procure argumentar e diga os motivos.

√ Os profissionais de atendimento e vendas devem ficar atentos, pois as sugestões dos clientes podem ajudar no aperfeiçoamento e  na melhoria dos produtos e serviços da Empresa.

Leia e releia este artigo, comparando com o atendimento da sua empresa, bem como ao que você recebe na padaria, bar, restaurante, lojas e demais lugares que frequenta. Treine, treine e conquiste os seus clientes.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um comentário

A corrente do bem para ajudar quem está desempregado

Todos estamos sentindo na pele os impactos das novas tecnologias que geram benefícios, entretanto, vem reduzindo drasticamente os postos de trabalho nas empresas, resultando em profundas conseqüências para o equilíbrio social.

Precisamos buscar respostas para indagações que são feitas pelas pessoas desempregadas e também as que estão no mercado de trabalho. É hora de promovermos um amplo debate na sociedade e buscarmos alternativas:

- Qual o papel reservado para as demais pessoas excluídas do mercado formal de trabalho? O que farão os jovens que estão desempregados?

- Como incluir milhões de profissionais desempregados num mundo altamente tecnológico e com menos empregos formais?

- Podemos limitar o uso da tecnologia e da robótica nas empresas?

Há alternativas e elas não são fáceis de serem aplicadas, pois envolvem mudanças profundas no nosso comportamento social e profissional. A solidariedade é um dos caminhos e exige de todos nós um forte compromisso em ajudar aos que estão desempregados.

Esse auxílio pode acontecer através de uma palavra de estímulo e de esperança, compartilhando habilidades profissionais que você possui – uso da informática, saber comunicar, atender, vender e negociar. Procure compartilhar informações e idéias que sejam úteis aos que estão desempregados. Para agirmos dessa forma necessitamos deixar de lado o nosso egoísmo e a máxima que rege parte do mercado: “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Cada vez mais cresce a força de trabalho baseada na vida comunitária, no voluntariado. Estas atividades comunitárias abrangem serviços sociais no atendimento à saúde, educação, pesquisas, artes, religião, advocacia, além de auxílio aos idosos, deficientes físicos, doentes mentais e desabrigados.

No futuro próximo, uma grande parte da população irá dedicar as suas habilidades e competências profissionais e pessoais para cuidar de outras pessoas. Esses profissionais serão pagos e/ou doarão o seu tempo de maneira filantrópica.

Há doze anos assistimos ao excelente filme A Corrente do Bem, (foto), onde o professor solicita aos alunos que pratiquem uma boa ação a três pessoas, e elas para mais três, e assim, sucessivamente.

Guardadas as devidas proporções entre ficção e realidade, todos podemos e devemos fazer parte dessa corrente do bem.

Cada pessoa que detém conhecimentos valorizados pelo mercado de trabalho, pode se transformar num Multiplicador do Conhecimento. Essa é uma missão gratificante e que nos deixa orgulhosos.

Sem dúvida, o desemprego é o maior dos atuais desafios da nossa Sociedade, uma vez que o trabalho é o suporte que garante o equilíbrio e a convivência social mais harmoniosa.

Para vencermos esse desafio, necessitaremos de uma verdadeira corrente do bem, onde os Governos – Federal, Estadual e Municipal, bem como a sociedade civil organizada devem fazer parte. Não há espaço para o individualismo. Vamos pensar e agir em equipe e de forma coordenada.


Publicado em Curso, Mercado, Oportunidade | Com a tag | Deixar um comentário

Livros gratuitos, pela internet, com os principais artigos de Carlos Prates

Para que mais profissionais possam usufruir das ideias mencionadas neste Blog de Empregos, estou disponibilizando, gratuitamente, coletânea dos principais artigos:

Livro Blog de Empregos – volume I
LIVRO BLOG DE EMPREGOS – VOL. I

Livro Blog de Empregos – volume II
LIVRO BLOG DE EMPREGOS – VOLUME II

A linguagem é clara, objetiva e atraente. Sugiro que você selecione os artigos que forem mais importantes para a sua realidade, leia-os com atenção e debata com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Vá em frente e sucesso!


Publicado em Dicas de livros | Com a tag | Deixar um comentário

Varejo: Manual de Atendimento, Vendas, Negociação e Comunicação

No mês de julho, lancei em Brumado (BA), minha cidade natal, o meu mais novo projeto para o aprimoramento dos profissionais do comércio varejista.

Este Manual é resultado de 27 anos ministrando cursos, palestras e seminários para os profissionais do varejo, a exemplo das Lojas Guaibim, Casa + Fácil, Charlotte, Arezzo, 3M,Shoppings Barra, Iguatemi, Itaigara e Conquista Sul, TV Bahia, Wal-Mart, entre outras empresas.

Ele é um passo a passo para que os empresários, atendentes, vendedores, caixas, estoquistas, vitrinistas e demais profissionais possam aprimorar as suas habilidades e competências, tendo como principais ações a melhoria do atendimento, respeito ao cliente e incremento das vendas.

Um investimento para o sucesso da sua carreira profissional e do seu empreendimento comercial.

O mesmo pode ser adquirido pela internet, valor promocional de R$ 20,00, incluso o frete. Contato: pratescarlos@uol.com.br


Publicado em manual de atendimento e vendas, Manual de Carlos Prates | Deixar um comentário

Planejando as finanças pessoais

Para que você tenha tranqüilidade e equilíbrio para planejar a sua vida profissional, é importantíssimo saber administrar as finanças pessoais.

Uma das habilidades mais importantes em nossa vida – como lidar com  dinheiro – raramente aprendemos na escola. Normalmente, não valorizamos  a importância de economizar, pechinchar, fazer pesquisas sobre taxa de juros, a não ser quando estamos cheios de dívidas. Lembre-se de que tudo na vida depende direta ou indiretamente do dinheiro.
 
Você já parou para pensar quanto paga de juros por ano? Responda rapidamente: Você calcula os juros na hora de comprar um produto ou serviço? Se você disse sim, parabéns. A maioria verifica apenas o valor da prestação e se a mesma cabe no orçamento. Não se iluda. Todas as estratégias de vendas são estudadas pelas Empresas, com base no comportamento dos consumidores, objetivando fornecer aos mesmos, crédito “fácil”, ou seja, dinheiro que na verdade eles não possuem. Com isso, os agentes financeiros ganham milhões e milhões e nós ficamos mais endividados a cada dia. O Brasil é o país com a maior taxa de juros do mundo!
 
Às vezes, evitamos elaborar um orçamento doméstico, para evitar que reconheçamos determinados gastos que fazemos, sob forte impacto emocional e que poderiam ser adiados. Deixar de fazer um orçamento com base na sua realidade financeira é como acionar uma bomba de efeito retardado. Mais cedo ou mais tarde explodirá e os efeitos poderão ser devastadores em sua vida pessoal e profissional. Com base em minha experiência como ex-bancário e através de leituras especializadas, sugiro que você fique atento para as seguintes dicas:
 
√ Tenha no máximo um cartão de crédito e procure pagar a sua fatura integralmente. O saldo devedor do cartão é como uma bola de neve. Se deixar de pagar ou abater apenas o valor mínimo por mês, incidirão os juros e estes agirão como cupins, corroendo o seu dinheiro. Se não tomar cuidado, você acabará perdendo o controle financeiro;
 
√ Evite tomar empréstimo para cobrir saldo devedor de cheque especial. Ao fazê-lo, solicite que o mesmo seja cancelado. Caso contrário, a tendência é você voltar a ficar devendo o cheque especial e o empréstimo que tomou;
 
√  Não caia na tentação de emprestar o seu cartão de crédito para outras pessoas efetuarem compras.  Hoje está muito fácil obter um cartão de crédito e, quando alguém solicita que outro compre, pode ser um forte sinalizador de que está com problemas financeiros;

√  Procure economizar 10% do seu salário mensal, para futuras despesas e situações inesperadas – doenças, aquisição de bens, pagamento de estudos, etc;
 
√  Desenvolva ou aprimore o hábito de pechinchar e de negociar. Valorize cada centavo. Pesquise, pesquise e pesquise antes de comprar. Você já observou como as pessoas mais ricas gostam de pechinchar? Não tenha vergonha de fazer o mesmo ;
 
√  Se você está endividado, evite gastos com supérfluos e compre exclusivamente com dinheiro, evitando o uso do cartão de crédito. Normalmente, compramos mais do que desejamos, pois temos a falsa ilusão de que estamos adquirindo os produtos sem pagá-los. Quando chega a fatura mensal, o sonho vira pesadelo;
 
√  Não comente a sua vida financeira com os outros. Ela deve ser reservada a você e às pessoas íntimas – marido, mulher, pais e filhos;
 
Se você é um consumidor compulsivo, procure ajuda psicológica e cancele todos os seus cartões de crédito e cheque especial. Compre somente à vista e com dinheiro. Há um sábio ditado popular que afirma: “Quem não controla os seus gastos é controlado por eles.” Ter uma vida financeira organizada e sob controle é imprescindível a todos, inclusive aos familiares e colegas de trabalho.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Com a tag | Deixar um comentário

Como premiar os melhores funcionários e incentivar os demais

São poucos os empresários e gestores que adotam um programa de estímulos aos talentos e premiações para os melhores funcionários, sem esquecer dos demais colaboradores.

A maioria das pessoas, independentemente de classe social e escolaridade, deseja ser reconhecida pelo que faz. Entretanto, o que percebemos na realidade, são broncas e mais broncas e poucos elogios. Isso vem desde a nossa infância e segue pela quase totalidade da nossa existência.

Ao contrário do que muitos empresários e gestores podem imaginar, implantar um programa de premiação é relativamente barato e pode gerar ótimos resultados:

1) Premiação por ideias – incentive os funcionários a darem ideias e premie as que forem implementadas. Inicialmente, escolha um destes prêmios ou combine entre eles – vale compras de R$ 200,00, folga no dia que for melhor para o profissional, curso de qualificação, placa e medalhas, são alguns dos exemplos. Posteriormente, outras premiações, conforme os resultados alcançados;

2) Premiação por equipe, levando em consideração o atingimento das metas – vendas, melhorias no atendimento, redução de custos, conquista de novos clientes, entre outros objetivos;

3) Funcionário do mês – os próprios colegas escolhem as pessoas, através de critérios previamente definidos – pontualidade, atendimento, relacionamento interpessoal, elogios dos clientes e muito mais;

4) Profissional superação – prêmio destinado aos que não alcançaram as metas individuais ou tiveram um fraco desempenho, porém, estão se dedicando para melhorar as habilidades e competências.

Para os que acham que programas dessa natureza não funcionam, vale um lembrete: o prêmio é o que menos importa. O reconhecimento público é o grande troféu. Além disso, podemos mudar toda uma cultura de somente dar bronca e fazer cobranças, vigente na maioria das empresas. É claro que as cobranças podem ser oportunas. Entretanto, somente esta ação, torna-se um hábito perverso e que desestimula os profissionais.

Finalizando, recomendo o livro de Bob Nelson “1501 Maneiras de Premiar Seus Colaboradores” (foto) editora Sextante, com valores de R$19,90(internet) a R$ 29,90 (livrarias). É um dos melhores que já li e o mesmo poderá contribuir para incentivar a todos os profissionais.


Publicado em Dicas empresariais, Premiação de funcionários | Com a tag | Deixar um comentário

As ideias de Samuel Klein, o fundador da Casas Bahia

Em novembro de 2014 morreu Seu Samuel das Casas Bahia. Há muitos anos eu acompanho a trajetória profissional dos maiores empreendedores do comércio varejista e sempre admirei as ideias deste Homem, nascido na Polônia, naturalizado brasileiro, de hábitos simples e profundo conhecedor das necessidades e desejos dos clientes de baixa renda, quando ainda não se falava sobre a importância dos mesmos para a economia brasileira.

Em mais de seis d̩cadas, Samuel Klein ergueu um dos maiores empreendimentos do varejo brasileiro. Em 1951, chegou ao Brasil, na cidade de Ṣo Caetano do Sul, na Grande Ṣo Paulo. Com US$ 6 mil no bolso, comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um amigo Рum experiente comerciante Рele adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias. Eram roupas de cama, mesa e banho que empilhava na charrete e vendia pelas ruas de Ṣo Caetano.
Em 1957, já possuia capital suficiente para comprar sua primeira loja. Chamou o estabelecimento de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. Em cinco décadas, ele montaria o maior império varejista não alimentício do país.

Algumas das suas frases mais admiradas por empresários e estudiosos do varejo:

1) De um bom namoro sai um bom casamento. Da boa conversa, sai um bom negócio.

2) O segredo é comprar bem comprado e vender bem vendido.

3) Em nossa vida profissional, não podemos falhar. São justamente nossos erros que estragam nossos acertos.

4) Um mais um é igual a dois. Mas a soma de uma ideia mais uma ideia não são duas ideias, e sim milhares de ideias.

5) Que país abençoado esse Brasil. O povo também é pacato e acolhedor. O Brasil é um país que dá oportunidades para quem quer trabalhar e crescer na vida. Cresci junto com o Brasil. Não fiquei parado vendo o país crescer.

6) O credito é uma ciência humana, não exata. Não importa se o cliente é um faxineiro ou um pedreiro, se ele for bom pagador, a Casas Bahia dará credito para que ele resgate a cidadania e realize seus sonhos.

7) Acredito no ser humano. Caso contrário, não abriria as portas das minhas lojas todos os dias. O que ajuda a me manter vivo é a confiança que tenho no próximo.

- Ontem foi ontem, já passou. Hoje é hoje e é o que nos importa. Amanhã, o futuro, a Deus pertence.

9) Temos que amar o país em que vivemos. A palavra crise não existe no meu dicionário. Eu sempre comprei por 100 e vendi por 200.

10) Meu lema é confiar. Confiar no freguês, nos fornecedores, nos funcionários, nos amigos e, principalmente, em mim.

Fontes: Revista Época e o livro “Viver de Deixar Viver”, de Elias Awad (foto), que recomendo aos que tiverem interesse em conhecer as ideias deste grande empresário brasileiro.

Descanse em paz, Seu Samuel Klein!


Publicado em As ideias do fundador das Casas Bahia | Com a tag , , | Deixar um comentário

Carlos Prates lança a 2ª edição do livro O Educador do Século XXI

Nessa semana eu lancei pela editora Widbook, a segunda edição do meu livro “O Educador do Século XXI”.

Escrito de forma clara e objetiva, o livro se baseia em dezenas de cursos e palestras que ministrei em jornadas pedagógicas nos municípios baianos de Brumado, Barra da Estiva, Bom Jesus da Lapa, Caculé, Caetanos, Aracatu, Anagé, Gandu, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Serra Dourada, Tanhaçu, entre outros.

Ideal para professores e diretores, bem como estudantes de pedagogia, letras, filosofia e áreas afins. Leia gratuitamente os primeiros capítulos, acessando o link o-educador-do-seculo-xxi

O livro é comercializado exclusivamente no formato e-book (leitura em computador, telefones celulares e tablets). Para adquiri-lo, basta enviar e-mail para pratescarlos@uol.com.br valor promocional de R$ 14,90. Um grande investimento para o sucesso da sua carreira profissional.


Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

As inovações do Comandante Rolim Amaro

Hoje nós iremos falar sobre um empresário que revolucionou a aviação comercial brasileira, com ações focadas na melhoria do atendimento ao cliente. A sua genialidade serve de inspiração para todos nós. Confira!

Rolim Adolfo Amaro (foto) foi um dos mais criativos empresários brasileiros. Ele deixou sua marca na história da aviação brasileira e que pilotou com garra a arrancada da TAM no mercado nacional.

Criou a TAM Transportes Aéreos Regionais (1976), inicialmente operando com seis aviões Embraer EMB-11-C Bandeirante, atendendo o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Finalmente assumiu a totalidade das ações da empresa (1979) e entrou na década de sua consolidação com a chegada dos Fokker F-27 (1980). A TAM alcançou a marca de um milhão de passageiros transportados (1981) desde a sua fundação e de dois milhões de passageiros transportados (1984), conquistando o prêmio Top de Marketing por conta da qualidade do serviço que oferecia.

Criou o serviço Fale com o Presidente (1991) e atinge a marca de oito milhões de passageiros (1992) transportados desde a sua fundação, criando um novo estilo de voar, com traços de informalidade e preocupação em valorizar cada passageiro. Lançou o Cartão Fidelidade (1993).

Criou a Fundação Eductam, para dar bolsas de estudos aos carentes, apoiar obras humanitárias e participar de projetos culturais e esportivos e criou, também, o Museu Asas de Um Sonho, para preservar a memória e a história da aviação.

Foi eleito o homem de vendas do ano (1994) e inovou aceitando em sua tripulação a primeira comandante mulher. Lançou o serviço Ticketless (1995),o embarque eletrônico sem bilhete, e o Cartão de Crédito Fidelidade TAM. A revista Exame elegeu, pela primeira vez, a TAM a Melhor Empresa Aérea no setor Transportes, em Melhores e Maiores, e a revista Air Transport World a nomeou a melhor empresa aérea regional do mundo.

Mostrou toda sua habilidade para divulgar a imagem da TAM depois que seis acidentes envolvendo aeronaves da companhia ameaçaram abalar a prosperidade da empresa. O pior deles aconteceu logo depois de ser eleita a melhor empresa do setor, quando o vôo 402, um Folker 100, que fazia a ponte-aérea Rio-São Paulo sofreu uma pane e caiu logo depois de decolar do Aeroporto de Congonhas, matando 99 pessoas (31/10/1996). Depois do acidente “o comandante” passou a receber os passageiros de alguns vôos que saíam de Congonhas na escada dos aviões, numa tentativa de recuperar a imagem da companhia.

Depois disso, suas cartas e vídeos dirigidos aos passageiros tornaram-se uma constante nos vôos da TAM. Um ano depois, uma bomba explodiu durante um vôo, matando um passageiro. A partir daí, a TAM passou a adotar uma estratégia de marketing ainda mais agressiva e para continuar crescendo, ele tinha acabado de encomendar 100 aviões da Embraer. Adquirindo a Helisul (1996) expandiu atividades para o sul do país, e muda a denominação da Brasil Central muda para TAM-Transportes Aéreos Meridionais, que passa a ser a empresa aérea nacional do grupo, passando a operar sem restrições em todo o território brasileiro e faz vôos internacionais.

Infelizmente, após passar o fim de semana em sua fazenda em Ponta Porã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, morreu durante um passeio de helicóptero, quando o aparelho caiu e explodiu próximo ao vilarejo Fortuna Guazú, que fica no município de Pedro Juan Caballero, no Paraguai (2001), a 25 quilômetros da fronteira.

No carnaval de 2002 foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro, com o samba-enredo “Nas asas de um sonho”.


Publicado em Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | Com a tag | Deixar um comentário

Revolução na forma de aprender e de compartilhar informações

Neste post sobre aprendizagem através da internet, falaremos sobre a revolução provocada pelo Youtube. Ele foi criado em 2005 e de lá para cá as suas utilidades são inúmeras.

A experiência em sala de aula tem nos mostrado que o sistema de aprendizagem tende a ser maior quando utilizamos os cinco sentidos – audição, visão, tato, paladar e olfato. No caso do audiovisual, utilizamos os dois sentidos – audição e visão. Dessa forma, a aprendizagem torna-se mais agradável para inúmeras pessoas.

Outra relevante vantagem do Youtube é proporcionar a muitos profissionais o compartilhamento das suas ideias e informações, inclusive no armazenamento das mesmas. As emissoras de televisão já descobriram a importância de disponibilizarem alguns programas na Web.

Dito isso, relacionamos algumas sugestões para você aprimorar as suas habilidades e competências, assistindo a inúmeros vídeos por meio do YouTube:

a) Defina claramente o conteúdo do programa que deseja aprender e quais fontes de informações irá pesquisar. Exemplos: Atendimento, vendas, liderança, comunicação, entre outros temas. Quem são os melhores profissionais nessas atividades? Pesquise no Google, revistas e sites especializados;

b) Assista aos vídeos, fazendo anotações dos seus links, objetivando assisti-los novamente, quando julgar necessário. Tenha um caderno e uma caneta para fazer as observações mais importantes. O cérebro recebe inúmeras informações por dia e joga fora algumas, conduzindo as demais para a “memória de longo prazo”;

c) Dê preferência aos horários em que esteja mais relaxado e totalmente concentrado nas informações. Às vezes, um detalhe pode não ser percebido por você e ele é “o pulo do gato”, ou seja o essencial do essencial e que estimulará a sua criatividade;

d) Observe todos os profissionais, os seus comportamentos frente às câmeras, gestos, dicção, maneira de argumentar, figurino e tudo que julgar importante para que você possa aprimorar a sua comunicação interpessoal. Conforme mencionado neste Blog, ser eficaz na comunicação é fundamental para o sucesso profissional e pessoal.

Aproveite os seus momentos de lazer para fazer uma ampla pesquisa no Youtube sobre entrevistas, filmes e vídeos sobre os mais variados temas. Seguem alguns profissionais que têm contribuído para o meu aprendizado:

- Roberto Justus, Daniel Godri, Luiz Marins, Reinaldo Polito, Norberto Odebrecht, Jorge Gerdau, Roberto Shinyashiki, entre outros.

Pense nas 4 habilidades e competências essenciais a todos os profissionais:

1) Atender; 2) Vender; 3) Negociar; 4) Comunicar. Ao digitar os temas, aparecerão dezenas de vídeos para você escolher.

Vá em frente e sucesso!


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | Deixar um comentário