Rede de restaurante tem vagas para diversas fun√ß√Ķes

GAR√áOM – atuar no atendimento ao p√ļblico, tirar pedidos, fechamento de contas e demais atividades pertinentes ao cargo. Experi√™ncia na √°rea, disponibilidade de hor√°rio. Sexo masculino, sal√°rio m√≠nimo + comiss√£o, vale transporte, alimenta√ß√£o e fardamento.

COMMIN atuar no atendimento ao p√ļblico, tirar pedidos, fechamento de contas e demais atividades pertinentes ao cargo. Experi√™ncia na √°rea, disponibilidade de hor√°rio, sexo masculino, sal√°rio m√≠nimo + comiss√£o, vale transporte, alimenta√ß√£o e fardamento.

COZINHEIRO – atuar no preparo de alimentos, manusear ingredientes e demais atividades pertinentes ao cargo, necess√°rio experi√™ncia, ensino m√©dio, cursos na √°rea ser√° um diferencial, conhecimento em cozinha Baiana e Contempor√Ęnea, disponibilidade de hor√°rios. Sal√°rio R$ 800,00 + comiss√£o, vale transporte, alimenta√ß√£o e fardamento.

CHEFE DE FILA Рdetalhamento da função, supervisionar o empenho da equipe e os serviços de atendimento no restaurante. Verificar a montagem do restaurante para receber os clientes; Atender os clientes, recebendo-os e conduzindo-os até as mesas, para acomodá-los na ausência do maitre. Organizar junto com o maitre, planos de trabalhos e escala de revezamento do pessoal de restaurante, observando normas vigentes, para garantir a manutenção das equipes diárias de serviços. Entre outras atividades pertinentes ao cargo.Salário + comissão variável, vale transporte, alimentação e fardamento.

SUB-CHEFE Рpreparar a praça do dia; Executar a montagem dos pratos; Produzir alimentos para semana; Supervisionar os trabalhos dos subordinados, Fazer pedidos para almoxarifado; Monitorar as atividades de cozinha a fim de garantir que a reposição de alimentos no Buffet seja realizada; Substituir o chefe de cozinha nas ausências, folgas e férias; Organizar e verificar as qualidades dos produtos dentro da cozinha; Delegar tarefas para as equipes (manhã ou noite);Garantir a higiene do local de trabalho; Participar de programa de treinamento, quando convocado; Pode colaborar na manutenção da segurança em geral e na prevenção de acidentes. Salário R$ 800,00 + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento.

SERVIÇOS GERAIS Рatuar na limpeza geral do restaurante, manter os equipamento, necessário experiência na área, disponibilidade de horário, salário mínimo + comissão, vale transporte, alimentação e fardamento.

Encaminhar currículo para jamilerh.recrutamento@gmail.com informando no título, para qual cargo está se candidatando.


Publicado em Pereira - vagas de emprego, Pereira Restaurante | Deixar um coment√°rio

A emoção vende

Estamos chegando ao final do ano e com ele a época mais esperada pelas empresas, funcionários e clientes. O Natal e o Rèveillon formam o período de maior venda para vários segmentos comerciais.

Todos nós somos ou deveríamos ser vendedores. De forma consciente ou não, vendemos produtos, serviços e a nossa própria imagem. Para termos eficácia em vendas, devemos refletir sobre os motivos que levam os nossos clientes a comprarem.

H√° algum tempo eu li essa frase: ‚ÄúVivemos para obter prazer e evitar sofrimentos‚ÄĚ. Conscientemente ou n√£o, o cliente compra um televisor, geladeira, carro, camisa, sapato ou qualquer outro bem, motivado pela sensa√ß√£o de prazer e de merecimento.

Normalmente, as decis√Ķes de compras ocorrem primeiro na emo√ß√£o e depois as justificamos com argumentos racionais. ‚ÄúEu mere√ßo. Trabalhei muito esse ano…‚ÄĚ

H√° um outro fator que impulsiona a venda e est√° relacionado com o status pessoal e de crescimento social. √Č comum comprarmos um produto porque uma outra pessoa o comprou e desejamos imit√°-la ou mostrar para ela que tamb√©m possu√≠mos dinheiro para tal.

A propaganda feita no Brasil e no Mundo utiliza testemunhos de celebridades e especialistas para influenciar o consumidor na hora da compra. Um outro desejo que temos √© o de ‚Äúpertencer‚ÄĚ a um determinado grupo social.

A emo√ß√£o nos impulsiona para comprar, porque ela n√£o √© l√≥gica. Se assim fosse, n√£o ter√≠amos in√ļmeros produtos que usamos apenas uma ou duas vezes e depois os deixamos guardados ou fazemos doa√ß√Ķes.

Liquida√ß√£o e descontos s√£o as duas palavras que mais chamam a aten√ß√£o dos consumidores. √Äs vezes eles s√£o persuadidos a comprar um produto, pela agrad√°vel sensa√ß√£o de que ‚Äúganharam‚ÄĚ da empresa ou porque fizeram uma compra ‚Äúinteligente‚ÄĚ. Numa liquida√ß√£o √© comum o c√©rebro ficar ‚Äúcego‚ÄĚ e a emo√ß√£o agir com total liberdade.

Talvez esses e outros fatores justifiquem os motivos de tantas compras no Natal e Rèveillon. Além do hábito de dar e receber presentes nessa época do ano, temos no Rèveillon a renovação da esperança de que o ano seguinte será melhor.

Da pr√≥xima vez em que estiver vendendo ou comprando um produto, analise cuidadosamente o fator emo√ß√£o. Como sabiamente afirmaram Roberto e Erasmo Carlos ‚Äú…se chorei ou se sorri, o importante √© que emo√ß√Ķes eu vivi‚ÄĚ.


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | 1 coment√°rio

Trainee: o que é e como participar

Algumas empresas est√£o utilizando de programas de trainee, com a finalidade de preparar os seus jovens funcion√°rios para ocupar cargos t√©cnicos, de n√≠vel superior, bem como posi√ß√Ķes de analistas, supervis√£o e ger√™ncia.

Normalmente eles são recrutados nas Faculdades e os pré-requisitos são: estar cursando ou ser recém-formado em ensino superior, idade entre 20 e 30 anos, falar fluentemente outro idioma (inglês e/ou espanhol).

O programa pode durar até dois anos, a depender do cargo almejado e dos objetivos comuns. As oportunidades para os participantes são muitas, a exemplo de adquirir experiência profissional em várias atividades, ampliar a rede de contatos com colegas e clientes, aprofundar os conhecimentos estratégicos e administrativos, boa remuneração, entre outras vantagens.

Por outro lado, os cuidados são importantes. Avalie constantemente se deseja continuar na empresa, não se prepare apenas para a empresa que lhe contratou e fique de olho no mercado de trabalho como um todo. Seja dedicado e faça a diferença com a qualidade do seu trabalho. Não se acomode e evite gastar dinheiro com bens de consumo. Ele deve ser utilizado para você continuar investindo na sua carreira profissional.

As empresas tendem a avaliar os seus funcionários trainee bom base nos seguintes critérios, entre outros:

‚ąö Iniciativa, criatividade, motiva√ß√£o e desejo de crescimento profissional;

‚ąö Maturidade para tomar decis√Ķes com responsabilidade e sob press√£o, evitando atitudes impulsivas;

‚ąö Potencial para desenvolver a lideran√ßa, atrav√©s de relacionamentos interpessoais saud√°veis e de crescimento m√ļtuo. Habilidades de comunica√ß√£o, capacidade para negociar, atender e vender id√©ias, produtos e servi√ßos;

Fique atento √†s empresas que est√£o anunciando na m√≠dia, pois elas tendem a investir em jovens profissionais. Envie o seu curr√≠culo para empresas de alimenta√ß√£o, bebidas, bancos, com√©rcio varejista, ind√ļstria e de telefonia. Estas s√£o as que mais investem em programas de trainee.

Divulgue o seu curr√≠culo junto aos seus colegas de faculdade e solicite aux√≠lio da Institui√ß√£o de Ensino, visando obter orienta√ß√Ķes sobre vagas, bem como a prepara√ß√£o para entrevistas.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Com a tag | Deixar um coment√°rio

Comunicação verbal: conheça alguns exercícios práticos e eficazes

Vivemos no mundo da comunica√ß√£o global e instant√Ęnea. Ela pode fazer toda a diferen√ßa na vida pessoal e profissional. Viver √© relacionar com pessoas, comunicar, atender, vender e negociar. Seja qual for a sua profiss√£o, invista de forma cont√≠nua na sua maneira de comunicar, verbal, corporalmente, por escrito e nas v√°rias m√≠dias, notadamente a internet. Fa√ßa um curso de reda√ß√£o e gram√°tica para voc√™ aperfei√ßoar o nosso dif√≠cil e maravilhoso idioma.

Selecionamos alguns exerc√≠cios para voc√™ praticar em sua resid√™ncia e no trabalho, visando melhorar a sua comunica√ß√£o. Fa√ßa as adapta√ß√Ķes necess√°rias e v√° em frente:

1) Analise os principais cantores da ax√©-music e do pop, objetivando entender o quanto eles s√£o eficazes na comunica√ß√£o com o seu p√ļblico-alvo. Alguns possuem poucos recursos vocais, mas, s√£o excelentes animadores de plateia e aqui n√£o vai nenhum preconceito, apenas uma constata√ß√£o, sendo que eles fazem muito bem esta fun√ß√£o.

2) Na sua empresa, analise os produtos expostos para que os clientes possam v√™-los, toc√°-los e desej√°-los. Na d√ļvida, visite um supermercado e perceba a quantidade de produtos expostos, analisando as embalagens, localiza√ß√£o, luminosidade e outros aspectos que julgar relevantes. Isso se chama T√©cnicas de Merchandising.

3) Se voc√™ √© um vendedor ambulante, procure se destacar na maneira de vestir e comunicar. Crie empatia com os seus clientes e treine a vis√£o lateral, que √© a capacidade de estar atento ao levantar de dedo ou um psiu do cliente. Os gar√ßons profissionais sabem a import√Ęncia desta habilidade.

4) Em frente ao espelho, leia not√≠cias de jornal como se fosse um locutor de r√°dio ou televis√£o. Interprete algumas can√ß√Ķes, poemas e sonetos, dando-lhes sentimentos. Avise aos familiares que ‚Äún√£o ficou maluco‚ÄĚ e que √© apenas um exerc√≠cio para saborear as palavras;

5) Se tiver uma filmadora ou gravador, utilize para registrar o seu exercício e depois analise a sua voz, gestos, olhar e postura corporal;

6) Assista a bons filmes e observe os di√°logos, efeitos audiovisuais, movimenta√ß√£o dos atores, express√Ķes faciais, tom e ritmo da voz;

7) Analise os telejornais e perceba como os mesmos s√£o concisos e harmonizam os recursos audiovisuais, combinando com a voz, gestos e posturas dos apresentadores. Eles dizem muito em pouco tempo;

Grave comerciais de televis√£o e analise os argumentos utilizados para persuadir o consumidor;

9) Procure assistir algumas palestras, conferências, seminários e cursos para o aperfeiçoamento das técnicas de comunicação;

10) Cante em casa e/ou em um videok√™ e pague v√°rios ‚Äúmicos‚ÄĚ. Comunicador que se preza tem que conviver com eles, pois s√£o inevit√°veis. Dance, descubra o lado l√ļdico da vida. Assista a um bom filme infantil e d√™ gostosas gargalhadas. Libere a crian√ßa que h√° dentro do seu cora√ß√£o.

No ano passado eu lancei o livro “Como Falar em P√ļblico com Sucesso” (foto) e recomendo a todos os que desejam melhorar as habilidades e compet√™ncias para comunicar melhor. O mesmo √© comercializado exclusivamente pela internet. Aprenda F√°cil Editora www.afe.com.br (31) 3899-7000


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, livro como falar em p√ļblico | Com a tag , | 2 coment√°rios

Bill Gates e a sua criatividade

Segundo a Wikipédia, William Henry Gates, mais conhecido como Bill Gates, nasceu na cidade de Seattle (EUA), em 28 de outubro de 1955.
Seu pai, William H. Gates, era advogado de grandes empresas e sua m√£e, Mary Maxwell Gates, foi professora da universidade de Washington e diretora de bancos.

Bill frequentou as melhores escolas particulares de Seattle, at√© ser admitido na prestigiosa Universidade Harvard, onde mais tarde abandonou o curso de Matem√°tica e Direito, no 3¬į ano, para dedicar-se √† Microsoft.

Foi na Harvard que conheceu Paul Allen (foto) e juntos começaram a desenvolver um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos Рo Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, em 1975.

O primeiro produto comercial da empresa foi o Altair BASIC para o MITS Altair (Micro Instrumentation Tlemetry System), produzido no mesmo ano. Em 1980 a empresa deu um passo decisivo ao adquirir da Seattle Computer Products o sistema operativo 86-DOS.

Porém, o passo mais importante da Empresa foi dado com a criação do Windows. Ele revolucionou a maneira como nós interagimos com o computador.

No dia 27 de Junho de 2008, Bill Gates retirou-se definitivamente da Microsoft para se dedicar inteiramente aos seus projetos filantrópicos, através da Fundação Bill & Melinda Gates, a sua esposa.

O que podemos aprender com Bill Gates?

‚ąö Ele sempre foi apaixonado pelo que fazia. Trabalhava in√ļmeras horas, chegando a passar dois ou tr√™s dias sem dormir ou com apenas alguns cochilos, quando estava em processo de cria√ß√£o ou implementando novos projetos.

‚ąö Soube enxergar as oportunidades de um novo neg√≥cio e construiu parcerias importantes para alcan√ßar os seus objetivos.

‚ąö No in√≠cio da carreira, embora t√≠mido e muito jovem, era um h√°bil negociador e n√£o se deixava intimidar quando estava diante dos executivos das maiores empresas de inform√°tica.

‚ąö Implementou na Microsoft sistemas de gest√£o modernos e focados em resultados e na meritocracia. Foi uma das primeiras empresas a permitir que os seus funcion√°rios usassem roupas que lhes deixassem mais √† vontade para trabalhar. Eles podiam interromper algumas atividades para ‚Äúbrincarem‚ÄĚ enquanto pensavam nas solu√ß√Ķes dos problemas.

‚ąö Liderou pelo exemplo e n√£o somente pelo discurso. Era acess√≠vel e chegava junto com os colegas de equipe para resolver os problemas e criar oportunidades novas.

‚ąö Enfrentou momentos turbulentos, processos e soube fazer acordos para que as demais empresas pudessem tamb√©m ser bem-sucedidas.

‚ąö √Č um dos homens mais ricos do mundo e est√° dedicando, a partir de 2008, a atividades filantr√≥picas e que possam ajudar a melhorar a vida no planeta terra, a exemplo do combate √† AIDS, analfabetismo e √† fome.

Por tudo isso, Bill Gates serve de inspiração para todos nós, pois acreditou em seus sonhos, com garra, persistência, criatividade e visão de equipe.

Acessando www.youtube.com você encontrará alguns vídeos que documentam um pouco da sua história.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Com a tag | Deixar um coment√°rio

Salman Khan: o professor mais popular e criativo da Internet

Quando o genial Glauber Rocha (1939 ‚Äď 1981 ‚Äď foto), cineasta baiano, natural de Vit√≥ria da Conquista, afirmou que cinema se fazia ‚Äú com uma c√Ęmera na m√£o e uma id√©ia na cabe√ßa‚ÄĚ, nos idos de 1971, o jovem Salman Khan (foto), 34 anos, ainda n√£o era nascido. Entretanto, de alguma forma a criatividade de ambos vem influenciando milh√Ķes de pessoas ao redor do mundo.

O jovem professor virtual está revolucionando a maneira de transmitir os seus conhecimentos sobre variados temas, a exemplo de matemática, química, economia, física e biologia, através de postagens diárias de 10 vídeos, com duração de até vinte minutos, cada.

De forma clara, objetiva e com exemplos de f√°cil compreens√£o, ele vem compartilhando os seus conhecimentos com milh√Ķes de alunos de v√°rias partes do mundo e pasmem: tudo gratuito!

Assim como Glauber Rocha, Khan utiliza-se de muita criatividade para fazer os seus v√≠deos, onde a principal estrela raramente aparece, a n√£o ser atrav√©s da sua voz. Utiliza-se apenas de um espa√ßo f√≠sico modesto, uma c√Ęmera, um tablet interligado a outro computador e uma caneta eletr√īnica para escrever.

Recentemente, Bill Gates e outros grandes empres√°rios resolveram apoiar as id√©ias de Khan, injetando alguns milh√Ķes de d√≥lares para que o seu portal www.khanacademy.org seja assistido por milh√Ķes de alunos e admiradores.

No Brasil a Fundação Lemann (www.fundacaolemann.org.br) firmou convênio com Khan e os seus vídeos estão sendo dublados para o português e já podem ser assistidos, gratuitamente. Confira:
khanportugues

O que podemos aprender com Salman Khan?

- O talento é a diferença que faz a diferença. Somente teremos avanços de qualidade na educação com professores excelentes, criativos e ousados. Isso é válido para os demais segmentos da Sociedade.

- A sala de aula do futuro, que j√° est√° presente, ser√° real e principalmente, virtual. O professor ter√° que ser multim√≠dia, ou seja, saber transmitir os seus conhecimentos atrav√©s dos in√ļmeros meios de comunica√ß√£o j√° existentes e os que ser√£o criados.

- A iniciativa privada necessita dar mais apoio √†s escolas p√ļblicas e com elas fazerem parcerias para melhorar a qualidade do ensino.

- O conte√ļdo das aulas necessita estar associado ao seu uso no dia a dia dos alunos e n√£o direcionado, apenas, ao vestibular, como vem acontecendo h√° d√©cadas.

- Para os jovens, a escola tradicional j√° n√£o satisfaz e √© preciso uma mudan√ßa radical no conte√ļdo e na forma de trabalhar os conhecimentos.

Assim como Glauber Rocha, Khan vem incentivando milhares de pessoas a compartilhar os conhecimentos através da Internet, cada um em sua área de especialização. Esta é uma tendência maravilhosa e que veio para ficar!

Decorridos 41 anos da genial frase, ela continua mais do que nunca uma realidade, principalmente com a criação do You Tube. Nossos agradecimentos a ambos pelas idéias simples e arrojadas, cada um em seu tempo.

“Educa√ß√£o tamb√©m se faz com uma c√Ęmera na m√£o e uma ideia na cabe√ßa‚ÄĚ


Publicado em Curso, Dicas mercado de trabalho, Mercado, Oportunidade | 4 coment√°rios

Portugu√™s: a import√Ęncia de ler, escrever e falar corretamente

Vivemos a era da comunica√ß√£o e da troca de informa√ß√Ķes. Acreditamos que o mundo se divide em dois grandes momentos: antes da Internet e depois dela.

Ler, escrever e falar bem são fundamentais para que possamos desenvolver novas habilidades e competências profissionais.

Se no passado recente a leitura ficava restrita a algumas poucas pessoas, agora, principalmente com o advento da Internet, dos livros virtuais e gratuitos, podemos ter acesso e desenvolver o h√°bito da leitura. Basta querer!

H√° 15 anos estamos desenvolvendo o Projeto “Fazendo e Aprendendo ‚Äď voc√™ constr√≥i o conhecimento”, com o prop√≥sito de auxiliar na qualifica√ß√£o profissional, notadamente das pessoas desempregadas. Um dos maiores obst√°culos tem sido a falta de base escolar de alguns alunos e ao n√£o desenvolvimento da leitura. H√° alunos que leem e n√£o compreendem o que leram e outros que n√£o conseguem ler.

Os professores Adil Lyra, Marta Mendon√ßa e Paulo Jorge escrevem o excelente blog “ABC da L√≠ngua Portuguesa”, no portal www.ibahia.com. portugues Recomendamos que voc√™ leia, atentamente, os artigos destes ilustres educadores, pois s√£o claros, objetivos e de grande utilidade.

Seja qual for a sua idade e escolaridade, desenvolva ou aprimore o h√°bito da leitura. Inicie pelos livros, artigos, poesias, revistas, jornais, Internet, dando prefer√™ncia aos assuntos do seu interesse. Com o tempo voc√™ fortalecer√° esse h√°bito. Como consequ√™ncia, certamente ir√° ler as obras liter√°rias consagradas, filosofia, sociologia… Quase todas as hist√≥rias de hoje j√° foram contadas e vividas por outras pessoas, no passado recente ou distante.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Com a tag | 7 coment√°rios

Livro A Bíblia da Inovação

Acabei de ler este livro (foto), de autoria de Fernando Trías de Bes e Philip Kotler, editado por Lua de Papel. Os autores são renomados professores e escritores, com vários livros e artigos publicados sobre marketing e comunicação, entre outros assuntos empresariais.

H√° muitos anos eu venho estudando os temas inova√ß√£o, criatividade e cultura organizacional. Este livro √© um dos melhores que j√° li, pois disp√Ķe de uma linguagem clara e objetiva, enfocando as etapas necess√°rias para a implanta√ß√£o de medidas para estimular a inova√ß√£o no mundo corporativo.

A criatividade e a inovação, embora sejam temas importantes, ainda são tratados com descrédito por uma grande parcela de gestores e demais funcionários, uma vez que envolve riscos, além de dar trabalho e custar caro (ou não) obter ideias que realmente valem a pena serem colocadas em prática. Outra aspecto prejudicial à implantação de uma cultura inovadora, é o medo que muitos profissionais têm de falhar, serem punidos e ridicularizados pelos colegas.

O mundo est√° se modificando a uma velocidade cada vez maior. As empresas e os seus funcion√°rios necessitam adaptar-se aos novos tempos, fortemente influenciados pela internet e acirrada competitividade.

Assim, recomendo a todos os interessados no assunto, pois creio que ser√° um investimento para a vida pessoal e profissional.

O livro está com valor promocional de R$ 29,90 nas lojas da Saraiva e também nos principais sites de compras da internet.


Publicado em Dicas de livros e filmes, Sem categoria | Com a tag | Deixar um coment√°rio

Como vender para as classes sociais C e D?

Um dos maiores desafios que as empresas de varejo e as ind√ļstrias est√£o encontrando √© entender os h√°bitos de consumo e como satisfazer as necessidades e desejos das Classes Sociais ‚ÄúC, D‚ÄĚ.

Durante muito tempo, v√°rias empresas e ind√ļstrias desenvolviam produtos e servi√ßos visando alcan√ßar o v√©rtice da pir√Ęmide social. De alguns anos para c√°, com o aumento do poder aquisitivo das classes C, D, E, as empresas de vanguarda est√£o descobrindo que precisam conquistar estes segmentos.

Os consumidores desejam comprar celulares, computadores e televisores de √ļltima gera√ß√£o, autom√≥veis e financiar a casa pr√≥pria.

Ao contr√°rio do que alguns profissionais do varejo pensam, esses clientes s√£o muito exigentes e informados. Eles enxergam o produto ou servi√ßo como um ‚Äútrof√©u a ser conquistado.‚ÄĚ Se para as classes A, B, terem televis√Ķes de plasma e computadores √© algo normal, para eles √© uma conquista. Um sonho a ser concretizado.

Um outro aspecto relevante √© como conceder cr√©dito para clientes que n√£o t√™m como comprovar renda? As empresas de cart√Ķes de cr√©dito e do varejo est√£o desenvolvendo a√ß√Ķes nesse sentido.

Elaboramos para uma grande rede de varejo de Salvador, o Manual de Atendimento, Vendas, Comunica√ß√£o e Negocia√ß√£o. Em fun√ß√£o da excelente receptividade, tomamos a iniciativa de enviar o Manual para alguns Shopping de Salvador e CDL ‚Äď C√Ęmara de Dirigentes Lojistas da Bahia e de outros estados. Sugerimos que voc√™ o leia e fa√ßa as adapta√ß√Ķes necess√°rias ao seu atual ou futuro trabalho:
MANUAL DE ATENDIMENTO, VENDAS, NEGOCIAÇÃO E COMUNICAÇÃO РJUNHO 2014

Se você atua ou pretende trabalhar no comércio varejista e de serviços, se especialize nas habilidades de atendimento, vendas, negociação e comunicação, direcionadas a todas as classes sociais e, principalmente, nesses novos emergentes do consumo.


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Com a tag , , | Deixar um coment√°rio

Steve Jobs: como fazer apresenta√ß√Ķes em p√ļblico

Todos n√≥s sabemos o quanto √© importante saber falar em p√ļblico. Hoje, iremos abordar algumas t√©cnicas de apresenta√ß√Ķes, tomando como exemplo um dos homens mais habilidosos em apresentar os seus produtos e servi√ßos: Steve Jobs. Em primeiro lugar, vamos conhecer um pouco da sua hist√≥ria de vida.

Segundo a Wikipedia ‚Äď a enciclop√©dia livre ‚Äď Steve jobs nasceu em San Francisco, nos Estados Unidos. √Č filho adotivo de Paul e Clara Hagopian Jobs. Ao lado de seu parceiro tecnol√≥gico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lan√ßamento do Apple I e logo depois o Apple II.

Uma de suas inova√ß√Ķes foi ramificar a Apple para al√©m de seu mercado restrito da inform√°tica, passando a atuar na √°rea de eletr√īnica, telecomunica√ß√Ķes (iPhone) e m√ļsicas digitais (AAC e MP3), com a introdu√ß√£o em 2001 do tocador port√°til de m√ļsica iPod, integrado com sua loja de venda legal de m√ļsica pela internet atrav√©s do iTunes, um software dedicado para reprodu√ß√£o de √°udio, v√≠deo, CDs e de r√°dios online. O iPod conquistou o p√ļblico por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.

Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simult√Ęneos); em 2008 lan√ßou a vers√£o de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lan√ßou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais r√°pido que os modelos anteriores.

Agora que conhecemos um pouco sobre ele, sugerimos que você assista ao vídeo que segue, onde ele fez o lançamento mundial do iPad.

Em ess√™ncia, o iPad √© um ‚ÄúiPhone gigante‚ÄĚ, mas n√£o tem fun√ß√Ķes de celular, embora possa ser usado para chamadas por meio da internet (com uso de programas VoIP). O aparelho navega na internet por meio de conex√Ķes sem fio (Wi-Fi e 3G). Ele tamb√©m traz conex√£o Bluetooth para se comunicar com perif√©ricos, como teclados e webcams sem fio. Agora, analise os seguintes aspectos:

- Linguagem verbal ‚Äď volume, ritmo e tom de voz de Jobs.
- Linguagem corporal ‚Äď gestos, posturas, movimenta√ß√£o no palco, roupa que usa e intera√ß√£o com a plat√©ia.
- Argumenta√ß√£o de venda ‚Äď constru√ß√£o dos argumentos para ‚Äúvender o seu peixe‚ÄĚ e os diferenciais que ele destaca, sempre levando em considera√ß√£o os interesses dos seus potenciais clientes.
- Capacidade de s√≠ntese, clareza e objetividade. Ele treinou e treinou a apresenta√ß√£o, v√°rias vezes e escolheu a melhor forma e conte√ļdo.
- Aspectos técnicos da apresentação, fotos, áudio e vídeo em sintonia com a comunicação verbal.
- Ilumina√ß√£o, ac√ļstica do local escolhido, √Ęngulos que as c√Ęmeras devem mostrar, objetivando influenciar o p√ļblico presente e, principalmente, as pessoas que estar√£o lhe assistindo a dist√Ęncia.

√Č fundamental que voc√™ assista v√°rias vezes e observe todos os detalhes, pensando como se fosse ele e ao mesmo tempo, colocando-se no lugar de um poss√≠vel comprador do iPad.

Agora que voc√™ j√° fez esses exerc√≠cios, pegue uma folha de papel e escreva como ir√° fazer as suas futuras apresenta√ß√Ķes na faculdade, no trabalho e nos encontros sociais.

Parece f√°cil, mas n√£o o √©. Somente o treino ser√° capaz de torn√°-lo t√£o bom ou quem sabe, melhor do que Steve Jobs em suas apresenta√ß√Ķes.

Caso você queira desenvolver ou aprimorar as suas habilidades de comunicação e de marketing pessoal, recomendo o curso da Profª. Vera Serra. (71) 3491-1562 / 8716-9856 (TIM) cursos@veraserra.com.br www.veraserra.com.br Salvador (BA).


Publicado em Dicas mercado de trabalho | Deixar um coment√°rio