Secretaria de Promoção Social reinicia inscrições para vestibular social em Salvador

Beneficiários do Programa Bolsa Família e dependentes interessados em realizar curso superior a partir do primeiro semestre de 2014, já podem fazer suas inscrições nos diversos cursos oferecidos pelas faculdades D. Pedro II, FTC e Faculdade da Cidade do Salvador e participar, de imediato, do Vestibular Social. As três instituições têm parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), que administra o Programa Bolsa Família em Salvador. O vestibular social para esse público específico consta de uma redação e todos os aprovados terão o curso financiado em até 100% pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador.

As inscrições devem ser realizadas nas 21 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhadas por toda a cidade e na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), que funciona no Comércio, onde também são realizadas as provas do vestibular social.

De acordo com o secretário Mauricio Trindade, da Semps, em razão da grande procura por vagas para os cursos iniciados neste semestre, proporcionando oportunidade para que 2056 pessoas carentes entrassem na Faculdade, as parcerias com as faculdades D. Pedro II, FTC e Faculdade da Cidade do Salvador, terão sequência. “ A garantia de que poderão financiar seus cursos em até 100% pelo Fies permite que milhares de pessoas tenham acesso à Universidade, obtenham um diploma, entrem no mercado de trabalho e deixem de ficar dependentes do Bolsa Família. Estimo que pelo menos oito mil vagas sejam preenchidas em 2014”.

As datas de inscrição e realização do Vestibular Social no segundo semestre de 2013 estão assim definidas:

FACULDADE D. PEDRO II
12 de setembro
3 e 30 de outubro
14 e 28 de novembro

FTC E FACULDADE DA CIDADE
5 e 23 de setembro
11 e 23 de outubro
6 e 20 de novembro

Esta entrada foi publicada em Dicas mercado de trabalho, Vagas em faculdades de Salvador. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a Secretaria de Promoção Social reinicia inscrições para vestibular social em Salvador

  1. GOSTARIA DE SABER SE O CURSO E TOTALMENTE FINANCIADO PELO FIES E QUANDO ME FORMAR EU NÃO PAGAREI NADA?

    • Carlos Prates disse:

      Tanucha,

      O curso será pago.
      “O vestibular social para esse público específico consta de uma redação e todos os aprovados terão o curso financiado em até 100% pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador.”

  2. fabio santiago cruz disse:

    boa tarde eu quero sabe sim essa faculdade e grátis, ou tem que pagar quando termina

    • Carlos Prates disse:

      Fábio,
      O curso será pago.
      “O vestibular social para esse público específico consta de uma redação e todos os aprovados terão o curso financiado em até 100% pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador.”

  3. fabio santiago cruz disse:

    boa tarde quero saber sim e tudo grátis mesmo ou quando termina tem que pagar

    • Carlos Prates disse:

      Fábio,

      O curso será pago.
      “O vestibular social para esse público específico consta de uma redação e todos os aprovados terão o curso financiado em até 100% pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador.”

  4. raimunda nelita rios cordeiro disse:

    Esse vestibular só vale para quem mora em salvador ou pode fazer a inscrição na ftc de feira de santana obrigada pela atenção.

    • Carlos Prates disse:

      Raimunda,

      O curso é para quem reside em Salvador e possuir os outros pre-requisitos mencionados no artigo.
      Além disso, o curso é pago e em até 100% pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador.

  5. Alberto disse:

    So quem tem bolsa familia é que pode participar?
    Só que tem bolsa familia e pobre!!! Me poupe!!

  6. Linda disse:

    É impressionante… O Bolsa Família deveria ser, mas não é sinônimo de pobreza!! Milhares de famílias verdadeiramente carentes, principalmente por esses sertões secos á fora necessitam deste auxílio, mas, na área urbana, nos confrontamos com grandes ironias, famílias com bolsa família e dois carros na garagem, pagam faculdade… Outros saem ás farras com o dinheiro do bolsa família… Ainda há as profissionais da barriga que só querem é engravidar de meia dúzia de meninos para aumentar o benefício! E, o pior é que NÃO QUEREM NADA COM A VIDA, MUITO MENOS ESTUDAR! Salvo as exceções. Enfim, muitas pessoas que PRECISAM E QUEREM ESTUDAR MAS, QUE NÃO TEM BOLSA FAMÍLIA PARA CONSEGUIR UM AUXÍLIO DO GOVERNO! Este desabafo é de uma chefe de família de 50 anos, sem bolsa família, com dois adolescentes e sem pensão porque o pai também está sob os meus cuidados de saúde. Meu sonho: Fazer um curso superior em Pedagogia, Serviço Social ou Direito. Se Deus permitir… Boa sorte a todos e lutem! Pois, sem luta não há Vitória!

  7. cristiane disse:

    Quero saber de vocês o que aconteceu com o projeto da UNIESP desde junho me escrevir no cras, fiz o vestibular na VASCO DA GAMA passei e me informaram que não tinha mas vaga nem pra mim e nem para muita gente, então fui transferida para FACULDADE SÃO SALVADOR, fiz novamente o vestibular passei e na primeira conversa dos transferido da VASCO seria uma faculdade social ou seja totalmente gratuita, mas agora já soube que que a SÃO SALVADOR não é o mesmo programa e sim um fies pago por nos no final do curso, lá não é esse programa do bolsa família, quero saber o seguinte se preciso novamente me dirigir ao cras para me escrever novamente, o que eu faço?.

  8. Elvira Lucia Barreiro Pereira disse:

    Isso é uma falta de respeitos com outras pessoas que sao pobres nao tem bolsa familia e tem o sonho de estudar porem o GOVERNO não dar oportunidade para todos ,sabendo queoBolsa Familia tem muita falcatrua por tras disso tudo,muitos dizendo ser pobre porem não são.Me poupe! Aproveitei para desabafar.

  9. Jéssica Silva disse:

    Esse programa só atende os beneficiários do bolsa família ou outras pessoas com baixa renda podem participar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*