As lições de Steve Jobs sobre atendimento e vendas de excelência

Vender sempre foi e será uma das mais importantes habilidades profissionais que devemos ter. É uma das mais antigas e difíceis profissões.

Os grandes vendedores são, antes de tudo, profundos conhecedores dos seus produtos e serviços, bem como dos desejos e necessidades dos seus clientes.

Steve Jobs foi um grande líder, que tinha verdadeira paixão pelo que fazia. Segundo as suas próprias palavras, a sua empresa, Apple, existe “para tornar melhor a vida dos seus clientes.”

Creio que Steve Jobs se tornou um grande vendedor por amar o que fazia e também por ser um comunicador eficaz. Revendo algumas das suas maravilhosas apresentações, pude constatar frases criativas, simples e direta:

iPod: 1.000 músicas no seu bolso.

MacBook Air: O notebook mais fino do mundo.

iPhone: A Apple reinventa o telefone celular.

iPad: Um aparelho mágico e revolucionário.

Além da excepcional capacidade de vender a sua imagem como executivo, ele sabia como poucos entender os desejos e necessidades dos consumidores. Nesta frase “as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela”, fica evidente que o futuro estava para ser inventado e reinventado a cada dia. Nem sempre o cliente sabe exatamente o que deseja. A Apple ajudou a construir o futuro como nós o conhecemos.

No que se refere ao atendimento de excelência, Steve Jobs e a sua Equipe criaram a Apple Store (foto), que tem em suas normas e padrões, o respeito e a atenção aos clientes. Não basta ter produtos de qualidade. É preciso ter um atendimento de classe superior. Hoje são mais de 30.000 profissionais atuando em suas dezenas de lojas pelo Mundo, onde fazem valer o legado de Steve Jobs.

Para finalizar, seguem algumas frases desse grande visionário, homem de negócios como poucos e exímio comunicador:

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”.

“Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim… Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim.”

“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.”

Esta entrada foi publicada em atendimento e vendas, Dicas de mercado de trabalho. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*