De Olho no céu: despertando para a astronomia

V Mostra de Astronomia do terceiro ano funfamental

Reunião de super-heróis para decidir o destino do mundo: a hesperança do planeta são as crianças. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Nesta terça feira (25), vivi um momento muito feliz em companhia de três turminhas do terceiro ano fundamental, durante a V Mostra de Astronomia da Escola Despertar, em Feira de Santana.

A atividade foi a culminância do Projeto De Olho no Céu, que utiliza a astronomia como instrumento lúdico e interdisciplinar, capaz de associar conceitos elementares de diferentes áreas do conhecimento de uma maneira envolvente, consistente e divertida. Nosso primeiro encontro foi em 25 de agosto, quando demos início aos nossos estudos de astronomia, no Planetário do Parque do Saber, com a presença dos pais.

Para a V Mostra de Astronomia as turminhas do terceiro ano contaram com um público muito especial e interessado: as turminhas do segundo ano, que irão estudar o assunto ano que vem, e que demonstraram muito interesse e alegria em participar.

A turma se dividiu em equipes, que ficaram responsáveis por diferentes assuntos e demonstrações. Blog O Guardador de Estrelas.Além de construir o conhecimento, é preciso apresentá-lo para um público bastante interessado. Blog O Guardador de Estrelas.É ensinando que aprendemos. Blog O Guardador de Estrelas.O futuro do planeta depende das crianças de hoje. Blog O Guardador de Estrelas.A sala de aula virou um planetário. Blog O Guardador de Estrelas.Todos puderam participar e dar sua contribuição. Blog O Guardador de Estrelas.

Enfrentando e vencendo o desafio de falar em público. Blog O Guardador de Estrelas.Vencendo a timidez, indo à frente, perguntando, explicando, participando. Assim foi a V Mostra de Astronomia do 3º ano. Blog O Guardador de Estrelas.Só entra no céu quem for como criança. Blog O Guardador de Estrelas.V Mostra de Astronomia Despertar. 25 de novembro de 2014.Blog O Guardador de Estrelas.

Cada turma realizou uma apresentação no planetário que montamos em sala de aula, e quem foi à frente para falar ao microfone acabou sendo aplaudido com entusiasmo pelos colegas. No final da manhã diversos pais e mães começaram a chegar e alguns ainda puderam participar da última sessão no planetário da turma. Mas o interesse pelo assunto demonstrado pelos pais que foram chegando era tanto, que acabamos fazendo uma sessão extra só para eles, com muito prazer. Afinal, quando os pais participam, a atividade pedagógica alcança todo seu potencial.

Agora chegou o tempo de aproveitar as férias de final da primavera e início de verão, mas eu tenho certeza de que a turminha continuará de olho no céu, porque eles aprenderam que observar a natureza e tentar compreendê-la é uma grande diversão.

Agradeço a toda equipe de profissionais da escola, educadoras comprometidas com a qualidade do ensino, com quem é um prazer poder trabalhar. Nosso especial agradecimento aos pais, que fortalecem o projeto com seu apoio e acompanhamento. Desejo que desfrutem ótimos momentos de contemplação do céu com seus filhos. Às crianças, com quem muito aprendi mais uma vez, agradeço especialmente pelo carinho, pela atenção e pela alegria demonstrados ao longo de nossos encontros. Estudar e compreender a natureza é uma grande e divertida aventura.

Um forte abraço a todos, e vamos continuar de olho no céu!

Leia também:

http://www.ibahia.com/a/blogs/estrelas/2014/08/31/despertar-para-a-astronomia-5%C2%AA-edicao-do-projeto-de-olho-no-ceu/

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Estrelando: o Sol! 27 de novembro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 27 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 27 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Ele deu ao homem a fala, e a fala criou o pensamento. Que é a medida do Universo.

Percy Bysshe Shelley (1792 – 1822)


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Hoje: Lua e Marte no céu da sua cidade

Lua e Marte se apresentam no início da noite de hoje, num céu ao seu alcance

Lua em Marte na constelação do Sagitário às 19 horas (Bahia) de 26 de novembro. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Marte no quadrante oeste (O) do céu às 19 horas (Bahia) de 26 de novembro. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá!

Se o bom tempo permitir, experimente observar a Lua ao início da noite de hoje, 26 de novembro, no quadrante oeste do céu. Ao sul da Lua, numa diagonal descendente você poderá observar um astro encarnado (avermelhado), que se destaca das estrelas ao seu redor por sua magnitude aparente expressiva (1.18) e por não cintilar como as estrelas. É o planeta Marte!

Convide alguém para observar o céu com você. Mostre a Lua para uma criança.

Boas observações, e aquele abraço a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 2 comentários

Estrelando: o Sol! 26 de novembro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 26 de novembro de 2014. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 26 de novembro de 2014. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 26 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 26 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

A educação enxerta um homem novo no corpo antigo e transforma o que havia de viciado e perverso em sua natureza em virtude e valor social.

Thomas Jeferson (1743 – 1826)



Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Estrelando: o Sol! 23 de novembro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 23 de novembro de 2014.  HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 23 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

A desobediência civil não é um estado de ilegalidade e licenciosidade, mas pressupõe um espírito de respeito à lei combinado com o autodomínio.

Mohandas Karanchand Gandhi (1869 – 1948)

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 7 comentários

Estrelando: o Sol! 22 de novembro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 22 de novembro de 2014. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 22 de novembro de 2014. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 22 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 22 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Em 18 de novembro o SDO registrou um grande laço coronal levantando-se da superfície solar, se rompendo e formando um extenso filamento suspenso. Notoriamente instáveis estes filamentos de plasma se mantém acima da superfície por forças magnéticas poderosas, podendo passar dias ou semanas nessa condição.

O SDO – Solar Dynamics Observatory registra a atividade solar 24 horas por dia, e captura imagens do Sol em diferentes comprimentos de onda, que possibilitam destacar camadas e temperaturas distintas da estrutura de nossa estrela mãe.  Crédito: SDO / NASA (adaptado para O Guardador de Estrelas pelo autor do Blog).

Filamentos solares. SDO. Blog O Guardador de Estrelas.

Filamentos solares. Imagem obtida em 18 de novembro pelo SDO. Blog O Guardador de Estrelas.

Assista ao vídeo: Filament_twist_sm.mp4

E acompanhe diariamente o deslocamento das manchas solares aqui no blog.

Aquele abraço!


 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Efemérides astronômicas: 21 à 31 de novembro 2014

Último terço de novembro

Sol nascente em 11 de novembro com a ilustração mitológica das constelações. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol nascente em 11 de novembro e o desenho mitológico das constelações. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Chegamos ao último terço de novembro, e o Sol, na constelação da Balança, a cada dia nasce mais ao sul do cardeal leste. Assim seguirá, até alcançar o trópico de Capricórnio, em 21 de dezembro. Por isso os dias estão mais longos do que as noites, ao sul do equador.

Mercúrio está na constelação da Balança, em conjunção com a Lua no dia 21 e com Saturno dias 25 e 26. Dia 28 alcança a constelação do Escorpião e estará em conjunção com o Sol em 08 de dezembro.

Vênus, em Escorpião, segue invisível a olho nu, dada a proximidade angular com o Sol. Dia 23 Vênus entra na constelação do Ofiúco, onde se mantém até o dia 08 de dezembro.

Marte segue em Sagitário, visível a olho nu no quadrante oeste do céu nas primeiras horas da noite. Nos dias 25 e 26 a Lua, crescente, passará próxima à Marte.

Júpiter em Leão, no início das madrugadas de novembro. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter em Leão, no início das madrugadas de novembro. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter está nascendo pouco antes de meia noite, próximo da estrela Alfa do Leão, sendo facilmente identificável por sua magnitude expressiva (-1.84) e seu tom amarelado, se diferindo das estrelas por não cintilar.

Saturno segue na Balança, angularmente próximo ao Sol e, portanto, invisível a olho nu. Dia 22 entra em conjunção com a Lua e nos dias 25 e 26 estará em conjunção com Mercúrio.

Posição do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Saturno no zodíaco em 22 de novembro. Júpiter em Leão, no início das madrugadas de novembro. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Posição do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Saturno no zodíaco em 22 de novembro. stellarium.org. O Guardador de Estrelas.

Na fase nova, a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol. O lado iluminado da Lua está voltado para o Sol, enquanto o lado voltado para a Terra está na umbra. Portanto, na fase nova, a Lua está em conjunção com o Sol, e por isso não é visível.

Dia 21 a Lua nasce em delgado minguante na hora da alva, em conjunção com Mercúrio, na Balança.

Dia 22 Lua nova, na Balança.

Dia 23 primeiro delgado crescente da Lua depois do novilúnio, em Ofiúco.

Dia 24 Lua facilmente visível no quadrante oeste do céu como um delgado crescente, em Sagitário.

Dia 25 Lua em Sagitário.

Dia 26 Lua passa próxima de Marte, em Sagitário, e alcança o Capricórnio.

Dia 28 Lua no Aguador (Aquarius).

Dia 29 Lua em quarto crescente no Aguador.

Dia 30 e 31 Lua em Peixes.

Aproveite bem os dias e boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 4 comentários

Estrelando: o Sol! 21 de novembro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 21 de novembro de 2014. AIA 211 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 21 de novembro de 2014. AIA 211 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 21 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 21 de novembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

“Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no Rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens”.

João Guimarães Rosa


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Se o Velho Chico falasse… Assista no Aprovado deste sábado

Dom Luís Cappio fala ao Aprovado sobre a luta em prol do São Francisco

Bispo Dom Luis Cappio fala de sua luta em prol do São Francisco. Foto: Mira Silva/divulgação. Blog O Guardador de Estrelas.

Programa traz uma série de matérias especiais gravadas em Barra

Texto Reprodução

Duas greves de fome, nos anos de 2005 e 2007, marcam a trajetória de luta do bispo Dom Luís Cappio contra a transposição do Rio São Francisco. Há poucos meses, a nascente principal do rio secou pela primeira vez na história e o religioso ratificou a importância de sua preocupação com o Velho Chico. Neste sábado, 22, o Aprovado viaja até Barra, município no oeste baiano onde reside o bispo, para contar um pouquinho desta história.

Esses meus dois gestos tiveram o mérito de mostrar ao Brasil e ao mundo a gravidade deste problema, a gravidade da morte crescente do Rio São Francisco‘, conta Dom Luís ao repórter convidado Fernando Munaretto.

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/o-bispo-de-barra-dom-luis-cappio-fala-sobre-o-rio-sao-francisco/3781441/

O programa mostra a história e a cultura de Barra e de seus habitantes, como a arte sincrética do artista plástico e babalorixá Gerard, que une a fé católica e as matrizes africanas através do barro.

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/conheca-o-trabalho-do-artista-plastico-de-barra-gerard/3781432

Artista plástico e babalorixá Gerard mostra obras (Foto: Div./Fernando Munaretto). Blog O Guardador de Estrelas.

Por entre as barracas armadas dentro e fora do Mercado Municipal de Barra, o ator Dedê Maurício elenca os produtos e iguarias que são comercializados na feira, como doce de buriti e até remédios naturais para curar gripe.

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/faca-um-passeio-pela-feira-de-barra/3781454/

E as curiosidades do lugar não se resumem apenas aos ingredientes: no povoado de Icatu, existem as ‘dunas geleia’, que levam esse nome por mudarem de lugar devido à ação do vento e à ausência de vegetação.

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/conheca-as-dunas-de-icatu/3781448/

Barra é um município dos mais interessantes. Conheça sua história:

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/conheca-a-historia-de-barra/3781426/

É sábado, no Aprovado, às 8 horas da manhã.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , | 1 comentário

Estrelas baianas – Mário Gusmão

Mário Gusmão: 20 de janeiro de 1928 – 20 de novembro de 1996

Seria exatamente com o apoio de Clyde Morgan, em meados da década de 70 (1975 ou 1976, diz Clyde), que Mário Gusmão retornaria aos palcos. A ruptura, determinada pela prisão, e o encontro com Clyde Morgan, o fariam descobrir a sua condição racial, com a respectiva busca de suas raízes. Mário sofreu um processo de alternação, consoante Peter Berger, transformando radicalmente a sua realidade subjetiva. Clyde foi um dos guias que o conduziram ao encontro dessa nova realidade: “Comecei a fazer um trabalho voltado para a cultura negra, afro. O trabalho com Clyde me fez encontrar a África. Naquele momento eu descobri que era um ator negro”.

“O Santo guerreiro contra o dragão da maldade” de Jeferson Baceúrr

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag | Deixar um comentário