Efem√©rides astron√īmicas: de 01 a 10 de agosto de 2015

V√™nus e J√ļpiter d√£o show com Merc√ļrio antes de encerrar temporada

Ilustra√ß√£o do Sol nascente (Bahia) em 01 de agosto 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustra√ß√£o do Sol nascente (Bahia) em 01 de agosto 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes.

Ol√°, pessoal!

O Sol est√° na constela√ß√£o de C√Ęncer, ou seja, do ponto de vista de um observador na Terra, o Sol est√° passando em frente √†s estrelas de C√Ęncer, ofuscando-as. √Ä medida que a Terra executa seu movimento de transla√ß√£o, o Sol parecer√° se deslocar para a constela√ß√£o seguinte. A partir do pr√≥ximo dia 11 o Sol passa √† constela√ß√£o do Le√£o.

Merc√ļrio come√ßou o m√™s entrando na constela√ß√£o do Le√£o. Ao afastar-se angularmente do Sol, o pequeno planeta come√ßa a ser vis√≠vel durante o crep√ļsculo vespertino. De 06 para 07 Merc√ļrio entra em conjun√ß√£o com J√ļpiter, ambos pr√≥ximos √† estrela R√©gulus e ao planeta V√™nus. Ser√° um lindo espet√°culo, mas o evento acontecer√° bem pr√≥ximo ao horizonte oeste e requer uma boa condi√ß√£o de observa√ß√£o. Em Salvador, duas √≥timas sugest√Ķes para observar s√£o a cobertura do Cine Glauber Rocha e o Forte Santo Antonio da Barra. No Forte, al√©m de assistir a um inesquec√≠vel p√īr do Sol na Ba√≠a de Todos os Santos e a conjun√ß√£o dos planetas, o visitante ainda pode¬†conhecer o Museu N√°utico e o Farol da Barra.

Acompanhe Merc√ļrio, J√ļpiter e V√™nus nos pr√≥ximos dias…

V√™nus, J√ļpiter, Merc√ļrio e R√©gulus no quadrante oeste do c√©u durante o crep√ļsculo vespertino de 06 de agosto. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

04 de agosto

V√™nus, J√ļpiter, Merc√ļrio e R√©gulus no quadrante oeste do c√©u durante o crep√ļsculo vespertino de 05 de agosto. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

05 de agosto

V√™nus, J√ļpiter, Merc√ļrio e R√©gulus no quadrante oeste do c√©u durante o crep√ļsculo vespertino de 06 de agosto. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

06 de agosto

V√™nus, J√ļpiter, Merc√ļrio e R√©gulus no quadrante oeste do c√©u durante o crep√ļsculo vespertino de 07 de agosto. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

07 de agosto

V√™nus, J√ļpiter, Merc√ļrio e R√©gulus no quadrante oeste do c√©u durante o crep√ļsculo vespertino de 08 de agosto. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

08 de agosto.

V√™nus est√° em Le√£o, encerrando uma temporada de meses com grande sucesso de p√ļblico, onde protagonizou bel√≠ssimos encontros no poente. Estes s√£o os √ļltimos dias para quem quiser apreciar o planeta mais feminino e formoso do nosso sistema solar. Acompanhe V√™nus, Merc√ļrio e J√ļpiter nos pr√≥ximos dias. A partir do dia 10 V√™nus se tornar√° difusa nos tons encarnados do arrebol.

Marte começa a ser visível na hora da alva, na constelação dos Gêmeos. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Marte começa a ser visível na hora da alva, na constelação dos Gêmeos.

Marte está em Gêmeos, ascendendo sobre o horizonte como um astro encarnado, na hora da alva. Ao longo de agosto Marte passará a ser mais evidente sobre o horizonte leste, antes do dia nascer.

J√ļpiter segue em Le√£o, vis√≠vel no quadrante oeste pr√≥ximo √† estrela R√©gulus e ao planeta V√™nus, no hor√°rio crepuscular. Nos pr√≥ximos dias poderemos acompanhar Merc√ļrio aproximar-se angularmente de J√ļpiter e formar com ele uma linda conjun√ß√£o planet√°ria. N√£o deixe de participar!

Saturno em Libra, próximo ao zênite no início da noite. Início de agosto de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno em Libra, próximo ao zênite no início da noite. Início de agosto de 2015.

Saturno segue em Libra, destacando-se das estrelas por sua tonalidade amarelada, sua magnitude expressiva e seu brilho constante, sem cintilar. Pode ser observado próximo ao zênite no início da noite.

Aspecto da Lua ao nascer em 01 de agosto de 2015, pouco antes das 19h (Bahia). Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua ao nascer em 01 de agosto de 2015, pouco antes das 19h (Bahia).

A Lua nos próximos dias:

Dias 01 e 02 Lua em Aqu√°rio.

Dias 03, 04 e 05 Lua em Peixes.

Dias 06 e 07 Lua em √Āries, em quadra minguante. Conjun√ß√£o Merc√ļrio e J√ļpiter.

Dias 08 e 09 Lua em Touro.

Dia 09 Lua passa próxima à Aldebaran.

Dia 10 Lua entra em Gêmeos.

Boas observa√ß√Ķes a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 1 coment√°rio

Numa noite de Lua azul…

Segundo a lenda, alguns acontecimentos são tão raros que só acontecem em noites de Lua Azul

Nascer da Lua nos gerais do Capa Bode - Chapada Diamantina. Foto: Edinho do Guiné. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, pessoal!

O mês de julho vai chegando ao fim em grande estilo, como começou, com uma bela noite de Lua cheia. A primeira aconteceu no início do mês, e a segunda é hoje, dia 31.

Acontecer duas fases cheias da Lua em um mesmo m√™s n√£o √© t√£o comum no Calend√°rio Gregoriano, que √© do tipo solar, e se tornou corrente na cultura astron√īmica ocidental se referir √† segunda fase cheia da Lua no mesmo m√™s como “Lua Azul”, express√£o popular em alguns pa√≠ses para se referir a um acontecimento raro. Vale lembrar que se trata apenas de uma for√ßa de express√£o, e que a Lua n√£o se torna realmente azul por isso. A cor aparente da Lua est√° relacionada com o espalhamento da luz na atmosfera. Repare que quando ela est√° pr√≥xima do horizonte, onde a densidade atmosf√©rica √© maior, sua cor tende a ser encarnada, ou amarelada, e na medida que a Lua ganha altura e se afasta do horizonte, empalidece e se torna alva.

Hoje ela nasce pouco antes das 18 horas (Bahia) entre as estrelas do Capricórnio e do Aguador.

Ilustra√ß√£o da Lua cheia no c√©u de oriente na noite de 31 de julho 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Segundo a lenda, hoje é um dia propício para se realizarem os sonhos improváveis. Aproveite para uivar bem forte, e tenha uma feliz noite de Lua Azul.

Aquele abraço!


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 5 coment√°rios

Lua em Capricórnio

Acompanhe a Lua neste final de julho

Lua em Capricórnio às 18h de 30 de julho de 2015. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, pessoal!

Hoje a Lua nasce por volta de 17 horas (Bahia) com 99% do seu disco iluminado, próxima às estrelas Algiedi e Dabih, do Capricórnio. Quem tiver oportunidade, vale a pena apreciar.

Boas observa√ß√Ķes!

 

 

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | Deixar um coment√°rio

Astrobiologia em perspectiva

Am√Ęncio Fria√ßa fala sobre Astrobiologia para o Aprovado

Programa Aprovado 25 de julho de 2015. Blog O Guardador de Estrelas,Ol√°, pessoal!

J√° est√° dispon√≠vel no G1 a entrevista que tive o prazer de fazer com o astrof√≠sico Am√Ęncio Fria√ßa, sobre astrobiologia, e que foi ao ar nesta manh√£ de s√°bado, 25 de julho.

http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/videos/

Am√Ęncio Fria√ßa possui gradua√ß√£o em Bacharelado em F√≠sica pela Universidade de S√£o Paulo – USP (1976), mestrado em Astronomia – USP (1979) e doutorado em Astronomia – USP (1989), livre doc√™ncia em Astronomia – USP (2000). Atualmente √© professor associado da Universidade de S√£o Paulo com dedica√ß√£o exclusiva √† doc√™ncia e pesquisa.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 6 coment√°rios

Assista no Aprovado deste s√°bado – 25 de julho

Texto e fotos: divulgação.

Fernando Muranetto entrevista o astrof√≠sico Am√Ęncio Fria√ßa: mist√©rios do universo (Foto divulga√ß√£o). Blog O Guardador de Estrelas.

Fernando Munaretto entrevista o astrof√≠sico Am√Ęncio Fria√ßa: mist√©rios do universo.

Que mist√©rios escondem o universo? Existe vida em outros planetas? Para tentar desvendar esses e outros enigmas, a astrobiologia tem estudado o cosmos ao longo de d√©cadas. No Aprovado deste s√°bado, 25, o astr√īnomo Fernando Munaretto bate um papo com o astrof√≠sico e cosm√≥logo Am√Ęncio Fria√ßa, que faz um alerta: ‚ÄúO planeta terra √© uma esp√©cie de jardim da gal√°xia. Nenhum lugar parecido foi descoberto ainda, por isso precisamos cuidar bastante do nosso planeta‚ÄĚ.

Em São Desidério, plantas são usadas para remédios naturais e artesanato (Foto: Divulgação). Blog O Guardador de Estrelas.

Em São Desidério, plantas são usadas para remédios naturais e artesanato.

No Conexão Bahia, um hábito comum para quem vive no campo pode ser uma boa oportunidade de gerar emprego e renda para famílias do cerrado baiano. Na comunidade de Ponte de Mateus, localizada no município de São Desidério, plantas como a Sucupira, Piquiri, Buriti e Jatobá são matéria-prima para a produção de remédios naturais e artesanato. A ideia é utilizar a natureza de forma sustentável para fomentar a economia do lugar.

O médico Joaquim Lopes fala sobre fertilidade e técnicas de reprodução (Foto: Divulgação). Blog O Guardador de Estrelas.

O médico Joaquim Lopes fala sobre fertilidade e técnicas de reprodução.

O quadro Em Off traz o m√©dico Joaquim Lopes para falar sobre fertilidade e t√©cnicas de reprodu√ß√£o. ‚ÄúAos 35 anos h√°, naturalmente, um decl√≠nio na fertilidade da mulher‚ÄĚ, explica Joaquim, ao afirmar que mulheres que priorizam a independ√™ncia profissional, mas n√£o descartam a possibilidade de ser m√£e, podem optar pelo congelamento de √≥vulos at√© os 37 anos.

Jóias crioulas contam a história da escravidão no Museu Carlos Costa Pinto

Jóias crioulas contam a história da escravidão no Museu Carlos Costa Pinto

Ainda no programa deste s√°bado, a hist√≥ria dos balangand√£s e sua import√Ęncia na constru√ß√£o do sentido de ‚Äúbaianidade‚ÄĚ do nosso povo. Pablo Vasconcelos foi at√© o museu Carlos Costa Pinto para conhecer o maior acervo de joias crioulas do mundo, na qual os balangand√£s s√£o pe√ßas de luxo e destaque.

Em Santo Ant√īnio de Jesus, as feiras livres s√£o palco de v√°rias hist√≥rias (Foto: Divulga√ß√£o). Blog O Guardador de Estrelas.

Em Santo Ant√īnio de Jesus, as feiras livres s√£o palco de v√°rias hist√≥rias.

E a s√©rie Rec√īncavo On The Road mostra a tradi√ß√£o das casas de farinha e as hist√≥rias e curiosidades que s√£o marca registrada das feiras livres, desde a sua origem. Para conhecer esses costumes, nossa equipe seguiu viagem at√© a cidade de Santo Ant√īnio de Jesus, conhecida como capital do rec√īncavo, e contou com a ajuda do historiador Hamilton Rodrigues para percorrer os espa√ßos da feira de Santo Ant√īnio e provar sabores e cheiros que deixam o espa√ßo ainda mais singular.

√Č s√°bado, √†s 8h da manh√£.

https://www.facebook.com/programaprovado?ref=hl

http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , | 4 coment√°rios

Efem√©rides astron√īmicas: de 21 a 31 de julho de 2015

Dia 31 tem Lua azul! Acompanhe nosso sat√©lite natural nos pr√≥ximos dias…

Ilustra√ß√£o do Sol ascendendo sobre o horizonte em 21 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. A linha da ecl√≠ptica marca o caminho aparente do Sol ao longo do ano, e o equador celeste √© a proje√ß√£o do equador terrestre na esfera celeste. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustra√ß√£o do Sol ascendendo sobre o horizonte em 21 de julho de 2015 (Bahia) e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. A linha da ecl√≠ptica marca o caminho aparente do Sol pelas constela√ß√Ķes ao longo do ano, e o equador celeste √© a proje√ß√£o do equador terrestre na esfera celeste.

Ol√°, amigos!

O Sol entrou na constela√ß√£o do C√Ęncer (Caranguejo) neste dia 21.

Merc√ļrio est√° em G√™meos, dia 22 passa √† constela√ß√£o do C√Ęncer e dia 23 entra em conjun√ß√£o superior com o Sol.

Ilustra√ß√£o com a posi√ß√£o do Sol, de Merc√ļrio e de Marte no amanhecer de 21 de julho e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustra√ß√£o com a posi√ß√£o do Sol, em C√Ęncer, e de Merc√ļrio e Marte em G√™meos, √†s 6h de 21 de julho (Bahia), e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes.

V√™nus continua dando espet√°culo para os amantes do c√©u, surgindo no quadrante oeste √† hora do crep√ļsculo vespertino, formando uma bela configura√ß√£o celeste com J√ļpiter e R√©gulus (Alfa Leonis). Estas s√£o as √ļltimas semanas para apreciar o planeta, antes que V√™nus se torne invis√≠vel pela proximidade angular com o Sol.

V√™nus, Regulus e J√ļpiter ao crep√ļsculo vespertino em 21 de julho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

V√™nus, Regulus e J√ļpiter ao crep√ļsculo vespertino em 21 de julho de 2015.

Marte está na constelação de Gêmeos. A partir do final de julho e início de agosto o planeta começa a ser visível na hora da alva, no quadrante leste do céu.

J√ļpiter est√° em Le√£o, pr√≥ximo ao planeta V√™nus e √† estrela R√©gulus, vis√≠vel no quadrante oeste do c√©u no in√≠cio da noite.

Saturno segue em Libra, destacando-se próximo ao zênite no início da noite.

Aspecto da Lua na constela√ß√£o da Virgem, pr√≥xima da estrela Spica, √†s 19h de 23 de julho. V√™nus, Regulus e J√ļpiter ao crep√ļsculo vespertino em 21 de julho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na constelação da Virgem, próxima da estrela Spica, às 19h de 23 de julho de 2015.

Lua chegou ao √ļltimo ter√ßo de julho em seu aspecto delgado crescente.

Dias 21 e 22 Lua em Virgem.

Dia 23 Lua próxima da estrela Spica (Alfa Virginis).

Dia 24 Lua forma √Ęngulo quadrado com Sol e Terra no in√≠cio da madrugada, em Virgem. Quadra crescente.

Dia 25 Lua em Libra, visível desde o início da noite próxima a Saturno.

Dia 26 Lua em Escorpi√£o.

Dia 27 Lua passa a 3 graus da estrela Sabik, na constela√ß√£o do Ofi√ļco.

Dias 28 e 29 Lua em Sagit√°rio.

Dia 30 Lua nasce com 99% do seu disco iluminado, próxima às estrelas Al Giedi e Dabih, em Capricórnio.

Dia 31 Lua cheia, em Aqu√°rio. Ser√° a segunda Lua cheia neste m√™s de julho, fato que n√£o √© muito comum, pois a Lua s√≥ apresenta o mesmo aspecto a cada 29,5 dias, aproximadamente, e por isso √© relativamente raro coincidir de haver dois plenil√ļnios no mesmo m√™s. Isso acontece cerca de 7 vezes a cada 19 anos, a √ļltima vez em que aconteceu foi em 2012. √Č a chamada “Lua Azul”, express√£o corrente em alguns pa√≠ses para indicar um acontecimento raro. Ouviremos muito esta express√£o nos pr√≥ximos dias, mas √© importante dizer que, a Lua, no entanto, n√£o se torna azul, de fato.

A todos, boas observa√ß√Ķes!



Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 6 coment√°rios

Efem√©rides astron√īmicas: de 11 a 20 de julho de 2015

Acompanhe o c√©u do segundo ter√ßo de julho…

Ilustracao do Sol nascente em 11 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustra√ß√£o do Sol nascente em 11 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes.

Sol est√° na constela√ß√£o de G√™meos, at√© o dia 20. No dia 21 nossa estrela passa √† constela√ß√£o de C√Ęncer.

Merc√ļrio tamb√©m est√° em G√™meos, invis√≠vel, dada sua proximidade angular com o Sol. Dia 16 entra em conjun√ß√£o com Marte e dia 23 passa √† constela√ß√£o de C√Ęncer.

Ilustra√ß√£o com a posi√ß√£o do Sol, de Merc√ļrio e de Marte na constela√ß√£o de G√™meos, na manh√£ de 11 de julho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustra√ß√£o com a posi√ß√£o do Sol, de Merc√ļrio e de Marte na constela√ß√£o de G√™meos em 11 de julho.

Aspecto da Lua, V√™nus, J√ļpiter e R√©gulus ao in√≠cio da noite de 18 de julho de 2015, no quadrante oeste do c√©u. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua, V√™nus, J√ļpiter e R√©gulus ao in√≠cio da noite de 18 de julho de 2015, no quadrante oeste do c√©u.

V√™nus segue¬†em Le√£o, vis√≠vel no in√≠cio da noite no quadrante oeste do c√©u, pr√≥xima √† estrela R√©gulus e ao planeta J√ļpiter. Dia 18 a Lua, em seu aspecto delgado crescente passa pr√≥xima √† V√™nus, formando uma bela configura√ß√£o celeste.

Marte segue em G√™meos, ofuscado pelo Sol. Dia 16 entra em conjun√ß√£o com Merc√ļrio.

J√ļpiter continua em Le√£o, vis√≠vel no in√≠cio da noite no quadrante oeste do c√©u. Dia 18 a Lua poder√° ser observada pr√≥xima ao planeta.

Saturno está em Libra, visível no oriente a partir do início da noite.

Lua chegou ao segundo terço de julho em fase minguante.

Dia 11 Lua passa de √Āries a Touro.

Dias 12 e 13 Lua em Touro.

Dia 14 Lua passa por √ďrion.

Dia 15 Lua em Gêmeos. Lua nova.

Dia 16 Lua passa √† constela√ß√£o de C√Ęncer.

Ilustra√ß√£o com a posi√ß√£o do Sol, da Lua, Merc√ļrio e Marte √†s 7h (Bahia) de 16 de julho, e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustra√ß√£o com a posi√ß√£o do Sol, da Lua, Merc√ļrio e Marte √†s 7h (Bahia) de 16 de julho, e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes.

Dia 17 Lua em C√Ęncer.

Dia 18 Lua pode ser observada pr√≥xima de J√ļpiter e de V√™nus, em Le√£o, ao crep√ļsculo vespertino, no quadrante oeste do c√©u da sua cidade. N√£o deixe de observar.

Dias 19 e 20 Lua em Leão, visível em seu aspecto delgado crescente no início da noite, no quadrante oeste do céu.

Boas observa√ß√Ķes!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 2 coment√°rios

Uma sonda em Plut√£o

Doodle do Google homenageia conquista astron√°utica

Doodle do Google 14 de julho de 2015. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Hoje √© um dia hist√≥rico para a astronomia e a astron√°utica. Depois de quase uma d√©cada de travessia, a sonda New Horizons alcan√ßou sua maior aproxima√ß√£o do planeta Plut√£o: meros doze mil e quinhentos quil√īmetros.

Com telesc√≥pios cada vez melhores e t√©cnicas mais apuradas, no alvorecer do terceiro mil√™nio descobrimos diversos novos corpos com caracter√≠sticas e tamanho muito parecidos aos de Plut√£o, situados para al√©m de sua √≥rbita, e muito provavelmente continuaremos descobrindo. Estes corpos, assim como Plut√£o, se diferem em v√°rios aspectos dos grandes aster√≥ides, pois possuem massa suficiente para serem esf√©ricos e se tornarem o corpo predominante em sua √≥rbita, sem limp√°-la completamente, podendo mesmo ter uma fam√≠lia de luas. Ao mesmo tempo, possuem claras diferen√ßas primordiais em rela√ß√£o aos planetas cl√°ssicos (assim chamados por serem conhecidos desde a antiguidade). Estas caracter√≠sticas intr√≠nsecas remontam √† origem e forma√ß√£o do sistema solar, e a descoberta destes novos mundos como Plut√£o deram ensejo √† cria√ß√£o de uma nova classe de planetas, os chamados planetas-an√Ķes.

Plutão é o mais famoso, porque foi descoberto em 1930, quando o conceito de galáxia, por exemplo, era a grande novidade da astronomia. Mas as diferenças entre Plutão e os planetas até então conhecidos, em especial no que se refere a seu tamanho, a sua constituição, e à excentricidade de sua órbita eram notórias, e diversos estudiosos sugeriam, desde aquela época, uma classificação diferenciada para Plutão.

A miss√£o √© da NASA, e foi sugestivamente batizada como New Horizons, ou, Novos Horizontes, em ingl√™s; uma clara refer√™ncia ao objetivo de investigar os limites conhecidos do nosso sistema solar. Na verdade, calcula-se que o Sol mantenha corpos orbitando em torno de si num raio maior que um ano luz, mas como estes corpos s√£o relativamente pequenos, e n√£o emitem luz, n√£o podemos observa-los, como fazemos com estrelas e pulsares muito mais distantes. Na medida que avan√ßarmos nas navega√ß√Ķes pelo sistema solar, descobriremos muitos planet√≥ides, pequenos mundos gelados girando numa noite eternamente estrelada, com o Sol se destacando ao longe, ao modo de uma estrela branca-amarelada muito mais luminosa que as outras. Pequenos mundos como Ceres, Sedna, Make Make, √Čris. H√° quem imagine que em alguns destes pequenos mundos gelados podem existir sementinhas da vida, capazes de evoluir para algo como pequenos pr√≠ncipes que cultivam flores.

A sonda foi projetada para estudar Plut√£o e outros objetos da regi√£o conhecida como cintur√£o de Kuiper, mas cumpriu diferentes e importantes objetivos t√©cnicos e cient√≠ficos durante sua travessia, como por exemplo, ter colhido dados ao passar pr√≥xima de Saturno e de Neptuno, e agora de Plut√£o e sua vizinhan√ßa, onde continuar√° a coletar e enviar dados importantes. Estas informa√Ķes s√£o transmitidas pela sonda de volta √† Terra na velocidade da luz (trezentos mil quil√īmetros por segundo), e levam quatro horas pra chegar. Os novos dados e informa√ß√Ķes ser√£o analisados pelos cientistas envolvidos no projeto, e por diferentes equipes multi-disciplinares de astr√īnomos estudiosos das √°reas de geologia, f√≠sica, qu√≠mica, matem√°tica, e durante os pr√≥ximos anos devem expandir largamente nosso conhecimento sobre astronomia planet√°ria.

Para os romanos, Plut√£o era o soberano no mundo dos mortos. Nascido de Saturno (Cronos para os gregos) com Cibele (R√©ia), era irm√£o de J√ļpiter (Zeus). At√© pouco tempo sabia-se apenas da exist√™ncia de uma de suas luas, entre as cinco conhecidas atualmente, batizada como Caronte, que na mitologia era o barqueiro na travessia do rio que separa o mundo dos mortos do mundo dos vivos. E para quem ainda acha que os cientistas n√£o d√£o valor √† poesia, pode se surpreender ao saber que a New Horizons levou consigo na travessia at√© Plut√£o uma pequena urna, contendo parte das cinzas mortais do homem que o descobriu em 1930, o astr√īnomo estadunidense Clyde Tombaught (1906 ‚Äď 1997).

Clyde, que gostava muito de anedotas, provavelmente pensaria tratar-se de uma brincadeira se alguém lhe dissesse que um dia, depois de morrer, suas cinzas seriam levadas a Plutão.

Neste dia 14 de julho o doodle do Google prestou homenagem ao sucesso da New Horizons, e certamente o distante planeta-anão estará em alta nos círculos especializados em astronomia durante os próximos anos. Que bom! Mais uma grande façanha da astronomia e da astronáutica em beneficio do conhecimento humano.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 5 coment√°rios

Efem√©rides astron√īmicas: de 01 a 10 de julho de 2015

Julho começou com Lua em fase cheia e conjunção planetária

lustra√ß√£o do Sol nascente em 01 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

lustra√ß√£o do Sol nascente em 01 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes.

Sejamos bem vindos a julho de 2015!

O Sol está na constelação de Gêmeos, o que quer dizer que, da perspectiva de um observador situado na Terra, as estrelas da constelação de Gêmeos estão por de trás do Sol, ofuscadas por ele.

Sem o efeito de espalhamento atmosférico da luz, que nos impede de ver as estrelas quando o Sol está acima do horizonte, veríamos o Sol e as estrelas com um aspecto parecido com o da ilustração abaixo:

Esta imagem corresponde à mesma situação da imagem anterior, agora sem o efeito de espalhamento atmosférico, e sem a superfície terrestre, de forma a nos permitir visualizar as estrelas que estão por detrás do Sol e as que estão sob o horizonte. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Esta imagem corresponde √† mesma situa√ß√£o e hor√°rio da imagem anterior, agora sem o efeito de espalhamento atmosf√©rico e sem a superf√≠cie terrestre, de modo a nos permitir visualizar as estrelas que est√£o por detr√°s do Sol e as que n√£o apareciam por estarem sob o horizonte. A linha da Ecliptica marca o caminho aparente do Sol pelas constela√ß√Ķes. O aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes foi mantido como refer√™ncia.

Merc√ļrio pode ser observado nos pr√≥ximos dias ascendendo sobre o horizonte de madrugada, pr√≥ximo √† hora da alva, no quadrante leste do c√©u.

V√™nus come√ßou o m√™s formando uma maravilhosa conjun√ß√£o com J√ļpiter, na constela√ß√£o do Le√£o, ao crep√ļsculo vespertino. Nos pr√≥ximos dias assistiremos ambos os planetas se afastarem e formarem uma bela configura√ß√£o celeste com a estrela Alfa do Le√£o, R√©gulus.

V√™nus (astro mais evidente) e J√ļpiter, fotografados no sul da Bahia por Gaby Lavezzari em 21 de junho. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua em delgado crescente, V√™nus e J√ļpiter. Fotografia tirada por Gaby Lavezzari em 19 de junho no sul da Bahia.

V√™nus (embaixo), J√ļpiter e Lua no crep√ļsculo de 21 de junho de 2015. Foto tirada em S√£o Paulo por Roberto Val√©rio e enviada para O Guardador de Etrelas.

V√™nus (embaixo), J√ļpiter e Lua no crep√ļsculo de 21 de junho de 2015. Foto tirada em S√£o Paulo por Roberto Val√©rio e enviada para O Guardador de Estrelas.

V√™nus e J√ļpiter fotografados em Manaus por Monsieur Salazarius em 30 de junho de 2015, com destaque para a bela c√ļpula do Teatro Amazonas. Blog O Guardador de Estrelas.

V√™nus e J√ļpiter fotografados em Manaus por Monsieur Salazarius em 30 de junho de 2015, com destaque para a bela c√ļpula do Teatro Amazonas. Fonte: Revista Galileo on-line.

Marte segue invisível, dada sua proximidade angular com o Sol, na constelação de Gêmeos.

J√ļpiter est√° na constela√ß√£o do Le√£o, vis√≠vel pr√≥ximo a V√™nus e R√©gulus no quadrante oeste do c√©u ao in√≠cio da noite.

Saturno segue em Libra, visível no oriente alto ao escurecer.

Aspecto da Lua por volta de 18h15 (Bahia) de 02 de julho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua por volta de 18h15 (Bahia) de 02 de julho de 2015.

Lua começou o mês em sua fase cheia, na constelação de Sagitário.

Dias 01 e 02 Lua cheia, em Sagitário.

Dias 03 e 04 Lua em Capricórnio.

Dias 05 e 06 Lua em Aqu√°rio.

Dias 07, 08 e 09 Lua em Peixes. Lua em quadratura de 08 para 09.

Dia 10 Lua em √Āries.

Boas observa√ß√Ķes!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 8 coment√°rios

Astronomia na Chapada Diamantina

Alunos do Colégio Damas, de Recife, assistem palestra de Astronomia na Chapada Diamantina

Ol√°, amigos!

Neste final de junho tive o prazer de me reunir com alunos e educadores do Colégio Damas, de Recife, na Chapada Diamantina, para juntos pensarmos nosso lindo planeta e o universo físico onde existimos como seres capazes de sonhar e realizar. E, para mim, foi um momento especial.

O tempo estava fechado, e a palestra aconteceu em uma √°rea coberta do hotel onde o grupo estava hospedado, de f√°cil observa√ß√£o do c√©u caso o tempo abrisse, e, com auxilio de uma rica apresenta√ß√£o de slides, especialmente preparada para a ocasi√£o, desenvolvemos o tema Astronomia no III Mil√™nio, inter-relacionando diferentes disciplinas como geografia, biologia, qu√≠mica e f√≠sica, contextualizando aspectos hist√≥ricos e contempor√Ęneos da astronomia e as conquistas mais relevantes do conhecimento cientifico em nosso tempo. Trata-se de uma atividade transversal ao curr√≠culo escolar, onde a ci√™ncia √© apresentada n√£o como um “fim”, mas como um “meio”, um poderoso instrumento para a compreens√£o do mundo f√≠sico onde n√≥s e nossos sonhos existimos. Do mesmo modo que a ignor√Ęncia aprisiona e atormenta, o conhecimento liberta e tem a virtude de elevar o esp√≠rito humano.

“Dedica√ß√£o √† juventude √© nossa maior alegria”

Madre Agathe Verhelle

Meu agradecimento aos jovens alunos e suas famílias, aos seus sábios professores, à coordenação e à direção do Colégio Damas, às Religiosas da Instrução Cristã, em especial à irmã Luzia, que acompanhou o grupo durante o passeio; à competente e dedicada equipe da Asa Branca Projetos Pedagógicos, e à equipe do Hotel Alpina, de Mucugê.

Forte abraço a todos, e até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | 2 coment√°rios