Efem√©rides astron√īmicas: de 01 √† 10 de setembro de 2014

Posição do Sol na constelação do Leão ao nascer do dia 01 de setembro de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Posição do Sol na constelação do Leão ao nascer do dia 01 de setembro de 2014. A linha da Eclíptica representa o caminho aparente que o Sol percorre no céu, e a linha do equador celeste representa a projeção do equador terrestre na esfera celeste. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Chegamos ao início de setembro e não tarda o equinócio vindouro, de primavera, que acontecerá no dia 22 deste mês, quando o Sol alcança o ponto de interseção entre as linhas da eclíptica, que representa seu caminho no céu ao longo do ano, com o equador celeste, que é a projeção do equador terrestre na esfera celeste. O equinócio marca o momento da translação da Terra em que a noite tem a mesma duração que o dia. A data marca uma mudança de estação.

Agosto terminou deixando-nos a imagem de uma belíssima conjunção Lua Saturno, e as chuvas de meteoros que pudemos ver ao longo do mês nos deram a chance de fazermos muitos pedidos. Setembro será o mês de realizá-los!

O primeiro dia de setembro encontrou o Sol na constela√ß√£o do Le√£o, embora para a astrologia, quem nasce hoje seja do signo de Virgem. A discrep√Ęncia ocorre em fun√ß√£o dessas constela√ß√Ķes terem sido criadas h√° milhares de anos atr√°s e, gra√ßas ao movimento de precess√£o dos equin√≥cios, ao longo dos mil√™nios o Sol, observado da Terra, se desloca sensivelmente em rela√ß√£o √†s estrelas que est√£o em seu caminho aparente, de forma que, passados alguns mil√™nios, o Sol j√° n√£o ocupa na mesma data do ano a posi√ß√£o que ocupava em rela√ß√£o √†s constela√ß√Ķes, desde que o zod√≠aco foi criado. A mesma coisa ocorre com os nomes dos tr√≥picos de C√Ęncer e de Capric√≥rnio, que receberam dos antigos gregos o nome das respectivas constela√ß√Ķes em que o Sol estava quando atingia seu maior afastamento ao norte e ao sul do equador. Atualmente, em 21 de junho, quando o Sol atinge o tr√≥pico de C√Ęncer ele se encontra entre as constela√ß√Ķes do Touro e dos G√™meos, e em 21 de dezembro, quando o Sol alcan√ßa o chamado tr√≥pico de Capric√≥rnio, se encontra na constela√ß√£o do Sagit√°rio.

Merc√ļrio est√° vis√≠vel sobre o horizonte oeste durante o crep√ļsculo vespertino. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Merc√ļrio est√° vis√≠vel sobre o horizonte oeste durante o crep√ļsculo vespertino. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Merc√ļrio est√° na constela√ß√£o da Virgem, pr√≥ximo √† estrela Zavijava, podendo ser observado sobre o horizonte oeste durante os crep√ļsculos vespertinos.

Hermes para os gregos, o pequeno planeta se parece muito com uma estrela avermelhada, e identific√°-lo nem sempre √© f√°cil. Por√©m, basta observar sobre o horizonte oeste ao final do crep√ļsculo vespertino e voc√™ poder√° ver o planeta como a magnitude mais destacada acima do horizonte no in√≠cio das pr√≥ximas noites.

No dia 05 Merc√ļrio passa dois graus pr√≥ximo da estrela Zaniah e no dia 10 a menos de quatro graus de Porrima. Procure observ√°-lo no in√≠cio da noite como o astro mais evidente logo acima do horizonte oeste.

Posição de Vênus na constelação do Leão ao alcançar o horizonte leste na madrugada de 01 de setembro. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Posição de Vênus na constelação do Leão ao alcançar o horizonte leste na madrugada de 01 de setembro. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus está na constelação do Leão, entrando em conjunção com o Sol e, portanto, se tornando invisível. No dia 05, para quem tiver uma posição privilegiada de observação para o nascente, ainda poderá observar Vênus sobre o horizonte leste dando início ao crepusculo matutino em conjunção com a estrela Régulus, do Leão.

Mas como at√© planeta tira f√©rias, V√™nus passar√° um tempo se preparando para a pr√≥xima temporada, no final do ano, quando reaparecer√° com novos espet√°culos di√°rios nos crep√ļsculos vespertinos.

Marte e Saturno na constelação da Balança. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto ocidental do céu da Bahia no início da noite de 01 de setembro: Marte e Saturno na constelação da Balança. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Marte tem andado com pressa, desde que deixou a Virgem e entrou na Balan√ßa. Se reuniu rapidamente com Saturno e Zuben El Genubi, pr√≥ximo ao fiel da Balan√ßa, e dia 31 de agosto participou do encontro com a Lua. Marte para romanos, Ares para gregos, nosso vizinho vermelho parece inquieto, surgindo no in√≠cio da noite no Brasil, vindo do c√©u da Palestina, da Crim√©ia, da S√≠ria, do Iraque…

O planeta segue na constelação da Balança até o dia 12 de setembro. No dia 13 anoitece em Escorpião. Procure acompanhar seu movimento aparente de um dia a outro.

A grande mancha de J√ļpiter. NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

A grande mancha de J√ļpiter. NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

J√ļpiter tem emprestado beleza e gra√ßa √†s madrugadas, nascendo no prel√ļdio da aurora, na constela√ß√£o do Cancer.

Saturno (a 10 unidades astron√īmicas) e Lua (a 386 mil km). Conjun√ß√£o Lua Saturno em 31 de agosto. Foto: Plinio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Em primeiro plano a Lua (a 386 mil km), e ao fundo Saturno (a 10 unidades astron√īmicas). Conjun√ß√£o Lua Saturno em 31 de agosto. Foto: Plinio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno vive dias felizes na Balan√ßa, parece assistir a tudo calado e com um leve e s√°bio sorriso nos l√°bios… Seus cabelos compridos, sua barba longa, cheio de an√©is… Vis√≠vel ao anoitecer, esteve em conjun√ß√£o com a Lua em 31 de agosto e nos pr√≥ximos dias assiste Marte se afastando. Acompanhe Saturno na pr√≥ximas semanas, todo in√≠cio de noite, no c√©u da sua cidade.

Lua em 31 de agosto de 2014. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua crescente em 31 de agosto de 2014. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

A Lua… Sempre ela… Quanta gra√ßa, quanta luz…

Dia 01 Lua crescente, na constela√ß√£o do Escorpi√£o, a cerca de 10¬ļ da estrela Antares.

Dia 02 Lua em quadratura, na constela√ß√£o do Ofi√ļco, pr√≥xima dois graus da estrela Sabik.

Dia 03 e 04 Lua em Sagit√°rio.

Dia 05 Lua passando do Sagitário ao Capricórnio.

Dia 06 Lua em seu aspecto giboso crescente, entre o Capricórnio e o Aguador (Aquário).

Dia 07 Lua no Aguador.

Dia 08 Lua cheia, passando da constelação do Aguador para a dos Peixes.

Dia 09 Lua na constelação dos Peixes.

Dia 10 Lua em Peixes.

Um feliz primeiro ter√ßo do m√™s a todos. E boas observa√ß√Ķes!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um coment√°rio

Estrelando: o Sol! 01 de setembro de 2014

Sol em 01 de setembro de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 01 de setembro de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 01 de setembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 01 de setembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

“Quando voc√™ deseja muito uma coisa, todo o Universo conspira para que possa realiz√°-la”, havia falado o velho rei.

Excerto de “O Alquimista” (p√°g. 98), Paulo Coelho. Editora Rocco – RJ ¬†1990.



Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um coment√°rio

Fotos da conjunção Lua Saturno

Lua e Saturno visíveis após o ocaso do Sol em Salvador, em 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno visíveis após o ocaso do Sol em Salvador, em 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Uau! A conjun√ß√£o de hoje foi simplesmente linda! Lua e Saturno deram espet√°culo no c√©u. E para quem tem familiaridade com a observa√ß√£o celeste √© muito bacana a percep√ß√£o de profundidade que as conjun√ß√Ķes nos oferecem. Afinal, Saturno √© muitas vezes maior do que a Lua, e se aparece assim t√£o pequeno ao seu lado √© porque est√° na realidade muito mais distante no c√©u profundo.

As conjun√ß√Ķes e oculta√ß√Ķes tiveram um papel importante na constru√ß√£o da percep√ß√£o dos povos antigos em rela√ß√£o √† dist√Ęncia entre os astros, e ainda hoje, talvez at√© mesmo por uma quest√£o at√°vica, as conjun√ß√Ķes tem o poder de nos encantar.

Acompanhe as fotos da conjunção deste dia 31 que nossos queridos guardadores de estrelas Mira Silva e Plínio Nelville gentilmente dividiram conosco:

Aspecto da Lua crescente ao final da tarde de 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno (visível como um pontinho alvo no canto esquerdo inferior da imagem), ao final da tarde de 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno em conjunção no início da noite de 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno em conjunção na constelação da Libra em de 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua crescente em 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua crescente em 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno fotografado em 31 de agosto de 2014 por Plinio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno fotografado com auxílio de telescópio em 31 de agosto de 2014 por Plinio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Muito bom! Obrigado Mira, obrigado Plínio! Parabéns pela iniciativa e pelas fotos. E se você também fotografou o evento e quiser enviar sua foto para ser publicada aqui no blog, o endereço está no envelopinho abaixo do descritivo do autor, no canto direito da tela.

Uma feliz semana a todos!

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um coment√°rio

Assista hoje no céu da sua cidade: Conjunção Lua, Saturno e Marte em Libra

 Conjunção Lua e Saturno na constelação da Libra, em 31 de agosto de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Conjunção Lua e Saturno na constelação da Libra, em 31 de agosto de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

N√£o deixe de assistir hoje, no c√©u da sua cidade, o bel√≠ssimo espet√°culo da Lua em conjun√ß√£o com Saturno. Ambos os astros estar√£o vis√≠veis na constela√ß√£o da Libra (Balan√ßa), desde os √ļltimos tons de azul do dia.

Ao escurecer basta olhar para o c√©u para ver o fen√īmeno, n√£o perca! Pr√≥ximo √† Lua e a Saturno tamb√©m veremos o planeta Marte, com seu tom avermelhado, e mais alto no c√©u (em rela√ß√£o ao horizonte oeste) veremos Antares, tamb√©m avermelhada, que √© a estrela alfa do Escorpi√£o.

Vamos prestigiar os astros do sistema solar que estarão se apresentando hoje, num céu pertinho de você! Avise seus amigos e familiares.

Boas observa√ß√Ķes e aquele abra√ßo!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 10 coment√°rios

Despertar para a astronomia: 5ª edição do projeto de Olho no Céu!

 

Abertura do projeto De Olho no Céu, das turmas do terceiro ano fundamental da Escola Despertar. Saguão do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana - BA. Blog O Guardador de Estrelas.

Abertura do projeto De Olho no Céu, das turmas do terceiro ano fundamental da Escola Despertar. Museu Parque do Saber, 25 de agosto de 2014. Feira de Santana - BA. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

No dia 25 de agosto de 2014 aconteceu no Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, a abertura do Projeto De Olho no Céu, das turminhas do terceiro ano fundamental da escola Despertar, de Feira de Santana.

Como em anos passados, o evento contou com a presen√ßa das fam√≠lias e lotamos as 170 poltronas do planet√°rio. Mas antes de darmos in√≠cio √† sess√£o, ap√≥s a concentra√ß√£o no sagu√£o do Museu, convidamos as crian√ßas, pais e familiares a irmos at√© o p√°tio para observarmos o c√©u ao ar livre. Mesmo com a polui√ß√£o luminosa causada pelas luzes da cidade, pudemos observar os principais astros que estavam no c√©u naquele momento, como Arcturus, que √© a estrela Alfa do Boiadeiro; as estrelas Alfa e a Beta do Centauro; o Cruzeiro do Sul; Vega, de Lyra; a constela√ß√£o do Escorpi√£o e sua estrela alfa, Antares, que empresta nome ao Observat√≥rio Astron√īmico Antares, motivo de orgulho da cidade.

Uma observa√ß√£o do c√©u ao ar livre no p√°tio do Museu Parque do Saber antecedeu a sess√£o de c√ļpula no planet√°rio. Blog O Guardador de Estrelas.

A observa√ß√£o do c√©u ao ar livre no p√°tio do Museu Parque do Saber antecedeu a sess√£o de c√ļpula no planet√°rio. Blog O Guardador de Estrelas.

Além das estrelas pudemos ver a belíssima conjunção dos planetas Marte e Saturno, em Libra, e cercado pela criançada, eu ia apontando as estrelas com um raio laser verde, de modo que todos podiam acompanhar, com precisão, e usamos um globo terrestre luminoso para ilustrar os movimentos da Terra e a posição que ela ocupa em relação às estrelas. Foi muito legal! A criançada interagiu com vontade e alegria.

Será que essa turma é curiosa? Blog O Guardador de Estrelas.

Será que essa turma é curiosa? Blog O Guardador de Estrelas.

A presença dos pais, avos, tios e familiares fortalece e prestigia o trabalho dos educadores e representa um desejável formato de educação integral. Blog O Guardador de Estrelas.

A presença dos pais, avós, tios e familiares fortalece e prestigia o trabalho dos educadores da escola, representando um desejável formato de educação integral. Blog O Guardador de Estrelas.

Ent√£o entramos para dar in√≠cio √† nossa sess√£o de c√ļpula, onde pude apresentar √†s crian√ßas e aos pais o programa de astronomia Stellarium, gratuito e f√°cil de baixar na internet, e que junto com aplicativos para celulares, como o Skymaps, poder√° ajudar bastante em nossa aventura de conhecer o c√©u estrelado.

Nas edi√ß√Ķes anteriores o projeto De Olho no C√©u¬†esteve sob a coordena√ß√£o de Izabella Saback, e este ano conta com a coordena√ß√£o da professora Isis, e terei o prazer de auxiliar o trabalho realizado em sala de aula pelas minhas queridas professoras Daniela, Emily e Luana, com dire√ß√£o da nossa s√°bia Professora Ana.

A ideia de iniciar crian√ßas dessa faixa et√°ria no estudo da astronomia nasceu anos atr√°s, durante um passeio pedag√≥gico da escola pela Chapada Diamantina, quando uma equipe multidisciplinar de educadoras da escola identificou a astronomia como um assunto capaz de relacionar diferentes disciplinas de um modo pr√°tico e efetivo, ao mesmo tempo em que conserva um car√°ter l√ļdico e contemplativo e favorece o desenvolvimento do pensamento, tornando as crian√ßas desejosas do saber.

Desde então temos alcançado ótimos resultados, e para quem pensa que é muito cedo para falar sobre um assunto tão complexo quanto à astronomia, a criançada demonstra que a astronomia parece muito mais complexa para os adultos não iniciados, que precisam sair do lugar comum e pensar sobre coisas que só mesmo mentes livres, como a das crianças, podem alcançar com espontaneidade.

E para provar que isso n√£o √© ret√≥rica, reproduzo a pergunta da pequena Giovana, de oito anos, durante a sess√£o na c√ļpula. A Giovana perguntou, em alto e bom tom:

- Se existem tantas estrelas no céu, porque a noite é escura?

Para um adulto apressado e desatento, essa pareceria mais uma pergunta infantil, sem import√Ęncia. Mas para algu√©m introduzido em astronomia √© surpreendente que uma crian√ßa com apenas oito transla√ß√Ķes consiga elaborar uma quest√£o t√£o complexa. Ali√°s, t√£o complexa que n√£o tem uma resposta definitiva, mas tem um nome: a quest√£o levantada pela pequena Giovana chama-se ‚ÄúParadoxo de Olbers‚ÄĚ, nome do astr√īnomo que tornou esse paradoxo famoso. E essa n√£o foi a √ļnica crian√ßa que elaborou essa mesma quest√£o, ao longo dos anos em que ministro aulas e palestras de astronomia. Nem foi a primeira crian√ßa a surpreender-me com elabora√ß√Ķes ou apropria√ß√Ķes de conceitos aparentemente complexos.

E creio que √© justamente porque a mente da crian√ßa ainda n√£o est√° enquadrada no ‚Äúlugar comum‚ÄĚ, que √© nessa fase que elas devem ter contato com conceitos que lhe permitam uma base consistente para a constru√ß√£o do conhecimento e a elabora√ß√£o das ideias.

Conhecer é crescer. Pensar é viajar. Aprender é se divertir. Blog O Guardador de Estrelas.

Conhecer é crescer. Pensar é viajar. Aprender é se divertir. Blog O Guardador de Estrelas.

Nossa atividade se encerrou com uma entusiasmada salva de palmas e o retorno das famílias para suas casas. Foi uma noite especial para mim, deixei o planetário com a certeza de que vamos nos divertir muito estudando o Universo juntos.

Desde já quero agradecer a toda a equipe de educadoras da Despertar, com quem é sempre um prazer trabalhar, agradecer ao Museu Parque do Saber, em especial ao seu diretor Sr. Basílio Fernandes, que nos acompanhou pessoalmente durante a sessão, aos pais e familiares presentes, que prestigiaram nossa atividade e são peças fundamentais no desenvolvimento do projeto fora da escola, incentivando o interesse no assunto, e por fim quero agradecer as crianças, sempre generosas, que dão sentido aos nossos esforços e tornam tudo isso divertido e prazeroso.

Em breve espero estar postando muitos desenhos com motivos astron√īmicos da crian√ßada aqui no blog, e espero poder ajud√°-las a responder suas perguntas, que certamente ser√£o as mesmas perguntas de muita gente que tem vergonha de perguntar ‚Äď porque j√° n√£o √© mais crian√ßa.

Meu agradecimento a todos os envolvidos, e até breve!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 6 coment√°rios

Estrelando: o Sol! 31 de agosto de 2014

Sol em 31 de agosto de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 31 de agosto de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 31 de agosto de 2014.  HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 31 de agosto de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

“Escrevendo, descubro sempre um novo peda√ßo de infinito. Vivo no infinito; o momento n√£o conta. Vou lhe revelar um segredo: creio j√° ter vivido uma vez. Nesta vida, tamb√©m fui brasileiro e me chamava Jo√£o Guimar√£es Rosa. Quando escrevo, repito o que vivi antes. E para estas duas vidas um l√©xico apenas n√£o me √© suficiente. Em outras palavras: gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio S√£o Francisco. O crocodilo vem ao mundo como um magister da metaf√≠sica, pois para ele cada rio √© um oceano, um mar da sabedoria, mesmo que chegue a ter cem anos de idade. Gostaria de ser um crocodilo, porque amo os grandes rios, pois s√£o profundos como a alma do homem. Na superf√≠cie s√£o muito vivazes e claros, mas nas profundezas s√£o tranq√ľilos e escuros como os sofrimentos dos homens. Amo ainda mais uma coisa de nossos grandes rios: sua eternidade. Sim, rio √© uma palavra m√°gica para conjugar eternidade.”

Jo√£o Guimar√£es Rosa, em entrevista a G√ľnter Lorenz – “Dialogo com Guimar√£es Rosa”.

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | 1 coment√°rio

Sugest√£o para hoje: Merc√ļrio ao crep√ļsculo com Lua crescente em Virgem

Merc√ļrio vis√≠vel durante o crep√ļsculo vespertino, na constela√ß√£o da Virgem, final de agosto 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Merc√ļrio vis√≠vel durante o crep√ļsculo vespertino, na constela√ß√£o da Virgem - Bahia, final de agosto 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Desde o dia 21 venho acompanhando Merc√ļrio sobre o horizonte oeste, no final dos crep√ļsculos vespertinos. O pequeno planeta n√£o se deixa observar e identificar t√£o facilmente, de forma que para observ√°-lo √© preciso procurar um local com boa visibilidade para o oeste, ent√£o, ap√≥s o ocaso do Sol, em meio aos tons encarnados do arrebol, Merc√ļrio se parecer√° com uma estrela avermelhada e cintilante sobre o horizonte. Embora n√£o cintile intensamente como as estrelas, o planeta apresenta alguma cintila√ß√£o gra√ßas a um forte efeito de refra√ß√£o atmosf√©rica e, por estar pr√≥ximo ao horizonte, nem sempre √© visto e reconhecido, mas hoje e nos pr√≥ximos dias teremos boas oportunidades de identific√°-lo. Experimente!

E a Lua?

Bem, a Lua está fácil de observar! Basta olhar para o poente e você poderá ver a Lua desde o final da tarde, com o céu ainda azul. Hoje ela está na constelação da Virgem.

30 de agosto de 2014, aspecto oeste do céu: Lua em Virgem e Marte e Saturno em Libra. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

30 de agosto de 2014, aspecto oeste do céu: Lua em Virgem e Marte e Saturno em Libra. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na noite de 30 de agosto 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua, crescente, em Virgem, na noite de 30 de agosto 2014 - Bahia, Brasil. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na tarde de 30 de agosto de 2014, como observada no estado da Florida - EUA. Foto: Cris Homann. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na tarde de 30 de agosto de 2014, como observada no estado da Florida - EUA. Foto: Cris Homann. Blog O Guardador de Estrelas.

E hoje, no in√≠cio da noite, veremos a leste da Lua (acima da Lua, em rela√ß√£o ao horizonte), os planetas Marte (avermelhado) e Saturno (amarelado) na constela√ß√£o da Libra. Procure fazer esta observa√ß√£o hoje, e volte a observar amanh√£, no mesmo hor√°rio, e voc√™ perceber√° quanto a Lua se desloca angularmente no c√©u de um dia para outro. Amanh√£ a Lua far√° uma bel√≠ssima conjun√ß√£o com Saturno e deve ocult√°-lo ao passar na frente do planeta. O fen√īmeno poder√° ser observado em todo o Brasil. Confira voc√™ tamb√©m!

Boas observa√ß√Ķes e aquele abra√ßo!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 2 coment√°rios

Estrelando: o Sol! 30 de agosto de 2014

Sol em 30 de agosto de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 30 de agosto de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Bahia, agosto 30

Do dia 2 at√© hoje, seguiram para Canudos os comboios, sendo o maior com 140 cargas e o menor com 80. Todos tem ido bem, menos o que seguiu guardado pela brigada Girard, que deixou as cargas pelo caminho e extraviou o gado em tiroteio, no Rancho do Vig√°rio, com 6 jagun√ßos. As cargas deixadas, por√©m, foram levadas pelos outros comboios. Nenhuma foi tomada. O pessoal encarregado do referido comboio, n√£o era do ex√©rcito e sim um outro improvisado na ocasi√£o. Est√£o ainda em caminho dois comboios, pr√≥ximo de Juet√©, os quais chegar√£o em breve. Ontem seguiu de Monte Santo para refor√ß√°-los o 37¬ļ Batalh√£o de Infantaria, com vinte pra√ßas montadas. Em Canudos o ex√©rcito est√° na mesma posi√ß√£o. Tudo vai bem. O Sr. Ministro da Guerra parte hoje.

Trecho do di√°rio de Euclides da Cunha referente ao dia 30 de agosto de 1897, quando cobria a Guerra de Canudos para o jornal O Estado de S√£o Paulo. ‚ÄúCanudos – Di√°rio de Uma Expedi√ß√£o‚ÄĚ. Euclides da Cunha. Martin Claret ‚Äď S√£o Paulo 2003.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um coment√°rio

Alunos do segundo ano do Colégio Motivo, de Recife, assistem palestra de astronomia na Chapada Diamantina

Palestra de astronomia com educadores e alunos do Colégio Motivo - PE em 23 de agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra de astronomia com educadores e alunos do Colégio Motivo - PE em 23 de agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Era o início de uma noite bonita, a vigésima terceira do agosto de 2014, quando me encontrei com o grupo de alunos, educadores e a equipe de guias do Colégio Motivo, de Recife, no saguão do hotel Alpina, em Mucugê, onde o grupo estava hospedado.  Apesar do frio e de algumas nuvens, a noite nos convidava a ir pro campo observar as estrelas, e seguimos sem demora.

Eram mais de cem pessoas entre alunos e educadores, estendemos lonas impermeáveis no chão e os jovens se sentaram para observar melhor o céu. Apesar de o grupo ser numeroso, era muito bem coordenado, a turma acompanhava com atenção e interagia organizadamente por meio de perguntas, que por sua vez denotavam a qualidade e o interesse dos alunos.

Professor Sérgio apresentando a atividade: passeio educacional do Colégio Motivo para a Chapada Diamantina - agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Professor Sérgio apresentando a atividade de astronomia: passeio educacional do Colégio Motivo na Chapada Diamantina - agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

O passeio educacional do col√©gio para a Chapada acontece h√° mais de dez anos, e a palestra de astronomia ao ar livre √© uma das atividades pedag√≥gicas que integram o roteiro. Ao longo destes anos fiz boas amizades e constru√≠ v√≠nculos de admira√ß√£o e carinho com alguns dos profissionais do Motivo, como o Professor Eduardo Bello, os professores S√©rgio e Gustavo, o ocean√≥grafo e guia Mar√°, muito querido pelos jovens, o sempre competente e atencioso Hugo, que tamb√©m comp√Ķe a equipe de guias de alto n√≠vel da excurs√£o. E aprendi a sempre esperar o melhor dos alunos do col√©gio, seja em rela√ß√£o ao comportamento ou ao conte√ļdo. E mais uma vez este ano, juntos vivemos um par de horas que deixar√° boas e marcantes lembran√ßas em todos os que estiveram presentes. No c√©u, Marte e Saturno formavam uma bela conjun√ß√£o em Libra.

Conjunção Marte e Saturno em Libra na noite de 23 de agosto de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Conjunção Marte e Saturno em Libra na noite de 23 de agosto de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra de astronomia ao ar livre na Chapada Diamantina - BA. Agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra de astronomia ao ar livre na Chapada Diamantina - BA. Um laser verde ajuda a apontar as estrelas com precis√£o. Agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Após a palestra, o interesse em torno do assunto não acabou e as perguntas continuavam. Blog O Guardador de Estrelas.

A turma era muito interessada e apesar do frio, após a palestra as perguntas continuaram. Blog O Guardador de Estrelas.

De volta ao hotel, o interesse dos alunos parecia n√£o esgotar e as perguntas continuaram antes, durante e depois do jantar. N√£o h√° nada mais gratificante para o educador do que encontrar a receptividade dos jovens. Blog O Guardador de Estrelas.

De volta ao hotel, o interesse dos alunos parecia n√£o se esgotar e as perguntas continuaram antes, durante e depois do jantar. N√£o h√° nada mais gratificante para o palestrante do que encontrar a receptividade dos jovens. Blog O Guardador de Estrelas.

A todos os alunos Motivo que participaram do passeio educacional √† Chapada Diamantina em 2014, assim como em anos anteriores, meu agradecimento pela generosidade e aten√ß√£o que me foi dispensada. Tenho certeza de que levar√£o adiante o interesse pela observa√ß√£o celeste. Aos amigos educadores e guias, em especial aos professores Eudardo Bello, S√©rgio Ribeiro, Ana Maria, Juliana Manwa, Ediv√Ęnio Silva, Ticiene Marques, Gustavo Holanda, Hugo Brito e Jos√© Carlos Mar√° deixo um forte abra√ßo e fica desde j√° a perspectiva do pr√≥ximo reencontro. Para toda a equipe da Atol Turismo, de Recife, aos motoristas do grupo e a toda equipe do hotel Alpina meu agradecimento de sempre.

Aquele abraço, e até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 6 coment√°rios

Brincadeiras de inf√Ęncia: tema do programa Aprovado deste s√°bado

 

Educa√ß√£o na inf√Ęncia: √© o tema do Aprovado deste s√°bado 30 de agosto de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Brincadeiras na inf√Ęncia: vamos nos divertir com a crian√ßada no Aprovado deste s√°bado - 30 de agosto. Blog O Guardador de Estrelas.

Texto reprodução

Certamente voc√™ j√° ouviu algu√©m dizer que tinha vontade de voltar a ser crian√ßa. E n√£o √© em v√£o que volta e meia essa vontade bate a nossa porta. Especialistas afirmam que s√£o os acontecimentos da inf√Ęncia que v√£o determinar as escolhas e personalidade dos adultos do futuro. No programa Aprovado deste s√°bado, voc√™ ter√° a chance de reviver a inf√Ęncia! Quem nos conduz a esse lugar de fantasia √© o apresentador Jackson Costa, que foi at√© um parque no fim de linha do bairro da Pituba para brincar de gangorra, escalar brinquedos e sentir mais uma vez como √© bom ser garoto.

O rep√≥rter Pablo Vasconcelos tamb√©m entrou na roda e foi at√© a cidade de Feira de Santana para conhecer o Quintal da Vov√≥, um lugar onde a ludicidade e a magia da inf√Ęncia parecem n√£o ter fim. Subir em √°rvores, correr atr√°s de galinhas e botar os p√©s na terra foram apenas algumas das experi√™ncias vividas e relembradas por Pablo, que precisou de poucas horas pra voltar alguns anos no tempo.

A idealizadora do Quintal, Lara Queiroz, explica que o desejo de criar um espa√ßo onde as crian√ßas possam desfrutar de brincadeiras simples, mas importantes, partiu da saudade que sente da inf√Ęncia e dos bons momentos que passou no quintal da sua av√≥. ‚ÄėFoi l√° que aprendi a ser crian√ßa. E a garotada de hoje em dia pouco conhece das brincadeiras daquela √©poca. √Č tudo m√°gico e f√°cil, como ser crian√ßa‚Äô, conta.

Neste sábado, no Aprovado, você está convidado a brincar e se divertir com outros sentidos, além da visão. Blog O Guardador de Estrelas.

Neste sábado, no Aprovado, você está convidado a brincar e se divertir com outros sentidos, além da visão. Blog O Guardador de Estrelas.

E se brincar √© coisa s√©ria, por que n√£o utilizar as brincadeiras como ferramenta pedag√≥gica e instrumento de aprendizagem? √Č o que defende a pedagoga Bisa Almeida, que bateu um papo com o astr√īnomo e educador Fernando Munaretto. Para ela, brincar deve fazer parte do processo de educa√ß√£o e n√£o apenas ser um passatempo praticado nos intervalos das aulas e outras atividades. ‚ÄėMais do que formar futuros profissionais, precisamos formar bons cidad√£os; pessoas de bem e felizes. √Č atrav√©s do brincar que isso √© poss√≠vel‚Äô, defende Bisa.

Aprender brincando: a soci√≥loga e educadora Bisa Almeida comenta a import√Ęncia de associar aprendizado ao prazer da brincadeira. Blog O Guardador de Estrelas.

Aprender brincando: a soci√≥loga e educadora Bisa Almeida comenta a import√Ęncia de associar aprendizado ao prazer da brincadeira. Blog O Guardador de Estrelas.

A arte milenar do Origami pode ser um excelente instrumento de divers√£o e aprendizado. √Č no Aprovado deste s√°bado. Blog O Guardador de Estrelas.

A arte milenar do origami pode ser um excelente instrumento de divers√£o e aprendizado. √Č no Aprovado deste s√°bado. Blog O Guardador de Estrelas.

O que seria da inf√Ęncia sem os fi√©is companheiros da crian√ßada: os brinquedos?! Eles est√£o sempre por perto e s√£o o passaporte para o mundo m√°gico do faz de conta. No programa deste s√°bado voc√™ vai aprender a fazer um origami, a arte japonesa de dobrar pap√©is e transform√°-los em p√°ssaros, bolas, cubos e o que mais a imagina√ß√£o permitir. Vai passear de carrinho de rolim√£ e pular amarelinha. Tudo isso numa brinquedoteca m√≥vel onde tudo √© feito com material reciclado. Se voc√™ sentiu saudades do seu tempo de crian√ßa e quer se divertir, n√£o perca o Aprovado¬†deste s√°bado (30).

 

Reveja também as matérias do programa sobre Astronomia:

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/observatorio-antares/3423505/

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/aprovado/videos/t/edicoes/v/planetario-parque-do-saber/3423508/

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 9 coment√°rios