Estrelando: o Sol! 24 de maio de 2016

Aspecto do Sol em 24 de maio de 2016. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do Sol em 24 de maio de 2016. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo pareceria para o homem como realmente é, infinito.

William Blake (1757 – 1827).

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Lua e Saturno em 22 de maio de 2016

Lua e Saturno iluminam a noite de 22 de maio

Aspecto de Lua e Saturno no quadrante leste do céu às 19h de 22 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto de Lua e Saturno no quadrante leste do céu às 19h de 22 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Ao longo da noite de ontem, (sábado – 21), e da madrugada de hoje, (domingo – 22), pudemos acompanhar Lua e Marte atravessando juntos a esfera celeste. Hoje o encontro é com Saturno.

Lua nasce por volta de 18h07 (Bahia), poucos graus ao norte de Saturno, na constelação de Ofiúco, formando com Marte, Antares e Dshubba uma bonita configuração celeste, que chamará atenção dos amantes do céu.

Aspecto da Lua, Saturno, Antares e Marte no quadrante leste do céu às 19h de 22 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua, Saturno, Antares, Dshubba e Marte no quadrante leste do céu às 19h de 22 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto de Lua, Saturno, Antares, Dshubba e Marte no quadrante leste do céu às 19h de 22 de maio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto de Lua e de Saturno, na constelação de Ofiúco, e de Marte, na constelação de Escorpião, no quadrante leste do céu às 19h de 22 de maio. As principais estrelas de cada constelação aparecem unidas por uma linha azul, perfazendo seu desenho astronômico.

Ao longo da noite e da madrugada, poderemos observar a Lua se afastando de Saturno, em sua inexorável jornada para o leste.

Enquanto isso, no quadrante sul, altas no céu em relação ao horizonte, veremos o brilho fulgurante das estrelas Acrux e Mimosa, respectivamente estrelas alfa e beta do Cruzeiro do Sul, próximo de alcançarem o meridiano do observador, momento em que o Cruzeiro parece ficar em pé, ao modo de uma cruz, com seu eixo maior apontando diretamente para o sul.

Aspecto celeste do quadrante sul às 19h (Bahia) de 22 de maio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto celeste no quadrante sul às 19h (Bahia) de 22 de maio. Rigil Kentaurus e Hadar são, respectivamente, as estrelas alfa e beta de Cantauro. Acrux e Mimosa são as estrelas alfa e beta do Cruzeiro do Sul. A sudoeste, próxima ao horizonte aparece Canópus, alfa da Carina.

Próximos às estrelas do Cruzeiro, veremos Rigil Kentaurus e Hadar, que são, respectivamente, estrelas alfa e beta do Centauro. De primeira magnitude aparente, estão entre as mais brilhantes do céu, e servem como boa referência para identificarmos a constelação do Cruzeiro do Sul.

Voltaremos a falar mais desta região do céu nos próximos dias. Porque hoje, as “estrelas” serão Lua e Saturno.

Acompanhe, avise sua rede de contatos, e tenha bons momentos de contemplação.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , | 1 comentário

Lua e Marte em 21 de maio de 2016

Hoje tem encontro com Lua e Marte na constelação de Escorpião, e você não pode faltar!

Aspecto da Lua cheia em conjunção com Marte na constelação de Escorpião, às 19h de 21 de maio 2016 no quadrante leste do céu. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Esta ilustração corresponde à configuração formada por Lua, Marte, Antares e Saturno, às 19h de 21 de maio (Bahia), no quadrante leste do céu. Marte é o astro representado no alto, e Saturno é o astro mais evidente na parte inferior da ilustração. Antares é a estrela mais brilhante de Escorpião.

Olá, pessoal!

Hoje o céu está em festa, e você não pode ficar de fora dessa. Convide seus amigos e familiares para apreciar a Lua cheia em conjunção com Marte e celebrar a natureza.

Marte está em oposição ao Sol, portanto, sua face voltada para a Terra se encontra completamente iluminada, como a Lua em fase cheia, e Marte também está próximo de alcançar sua maior aproximação da Terra em 2016, tornando-se especialmente evidente.

Também repare em Saturno, o astro mais evidente a leste da Lua, que aparece na parte de baixo da ilustração. Amanhã o encontro da Lua será com ele.

Procure fazer esta observação, e mostre o céu a uma criança.

Uma feliz lua cheia a todos!


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | 3 comentários

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia

Noites de música e astronomia no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia

Olá, amigos!

Vem aí a vigésima primeira edição do Festival de Música Instrumental da Bahia, um dos festivais mais importantes e tradicionais do gênero, no Brasil.

O Festival acontece de 09 a 12 de junho, na sala principal do Teatro Castro Alves, e continua nas quintas-feiras: 16 e 30 de junho, e 07, 14 e 21 de julho, no Museu Náutico – Farol da Barra, um dos sítios históricos mais bonitos e emblemáticos de Salvador, onde as apresentações musicais serão seguidas de palestra de astronomia ao ar livre, com observação do céu ao pé do Farol, as quais terei o prazer de ministrar.

Convide seus amigos e familiares.

Participe!

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Efemérides astronômicas: de 21 a 31 de maio 2016

Sejamos bem vindos ao último terço do outono

Ilustração do Sol nascente em 21 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol nascente em 21 de maio de 2016. A linha da eclíptica representa o caminho aparente do Sol pelas constelações ao longo do ano. A linha em azul representa o equador celeste, que é a projeção do equador terrestre na esfera celeste. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol está em Touro, onde se mantém até dia 21 de junho, quando então passa à constelação de Gêmeos, segundo os limites oficiais das constelações, definidos pela União Astronômica Internacional.

Mercúrio está em Áries, podendo ser observado sobre o horizonte leste na hora da alva. Estará mais visível no final do mês.

Vênus está em Touro, invisível, dada a proximidade angular com o Sol.

Marte está em Escorpião, com magnitude aproximada de -1,5 ilumina as noites deste outono com sua luz encarnada, visível próximo às estrelas Acrab e Dshubba. Dia 21 pode ser observado em conjunção com a Lua, nos oferecendo um belíssimo espetáculo (imperdível). Na madrugada de 22 entra em oposição ao Sol, e no final do mês alcança sua maior aproximação da Terra. Estes dois fenômenos, oposição ao Sol (como a Lua quando cheia), e maior proximidade com a Terra, o tornam mais brilhante do que qualquer estrela, e do que aparenta em outras ocasiões. Acompanhe!

Júpiter segue em Leão, visível próximo ao zênite no início da noite. Com a magnitude aparente aproximada de -2,2 é o astro mais brilhante do início destas noites de outono (depois da Lua). Lembrando que, na escala de magnitude dos corpos celestes, quanto mais negativa, maior a magnitude.

Saturno segue na constelação de Ofiúco, facilmente observado destacando-se das estrelas ao seu redor. Dia 22 Lua nasce em conjunção com Saturno, e será uma excelente oportunidade para quem ainda não identificou o planeta (imperdível).

Lua chegou ao último terço de maio em sua fase cheia.

Dia 21 Lua cheia, em conjunção com Marte, na constelação de Escorpião. Avise sua rede de contatos, será um encontro muito especial, e você não pode ficar de fora dessa.

Dia 22 Lua cheia em Ofiúco, em conjunção com Saturno, formando uma bela configuração celeste com Saturno, Marte e Antares.

Dias 23, 24 e 25 Lua em Sagitário.

Dias 26 e 27 Lua em Capricórnio.

Dias 28 e 29 Lua em Aquário. Dia 29 Lua em quadra minguante.

Dia 30 Lua passa de Aquário a Peixes.

Dia 31 Lua em Peixes.

Boas observações a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Lua na Balan̤a Р19 de maio

 

Aspecto da Lua na constelação de Virgem às 19h (Bahia) no quadrante leste do céu. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, pessoal!

Hoje a Lua está na constelação de Libra, a Balança.

Embora Libra não tenha nenhuma estrela de primeira magnitude aparente, suas três principais estrelas podem ser visualizadas com algum esforço, mesmo de centros urbanos.

Tente observá-las, usando a ilustração abaixo como referência. Tape a Lua com a mão, para diminuir o ofuscamento da vista, e talvez você consiga visualizar as principais estrelas da Libra, formando uma figura triangular.

Repare também no quanto a Lua se afastou de Spica, de ontem para hoje.

Amanhã a Lua ainda estará em Libra, e no dia 21 nascerá em conjunção com Marte, na constelação de Escorpião.

Acompanhe!

Aspecto da Lua na constelação de Libra às 19h (Bahia) no quadrante leste do céu. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na constelação de Libra às 19h (Bahia) no quadrante leste do céu. Em dois dias ela entrará em conjunção com Marte, visível na parte inferior da ilustração entre as estrelas Acrab e Dshubba.

Boas observações.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 2 comentários

Lua e Spica em 18 de maio

A estrela visualmente mais próxima da Lua hoje é Spica

Aspecto da Lua em 18 de maio 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, pessoal!

A Lua segue em Virgem, e hoje pode ser observada próxima à estrela Alpha Virginis (Spica).

Spica é uma estrela de primeira magnitude aparente, levemente azulada, e pode ser observada mesmo com a poluição luminosa dos centros urbanos. Quando observada com telescópio, percebemos que na verdade trata-se de um sistema estelar binário, ou seja, são duas estrelas orbitando um centro de massa comum.

Embora nosso Sol seja uma estrela “solteira”, a maioria dos sistemas estelares possuem duas ou mais estrelas, que orbitam entre si. É o caso de Spica.

Para os povos que criaram e deram nome a esta constelação, suas estrelas estavam relacionadas ao início da primavera, época de preparar a terra para semear, o que deu ensejo à escolha da figura de uma jovem virgem, segurando espigas de trigo (dois símbolos de fertilidade), para simbolizar a constelação.

Tente identificar Spica na noite de hoje, você não terá dificuldade. Será a estrela visualmente mais próxima da Lua, como mostra a ilustração abaixo.

Lua na constelação de Virgem em 18 de maio 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na constelação de Virgem em 18 de maio 2016, no quadrante leste do céu. As principais estrelas da constelação aparecem acompanhadas de seus nomes próprios, unidas por uma linha azul.

Desejo a todos, boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Confiss̵es РSanto Agostinho

 

Aspecto do Sol em 18 de maio de 2016. SDO : NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do Sol em 18 de maio de 2016. SDO : NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Encerram-Vos, portanto, o céu e a terra porque os encheis? Ou enchendo-os, resta ainda alguma parte de Vós, já que eles Vos não contém? Ou não tem necessidade de ser contido em alguma coisa, vós que abrangeis tudo, visto que as coisas que as encheis, as ocupais, contendo-as? Não são, pois, os vasos cheios de Vós que Vos tornam estável, porque, ainda que se quebrem, não vos derramais. E quando Vos derramais sobre nós, não jazeis por terra, mas levantai-nos, nem vos dispersais, mas recolhei-nos.

Vós, porém, que tudo encheis, não ocupais todas as coisas com toda vossa grandeza? E já que não podem conter-vos todas as criaturas, encerram elas parte de Vós e contém simultaneamente a mesma parte? Ou cada parte contem a sua, as maiores, as partes maiores, as menores, as partes menores? Há então uma parte maior e outra menor de Vós – ou estais inteiro em toda parte e nenhuma coisa Vos contém totalmente?

Agostinho de Hipona - Santo Agostinho ( 354 – 430 d. C.)

 

Livro I, cap. 3 de “Confissões”, de Santo Agostinho (pág. 29). Editora Livraria Apostolado da Imprensa. Cidade do Porto, Portugal – 1966.


 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 4 comentários

Lua em Virgem – 17 de maio

Noite de 17 de maio de 2016

Aspecto da Lua em 17 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, pessoal!

Hoje a Lua está na constelação de Virgem, com seu aspecto giboso crescente.

A estrela mais evidente a leste da Lua, hoje, é a estrela Alfa Virginis, cujo nome próprio latino é Spica (Espiga, em português).

A claridade causada pela Lua tornará as demais estrelas da Virgem de difícil visualização, mas vale a pena tentar identificar Spica, que pode ser observada mesmo com a poluição luminosa dos centros urbanos.

Tente observá-la hoje, e torne a observá-la amanhã. Como a Lua se desloca para leste, cerca de 13º a cada 23h e 56 minutos, amanhã veremos a Lua pertinho de Spica.

Aspecto da Lua a constelação de Virgem às 18h30 de 17 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na constelação de Virgem às 18h30 de 17 de maio de 2016, no quadrante leste do céu. As principais estrelas da constelação aparecem acompanhadas de seus nomes próprios, unidas por uma linha azul. Próximo à Virgem está a constelação de Corvo, cujo desenho é fácil de identificar e serve como referência para encontrarmos Spica.

Um pouco mais tarde, também no quadrante leste do céu, veremos o planeta Marte, se destacando entre as estrelas Dshuba e Acrab, de Escorpião. Marte está bastante evidente, possui uma coloração avermelhada, como Antares, mas não cintila, e você não terá dificuldade em identificá-lo, como aparece na ilustração abaixo.

Aspecto astronômico da constelação de Escorpião. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto astronômico da constelação de Escorpião, no quadrante leste do céu, às 20h de 17 de maio de 2016.

Saturno também pode ser observado próximo a Escorpião, na constelação de Ofiúco, se destacando das estrelas ao seu redor.

Fica aqui a dica, e boa observação a todos!

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | Deixar um comentário

O Guardador de Rebanhos – parte V

Aspecto do Sol em 16 de maio de 2016. SDO : AIA : NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

V.

Há metafísica bastante em não pensar em nada.

O que penso eu do mundo?
Sei lá o que penso do mundo!
Se eu adoecesse pensaria nisso

Que ideia tenho eu das cousas?
Que opinião tenho sobre Deus e a alma
E sobre a criação do mundo?
Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos
E não pensar. É correr as cortinas
Da minha janela (mas ela não tem cortinas).

O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério.
Quem está ao sol e fecha os olhos,
Começa a não saber o que é o sol
E a pensar muitas cousas cheias de calor.
Mas abre os olhos e vê o sol,
E já não pode pensar em nada,
Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos
De todos os filósofos e de todos os poetas.
A luz do sol não sabe o que faz
E por isso não erra e é comum e boa.

Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?
A de serem verdes e copadas e de terem ramos
E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,
A nós, que não sabemos dar por elas.
Mas que melhor metafísica que a delas,
Que é a de não saber para que vivem
Nem saber que o não sabem?

“Constituição íntima das cousas”…
“Sentido íntimo do universo”…
tudo isto é falso, tudo isto não quer dizer nada.
É incrível que se possa pensar em cousas dessas.
É como pensar em razões e fins
Quando o começo da manhã está raiando, e pelos lados das árvores
Um vago ouro lustroso vai perdendo a escuridão.

Pensar no sentido íntimo das cousas
É acrescentado, é como pensar na saúde
Ou levar um copo à água das fontes.

O único sentido íntimo das cousas
É elas não terem sentido íntimo nenhum.

Não acredito em Deus porque nunca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!

(Isto é talvez ridículo aos ouvidos
De quem, por não saber o que é olhar para as cousas,
Não compreende quem fala delas
Com o modo de falar que reparar para elas ensina.)

Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.

Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque, se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.

E por isso eu obedeço-lhe,
(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?),
Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
Como quem abre os olhos e vê,
E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda a hora.

 

* O Guardador de Rebanhos é um conjunto de 49 poemas, escrito por Fernando Pessoa em 1914, sob o heterônimo de Alberto Caiero. O quinto poema do conjunto é uma das mais belas expressões poéticas da filosofia panteísta, que considera a natureza como algo divino, por si só, sem que haja outro motivo em especial para sê-lo.

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 2 comentários