Boca de Brasa: Estrelas do Lobato

Domingo de Ramos, de alegria, de paz, e de confraternização no Lobato

A Mostra Final Boca de Brasa - Lobato teve início após a tradicional procissão de Domingo de Ramos. Blog O Guardador de Estrelas.

A Mostra Final Boca de Brasa - Lobato teve início após a tradicional procissão de Domingo de Ramos. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Em 1859, um engenheiro inglês que trabalhava na construção da Estrada de Ferro Bahia – São Francisco registrou a existência de um óleo negro e betuminoso que minava do chão, em um local próximo de onde passaria a ferrovia, na região da antiga fazenda de engenho de Francisco Rodrigues Lobato. Naquela época, quando a maioria das casas de Salvador e do mundo eram iluminadas a óleo de baleia, os moradores do Lobato alimentavam seus candeeiros com o tal óleo misterioso.

Mais tarde, durante o governo de Getúlio Vargas prospecções confirmaram a existência de petróleo onde hoje é o bairro do Lobato, e em 21 de janeiro de 1939, ali foi aberto o primeiro poço de petróleo do Brasil. Apesar de não ter sido viável economicamente, o poço do Lobato se tornou o marco inicial de um importante processo de desenvolvimento econômico e industrial no país.

A partir da década de 1960 o Lobato experimentou uma grande expansão demográfica, com a construção da Avenida Afrânio Peixoto (mais conhecida como Av. Suburbana). Durante alguns anos o bairro viveu sob o estigma da violência, mas atualmente o Lobato é identificado pelos próprios moradores como um lugar tranquilo para se viver, apesar de faltarem melhores condições e oportunidades em outros aspectos.

A bela enseada dos Tainheiros separa a Ribeira, da Praínha do Lobato. Foto: Paulo Alcântara. Blog O Guardador de Estrelas.

A bela enseada dos Tainheiros separa a Ribeira e a Praínha do Lobato. Foto: Paulo Alcântara. Blog O Guardador de Estrelas.

Moro na Ribeira, mas trabalho no Lobato. Quase todos os dias vou e volto para casa numa pequena catraia, com o Sr. Renê ou com o Sr. João, pescadores amigos. Além de evitar o trânsito das ruas, ainda aproveito um pouco a natureza do lugar. Vejo um grande potencial no bairro e nos meus alunos.

Cristiane Correia Рprofessora do Col̩gio Estadual Dalva Matos

E foi neste ambiente de tranquilidade e busca por oportunidades que o Lobato recebeu o Boca de Brasa, um projeto da Prefeitura Municipal, realizado pela Fundação Gregório de Matos. No dia 18 de março aconteceu o Encontro de Articulação para o Plano Municipal de Cultura, e dos dias 23 a 28 foram realizadas seis oficinas de aperfeiçoamento em diferentes linguagens artísticas, promovidas pelo Boca de Brasa no Colégio Estadual Dalva Matos, culminando com uma apresentação pública dos resultados das oficinas no domingo 29, durante a Mostra Final.

A Mostra Final coincidiu com as comemorações pelo aniversário de Salvador, teve início após a tradicional procissão de Domingo de Ramos, com uma deliciosa matinê para a criançada do bairro, comandada pela atração infantil Filó Brincante. O palco itinerante Boca de Brasa foi montado no largo em frente ao Colégio Dalva Matos, cuja direção desfruta de grande prestígio perante a comunidade e contribuiu ao máximo para o sucesso do evento. No céu azul do final da tarde surgiu a Lua, alva, crescente, e mais tarde Júpiter apareceu ao seu lado. As famílias do bairro compareceram em peso e o largo foi se tornando colorido, cheio de risos e brilhos nos olhares.

A Mostra Final Boca de Brasa - Lobato começou com uma deliciosa matinê para a criançada. Blog O Guardador de Estrelas.

A Mostra Final Boca de Brasa - Lobato começou com uma deliciosa matinê para a criançada, animada pelo tradicional grupo infantil Filó Brincante. Blog O Guardador de Estrelas.

Um dos inscritos na Oficina de Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos, da professora Márcia Cardim, foi o líder comunitário Robson Lopes, ou Robson Cadeirante, como prefere ser chamado, que subiu ao palco para dar sua mensagem com uma bela performance.

"Tudo é possível: basta acreditar". Robison Lopes faz uma bela performance no palco Boca de Brasa e deixa sua mensagem. Blog O Guardador de Estrelas.

Robson Lopes faz bela performance no palco Boca de Brasa e deixa sua mensagem: "Tudo é possível, basta acreditar" Blog O Guardador de Estrelas.

A presença de muitas mães e pais com crianças pequenas, jovens, casais, vovôs e vovós do bairro deram à confraternização um ambiente familiar, que é uma caraterística evidente em cada Mostra Final do projeto Boca de Brasa. Há um valor imaterial envolvido nestas ações culturais que é difícil de mensurar. Mas a percepção que fica é de que iniciativas como esta, que harmonizam arte, entretenimento, educação e cultura, possuem o poder de transformar, de abrir horizontes, de revelar potencialidades, de alimentar sonhos.

Tudo é possível, basta acreditar.

Robson Lopes

A apresentação da Mostra Final ficou por conta do carismático ator e apresentador Marinho Gonçalvez, que também é músico e reencontrou no palco o baixista Humberto Batalha, da banda Power Trio Scaravéi e, ao reconhecer o amigo, se surpreendeu, emocionado: “Gente, o primeiro baixo que eu tive, foi esse cara que me deu… É um grande prazer reencontrá-lo aqui…”

O ator Marinho Gonçalves apresenta a Mostra Final Boca de Brasa - Lobato e reencontra um velho amigo no palco. Blog O Guardador de Estrelas.

O carismático ator Marinho Gonçalves apresenta a Mostra Final Boca de Brasa - Lobato e reencontra um velho amigo no palco. Blog O Guardador de Estrelas.

Humberto Batalha é o tipo de pessoa que soube aproveitar o potencial do projeto. Nas três edições do Boca de Brasa em 2015, que contemplaram bairros relativamente próximos à sua casa, Batalha participou de três oficinas, e se apresentou com sua banda na Mostra Final para um grande público em diferentes bairros, prestigiando a ação cultural que o projeto representa e enriquecendo seu próprio trabalho artístico e sua qualificação profissional. Batalha é professor de artes, e sabe o quanto é importante continuar aprendendo. E assim como ele, outros talentos que se destacaram no Lobato também vêm acompanhando o projeto e participaram de edições anteriores do Boca de Brasa. Seria longo listar nomes aqui, mas a presença de pessoas como os rappers Igor Tibe e Antuérpio, a atriz e poeta Neuma Carolina, o jovem Herbert Borges, que se destacou em elaboração de projetos, os rappers do Caixão Lacrado, o músico Totte Varjão, o sertanejo Reginaldo Santana, e outros que vêm acompanhando o Boca de Brasa são motivo de muito prestígio para o projeto.

O ator e apresentador Marinho Gonçalvez reencontra o baixista Humberto Batalha; Igor Tibe e seu parceiro Antuérpio dão a ideia com o rap; a bela voz de Gisele encantou com o estilo gospel e o professor Carrano sobe ao palco para apresentar com orgulho o resultado da oficina de Criação Literária. Blog O Guardador de Estrelas.

O ator e apresentador Marinho Gonçalves reencontra o baixista Humberto Batalha; show da banda Scaravéi; Igor Tibe e Antuérpio dão a ideia com o rap; a bela voz de Gisele encantou com o estilo gospel; o escritor Jorge Carrano subiu ao palco para apresentar com orgulho a poeta Rafaela Ribeiro e o resultado da oficina de Criação Literária; as belas meninas do grupo Renascer Dance, do Lobato, e os futuros artistas do bairro reunidos na Mostra Final.

Só tenho motivos para agradecer pela oportunidade de participar e ter conhecido esse projeto da Fundação Gregório de Matos, e em especial à equipe da Mil Produções, a diretora artística Vadinha Moura, ao Rafael Magalhães da FGM, ao produtor Charles Queiroz, pela atenção e receptividade. Muito obrigado, e até a próxima!!!

Aristóteles Varjão (músico, participou da oficina de Elaboração de Projetos no bairro da Liberdade e da Mostra Final na Liberdade e no Lobato).

A Mostra Final Boca de Brasa - Lobato foi prestigiada pelas famílias do bairro, pelos amigos e familiares dos participantes e pela direção do Colégio Dalva Matos. Blog O Guardador de Estrelas.

As famílias do bairro, amigos e familiares dos participantes e a direção do Colégio Dalva Matos (centro) estiveram presentes, prestigiando a Mostra Final Boca de Brasa - Lobato. Blog O Guardador de Estrelas.

O Lobato é um bairro com uma juventude bonita, inteligente e talentosa, uma população trabalhadora e determinada, e uma terceira idade experiente e esperançosa, e todos parecem ter orgulho do bairro. As atrações que mais mexeram com o público foram os artistas locais, entusiasticamente aplaudidos pelo público presente.

O Lobato possui uma juventude bonita, inteligente e talentosa, que foi muito aplaudida e prestigiada pela público presente. Blog O Guardador de Estrelas.

O Lobato possui uma juventude bonita, inteligente e talentosa, que foi muito aplaudida e prestigiada pelo público presente. Blog O Guardador de Estrelas.

Boca de Brasa - Lobato: Mostra Final. Blog O Guardador de Estrelas.

Show de rap do Caixão Lacrado; apresentação dos alunos de teatro; show do artista polivalente Nan Nunes; o talentoso músico Tote Varjão; a poeta Rafaela Ribeiro; o carismático sertanejo Reginaldo Santana e os seresteiros Ribério e Diael foram destaque no palco Boca de Brasa, prestigiados por grande público.

As oficinas de Dan̤as Urbanas, do professor Ananias Breack; de Teatro, da atriz Jussara Mathias, e de M̼sica РHome Studio, do m̼sico e professor Nairo Elo estiveram entre as mais concorridas no Lobato.

Entre as oficinas mais concorridas esteve a de Danças Urbanas, do dançarino Ananias Breack, que junto com seus convidados fizeram uma incrível apresentação na Mostra Final Boca de Brasa - Lobato.

Entre as oficinas mais concorridas esteve a de Danças Urbanas, do dançarino Ananias Breack, que junto com seus convidados fez uma incrível apresentação na Mostra Final Boca de Brasa - Lobato.

O público, entusiasmado, se apertou para assistir o resultado da oficina de Teatro, que teve todas as vagas disponíveis preenchidas, e o largo da Praínha do Lobato pareceu ficar pequeno para o talento dos participantes.

A oficina de Teatro, da atriz Jussara Mathias alcançou o número máximo de inscrições e deu espetáculo na Mostra Final. Blog O Guardador de Estrelas.

A oficina de Teatro, da atriz Jussara Mathias alcançou o número máximo de inscrições e deu espetáculo na Mostra Final. Blog O Guardador de Estrelas.

A literatura no Lobato foi representada por duas belas poetas, que usaram da força das palavras, da verdade e do talento, para defender a condição da mulher na sociedade contemporânea. Nas apresentações de Neuma Carolina e Rafaela Ribeiro, Boca de Brasa foi instrumento para uma mensagem contra a violência à mulher.

Noite de literatura no Lobato: a atriz e poeta Neuma Carolina e a poeta Rafaela Ribeiro falam da condição feminina na sociedade contemporânea. O jovem Charles embalou o público com seu sertanejo universitário e o professor Ananias Breack e seu partner deram um espetáculo de dança urbana no palco Boca de Brasa. Blog O Guardador de Estrelas.

Noite de literatura no Lobato: a atriz e poeta Neuma Carolina e a poeta Rafaela Ribeiro usam de sua arte e talento para falar da condição feminina na sociedade contemporânea. Charles Thaumaturgo embalou o público com seu sertanejo universitário e o professor Ananias Breack e seu partner deram um espetáculo de dança urbana no palco Boca de Brasa. Blog O Guardador de Estrelas.

Para mim foi uma honra participar de duas edições do Boca de Brasa. Tive a oportunidade de expressar um pouco da minha experiência com teatro, e também de me descobrir na poesia, pois na Mostra Final Boca de Brasa – Lobato (29/03) foi a primeira vez em que tive a oportunidade de subir ao palco e recitar a poesia “Mulata Exportação”. Enfim, foi muito boa minha passagem pelo projeto Boca de Brasa e espero ter a oportunidade de participar das próximas edições.

Neuma Carolina (atriz amadora e poeta)

Lobato ganha um registro contemporâneo com direção do cineasta Paulo Alcântara, feito pelos alunos da oficina de audiovisual, rico em elementos geográficos e culturais que caracterizam a região. Blog O Guardador de Estrelas.

Lobato ganha um registro contemporâneo com direção do cineasta Paulo Alcântara, realizado pelos alunos da oficina de audiovisual, com trilha sonora original e rico em elementos geográficos e culturais que caracterizam a região. Blog O Guardador de Estrelas.

Mais uma vez a Oficina de Audio Visual produziu um excelente resultado, com a realização de um curta, dinâmico, com uma trilha sonora original, composta por um dos participantes da oficina, com bela fotografia e a direção do cineasta e professor Paulo Alcântara. O vídeo pode ser acessado na fanpage Boca de Brasa no Facebook, onde tem recebido um número bastante  expressivo de acessos. Foi muito legal ver o sucesso que gerou a apresentação do curta no telão do palco Boca de Brasa, e a reação do público ao identificar-se no vídeo, por meio de personagens e lugares conhecidos do bairro.

Mostra Final do Boca de Brasa - Lobato contou com a presença de talentos em diferentes estilos musicais. Blog O Guardador de Estrelas.

A Mostra Final do Boca de Brasa - Lobato contou com a presença de talentos em diferentes estilos musicais. Blog O Guardador de Estrelas.

A noite terminou com um delicioso show da cantora Márcia Short, que teve a delicadeza e generosidade de convidar alguns jovens artistas e dançarinos do bairro, que participaram do projeto e são seus admiradores, para lhe acompanhar, dançando no palco. O público se sentiu bastante valorizado. No céu, próximo ao zênite, Lua e Júpiter adornavam a noite sobre São Salvador e a Baía de Todos os Santos.

Aspecto da Lua em conjunção com Júpiter na noite de 29 de março de 2015. Blog O Guardador de Estrelas.Aspecto da Lua em conjunção com Júpiter na noite de 29 de março de 2015. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua em conjunção com Júpiter na noite de 29 de março de 2015. Blog O Guardador de Estrelas.

A cantora Márcia Short encerra a Mostra Final do Boca de Brasa - Lobato com um belo show, onde a cantora generosamente convidou artistas locais para se apresentarem no palco. Foto maior: Alessandra Nohvaes. Blog O Guardador de Estrelas.

Márcia Short encerra a Mostra Final do Boca de Brasa - Lobato com um belo show, onde a cantora generosamente convidou ao palco artistas locais para dançarem durante sua apresentação. Foto maior: Alessandra Nohvaes. Blog O Guardador de Estrelas.

É uma experiência engrandecedora poder participar de um projeto tão positivo. Parabéns a todos os envolvidos na realização do Boca de Brasa, em especial à Fundação Gregório de Matos, à Secretaria Municipal de Cultura, à direção do Colégio Estadual Dalva Matos, da diretora Márcia Araújo e dos vice-diretores Carlos Alberto Brito, Alan Teixeira e Artur Catrambi, que deram todo o apoio para o sucesso do projeto no bairro, e aos moradores do Lobato, que receberam o Boca de Brasa de braços abertos e interagiram da maneira mais positiva possível.

A próxima edição vai acontecer no bairro de Sussuarana, onde existe um crescente movimento cultural e onde também acontece um dos saraus mais bem conceituados da cidade, o famoso Sarau da Onça. As inscrições já estão abertas pelo site da Fundação Gregório de Matos: www.culturafgm.salvador.ba.gov.br, e presencialmente no Centro Pastoral Afro Pe. Heitor, Rua Albino Fernandes 59c. Novo Horizonte. Para maiores informações visite a fanpage do Boca de Brasa no Facebook.

Esperamos por você lá. Participe!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , | 1 comentário

Efemérides Astronômicas: de 11 a 20 de abril de 2015

Tempo de observar Vênus, Júpiter e Saturno

Sol nascente em 11 de abril de 2015 (Bahia). stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol nascente em 11 de abril de 2015 (Bahia). stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

O Sol está na constelação dos Peixes, onde se mantém até o dia 18 de abril. No dia 19 entra no limite oficial da constelação do Áries.

Mercúrio em conjunção com o Sol em 11 de abril. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio em conjunção com o Sol em 11 de abril. As linhas em rosa marcam o limite oficial entre as constelações, como definido pela UIA. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio entrou em conjunção com o Sol no dia 10, na constelação dos Peixes. No dia 14 alcança a constelação do Áries, onde no dia 22 entra em conjunção com Marte.

Vênus e as Plêiades, na constelação do Touro. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus a cerca de 3º das Plêiades, na constelação do Touro, às 18:30 (Bahia) de 13 de abril. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus segue na constelação do Touro, visível no poente ao anoitecer, próxima das Plêiades. Dia 21 formará com Lua e Aldebaran uma belíssima configuração celeste.

Marte está na constelação do Áries (Carneiro), invisível por sua proximidade com o Sol. Dia 19 entra em conjunção com a Lua e no dia 22 com Mercúrio.

Júpiter às 18:30 (Bahia) na constelação do Câncer. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter às 18:30 (Bahia) na constelação do Câncer. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter segue em Câncer, visível desde o início das noites, próximo ao zênite.

Saturno em Escorpião por volta de 21:30 (Bahia) no quadrante leste do céu. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno em Escorpião por volta de 21:30 (Bahia) no quadrante leste do céu. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno segue compondo belíssima configuração com as estrelas do Escorpião, chamando atenção dos amantes do céu e embelezando de um modo especial as noites do primeiro terço do outono.

Lua em Touro, a 8º das Plêiades às 18 horas de 20 de abril no quadrante oeste do céu da sua cidade. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Lua em Touro, a 8º das Plêiades, às 18 horas de 20 de abril no quadrante oeste do céu da sua cidade. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

A Lua chegou ao segundo terço de abril em fase minguante.

Dia 11 Lua em Sagitário.

Dia 12 Lua em quarto minguante, passa de Sagitário a Capricórnio.

Dia 13 Lua em Capricórnio.

Dia 14 Lua entre Capricórnio e Aquário.

Dia 15 Lua em Aquário.

Dia 16 e 17 Lua em Peixes.

Dia 18 Lua Nova, em Peixes.

Dia 19 em conjunção com Marte, em Áries.

Dia 20 Lua em Touro, a cerca de 8º das Plêiades.

Boas observações a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Noite Estrelada: uma visita ao Planetário

Projeto educacional explora as tranversalidades da astronomia

Turmas do sexto ano fundamental do Colégio Nobre em aula de campo no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Turmas do sexto ano fundamental do Colégio Nobre em aula de campo no Planetário do Museu Parque do Saber - Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Esta semana tive o prazer de me reunir com uma turma muito especial, que causou ótima impressão e só deixou boas lembranças. Eram meninas e meninos do sexto ano fundamental do Colégio Nobre, de Feira de Santana, e suas professoras, que me convidaram a participar do projeto “Noite Estrelada”, elaborado pela equipe de educadores do colégio, com o apoio dos pais e o objetivo de valorizar o potencial lúdico e interdisciplinar que a astronomia oferece, e suas possíveis transversalidades.

Nossa aula de campo aconteceu na terça-feira (07), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em Feira de Santana, onde a prefeitura municipal mantém um sofisticado planetário, modelo ZKP-4 Quinto, da Karl Zeiss, e uma cúpula com 165 poltronas, a maior da região Nordeste do Brasil. E foi muito legal!

Comecei a me familiarizar com os nomes e com as fisionomias das crianças desde sua chegada ao Museu, quando tive a oportunidade de me apresentar e cumprimentar um a um os 52 alunos, e em cada rostinho pude ver estampado o entusiasmo e a alegria.

No saguão do Museu, as turmas do sexto ano encontraram uma rica exposição geológica, com textos ilustrados e belos exemplares da geologia brasileira.

Projeto Noite Estrelada: turmas do sexto ano fundamental do Nobre visitam a expogeo no saguão do Museu Parque do Saber e realizam aula de campo no Planetário, em Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Projeto Noite Estrelada: turmas do sexto ano fundamental do Nobre visitam a expogeo no saguão do Museu Parque do Saber e realizam aula de campo no Planetário, em Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Uma vez acomodados nas poltronas da cúpula, iniciamos nossa viagem pelo universo, e com os recursos do planetário simulamos a ausência de atmosfera na Terra, de forma que pudemos ver as estrelas que estavam no céu sobre a cidade naquele momento. Falamos um pouco sobre a camada atmosférica, sobre a origem das constelações, sobre o Sol, sobre os planetas e sobre a Lua, e fiquei muito contente em ver que professoras e alunos do sexto ano do Nobre vêm desenvolvendo um excelente trabalho em sala de aula. As duas turmas foram companheiras, participativas e atenciosas, e os alunos demonstraram já ter propriedade sobre assuntos importantes para a astronomia. Quando falei sobre o astronauta brasileiro Marcos Pontes, a turma me surpreendeu, respondendo que estão lendo trechos do livro do astronauta em sala de aula. Fiquei muito entusiasmado, e após noventa minutos de interação e descobertas, nossa sessão terminou com uma deliciosa salva de palmas.

Enquanto escrevo este texto, aqui na minha casinha de pedra, no alto do outeiro onde aprendi a observar o céu, me vem na lembrança o semblante feliz dos meninos e meninas do sexto ano, os nomes que absorvi, as tantas coisas que aprendi com nosso encontro e com a generosidade e alegria da turma. E isso me fez lembrar que em 2001, quando ministrei minha primeira palestra de astronomia com alunos do Nobre, aqui na Chapada Diamantina, a turminha com quem me encontrei no planetário no dia 07 ainda não havia nascido. E, no entanto, lá estávamos nós, reunidos sob a cúpula estrelada do planetário, falando da idade das estrelas… A vida é mesmo uma experiência fascinante!

Noite Estrelada: pintura de 1889 do holandês Vincent Van Gogh. Óleo sobre tela (73,66 x 92,08). Blog O Guardador de Estrelas.

A Noite Estrelada: pintura de 1889 do holandês Vincent Van Gogh empresta nome e inspiração para o projeto educacional. Óleo sobre tela (73,66 x 92,08). Blog O Guardador de Estrelas.

Meu agradecimento para a equipe de educadores do Colégio Nobre, que está de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em sala de aula. Nosso agradecimento às famílias, cujo apoio e a participação em casa são fundamentais para o sucesso do projeto, e abraços especialmente carinhosos para as crianças, a quem sou muito grato pela forma generosa e entusiasmada com que me receberam em nosso encontro. Participem aqui pelo blog sempre que puderem. Aprender a observar o céu é uma grande aventura!

Noites estreladas para todos.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | 2 comentários

Efemérides astronômicas: de 01 a 10 de abril de 2015

Sejamos bem vindos ao mês de abril de 2015: tempo de renascer

Ilustração com a posição do Sol nascente em 01 de abril de 2015 (Bahia). Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração com a posição do Sol nascente em 01 de abril de 2015 (Bahia). Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Abril começa com duas belas chuvas de meteoros, com radiante na constelação do Pavão no dia 01 e na constelação do Dragão no dia 02.

Sol está na constelação de Peixes, onde se mantém até o dia 18 de abril.

Mercúrio também está em Peixes, ascendendo sobre o horizonte leste no início do crepúsculo matutino. No dia 10 Mercúrio entra em conjunção com o Sol.

Vênus em conjunção com o aglomerado estelar das Plêiades em 10 de abril de 2015. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus em conjunção com o aglomerado estelar das Plêiades, na constelação do Touro, às 19 horas de 10 de abril de 2015, no quadrante oeste (O) do céu da sua cidade. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus é a “Estrela Vespertina”, surgindo no quadrante oeste com o céu ainda azul no final da tarde, na constelação do Áries. No dia 07 Vênus anoitece em Touro e no dia 10 entra em conjunção com as Plêiades.

Marte está na constelação do Áries, sendo difícil observá-lo nesta época, dada sua proximidade angular com o horizonte oeste no início da noite.

Júpiter em Câncer e Lua em Leão às 19 horas de 01 de abril de 2015. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter em Câncer e Lua em Leão às 19 horas de 01 de abril de 2015. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter segue se destacando na constelação do Câncer, visível no céu de oriente desde o início da noite.

Lua passa a 7º de Saturno no dia 07 de abril. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Lua passa a 7º de Saturno no dia 07 de abril. Stellarium.org Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno está na constelação do Escorpião, em conjunção com a estrela Upsilon Scorpii, embelezando as noites deste primeiro terço do outono. Dia 07 a Lua passa a cerca de 7º de Saturno.

Eclipse lunar de 04 de abril. Não será visível na área escura. NASA. O Guardador de Estrelas.

No dia 04 de abril haverá um eclipse lunar total, que infelizmente não será visível do Brasil. Na ilustração acima, as áreas claras indicam onde o eclipse poderá ser observado, nas faixas em cinza o eclipse será penumbral, quase imperceptível sem um fotômetro, e a área escura é a parte do globo onde o eclipse não será visível.

Dia 01 Lua em Leão.

Dia 02 Lua em Virgem, em conjunção com Zaniah.

Dia 03 Lua em Virgem, em conjunção com Porrima.

Dia 04 Lua cheia, em Virgem, em conjunção com Spica. Eclipse lunar, invisível do Brasil.

Dia 05 Lua em Virgem.

Dia 06 Lua em Libra, em conjunção com Zuben El Genubi.

Dia 07 Lua em Libra, a cerca de 7º de Saturno em Escorpião.

Dias 08 e 09 Lua no Ofiúco.

Dia 10 Lua em Sagitário.

Boas observações.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | 8 comentários

A Lua e o Leão

Lua em conjunção com a estrela Alfa do Leão em 31 de março

Lua e Régulus em conjunção: 31 de março de 2015.  stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Hoje a Lua está na constelação do Leão, em seu aspecto giboso crescente, com cerca de 89% do seu disco iluminado. Ela nascerá por volta de 15:10 e à medida que ganhar altura no oriente se tornará visível com o céu ainda azul, na segunda metade da tarde.

Quando anoitecer, poderemos observar a estrela Regulus (Alfa Leonis), a menos de 4º da Lua. Para visualizar melhor as demais estrelas do Leão, faça um “corta-luz” na Lua, obstruindo-a com a mão, e ficará mais fácil para você identificar as estrelas Algieba (Gamma Leonis), Zosma (Delta Leonis) e Denebola (Beta Leonis). A imagem acima corresponde ao aspecto oriental do céu da Bahia às 19 horas de 31 de março, e o astro mais evidente no alto à esquerda é o planeta Júpiter, na constelação de Câncer.

Boa observação!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Lua e Júpiter em Câncer

Hoje a Lua está a menos de 7º de Júpiter, na constelação do Câncer

Lua e Júpiter na constelação do Câncer em 29 de março de 2015. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Júpiter na constelação do Câncer em 29 de março de 2015. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá!

Você já viu a Lua hoje?

Ela está linda, em giboso crescente, e ao anoitecer poderemos observar o planeta Júpiter a menos de 7º a leste da Lua. Será uma boa oportunidade de mostrar o planeta para alguém.

Experimente fazer esta observação.

E aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 2 comentários

Aniversário de Salvador – 466 anos

Em 29 de março de 1549 Thomé de Souza fundava São Salvador

Panorâmica de Salvador em 1860. Foto de Benjamin Mulock Robert. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Hoje, uma senhora muito importante na vida dos brasileiros está fazendo aniversário. Há 466 anos, em 29 de março de 1549, o primeiro governador geral do Brasil, Thomé de Souza, chegava à baía de Todos os Santos para fundar a Cidade de São Salvador.

Mapa da Cidade da Bahia Salvador na primeira metade do século 17. Imagem reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

Mapa da Cidade da Bahia, São Salvador, na primeira metade do século 17. Imagem reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

A Lua era nova naquele dia, em conjunção com o Sol na constelação dos Peixes. Mercúrio e Júpiter estavam em Áries, visíveis sobre o horizonte oeste ao entardecer. Vênus era a estrela da alva, nascendo antes do Sol, em Peixes. Marte estava em Gêmeos e Saturno em Capricórnio. Nascia a Cidade da Bahia.

Parabéns, Salvador!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 4 comentários

Vulc̣o Villarica РChile

Você identifica este lugar? E as estrelas que aparecem na foto?

Vulcão Villa Rica - Chile. Erupção registrada em 03 de março de 2015. Foto: abcnews.com. Blog O Guardador de Estrelas.

Vulcão Villarrica - Chile. Erupção registrada em 03 de março de 2015. A constelação da Coroa Austral pode ser observada à direita da nuvem de material expelido pelo vulcão. Foto: abcnews.com. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Um dos vulcões mais ativos das Américas chama-se Villarrica, localizado entre as cidades chilenas de Villa Rica e Pucón, a cerca de 800 km ao sul da capital, Santiago. Pucón concentra um grande número de hotéis, pousadas, campings e agências de turismo. A atração principal, claro, é a ascenção ao vulcão, cujo topo está sempre coberto de neve. Na encosta do vulcão há uma estação de esqui, muito procurada no inverno, mas alcançar a cratera do Villarrica pode não ser tão fácil, além de exigir bom preparo físico.

No início deste mês o Villarrica apresentava uma atividade mais intensa do que o comum, deixando as cidades vizinhas em alerta. De fato, uma super erupção ocorreu na madrugada de 03 de março, e o resultado foi um espetáculo da natureza, ao mesmo tempo belo, perigoso e assustador. A população das cidades mais próximas precisou ser evacuada como medida de segurança. No dia 18 de março o lago de lava subiu até bem próximo da borda da cratera e a região voltou a entrar em estado de alerta, suspendendo as aulas para mais de cinco mil estudantes. Em algumas áreas as aulas voltaram nesta segunda feira 23, enquanto nas escolas localizadas nas zonas de maior risco, próximas do vulcão, as aulas seguem suspensas.

No outono de 2005, há dez anos, tive a oportunidade de escalar o Villarrica. Havia nevado muito nos dias anteriores, o vulcão estava completamente coberto de neve e gelo duro, e foi preciso o uso de granpons (grampos de metal para a sola das botas) e piolet (pequena picareta de alumínio). Fazia muito frio e ventava forte, mas a ascenção até a cratera foi mais fácil do que cumprir o percurso de moto até a base do vulcão, percorrendo uma estrada coberta de neve e lama. Uma vez na borda da cratera, presenciei muita atividade e quatro erupções em pouco mais de duas horas. Cada erupção foi acompanhada de uma grande explosão, que expeliu um jato massivo de lava, lançando material entre 80 e 100 metros de altura. Ainda no ar, quarenta metros ou mais acima do nível da borda, a lava expelida deixou o estado líquido e perdeu a cor vermelha, para se tornar rocha negra e airada, caindo ao redor da cratera nevada. Ao cairem sobre a neve, os fragmentos de rocha quente imediatamente deram origem a colunas de vapor d’água, e quando repousaram os últimos fragmentos, por um átimo de silêncio pude ouvir meu próprio coração batendo forte.

Para ascender ao topo do Villarrica, que pertence a um Parque Nacional, normalmente é necessário a companhia de um guia e o uso de alguns equipamentos, como capacete, além de ser aconselhável levar máscaras de gás, pois da cratera saem muitos gases tóxicos, como enxofre. Uma vez na borda da cratera é importante se manter a barlavento.

Um dos objetos de maior interesse da astronomia é a própria Terra, único planeta ao qual os astrônomos tem amplo acesso. Por isso, áreas do conhecimento como geologia e geofísica são campos fundamentais para a astronomia planetária. Pessoalmente, alimento um interesse especial por estes assuntos, mas nada do que li nos livros me preparou para as fortes emoções que senti ao presenciar uma erupção vulcânica, desde a borda da cratera. Quando puder, voltarei com um relato mais completo dessa aventura.

O Chile não faz fronteira com o Brasil, mas é um vizinho próximo, em muitos sentidos, que vale muito a pena conhecer. Daqui da minha janela, na Bahia, posso ver a maioria das constelações que também podem ser vistas de Pucón, no Chile. Vivemos sob o mesmo Sol e a mesma Lua, e conhecer bem o céu nos permite ser um pouco de cada lugar da Terra.

Para quem tiver disposição, escalar o Villarrica, quando ele estiver mais calmo, claro, pode ser uma bela e inesquecível experiência.

Abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 3 comentários

Estrelas da Liberdade – Boca de Brasa

Artistas da Liberdade e região brilharam no palco Boca de Brasa

Mostra Final do Boca de Brasa - Liberdade: Música, teatro e poesia na praça Nelson Mandela, em Salvador. Blog O Guardador de Estrelas.

Mostra Final Boca de Brasa - Liberdade: Música, teatro, dança, vídeo e poesia na praça Nelson Mandela, em Salvador. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Ao longo da semana passada, conheci a antiga estrada das Boiadas, por onde passavam comitivas boiadeiras que traziam gado do sertão e desciam para Água de Meninos e o porto, na cidade baixa, em Salvador. Com a guerra pela independência da Bahia, fileiras de homens armados marcharam pela Estrada das Boiadas em um contra-ataque épico às tropas portuguesas de Madeira de Melo, que a partir de então recuaram e foram derrotadas em 02 de julho de 1823. Desde então, a Estrada das Boiadas passou a se chamar Estrada da Liberdade, que deu nome a um dos bairros mais emblemáticos de Salvador.

Aliás, história, cultura e gente talentosa são elementos que não faltam ao bairro da Liberdade, tão conhecido por sua representatividade religiosa, étnica e cultural. Cada vez mais as pessoas querem visitar a Liberdade, conhecer suas tradições, sua gente, suas manifestações artísticas e intelectuais. E há muita coisa para se ver, degustar, comprar, cantar, dançar e conhecer na Liberdade, esse bairro que possui mais habitantes do que a maioria dos municípios brasileiros e tem um nome tão significativo: Liberdade!

Liberdade dos terreiros e afoxés, dos pais e mães de santo, das rezadeiras e quebranteiras, das costureiras e cozinheiras, da capoeira, das tradições e da história. Com o pé no presente e a visão no futuro, a Liberdade também é do rap, do pop, da poesia, do hip-hop. A Liberdade é da literatura, dos projetos, das danças urbanas, do audiovisual e do teatro. E tudo isso esteve muito presente na Mostra Final do projeto Boca de Brasa, no dia 15 de março, na praça Nelson Mandela, em frente ao Plano Inclinado, na Estrada da Liberdade.

Entre os dias 09 e 14 de março aconteceram seis oficinas, promovidas pelo Boca de Brasa, no Colégio Estadual Celina Pinho, no Curuzu (abraço para a diretora Ediuza e o vice-diretor Enéas). Boca de Brasa é um projeto da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal de Cultura, realizado pela Fundação Gregório de Matos, que tem o objetivo de fomentar, alavancar e mapear a cultura e a arte produzidas nas diferentes regiões da cidade. Os bairros contemplados com o projeto recebem oficinas de aperfeiçoamento em diferentes linguagens artísticas, que culminam em uma Mostra Final em praça pública, no palco itinerante Boca de Brasa, com apresentação de Jackson Costa e direção artística de Vadinha Moura. As oficinas são gratuitas, ministradas por professores altamente capacitados e reconhecidos em suas áreas de atuação, e a Mostra Final representa uma grande oportunidade para os artistas participantes apresentarem seu trabalho ao público.

A Oficina Criativa de Música - Home Studio, ministrada pelo músico e professor Nairo Elo, esteve entre as maisconcorridas na edição do Boca de Brasa - Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

A Oficina Criativa de Música - Home Studio, ministrada pelo músico e professor Nairo Elo, esteve entre as mais concorridas na edição do Boca de Brasa - Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Mostra Final Boca de Brasa - Liberdade. 15 de março 2015. Blog O Guardador de Estrelas.

As oficinas contaram com diversos artistas profissionais e amadores, e o resultado foi uma bela noite de confraternização, com espetáculos de teatro e dança, recital de poesia, shows e muita alegria, onde as famílias da Liberdade se reuniram para prestigiarem a prata da casa, seus artistas.

Cada turma subiu ao palco para mostrar um pouco do conhecimento construído com a ajuda dos professores durante as oficinas, e no telão assistimos o filme produzido pela turma de Audiovisual, do cineasta e professor Paulo Alcântara. Além do trabalho produzido em conjunto pela turma de cada oficina, o projeto prevê que os participantes que já possuem um trabalho artístico se apresentem no palco Boca de Brasa, e, na Liberdade, não faltaram atrações.

Alunos da oficina de Audiovisual, do cineasta Paulo Alcântara, produziram um curta, que foi apresentado em telão e alcançou um número significativo de visualizações na internet. Blog O Guardador de Estrelas.

Alunos da oficina de Audiovisual, do cineasta Paulo Alcântara, produziram um curta que foi apresentado em telão e já alcançou um número significativo de visualizações na internet. Blog O Guardador de Estrelas.

Quando eu era menino, no final dos anos oitenta, assisti uma edição do Boca de Brasa. Hoje eu estou aqui, contente por estar participando.

Giovane Sobrevivente (oficina de Audiovisual)

Foi marcante a presença do público infantil, das avós, pais e mães na Mostra Final do Boca de Brasa - Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Pessoalmente, foi muito bacana acompanhar o projeto na Liberdade, desde a reunião com a comunidade no Encontro de Articulação para o Plano Municipal de Cultura de Salvador, realizado no dia 04, na sede do Centro Social Urbano da Liberdade e, depois, durante as oficinas, onde reencontrei muitas pessoas que já haviam participado do Boca de Brasa no bairro da Ribeira. A jovem atriz Lorena, por exemplo, que na Mostra Final da Ribeira representou o papel de Margareth Menezes, voltou a participar do Boca de Brasa na Liberdade, e no domingo, durante a Mostra Final, teve a chance de conhecer a cantora pessoalmente.

Quis fazer a mesma oficina novamente, pois é uma ótima oportunidade de me aperfeiçoar. Na próxima edição, no Lobato, estarei lá novamente.

Lorena (oficina de Teatro)

Muitas pessoas esṭo seguindo o Boca de Brasa pelos diferentes bairros onde o projeto acontece. O m̼sico e professor Humberto Batalha, que leciona artes na Escola Parque do Saboeiro e tamb̩m tem uma banda, participou da oficina Criativa de M̼sica РHome Studio no Boca de Brasa que aconteceu em fevereiro, na Ribeira, e agora, na Liberdade, se inscreveu na oficina de Elabora̤̣o de Projetos e Gesṭo de Grupos e se apresentou com sua banda na Mostra Final.

Desta vez eu vim aprimorar meus conhecimentos em elaboração de projetos e gestão de grupos. Não adianta apenas ter talento, é preciso aprender as técnicas e conhecer os meios de alavancar nossos sonhos.

Humberto Batalha (oficina de Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos)

Cultura e arte não se fazem apenas no palco. A oficina de Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos, com o professor Luís Alencar, contou com a presença de líderes em suas comunidades ou grupos, além de músicos, cantores e intelectuais da Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Cultura e arte não são feitas apenas no palco. A oficina de Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos, do professor Luís Alencar, contou com a presença de líderes em suas comunidades ou grupos, além de músicos, cantores e intelectuais da Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

A dupla de dançarinos Janderson e Priscila, do conjunto Passos Crew, que já havia se destacado em outros projetos culturais, como o Quarta que Dança, abriu as apresentações com um belo espetáculo, que emocionou muita gente.

Apresentação Passos Crew Mostra Final Boca de Brasa Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

A apresentação da dupla Passos Crew encantou o público presente na Mostra Final do Boca de Brasa Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Boca de Brasa - Liberdade. 15 de março de 2015. Blog O Guardador de Estrelas.

Famílias, casais, amigos, artistas e intelectuais da Liberdade compareceram à praça Nelson Mandela, prestigiando a edição Boca de Brasa - Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

A turma da oficina de Teatro, da atriz e professora Jussara Mathias deu espetáculo, caprichou no figurino e encheu o palco de alegria. Vários atores e atrizes demonstraram talento e impressionaram pela forma como se entregaram em cena.

A oficina de Teatro da talentosa atriz Jussara Mathias rendeu um lindo espetáculo, bastante aplaudido pelo público. Blog O Guardador de Estrelas.

A oficina de Teatro da atriz Jussara Mathias rendeu um lindo espetáculo, bastante aplaudido pelo público. Blog O Guardador de Estrelas.

A oficina de Danças Urbanas, do dançarino e professor Ananias Break, contou com a participação de dançarinos iniciantes e avançados, e a turma colcocou o nível lá em cima. Alguns participantes da oficina, que já possuem um trabalho artístico, subiram ao palco Boca de Brasa para apresentar seu trabalho independente. Foi o caso dos talentosos dançarinos Jaci e Wagner. Jaci também é artesã e confecciona o próprio figurino, e Wagner é um dançarino virtuoso e carismático, que também estudou ballet clássico, além de danças etnicas e urbanas.

Oficina de Danças Urbanas com o professor e dançarino Ananias Break. Blog O Guardador de Estrelas.

Oficina de Danças Urbanas, ministrada pelo professor e dançarino Ananias Break. Blog O Guardador de Estrelas.

Filhos da Liberdade brilharam no palco Boca de Brasa. Blog O Guardador de Estrelas.

A oficina de literatura, ministrada pelo escritor e poeta Jorge Baptista Carrano, revelou ao mestre e ao público uma poeta sensível e talentosa, Priscila Passos, que engrandeceu o projeto com sua participação. Em conjunto com a turma Criativa de Música – Home Studio, do professor Nairo Elo, de uma forma transversal, criativa e harmoniosa, professores e alunos se uniram para criarem juntos uma bela apresentação de poesia musicada. Foi um momento muito especial desta edição.

A oficina de Criação Literária, ministrada pelo escritor Jorge Baptista Carrano revelou a talentosa poeta Priscila Passos, cuja poesia foi musicada pela turma da oficina Criativa de Música - Home Studio do professor Nairo Elo e apresentada na Mostra Final. Blog O Guardador de Estrelas.

A oficina de Criação Literária, ministrada pelo escritor Jorge Baptista Carrano revelou a talentosa poeta Priscila Passos, cuja poesia foi musicada pela turma da oficina Criativa de Música - Home Studio do professor Nairo Elo e apresentada na Mostra Final. Blog O Guardador de Estrelas.

Mostra Final Boca de Brasa Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Ao final das apresentações, Jackson Costa chamou uma convidada muito especial, que subiu ao palco Boca de Brasa para fazer o show de encerramento da edição Boca de Brasa Liberdade: Margareth Menezes. Aliás, o show de Margareth, cantora que possui uma relação pessoal de carinho com a Liberdade, foi ótimo, como sempre.

Show de Margareth Menezes encerra a edição Boca de Brasa - Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Margareth Menezes encerra em alto estilo a edição Boca de Brasa - Liberdade. Blog O Guardador de Estrelas.

Margareth Menezes encerra em alto estilo a edição Boca de Brasa - Liberdade. Foto: Alessandra Nohvais. Blog O Guardador de Estrelas.

Boca de Brasa é um projeto itinerante, que está em seu terceiro ano desde que foi relançado pela Prefeitura de Salvador. Já aconteceu nos bairros de Plataforma, Cajazeiras, Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Engenho Velho de Brotas, Pernanbués, Uruguai, Itapuã, Pau da Lima, Paripe e Ribeira. A próxima edição do Boca de Brasa será no Lobato, e começa nesta segunda feira, dia 23. Ainda dá tempo de você fazer sua inscrição. Para ter mais informações visite a fanpage Boca de Brasa e o site da Fundação Gregório de Matos, e participe.

Boca de Brasa - Liberdade. Março de 2015. Blog O Guardador de Estrelas.

Durante a realização do Boca de Brasa, nos inspiramos na poesia, nos expressamos na dança, registramos nosso olhar em vídeo, nos descobrimos no teatro, transformamos sentimentos em música, e entendemos que em meio à paixão pela arte, também é preciso dominar os mecanismos de elaboração, apresentação e captação, que viabilizem nossos projetos. Nosso espírito precisa de cultura tanto quanto nosso corpo precisa de alimento. No grande show da vida, o palco é nosso.

Valeu, Liberdade!

Abraço a todos.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , | 4 comentários

Efemérides astronômicas: de 21 a 31 de março de 2015

O último terço de março começa com duas lindas conjunções: acompanhe!

Posição do Sol nascente em 21 de março e o desenho mitológico das constelações. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Posição do Sol nascente na constelação dos Peixes em 21 de março e o desenho mitológico das constelações. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

O outono começou de um modo muito especial. A Lua, em fase nova e no perigeu, causou um belíssimo eclipse solar, visto em sua totalidade da região ártica. Em várias regiões da Europa, o eclipse foi parcial, ou seja, o disco lunar não cobriu totalmente o disco solar. Aqui, no Brasil, o eclipse não foi visível, mas ao longo dos próximos dias poderemos apreciar lindas conjunções da Lua. A começar por hoje. Acompanhe!

Aspecto do Sol em 21 de março. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do Sol em 21 de março. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

O Sol está na constelação dos Peixes, onde permanece até o dia 19 de abril, quando passa à constelação do Áries, segundo os limites oficiais das constelações, determinado pela União Astronômica Internacional.

Mercúrio está na constelação do Aquário, visível sobre o horizonte leste pouco antes de nascer o Sol. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio em Aquário, visível sobre o horizonte leste anunciando a hora d'alva. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio está na constelação do Aquário, visível por pouco tempo sobre o horizonte leste antes do nascer do Sol. Nos próximos dias Mercúrio se tornará difuso na alvorada, dada a proximidade angular com o Sol. Dia 29 passa à constelação de Peixes.

Conjunção Vênus e Lua na constelação do Áries à hora do crepúsculo de 22 de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Conjunção Vênus e Lua na constelação do Áries à hora do crepúsculo vespertino de 22 de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus está na constelação do Áries, visível no quadrante oeste do céu após o ocaso do Sol. Domingo 22 Vênus e Lua protagonizam uma belíssima conjunção à hora do crepúsculo vespertino. Não perca!

Lua e Marte em conjunção durante o crepúsculo vespertino de 21 de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Marte em conjunção durante o crepúsculo vespertino de 21 de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Marte segue na constelação de Peixes. Por se encontrar angularmente próximo ao Sol, pouco acima do horizonte ao anoitecer, já não está tão evidente como a semanas atrás. Neste sábado 21, quem tiver uma visão privilegiada para o poente, poderá observar Marte em conjunção com a Lua, em seu primeiro delgado crescente depois do novilúnio. Esta observação não será tão fácil de ser feita, pelos motivos já mencionados, mas, para quem reunir as condições ideais de observação, será um belíssimo espetáculo.

Dia 29 de março a Lua passa próxima a Júpiter, na constelação do Câncer. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Dia 29 a Lua passa próxima a Júpiter, na constelação do Câncer. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter segue na constelação do Câncer, surgindo à meia altura no céu de oriente ao início das noites. Dia 29 a Lua passa a menos de 7º de Júpiter, formando uma bela configuração celeste.

Saturno segue na constelação do Escorpião, visível no céu de oriente nas madrugadas do último terço de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno segue na constelação do Escorpião, visível no céu de oriente nas madrugadas do último terço de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno está na constelação do Escorpião, em conjunção com a estrela Grafias (Acrab), formando uma linda configuração celeste nas madrugadas de março.

Conjunção Lua e Marte ao crepúsculo vespertino de 21 de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Conjunção Lua e Marte ao crepúsculo vespertino de 21 de março. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

A Lua começou o outono em conjunção com o Sol, na constelação dos Peixes.

Dia 21 Lua em conjunção com Marte, em Peixes, visível sobre o horizonte oeste durante o crepúsculo vespertino. Será um lindo espetáculo.

Dia 22 Lua na constelação do Áries, em conjunção com Vênus, visível no quadrante oeste do céu após o ocaso do Sol. Imperdível!

Dia 23 Lua em Áries.

Dia 24 Lua em Touro, a menos de 6º de Aldebaran. Bela configuração celeste.

Dia 25 Lua em Touro.

Dia 26 Lua passa por Órion.

Dia 27 Lua em quarto crescente, em Gêmeos.

Dia 28 Lua em Gêmeos.

Dia 29 Lua em Câncer, a menos de 7º de Júpiter.

Dia 30 Lua em Leão.

Dia 31 Lua a menos de 6º da Alfa Leonis.

Desejo a todos um feliz outono, repleto de boas observações.

Abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 1 comentário