Astronomia no ENEM: dicas e quest√Ķes

Acompanhe a s√©rie Astronomia no ENEM, aqui n’O Guardador de Estrelas

Movimento retrógado de marte: ilustração do movimento aparente de Marte, observado da Terra. Blog O Guardador de Estrelas.

Esta foto-montagem mostra o caminho aparente descrito no céu pelo planeta Marte ao longo de um determinado período, fotografado sempre do mesmo lugar, em Terra. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, pessoal!

Seguindo com nossa s√©rie Astronomia no ENEM, hoje vamos falar do famoso “movimento retr√≥grado dos planetas”, que representou um grande desafio na hist√≥ria da observa√ß√£o celeste ao longo dos mil√™nios. O n√≥ s√≥ come√ßou a ser desatado a partir de 1543, quando Nicolau Cop√©rnico (1473 – 1543) sugeriu pensar o Sol como situado no centro do sistema, e n√£o a Terra. Anos depois, Johannes Kepler (1571 – 1630) aprimorou o modelo de Cop√©rnico, calculando que as √≥rbitas dos planetas s√£o el√≠pticas.

O movimento retrógrado dos planetas exteriores acontece quando a Terra ultrapassa um planeta cuja órbita é maior que a sua, como a de Marte, por exemplo. Nesse momento, o planeta em questão, que até então era observado no céu seguindo em uma direção, começa a retroagir em seu caminho aparente em relação às estrelas, e dia após dia o veremos voltar na direção contrária a que vinha seguindo. Passado um determinado período, observaremos o planeta retomar à direção original, realizando uma espécie de laço no céu.

Movimento retrógrado: efeito de perspectiva relacionado à velocidade orbital dos planetas. Blog O Guardador de Estrelas.

Os planetas internos,¬†como V√™nus e Merc√ļrio, parecem se mover de forma retr√≥grada por um mecanismo semelhante, embora que, no caso destes dois planetas, os ciclos retr√≥grados est√£o relacionados √†s suas conjun√ß√Ķes com o Sol.

 

Astronomia no ENEM: quest√Ķes de astronomia no Exame Nacional do Ensino M√©dio. Blog O Guardador de Estrelas.

Quando V√™nus ou Merc√ļrio est√£o em conjun√ß√£o inferior (entre Terra e Sol), ou em conjun√ß√£o superior (alinhados atr√°s do Sol), n√£o os vemos da Terra. S√≥ os vemos quando est√£o em elonga√ß√£o (afastamento aparente do Sol).

Entre uma máxima elongação (maior afastamento angular do Sol) e a conjunção seguinte, ambos os planetas parecem retroagir em seu caminho aparente no céu.

A m√°xima elonga√ß√£o de Merc√ļrio, ou seja, a altura m√°xima que o planeta atinge acima do horizonte, observado da Terra √© de 28¬ļ graus, e a m√°xima elonga√ß√£o de V√™nus √© de 45¬ļ. Isso quer dizer que estes dois planetas podem ser vistos em algumas √©pocas antes do Sol nascer, e em outras, depois do Sol se p√īr. Mas nunca ser√£o vistos √† meia noite, por exemplo.

Acompanhe a questão relacionada, que caiu em edição passada do ENEM:

Astronomia no ENEM: dicas e quest√Ķes de astronomia. Blog O Guardador de Estrelas.

 

Astronomia no ENEM: dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio. Blog O Guardador de Estrelas.A resposta está no primeiro comentário a este artigo.

 


Publicado em Uncategorized | 3 coment√°rios

Estrelando: o Sol! 30 de outubro de 2014

O Sol, hoje.

Sol em 30 de setembro de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 30 de setembro de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 30 de setembro de 2014.  HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 30 de setembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

“Todo jardim come√ßa com uma hist√≥ria de amor, antes que qualquer √°rvore seja plantada ou um lago constru√≠do √© preciso que eles tenham nascido dentro da alma.¬†Quem n√£o planta jardim por dentro, n√£o planta jardins por fora e nem passeia por eles.”

Rubem Alves


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um coment√°rio

Educação em Movimento: Barreiras 2014

Terça-feira, 30 de setembro: Educação em Movimento acontece em Barreiras

4ª edição do Educação em Movimento - Barreiras 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Al√ī, Barreiras!

Nesta terça (30) o Educação em Movimento estará em Barreiras, no oeste do estado, para mais uma noite de celebração ao conhecimento! Trata-se de uma excelente oportunidade para estudantes que irão prestar o ENEM e os vestibulares em 2014.

O evento ser√° no audit√≥rio do IFBA e come√ßa a partir das 18h e 30m com apresenta√ß√£o da dupla La√©rcio e Cristiano. √Äs 19 horas apresentarei os professores Ad√£o Albuquerque e Jos√© Nilton Andrade, e teremos o in√≠cio do “aul√£o”, que contar√° ainda com a banda Nitro, durante o intervalo musical.

A equipe do programa Aprovado, que ir√° cobrir o evento, j√° est√° l√° e mandou essas fotos pra gente:

Sol se pondo em 29 de setembro, Barreiras – BA.

P√īr do Sol em Barreiras. 29 de setembro de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

A Lua em 29 de setembro, Barreiras – BA

Lua em 29 de setembro de 2014. Foto Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.Abraço a todos. E até lá!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | Deixar um coment√°rio

Hoje: Lua e Marte em Escorpi√£o

Lua, Marte e Antares se encontram hoje, na constelação do Escorpião

Marte é o astro que veremos entre a estrela Antares e a Lua. A imagem corresponde ao lado oeste do céu ao início da noite de 29 de setembro de 2014. Saturno aparece próximo ao horizonte, em Libra. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Antares, Marte e Lua no início da noite de 29 de setembro. Saturno aparece em Libra. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, pessoal!

Hoje o céu está irresistível! Aproveite, dê uma espiadinha e alegre seu coração. Ao início da noite veremos a Lua passando ao norte de Marte, que por sua vez está ao norte de Antares, em Escorpião.

Basta localizar a Lua e, com o auxílio da imagem acima, tente identificar o desenho do Escorpião, ligando as estrelas por uma linha imaginária. A estrela Alfa Escorpii se chama Antares, uma gigante vermelha bastante famosa. Marte é o astro que aparece na imagem entre Antares e a Lua.

Marte é o astro que aparece entre a estrela Antares e a Lua. Aspecto oeste do céu no início da noite de 29 de setembro de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Marte é o astro que aparece entre a estrela Antares e a Lua. Aspecto oeste do céu no início da noite de 29 de setembro de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

√Č hoje, segunda 29. Participe deste encontro!

Local: lado oeste do céu da sua cidade.

Hor√°rio: a partir do crep√ļsculo vespertino.

E aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 11 coment√°rios

Entre estrelas

I Congresso Baiano em Educação Moral

Astronomia no I Cobem: planet√°rio do Museu Parque do Saber, Feira de Santana - 26 de setembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Astronomia no I Cobem: planet√°rio do Museu Parque do Saber, Feira de Santana - 26 de setembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Sexta feira (26) vivi um momento raro e, portanto, breve, mas muito intenso e f√©rtil; pleno o suficiente para deixar uma indel√©vel lembran√ßa e reafirmar que sim: “tudo vale a pena se a alma n√£o √© pequena”.

Era o final da manhã quando deixei os pássaros cantando e as flores com suas cores no alto do outeiro e parti. Ares e Antares ganhavam altura no oriente sobre a pequena vila, no céu claro e azul da Chapada Diamantina. Pouco depois de Andaraí uma grande árvore caída sobre a estrada impedia a passagem e os carros faziam fila, enquanto homens e máquinas trabalhavam para desimpedir a pista. Relaxei diante do engarrafamento inusitado e voltei ao livro cuja leitura havia interrompido mais cedo. Passadas algumas horas e a 350 km distante dali, já era noite quando cheguei em Feira e encontrei-me com as lindas estrelas que generosamente me aguardavam no planetário. Estavam brilhantes!

A sess√£o de astronomia era parte da programa√ß√£o cultural do I COBEM, e dias antes hav√≠amos cogitado a hip√≥tese de cancelar a atividade, devido ao equipamento ZKP-4 se encontrar em manuten√ß√£o, mas a dire√ß√£o do Espa√ßo Reconstruir, realizador do I COBEM, considerou que ainda assim valeria a pena investirmos na atividade. Que bom, pois para mim foi um privil√©gio estar entre pessoas t√£o s√°bias, profissionais de educa√ß√£o de alto n√≠vel, algumas das quais j√° conhe√ßo e admiro, e outras, sobre as quais j√° ouvira falar, nomes de destaque em seus respectivos estados de origem. Minha vontade foi de calar e apenas ouvir cada uma daquelas educadoras e os educadores presentes, empenhados em melhorar a qualidade do ensino e das rela√ß√Ķes na escola, e que estavam ali, em Feira, ajudando a construir a hist√≥ria da educa√ß√£o contempor√Ęnea na Bahia e no Brasil.

I COBEM: Congresso Baiano em Educação Moral. Blog O Guardador de Estrelas.

Pelas voltas da vida, me coube falar sobre o c√©u para aquelas estrelas, e a aten√ß√£o que me emprestaram me alimentar√° ainda por muito tempo. Foi uma honra participar desse momento do I COBEM, uma iniciativa louv√°vel que envolveu a√ß√Ķes como generosidade, amizade, empenho, anos de investimento individual de cada participante em muito estudo, necessidade de discuss√£o sobre a√ß√Ķes e valores morais e, acima de tudo, vontade de transformar a realidade por meio da educa√ß√£o e construir um futuro melhor. Por isso o sucesso!

I Cobem: Feira de Santana, setembro de 2014. Self: Sandy. Blog O Guardador de Estrelas.

O I COBEM foi uma realização do ESPAÇO RECONSTRUIR, com o apoio da ADONIS, GEPEM, UNESP, UNIFRAM, UTP e UNICAMP. O evento também contou com o apoio do Jornal Correio, e a parceria do Museu Parque do Saber e do Blog O Guardador de Estrelas. :)

Valeu, meninas! Vocês são super poderosas, verdadeiras estrelas da educação, brilhantes, e fazem toda a diferença.

Abraço a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 3 coment√°rios

Matéria do Fantástico sobre os brasileiros na Guiana Francesa

A perigosa travessia clandestina de trabalhadores brasileiros para a Guiana Francesa

Fantástico: matéria sobre a travessia clandestina para a Guianana Francesa. Imagem: reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

Todos os meses centenas de brasileiros atravessam clandestinamente para a Guianana Francesa em busca de trabalho. Muitos desaparecem na travessia, outros s√£o presos e deportados de volta. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

No programa Fantástico deste domingo (28), a reportagem especial foi sobre a travessia clandestina de brasileiros que tentam ganhar a vida nos garimpos ilegais de ouro, ou trabalhando na construção civil na capital da Guiana Francesa.

Eu j√° estive l√° e participei de duas tentativas de entrar irregularmente no territ√≥rio franc√™s. Isso foi em junho e julho de 1995, e meu objetivo n√£o era trabalhar ilegal, mas viver a experi√™ncia da travessia. E que experi√™ncia! Na segunda tentativa, ap√≥s quatro dias remando pelo Rio Oiap√≥que e velejando no mar, em companhia de dois peruanos e um amapaense, fomos detidos pela Gendarmerie francesa e, depois de tr√™s noites no “chateau”, detidos em Caiena, fomos deportados de volta √† Macap√°, sob os ausp√≠cios do governo franc√™s.

Ainda estou reescrevendo esta aventura, mas j√° publiquei uma parte aqui no blog.

Confira:

http://www.ibahia.com/a/blogs/estrelas/2014/03/04/textos-soltos-uma-aventura-na-guiana-francesa/

O link para a matéria do Fantástico é esse:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/09/fantastico-revela-vida-de-garimpeiros-ilegais-na-guiana-francesa.html

A caminho dos garimpos de ouro da Guiana Francesa. Fant√°stico 28/09/14. Blog O Guardador de Estrelas.

Vale a pena assistir e conhecer um pouco da história de um Brasil e de uma região da América do Sul que pouco ouvimos falar.

Abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | Deixar um coment√°rio

Estrelando: o Sol! 29 de setembro de 2014

O Sol, hoje.

Sol em 29 de setembro de 2014. AIA 193 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 29 de setembro de 2014. AIA 193 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 29 de setembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 29 de setembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

‚ÄúTudo o que muda a vida vem quieto no escuro, sem preparos de avisar.‚ÄĚ

Jo√£o Guimar√£es Rosa, da novela ‚ÄúD√£o-lalal√£o‚ÄĚ.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 1 coment√°rio

Estrelando: o Sol! 28 de setembro de 2014

O Sol, hoje.

Sol em 28 de setembro de 2014.  AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 28 de setembro de 2014. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 28 de setembro de 2014.  HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 28 de setembro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Alvorecer do dia 28 de setembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Alvorecer do dia 28 de setembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

‚Äď Estou boquiaberto com o que me foi mostrado em Nova York por David Sarnoff, o boss da NBC: a televis√£o, a oitava maravilha do mundo. Num est√ļdio fechado um conjunto de c√Ęmara tocava um trecho de¬†La Boh√®me, de Puccini. A cinquenta metros dali, em outra sala, atrav√©s de um aparelho, eu pude ver e ouvir com perfei√ß√£o a execu√ß√£o da √≥pera. Eu os reuni aqui para comunicar que, terminada a guerra, vou importar aquela tecnologia e instalar uma esta√ß√£o de televis√£o no Brasil. Queria que suas ind√ļstrias fossem se preparando, porque voc√™s v√£o ser os privilegiados que dividir√£o comigo as gl√≥rias de trazer esse invento revolucion√°rio para c√°. Os nossos inimigos que se preparem: se s√≥ com R√°dios e Jornais os Associados j√° tiram o sono deles, imaginem quando tivermos na m√£o um instrumento m√°gico como a televis√£o!

Fala de Assis Chateaubriand a empresários amigos seus, sobre a primeira vez que viu um aparelho de televisão, após viagem aos EUA em 1944.

Excerto extra√≠do √†s p√°ginas 440/441 do livro ‚ÄúChat√ī ‚Äď O Rei do Brasil‚ÄĚ Fernando Moraes Companhia das Letras ‚Äď S√£o Paulo, 1994.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um coment√°rio

Educação em Movimento: prazer em conhecer

4ª edição do Educação em Movimento РFeira de Santana, setembro de 2014

Educação em Movimento em Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Mil e quinhentos alunos e educadores estiveram presentes à 4ª edição do Educação em Movimento, em Feira de Santana. 24 de setembro de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Cerca de mil e quinhentos alunos e educadores estiveram presentes à 4ª edição do Educação em Movimento, no Auditório Central da UEFS, em Feira de Santana. 24 de setembro de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Era uma noite fria do in√≠cio da primavera e uma n√©voa alva se deitava como um len√ßol de nuvens sobre a noite na grande Feira. No celular uma voz feminina indicava o caminho que dever√≠amos percorrer e as vias alternativas para escapar do engarrafamento no tr√Ęnsito daquela hora. Isso me fez pensar sobre como a astronomia e as conquistas da astron√°utica est√£o cada vez mais inseridas em nosso dia a dia, como bem ilustra a populariza√ß√£o e utiliza√ß√£o dos aparelhos dotados de GPS, e associei esta constata√ß√£o ao fato de que est√°vamos na “capital baiana da astronomia”, para um grande evento ligado √† educa√ß√£o e ao conhecimento. E por um instante a noite me pareceu ainda mais bonita.

Chegamos no hor√°rio previsto e, embora ainda fosse cedo, encontramos o audit√≥rio j√° bastante ocupado. Diversos col√©gios estavam representados por alunos fardados, e pude rever ou conhecer algumas professoras do ensino p√ļblico e particular da cidade, como minha amiga e¬†coordenadora do ensino m√©dio do Nobre, Gabriela Azevedo; a¬†professora Betty Bastos, a coordenadora Fl√°via e a vice diretora Claudia, do Col. Est. Teot√īnio Villela, onde o professor Alberto Amorim desenvolve um trabalho especial na √°rea de astronomia, e cujos alunos estiveram presentes em grande n√ļmero ao evento. A dire√ß√£o e corpo de educadores de diversas escolas estavam representados, e do audit√≥rio vibrava uma energia contagiante: a energia da educa√ß√£o, a melhor energia capaz de transformar a realidade.

Diversos col√©gios de Feira com ensino m√©dio marcaram presen√ßa, entre eles destacavam-se pelo n√ļmero de alunos uniformizados os col√©gios General Os√≥rio; Gast√£o Guimar√£es; Luiz Viana Filho; Assis Chateaubriand; Helena Assis Suzarte; Luiz Eduardo Magalh√£es; Polivalente; Ecassa e Col√©gio Estadual de Feira de Santana.

Fernando Munaretto apresenta a 4ª edição do Educação em Movimento, no Auditório Central da UEFS, em Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

“Tudo vale a pena, se a alma n√£o √© pequena”

Senti-me feliz e agradecido por estar ali, compartilhando com aqueles jovens v√≠vidos, bonitos, inteligentes, de mais uma noite de celebra√ß√£o √† educa√ß√£o e ao conhecimento. Por sugest√£o da diretora do programa Aprovado, Mira Silva, decidi iniciar a apresenta√ß√£o desde as √ļltimas filas de cadeiras do audit√≥rio, em meio ao p√ļblico, de onde vim descendo e recitando o poema Mar Portuguez, de Fernando Pessoa, cuja ess√™ncia nos ensina que em busca de nossos objetivos √© preciso enfrentar os desafios com coragem para ultrapass√°-los, e que tudo vale a pena, quando a alma n√£o √© pequena. Ao alcan√ßar o palco e saudar o p√ļblico, recebi de volta uma energia maravilhosa e contagiante, e anunciei os nossos professores Ad√£o Albuquerque e Z√© Nilton Andrade.

Praticamente todos os colégios de ensino médio de Feira de Santana estiveram representados na 4ª edição do Educação em Movimento. Blog O Guardador de Estrelas.

Diversos colégios de ensino médio de Feira de Santana estiveram representados na 4ª edição do Educação em Movimento. Blog O Guardador de Estrelas.

A aula do professor Ad√£o Albuquerque lembra um programa de audit√≥rio, din√Ęmico, leve e muito divertido. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Professor Ad√£o Albuquerque em uma aula din√Ęmica e interativa, harmonizando conhecimento e divers√£o. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Ad√£o Albuquerque: uma estrela da did√°tica. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Ad√£o Albuquerque: uma estrela da did√°tica. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Quando o professor Ad√£o Albuquerque sobe ao palco, parece que at√© as cadeiras vazias do audit√≥rio se enchem de alegria. O modo envolvente e descontra√≠do com que o professor aborda os assuntos abre portas para que mesmo os alunos com alguma dificuldade nas √°reas do conhecimento dadas em geografia, passem a consider√°-las acess√≠veis e familiares. Percebe-se o esmero com o qual o professor Ad√£o se prepara para cada aula, personalizando-as para a realidade das diferentes cidades que recebem o ‚Äúaul√£o‚ÄĚ.

Auditório Central da UEFS repleto e atento durante o aulão promovido pelo Educação em Movimento. Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Auditório Central da UEFS repleto e atento durante o aulão promovido pelo Educação em Movimento. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Aula do professor Z√© Nilton Andrade: an√°lise pol√≠tica internacional e informa√ß√Ķes importantes que nem sempre encontramos na m√≠dia de massa. Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Aula do professor Z√© Nilton Andrade: uma an√°lise pol√≠tica internacional, repleta de considera√ß√Ķes e informa√ß√Ķes importantes que nem sempre encontramos na grande m√≠dia. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

A aula do professor Z√© Nilton tem outra pegada, por tratar de um tema mais denso. Z√© Nilton aborda com honestidade e propriedade incomuns, alguns¬†assuntos muitas vezes considerados delicados. Sem ter como fazer humor ao analisar a gravidade de algumas regi√Ķes de √Āfrica e o Oriente M√©dio, regi√Ķes que teve oportunidade de visitar pessoalmente, Z√© Nilton contextualiza os problemas hist√≥ricos e a atualidade dessas regi√Ķes com muita clareza, o que nem sempre vemos na grande m√≠dia. S√£o assuntos recorrentes no conte√ļdo do ENEM.

A atra√ß√£o musical da noite foi recebida com muito entusiasmo: “Maryzelia e banda”. Maryzelia entrou com uma apresenta√ß√£o de samba de primeira qualidade, interpretando de forma primorosa m√ļsica do professor Jorge Portugal, numa bela homenagem.

Maryzelia e banda se apresentam durante o Educação em Movimento, em Feira. Blog O Guardador de Estrelas.

Maryzelia e banda apresentam show de samba de primeira qualidade durante o Educação em Movimento, em Feira. Blog O Guardador de Estrelas.

Ap√≥s a apresenta√ß√£o musical voltamos ao “aul√£o” e tive oportunidade de explicar e ilustrar alguns conceitos elementares de astronomia, intimamente relacionados ao nosso dia a dia. Aproveitando a chegada da primavera (23), falamos do movimento aparente do Sol pelas constela√ß√Ķes ao longo do ano (transla√ß√£o), dos pontos de solt√≠cios e equin√≥cios, e atualidades relacionadas.

Astronomia no ENEM: 4ª edição do Educação em Movimento. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Astronomia no ENEM: 4ª edição do Educação em Movimento. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Erup√ß√Ķes solares: assunto dica quente para o ENEM 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Erup√ß√Ķes solares: dica quente para o ENEM 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Apresentador do evento, o astr√īnomo Fernando Munaretto fala sobre as explos√Ķes solares ocorridas em 09 e 10 de setembro e suas consequ√™ncias para os sistemas de sat√©lites e radiodifus√£o. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Apresentador do evento e astr√īnomo amador, pude levar imagens das explos√Ķes solares ocorridas em 09 e 10 de setembro e falar sobre as consequ√™ncias destes fen√īmenos para os sistemas de sat√©lites e radiodifus√£o. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Para finalizar, com a leveza e espontaneidade dos grandes educadores, o professor Ad√£o conduziu o p√ļblico presente a um momento descontra√≠do, divertido, onde os jovens foram convidados a interagir e corresponderam com entusiasmo.

O professor pediu que eu me mantivesse entre os estudantes, onde deveria encontrar volunt√°rios que quisessem responder algumas quest√Ķes com o mesmo perfil das que costumam cair no ENEM. E volunt√°rios houveram muitos! Jovens altivos a quem n√£o falta coragem, dignos representantes de um Brasil por construir. Foi o caso de Vit√≥ria, estudante do ensino m√©dio do col√©gio que leva o nome do¬†empres√°rio paraibano que trouxe a televis√£o para o Brasil em 1950, Assis Chateaubriand. A jovem Vit√≥ria (mesmo nome da caravela a dar a 1¬™ volta ao mundo – 1519 √† 1522 :) ), contrariando a opini√£o da maioria do audit√≥rio, se manteve firme em sua opini√£o, quando o professor Ad√£o apresentou uma quest√£o que envolvia percentagem. Vit√≥ria fez jus ao seu nome, e o professor a parabenizou por sua convic√ß√£o. Ela estava… Certa!

A jovem Vitória, do Colégio Assis Chateaubriand, teria acertado uma questão onde cerca de mil outros candidatos teriam errado. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

A jovem Vitória, do Colégio Assis Chateaubriand, acertou uma questão onde cerca de mil outros candidatos presentes teriam errado. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Epis√≥dios como este da jovem estudante, que acreditou em sua opini√£o, ilustram bem situa√ß√Ķes que de fato ocorrem quando nos sentimos preparados, e os “aul√Ķes” ajudam os jovens a perceberem a import√Ęncia disso e a se familiarizarem com estas situa√ß√Ķes, adquirindo maior seguran√ßa na hora do exame.

O Educa√ß√£o em Movimento, esse projeto t√£o importante e salutar √© uma realiza√ß√£o da Icontent, uma empresa da Rede Bahia, com o apoio das afiliadas da TV Bahia nas diferentes regi√Ķes do estado e o patroc√≠nio da Petrobr√°s. Esta √© sua 4¬™ edi√ß√£o e na ter√ßa feira, 30 de setembro o evento acontece em Barreiras, no oeste do estado. Nos acompanhe nessa jornada pelo conhecimento, vamos juntos levar a escola para fora da sala de aula!

À todos os que estiveram presentes ao evento em Feira, nosso agradecimento pela participação, pela alegria, por toda energia empenhada. Temos certeza de que a educação é a energia que o Brasil precisa pra desenvolver-se como uma nação digna para todos os brasileiros.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , | 12 coment√°rios

Sugestão para hoje: A dança dos planetas

Merc√ļrio, Lua, Saturno e Marte se apresentam hoje, no c√©u da sua cidade

Dica de hoje: Merc√ļrio, Lua, Saturno e Marte podem ser observados no c√©u ap√≥s o p√īr do sol. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Dica de hoje: Merc√ļrio, Lua, Saturno e Marte podem ser observados no c√©u ap√≥s o p√īr do sol. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, pessoal!

Hoje, ap√≥s o ocaso do Sol, se o bom tempo permitir poderemos observar o planeta Merc√ļrio acima do horizonte oeste. Merc√ļrio est√° em Virgem, onde tamb√©m est√° o Sol, portanto o planeta estar√° vis√≠vel por pouco tempo antes de se p√īr. Mas quem tiver uma vista privilegiada para o oeste poder√° observ√°-lo sem dificuldade, e tamb√©m a estrela Spica, mais pr√≥xima ao horizonte.

Subindo um pouco mais o olhar encontraremos a Lua, delgada, crescente. Hoje a Lua está em conjunção com a estrela Alfa da Libra, que se chama Zuben El Genubi. Também em Libra, acima da Lua e com magnitude bastante expressiva, de 0.81, veremos Saturno, facilmente identificável, com seu tom amarelado, sem cintilar.

E, subindo mais o olhar veremos Marte e Antares, como um par de “estrelas” que chamam muita aten√ß√£o, por sua magnitude e por sua colora√ß√£o encarnada (avermelhada). Os gregos chamavam Marte de Ares, e o planeta, em seu caminho aparente pelas estrelas, periodicamente passa ao lado da estrela Alfa do Escorpi√£o, a estrela que rivaliza, ou antagoniza Ares em magnitude e cor, e que por isso passou a ser chamada de Antares.

Pessoal, n√£o d√° pra perder! Prestigie “A dan√ßa dos planetas”. S√£o¬†os astros do nosso sistema solar que se apresentam hoje e nos pr√≥ximos dias, num c√©u pertinho de voc√™.

Só entra no céu quem for como criança, mas a entrada é gratuita!

Abra√ßo a todos, e boas observa√ß√Ķes.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 6 coment√°rios