XXI Festival de Música Instrumental da Bahia – 21 de julho

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia no Museu Náutico - Farol da Barra.

Olá, amigos!

Nesta quinta-feira (21), às 19h, acontece a noite de encerramento do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, no Museu Náutico – Farol da Barra, com apresentação do Grupo Ventarola, seguida de palestra de introdução à astronomia, ao ar livre, que terei o prazer de proferir.

Venha curtir boa música, identificar planetas, estrelas, constelações e admirar a Lua cheia, em um dos sítios históricos e turísticos mais bonitos de Salvador.

Participe!

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia

Onde: Museu Náutico da Bahia

Quando: Quinta-feira (21) às 19h.

Ingressos à venda no local: R$15 e R$7,50

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Efemérides Astronômicas: de 21 a 31 de julho de 2016

Sejamos bem vindos ao último terço de julho…

lustração do Sol nascente em 21 de julho de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

lustração do Sol nascente em 21 de julho de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em Câncer, até dia 10 de agosto, quando passa à constelação de Leão, segundo o limite oficial entre as constelações, como definido pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, entretanto, a partir de 22 de julho, até 22 de agosto, o signo vigente é o de Leão.

Mercúrio em Cancer, visível sobre o horizonte oeste ao final do crepúsculo vespertino. Dia 23 Mercúrio passa à constelação de Leão, e no dia 30 formará uma belíssima configuração celeste ao lado da estrela Alpha Leonis. Vale a pena se agendar para fazer esta observação.

Vênus em Cancer, até dia 25. Dia 26 alcança a constelação de Leão. Pode ser observado sobre o horizonte oeste, ao final do crepúsculo vespertino, poucos graus a oeste de Mercúrio.

Marte em Libra, pode ser observado e facilmente identificado no zênite, ao início da noite, como um astro de coloração encarnada, brilho contínuo, sem cintilar, e com magnitude aparente aproximada de – 0.78. Acompanhe Marte, e mostre-o para seus familiares e amigos, nos próximos meses ele se parecerá cada vez menos evidente.

Júpiter em Leão, pode ser observado como o astro mais evidente no quadrante oeste do céu, no início das noites deste último terço de julho.

Saturno em Ofiúco, pode ser observado a poucos graus da estrela Alpha Scorpii, próximo ao zênite no início da noite.

Lua chegou ao último terço de julho em fase cheia

Dia 21 Lua nasce por volta de 19h17 (Bahia), em Capricórnio, a cerca de 3º da estrela Deneb Algiedi, Delta Capricornii.

Dia 22 Lua nasce às 20h12, em Aquário.

Dia 23 Lua nasce às 21h08, entre Aquário e Peixes.

Dia 24 Lua nasce às 22h04, entre Peixes e Baleia.

Dia 25 Lua nasce às 23h, em Peixes.

Dia 26 Lua nasce 23h56, entre Aries e Baleia. Quarto minguante.

Dia 28 Lua nasce 00h55, entre Aries e Touro.

Dias 29 Lua nasce 01h53, em Touro, formando uma bela configuração celeste com Aldebaran.

Dia 30 Lua nasce 02h52, em Touro.

Dia 31 Lua nasce 03h49, em Gêmeos, com menos de 8% de seu disco iluminado, visível sobre o horizonte leste como um delgado minguante, entre as estrelas Tejat Posterior e Alhena.

Boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 1 comentário

Estrelando: o Sol! 20 de julho de 2016

O Sol, hoje:

Aspecto do Sol em 20 de julho de 2016. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do Sol em 20 de julho de 2016. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Vivo a garimpar poesia pelo firmamento
Se não encontro, invento
Não importa
Se é planeta, estrela ou nebulosa
Invento prosa!
E no giro desse Universo
Eu danço e canto o meu reverso.

Rita de Cácia dos Santos

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 2 comentários

Alunos do Cometa em noite de astronomia

Estudantes e professores do Colégio Cometa, de Irecê, assistem palestra de astronomia, ao ar livre, nos campos de altitude da Chapada Diamantina

Alunos e professores do Colégio Cometa, de Irecê - BA, em noite de astronomia na Chapada Diamantina. 16 de julho de 2016. Foto: Professora Hebbe. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, pessoal!

No sábado (16), conheci uma turma muito legal, do Colégio Cometa, de Irecê, cujas salas de aula obedecem a uma temática que envolve objetos astronômicos. Juntos, alunos, professores, coordenação e direção do Colégio, fizemos uma breve trilha noturna pelo campo rupestre, até uma ampla clareira, iluminada por pequenas tochas, onde uma lona nos esperava, estendida sobre o lajedo. Ali, em meio à noite fria e enluarada, ficamos mais de hora a contemplar e a pensar estrelas e planetas.

Assistimos Júpiter, em Leão, se tornando rubro antes de sumir por de trás da serra, a oeste. Vimos Marte descer do zênite, em Libra, e Saturno, se destacando próximo a Antares, de Escorpião, enquanto a Lua iluminava a noite ao lado de Sabik, em Ofiúco.

Foi um momento pleno, intenso, e valoroso. O grupo de alunos e professores do Colégio Cometa deixou um rastro de boas recordações por onde passou.

Fica aqui registrada essa pequena lembrança de nosso encontro, e meu agradecimento pessoal a todos os alunos e professores do Colégio, que participaram do passeio ou que contribuíram para que ele acontecesse; à equipe da Terra Verde Turismo e do Hotel Alpina, e às famílias em casa.

Espero revê-los em breve. Abraço a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | Deixar um comentário

Noite de encerramento do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia – 21 de julho de 2016

 

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia - 21 de julho de 2016.Olá, pessoal!

Quinta-feira (21), o Grupo Ventarola se apresenta na noite de encerramento do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, às 19h no Forte Santo Antonio da Barra, sede do Museu Náutico – Farol da Barra, um dos sítios históricos mais bonitos e emblemáticos de Salvador.

Após a apresentação musical haverá palestra de introdução à astronomia, ao ar livre, com observação e identificação de estrelas e constelações visíveis no momento da observação, encerrando as atividades do Festival em 2016.

Convide sua família e seus amigos, e venha participar com a gente!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Observando o céu na Chapada Diamantina

Alunos do ensino médio do Colégio São Paulo, de Salvador, em roteiro pedagógico pela Chapada Diamantina

Alunos do ensino médio do Colégio São Paulo em roteiro pedagógico pela Chapada Diamantina. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Na noite de sexta-feira, quinze de julho, tive o prazer de me unir a esta bela turma de jovens estudantes do ensino médio, alunos do Colégio São Paulo e seus professores, de Salvador, para juntos observarmos o céu em um ambiente natural e livre de poluição luminosa, na Chapada Diamantina.

Apesar do frio que faz na Chapada nesta época, o céu estava lindo, e tivemos uma ótima atividade. A Lua, em giboso crescente, clareava a noite e as serras alcantiladas ao redor, deixando o céu muito charmoso, ainda que menos estrelado, e pudemos identificar os planetas Júpiter, em Leão, Marte, em Libra, e Saturno, em Ofiúco, além das principais estrelas e constelações que estavam visíveis sobre o horizonte no momento da observação.

A turma participou ativamente, por meio de perguntas e observações, e foi um momento bastante produtivo, capaz de unir e entreter o grupo em torno de uma atividade ao mesmo tempo lúdica, contemplativa e pedagógica, nos convidando a refletir sobre quanto estão interligados os elementos da natureza, em nosso planeta e fora dele.

Valeu, turma! Foi muito bom estar com vocês.

Nosso agradecimento a todos os alunos e professores que participaram do passeio, à direção e aos demais educadores do Colégio, equipe da Turismar Viagens, Hotel Alpina, e às famílias em casa, por apoiar e nos proporcionar estes momentos.

Semana que vem tem mais.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia: 14 de julho

Noite de música e astronomia o Museu Náutico da Bahia

Festival de Música Instrumental da Bahia, no Museu Náutico - Farol da Barra. 16 de julho de 2016. Foto: Alessandra Nohvaes.

Fotos: Alessandra Nohvaes

Olá, amigos!

A noite de 14 de julho, no Festival Instrumental, foi mais um desses momentos para guardar na lembrança.

O músico Hermógenes Araújo abriu a noite com a serenidade de um pôr de sol, e durante sua apresentação, todo o som que se ouvia a Terra fazer enquanto evolucionava sobre si mesma, acompanhando o Sol pelo mar do espaço-tempo, eram as notas suaves e delicadas de seu vibrafone ‘encantado’, acompanhado ao violão de Maurício Lourenço, nos convidando a um passeio pelas estrelas. No repertório, alguns clássicos da música popular brasileira, em versão instrumental, homenagearam grandes músicos como Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, entre outros.

Ao final da apresentação musical, o público foi convidado a se acomodar no ambiente preparado para a palestra de astronomia, ao ar livre, no pátio do Forte, aos pés do Farol, onde Lua e Marte pareciam participar do evento, ornando o céu e iluminando a noite desde o zênite. Saturno, Antares, Altair, Arcturus, Vega, as estrelas do Cruzeiro e do Centauro, estavam todos lá, brilhantes, celebrando conosco aquele momento de reflexão sobre nossa condição no Universo.

Música e Astronomia no Museu Náutico da Bahia

Hermógenes Araújo e Maurício Lourenço se apresentam no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, com participação especial da cantora Luiza Meira. A apresentação musical foi precedida de palestra sobre astronomia ao ar livre, com identificação de estrelas e constelações visíveis no momento da observação, com Fernando Munaretto.

Com o auxílio de um globo terrestre luminoso, para situar a poição da Terra em relação às estrelas, e de um raio laser, capaz de apontar objetos celestes com precisão, identificamos as estrelas e constelações visíveis no momento da observação, e passamos em revista a história da Cosmografia, desde os modelos de mundo mais antigos, que herdamos de babilônios e gregos, até o desenvolvimento da astronomia moderna, que nos permitiu formular os atuais modelos para a distribuição das galáxias no universo observável.

O público presente contou, mais uma vez, com as mais diversas faixas etárias, desde o pequeno Vicente, que nos deu o prazer de sua companhia, até o Sr. Gabriel, médico italiano, que estava de visita ao Farol e ficou para assistir o evento, sendo ele próprio um estudioso do assunto.

Também contamos com a presença marcante de estudantes dos cursos de engenharia da Faculdade Senai-Cimatec, alunos da astrônoma e professora de matemática Melina Lima, que abrilhantaram o evento com suas presenças; de membros do Grupo de Astronomia Amadora de Salvador; de músicos e diletantes da música; de poetas; de amigos queridos, e de um crescente público espontâneo.

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, Museu Náutico, 14 de julho de 2016. Foto: Alessandra Nohvaes.

Nosso agradecimento, mais uma vez, aos curadores do Festival, Zeca Freitas e Fernando Marinho, por nos proporcionarem esta experiência enriquecedora, envolvendo música e astronomia; a direção e à toda equipe do Museu Náutico, pelo apoio e incentivo ao evento; à equipe de produção da Mil Produções Artísticas, pela excelência na produção do Festival, e em especial, a todos os que estiveram presentes, ou contribuíram de alguma forma para o sucesso do evento.

Semana que vem, quinta-feira 21, tem mais música e astronomia no Museu Náutico,  com o grupo Ventarola encerrando o XXI Festival Instrumental da Bahia.

Esperamos contar com sua presença. Participe conosco!

Aquele abraço.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , | 2 comentários

Hoje tem tem Lua e Marte no céu da sua cidade

Nesta quinta-feira (14), Lua será visível a apenas 6º de Marte

Lua e Saturno 14 de julho de 2016

Lua a seis graus de Marte, em Libra, e Saturno próximo à estrela Alfa de Escorpião. Aspecto do céu próximo ao zênite às 20h de 14 de julho. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Hoje tem um encontro imperdível de Lua e Marte, visível no céu de todo o Brasil. Será uma bela oportunidade para quem ainda não identificou o planeta vermelho, que estará a apenas seis graus da Lua, super evidente a olho nu.

A leste de Lua e Marte, também poderemos observar o planeta Saturno, se destacando próximo à estrela Antares, de Escorpião. Não deixe de observar.

Se você estiver em Salvador, venha curtir o céu com a gente no Festival de Música Instrumental da Bahia, que começa às 19h no Museu Náutico – Farol da Barra, com apresentação de Hermogenes Araujo, seguida de palestra de introdução à astronomia, ao ar livre, que terei o prazer de proferir.

Participe deste encontro!

Abraços

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , | 5 comentários

Momentum engraçadinho…

Estes senhores não foram músicos importantes. Mas a música foi muito importante em suas vidas

Max Plank, pai da Física Quântica (ao piano), e Albert Einstein, pai da Relatividade (ao violino).

Em algum lugar no Universo…

– Albert… Quinta-feira tem música e astronomia no Festival de Música Instrumental da Bahia.

– Tô sabendo… Quem vai fazer o som é o Hermogenes Araujo, e a palestra sobre astronomia será com o Fernando Munaretto. Música e astronomia num mesmo evento, ideia genial. Não sei como não pensamos nisso antes, Max.

– E vai ser lá no Museu Náutico, no Farol da Barra, às 19h.

– Sim, o lugar é lindo. Nesse dia haverá conjunção de Vênus e Mercúrio ao entardecer, e Marte estará a apenas seis graus da Lua, visível no alto do céu durante a palestra. Programação imperdível!

– Quantum custa a entrada, Albert?

– Bem, isso é relativo… Se for inteira é R$ 15 reais, e se for meia é R$ 7,50.

– Será que eles vão falar da gente, Albert?

– Claro, Max! Com nosso talento, como eles poderiam deixar de falar da gente num Festival de Música?

* * *

Abraços, pessoal!

:)

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | Deixar um comentário

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia no Museu Náutico: dia 14 de julho

Quinta-feira (14) tem mais música e astronomia no Museu Náutico

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Museu Náutico dia 14 de julho de 2016.Convide seus amigos e familiares e venha curtir com a gente a apresentação do talentoso músico instrumental Hermogenes Araujo, seguida de palestra de introdução à astronomia com Fernando Munaretto, em um dos sítios históricos e turísticos mais bonitos e bem conservados de Salvador.

Dia: 14 de julho (quinta-feira).

Local: Museu Náutico da Bahia.

Ingresso: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)

Participe!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário