Música e Astronomia para receber a Primavera

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia e Museu Náutico celebram a chegada da Primavera de 2016 com noite de Música e Astronomia

Apresentação do grupo Ijesax Quarteto de Saxofone e Percussão no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Museu Náutico. 10º Primavera dos Museus. 21 de setembro 2016.

Apresentação do grupo Ijesax Quarteto de Saxofone e Percussão no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Museu Náutico. 10º Primavera dos Museus. 21 de setembro 2016.

Olá, amigos!

O final do inverno e início da primavera de 2016 foi celebrado com Música e Astronomia no Museu Náutico da Bahia.

O evento aconteceu como ação extraordinária do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, em parceria com o Museu Náutico, integrando a programação da 10º Primavera dos Museus, e contou com a presença de famílias soteropolitanas; de músicos e amantes da música; diletantes da natureza; professores; estudantes; membros do Grupo de Astronomia Amadora de Salvador; visitantes vindos de outras cidades, estados e países; alunos de diferentes cursos de engenharia da Faculdade Senai-Cimatec, da professora de matemática e astrônoma Melina Lima; direção da Aliança Francesa; direção, coordenação e membros do corpo docente do Colégio Estadual Juíz Jorge, de Feira de Santana, e de oficiais da Marinha do Brasil.

Juntos experimentamos um belo momento, encerrando o inverno e abrindo as portas da primavera com alegria, boa música e astronomia, num momento de deleite, contemplação e reflexão sobre a natureza.

Tudo isso em um dos sítios históricos e turísticos mais bonitos e bem preservados de Salvador, que é o Forte de Santo Antonio da Barra, baluarte secular erguido sobre os rochedos da Ponta Padrão, pórtico para a Bahia de Todos os Santos, sede do Museu Náutico da Bahia e do Farol da Barra.

Música e Astronomia. XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Museu Náutico. 21 de setembro de 2016. Blog O Guardador de Estrelas.

Apresentação musical e palestra de introdução à Astronomia integram a programação do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia e a 10º Primavera dos Museus. Museu Náutico – 21 de setembro de 2016.

Palestra "Estrelas da Primavera". XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Museu Náutico. 10º Primavera dos Museus. 21 de setembro 2016.

Palestra "Estrelas da Primavera". XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Museu Náutico. 10º Primavera dos Museus. Blog O Guardador de Estrelas.

O Festival de Música Instrumental da Bahia é um dos festivais mais longevos e bem conceituados do gênero no Brasil, está em sua vigésima primeira edição e integra o calendário de eventos culturais do Estado. É uma realização da Associação Instrumental da Bahia, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, com produção da Mil Produções Artísticas.

Nosso agradecimento a todos que estiveram presentes, ou que contribuíram de alguma forma para a divulgação e realização do evento. Em especial aos curadores do Festival, Zeca Freitas e Fernando Marinho, à direção e toda equipe do Museu Náutico e da Mil Produções Artísticas.

Forte abraço a todos, e até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Estrelando: o Sol! 25 de setembro

O Sol hoje

Imagem do Sol em 05 de setembro de 2016. AIA 211 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Imagem do Sol obtida em 05 de setembro de 2016 pelo instrumento AIA 211, do Observatório da Dinâmica Solar – SDO. NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

A PRIMAVERA CHEGOU…

O olho nu já não sente frio
A estrela já aquece o rio
Em outras sombras
O Sol derrama o seu fulgor
E a Terra traduz em flor
A vida se encanta e canta…
Canta a lume ao vento
Florescendo outro momento
Canta a terra acesa
Exalando aromas e beleza
À flor da pele
E com a terra em flor
Vou borboleteando e cantando…
A Primavera chegou!

Rita de Cássia dos Santos


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Ciências Naturais em alta

Museu de Ciências Naturais de Belo Horizonte – MG recebe Prêmio Upis 2016

Museu de Ciências Naturais de Belo Horizonte - MG recebe Prêmio Upis 2016.

Museu de Ciências Naturais de Belo Horizonte - MG

Olá, amigos!

Na quinta-feira (23), foi anunciado o vencedor do Prêmio Upis 2016 categoria Museus, concedido ao Museu de Ciências Naturais de Belo Horizonte – MG.

Parabéns ao Museu de Ciências Naturais de Belo Horizonte, e a todos os Museus que foram indicados para concorrer ao Prêmio (o que já é uma homenagem), entre eles o nosso querido Museu Náutico da Bahia.

Valorize a cultura do conhecimento. Leve uma criança ao Museu.

Abraço a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Museu Náutico da Bahia concorre ao Prêmio Upis

Está aberto o período de votação para o XXVI Prêmio UPIS de Turismo

Prêmio Upis de Turismo 2016. Museu Náutico da Bahia.

Olá, pessoal!

O Museu Náutico da Bahia está concorrendo com alguns dos museus mais importantes do Rio de Janeiro, e de outras cidades brasileiras que receberam competições oficiais durante a Olimpíada Rio 2016, ao Prêmio UPIS de Turismo.

Trata-se da premiação mais importante do segmento turístico do Distrito Federal. Criado em 1991, o Prêmio Upis é concedido em homenagem a personalidades e empresas que contribuem para o desenvolvimento do turismo brasileiro.

É fácil e rápido de votar, e a votação acontece até hoje (22) à noite. O resultado será divulgado no dia 23/09, no site da UPIS.

Vamos prestigiar nosso Museu Náutico, sediado no Forte de Santo Antonio da Barra, que também guarda o Farol da Barra e é um dos mais importantes patrimônios culturais, históricos e turísticos de Salvador, da Bahia e do Brasil.

Entre outras qualidades, o Museu Náutico da Bahia também incentiva a prática e a divulgação da astronomia em Salvador.

Você pode votar pelo link abaixo, até às 23:59h de hoje, 22 de setembro.

http://upis.br/premioturismo

Participe!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 3 comentários

Efemérides astronômicas: de 21 a 30 de setembro de 2016

Feliz Primavera a todos!

Equinócio de primavera. 22 de setembro de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Equinócio de primavera. Ilustração do Sol nascente em 22 de setembro de 2016. Em vermelho está representada a linha da eclíptica, e em azul a linha do equador celeste. O equinócio acontece quando o Sol alcança a interseção da eclíptica com o equador. As constelações aparecem com seu aspecto mitológico representado.

Sol em Virgem, até dia 30 de outubro. Dia 22, às 11h21 a.m. (horário de Brasília), nossa estrela alcança o ponto de interseção entre a linha da eclíptica e o equador celeste, iluminando os dois hemisférios da Terra de modo uniforme e pelo mesmo período de tempo; como consequência, dia e noite tem a mesma duração.

O equador celeste é a projeção do equador terrestre na esfera celeste, e a linha da eclíptica é a projeção do plano orbital da Terra. Da perspectiva terrestre, a eclíptica representa o caminho aparente do Sol pelas constelações do zodíaco, ao longo de um ano, e recebe este nome porque é nela que acontecem os eclipses.

São trezentos e sessenta graus, percorridos em aproximadamente 365,25 dias, até que nossa estrela volte a ocupar a mesma posição na eclíptica, em relação às constelações de fundo.

A eclíptica está inclinada em pouco mais de 23º em relação ao equador celeste e, portanto, o intercepta em dois pontos. A passagem do Sol por estes pontos, em setembro e em março, marca os equinócios.

As estações do ano acontecem em função da inclinação axial da Terra, e de seu movimento de translação. Imagem reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

As estações do ano acontecem em função da inclinação axial da Terra, e de seu movimento de translação. Imagem reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio em Leão, ascendendo sobre o horizonte leste pouco antes do alvorecer. Poderá ser melhor observado no final do mês.

Vênus em Virgem, a leste de Spica, pode ser facilmente observado como o astro mais evidente sobre o horizonte oeste no início da noite. Dia 30, Vênus anoitece em Libra, onde se mantém até dia 17 de outubro.

Marte chegou ao segundo terço de setembro entre Ofiúco e Sagitário. Dia 22 anoitece em Sagitário, onde se mantém até dia 08 de novembro.

Júpiter em Virgem, invisível, dada sua proximidade angular com o Sol, com quem entra em conjunção dia 26.

Saturno em Ofiúco.

Lua em giboso minguante

Dia 21 Lua em Touro, a leste de Aldebaran.

Dia 22, de Touro a Gêmeos, Lua nasce em Orion.

Dias 23 e 24 Lua em Gêmeos.

Dia 25 de Gêmeos a Câncer.

Dia 26 Lua em quadra minguante, em Câncer.

Dias 27, 28 e 29 Lua em Leão. Dia 29 Lua em conjunção com Mercúrio, visível como um tênue delgado minguante sobre o horizonte leste na hora da alva. Evento de difícil observação, dada a proximidade com o horizonte.

Dia 30 Lua nova, em conjunção com Sol e Júpiter.

Pessoal, desejo a todos uma feliz primavera (do latim: primo vere – primeiro verão :)

Aproveite o dia, e aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Quarta-feira (21) tem Música e Astronomia no Museu Náutico da Bahia

Festival Instrumental e Museu Náutico celebram a 10º Primavera dos Museus com Música e Astronomia

Museu Náutico celebra a 10º Primavera dos Museus com Música e Astronomia

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia e Museu Náutico convidam você e sua família para celebrar o final do inverno e a chegada da primavera com música e astronomia, em um dos sítios históricos e turísticos mais bonitos e bem preservados de Salvador.

O evento integra a programação da 10º Primavera dos Museus e conta com apresentação musical do grupo Ijesax Quarteto de Saxofones e Percussão, seguido de palestra sobre astronomia, ao ar livre, com o tema “Estrelas da Primavera”, com o palestrante Fernando Munaretto.

Convide seus familiares e amigos e venha curtir com a gente mais uma noite de boa música e contemplação do céu.

Música e Astronomia

Onde: Museu Náutico da Bahia – Farol da Barra

Quando: quarta-feira (21)

Ingressos à venda no local: 15 reais (inteira) e 7,50 (meia)

Museu Náutico e Associação Instrumental da Bahia comemoram 10º Primavera dos Museus com noite de Música e Astronomia

Esperamos por você.

Participe!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , | 4 comentários

Constelações: Colhendo a luz das estrelas

“A música e as estrelas começaram a desempenhar um papel na minha pintura.” – Joan Miró (1893 – 1983).

Joan Miró, Números e Constelações em Amor com uma Mulher. Aquarela e gouache - 1941.Olá, pessoal!

O que há de mais surrealista do que a realidade, quando ainda não sabemos dar por ela, e a descobrimos aos poucos, entre suas possibilidades?

Ou, o que pode ser mais impressionista do que a cor, na suave pétala da flor, quando colhida com os olhos pela primeira vez, em todo seu frescor?

Mas… A cor está na pétala, ou nos olhos? O que vem depois do infinito? Até que número já se contou? Por que a Lua não cai?

Vem… Segue o caminho iluminado, vamos fazer deste campo rupestre uma sala sem paredes, e colher a luz das estrelas pra fazer pensamento. Tenta… Não precisa aprender agora. Tudo tem seu tempo. Agora é hora apenas de tentar, de achar bonito, de guardar a luz das estrelas, e então devolvê-las ao céu do final do inverno e esquecer. Até que a primavera venha nos lembrar.

“Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.”
Joan Miró Ferrá (1893-1983)

 

Alunos do Colégio Miró em noite de astronomia na Chapada Diamantina. Setembro 2016. Blog O Guardador de Estrelas.

Valeu, turma! Nossa noite juntos foi muito legal, divertida e produtiva, e espero rever a todos em breve.

Forte abraço aos meninos e meninas do Miró, às famílias, que nos acompanham de casa, e a toda equipe de educadores da escola.

Até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Lua em Peixes – 17 de setembro de 2016

A Lua cheia e o dendezeiro

A Lua cheia e o dendezeiro. 17 de setembro de 2016. Blog O Guardador de Estrelas.

Quem pode conhecer melhor o caminho do Sol, da Lua, e as estações do ano do que a árvore, que vive da fotossíntese e do que sua raiz sorve da terra?

Blog O Guardador de Estrelas

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Belo encontro de Spica com Vênus

Spica e Vênus se encontram ao crepúsculo vespertino. Arcturus é a estrela fulgurante que aparece a noroeste

Spica e Vênus às 18h. no quadrante oeste do céu (O) de 16 de setembro de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Hoje é dia de Lua cheia, a última do inverno de 2016. Ela vai nascer às 17h30, ao ocaso do Sol, e durante o crepúsculo vespertino, no lado oeste, hoje e nos próximos dias poderemos observar Vênus passar angularmente próxima da estrela Alfa de Virgem, cujo nome próprio é Spica, formando uma bela conjunção visual.

Vênus está a apenas 215 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Spica está a uma distância calculada em cerca de 250 anos luz, portanto, trata-se de uma conjunção aparente, ou visual, como dissemos. Ou seja, visto da Terra, ambos os astros parecem estar alinhados numa mesma direção.

Observe como Vênus, estando muito mais próxima, move-se com bastante celeridade em relação à Spica, a ponto de podermos notar seu deslocamento de um dia para outro.

Acompanhe:

Spica e Vênus às 18h. no quadrante oeste do céu (O) de 16 de setembro de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto de Spica e Vênus às 18h dos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2016. A primeira imagem à esquerda do quadro corresponde ao dia 16, e a última, à direita, ao dia 19.

Para reconhecer Vênus, basta observar o céu na direção oeste, durante o crepúsculo vespertino. Com magnitude aparente de -3.3 Vênus será o astro mais evidente nesta região e horário, e você não terá dúvidas em reconhecê-lo. Spica pode ser observada ao seu lado sul, esquerda na ilustração.

Se você tiver oportunidade, mostre o céu para uma criança. Avise sua rede de contatos, e boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Música e Astronomia para encerrar o Inverno e celebrar a Primavera

Todo Inverno termina em Primavera

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia - 21 de setembro 2016.Olá, amigos!

No dia 21 de setembro estaremos celebrando o final do inverno, e a chegada da primavera de 2016, no Forte de Santo Antonio da Barra, sede do Museu Náutico da Bahia e do Farol da Barra, e gostaríamos de contar com sua presença.

O evento acontece como ação extraordinária do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, em parceria com o Museu Náutico, integrando a programação da 10º Primavera dos Museus, com apresentação da banda instrumental Ijesax Quarteto de Sax e Percussão, seguida de palestra de astronomia ao ar livre com o tema “Estrelas da Primavera”.

Boa oportunidade de se reunir com a família e os amigos para mais uma noite de boa música e contemplação do céu, em um dos sítios históricos mais bonitos e bem preservados de Salvador.

Esperamos por você. Participe!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário