Hoje tem chuva de meteoros

Na noite de hoje haverá o pico da chuva de meteoros orinídeos

Chuva de meteoros quadrantídeos - 2012. Foto: Jeff Berkes. Blog O Guardador de Estrelas.Olá, amigos!

Há dias venho acompanhando uma linda chuva de meteoros, relacionada à passagem da Terra pelas cercanias do rastro deixado pelo cometa Halley em sua órbita. O radiante da incidência de meteoros será a constelação de Orion, que está nascendo por volta de 22 horas.

Antes desse hor√°rio poderemos acompanhar diversas “estrelas cadentes” (que s√£o meteoros), e a partir desse hor√°rio at√© a madrugada a tend√™ncia √© aumentar bastante.

Convide seus amigos e familiares, passe essa notícia para frente. Vamos acompanhar esse lindo espetáculo!

Abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag | Deixar um coment√°rio

Ensino médio em alto nível

Alunos do Col√©gio N√ļcleo, de Recife, assistem aula de astronomia ao ar livre nos campos de altitude da Chapada Diamantina – BA, outubro de 2014

Segundo ano do Col√©gio N√ļcleo de Recife visita a Chapada Diamantina. Blog O Guardador de Estrelas.Ol√°, amigos!

Quando eu era pequeno, não gostava de acordar cedo, deixar o conforto do lar, e ter que ir para a escola, estar em meio a outras crianças nem sempre tão amigáveis, e a professores nem sempre tão pacientes. Cresci com a noção de que ir para a escola era um tipo de sacrifício, ou castigo, que eu precisava cumprir.

Naquela √©poca, eu achava que as aulas deveriam ser ao ar livre, com uma abordagem diferente da que eu via em sala de aula. E, gra√ßas ao h√°bito da leitura e ao amor pela natureza √© que mais tarde descobri que gostava verdadeiramente de estudar e de aprender. O que eu n√£o gostava, e n√£o tinha condi√ß√Ķes de perceber, era a maneira, no meu caso inadequada, pela qual eu estava submetido ao sistema educacional convencional.

Hoje, trabalhar com educa√ß√£o, com as mais distintas escolas e institui√ß√Ķes de ensino de diferentes estados, ¬†representa uma maneira pessoal de contribuir para um modelo mais adequado de ensino, capaz de levar a escola para al√©m de sua fronteira f√≠sica. E me sinto muito bem acompanhado na busca por esse ideal. As pr√≥prias institui√ß√Ķes de ensino reconhecem a necessidade de se adequarem √† nova era tecnol√≥gica contempor√Ęnea, que tornou o conhecimento mais acess√≠vel do que em qualquer outro momento da hist√≥ria e valorizou ainda mais o conhecimento que se aprende de fato, na pr√°tica. As experi√™ncias que tem “cheiro”, que nos envolvem de corpo e alma, capazes de permanecer em n√≥s, n√£o como um aprendizado virtual, mas como uma experi√™ncia vivida plenamente; momentos que deixam um registro indel√©vel na lembran√ßa e fazem toda a diferen√ßa.

Meu sonho de crian√ßa, na √©poca de escola, era ter uma “sala de aula” 5 mil estrelas, ao ar livre, projetada pela M√£e Natureza, a grande arquiteta do mundo.

Palestra de astronomia em uma "sala de aula" 5 mil estrelas. Blog O Guardador de Estrelas.

Da minha sala de aula eu queria poder ver todo o horizonte ao redor, em todas as dire√ß√Ķes, e o c√©u deveria parecer mais estrelado do que em outros lugares.

Hoje, quando vejo jovens altivos, v√≠vidos, inteligentes, chegando na minha “sala de aula” ideal, sentando-se √† vontade sobre uma lona, alguns enrolados por uma manta para se aquecer do frio, mas impressionados com a beleza e curiosos com a novidade, me sinto em parte realizado. S√£o sensa√ß√Ķes que s√≥ uma “sala de aula” como essa pode proporcionar. Porque escola, mesmo, √© o mundo onde estamos contidos. Experimentar a vida da melhor maneira poss√≠vel √© a grande li√ß√£o.

Palestra de Astronomia ao ar livre: Col. N√ļcleo, de Recife. Chapada Diamantina, outubro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Turma participativa, os alunos do N√ļcleo demonstraram grande interesse e introdu√ß√£o no assunto. Blog O Guardador de Estrelas.

Na “sala de aula” ideal n√£o h√° necessariamente um acad√™mico que saiba muito, mas sempre haver√° algu√©m que cultiva amor em aprender, capaz de estimular no pr√≥ximo o desejo de saber mais e a vontade de ouvir.

√Äs vezes a Lua nasce durante a aula, vem nos visitar e todo mundo pode admir√°-la. E os meteoros interrompem a cada instante, produzem suspiros e exclama√ß√Ķes, sem que ningu√©m se sinta incomodado por isso. A aula acaba, mas as perguntas e a vontade de falar sobre o assunto, continuam. O professor deve semear o interesse entre os que lhe ouvem.

Astronomia col. N√ļcleo Recife Asabranca projetos pedag√≥gicos. Blog O Guardador de Estrelas.

Alunos do Col√©gio N√ļcleo, de Recife, assistem palestra de astronomia ao ar livre na Chapada Diamantina. Blog O Guardador de Estrelas.

Por compartilharem da realidade desses sonhos, agradeço às escolas e aos parceiros com quem tenho frequentado essas salas de aula 5 mil estrelas. Obrigado!

Lembran√ßa do passeio do Col√©gio N√ļcleo (de Recife) √† Chapada Diamantina – outubro de 2014. ¬†Agradecimentos especiais √† equipe da ag√™ncia Asa Branca Projetos Pedag√≥gicos, em especial a Roberta, Robson, Chico Bezerra e M√°rcio; √† toda equipe do Hotel Alpina; aos motoristas Jebson e Dos Anjos; aos professores do N√ļcleo, sobretudo √† coordenadora Beatriz, √† professora Viviane e √†s mestres de disciplina Palloma e Cec√≠lia.

Aos alunos do segundo ano do ensino m√©dio do N√ļcleo, minha gratid√£o e meus parab√©ns pelo alto n√≠vel de conhecimento, aten√ß√£o, interesse demonstrados durante a atividade. Foi um prazer e uma enorme alegria ter estado com voc√™s nessa noite estrelada.

Um forte abraço e até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 3 coment√°rios

Estrelando: o Sol! 21 de outubro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 21 de outubro de 2014. AIA 171 & HMIB / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 21 de outubro de 2014. AIA 171 & HMIB / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 21 de outubro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 21 de outubro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

“O g√©nio consiste em um por cento de inspira√ß√£o e noventa e nove por cento de transpira√ß√£o.”

Thomas Alva Edison (in Revista Harper’s, Setembro de 1932).

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um coment√°rio

Estrelando: o Sol! 20 de outubro de 2014

O Sol, hoje:

Sol em 20 de outubro de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 20 de outubro de 2014. AIA / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 20 de outubro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 20 de outubro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

“Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espa√ßo infinito…”

 

Sheakespeare – Hamlet, Ato 2, Cena 2, citado √† p√°gina 69 de “O Universo numa Casaca de Noz”, de Stephen Hawking. Editora ARX – S√£o Paulo 2002.


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um coment√°rio

Furac√£o Gonzalo visto da ISS

Furac√£o Gonzalo sobre o oceano Atl√Ęntico em 16 de outubro de 2014

Furac√£o Gonzalo sobre o oceano Atl√Ęntico. Foto de Alexander Gerst, astronauta da ESA. Blog O Guardador de Estrelas.

Esta imagem do furacão Gonzalo foi feita a partir da Estação Espacial Internacional pelo astronauta da ESA, Alexander Gerst, em 16 de outubro de 2014. ESA / NASA.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um coment√°rio

Escola sem fronteiras

Colégio Nossa Senhora de Fátima: doze anos de Chapada Diamantina

Turma do nono ano do Colégio nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista em passeio pedagógico pela Chapada Diamantina. Blog O Guardador de Estrelas Estudantes do Colégio nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista em passeio pedagógico pela Chapada Diamantina Рsetembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Existem momentos que marcam nossas vidas de um modo profundo e transformador. Às vezes são momentos simples, que mais nos completam interiormente, do que aparentemente. A capacidade e a oportunidade de revisitar e renovar esses momentos marcantes, o dom de revivê-los e guardá-los são uma maneira de cultivar a felicidade e alimentar a sabedoria que a experiência nos proporciona.

Em 25 de setembro passado tive o prazer de estar mais uma vez entre alunos e educadores do Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista, sob o céu da Chapada Diamantina, para juntos pensarmos o universo observável. Desde o início dos anos dois mil fazemos isso, sempre com novos alunos, às vezes novos professores, e a cada vez há um novo aprendizado, e algo que se reafirma e se fortalece.

No ano de 2006 veio o convite para palestrar na Feira de Ci√™ncias do Nossa Senhora, em Conquista, culmin√Ęncia do projeto pedag√≥gico do col√©gio, que desde 2002 leva grupos de estudantes para aulas de campo na Chapada Diamantina, entre elas, as de astronomia.

Foi a primeira oportunidade que tive de palestrar fora da Chapada, na sede de um colégio. De uma forma simbólica, era meu retorno à escola, depois de tantos anos. Me vi diante de trezentos alunos muito receptivos, de diferentes faixas etárias, irmãs Sacramentinas, educadoras experientes, algumas mães e pais. Foi uma experiência inesquecível e transformadora, da qual me alimento ainda hoje.

Culmin√Ęncia do Projeto Chapada Diamantina 2006. Teatro do col√©gio Nossa Senhora de F√°tima - Sacramentinas. Vit√≥ria da Conquista, outubro de 2006. Blog O Guardador de Estrelas.

Feira de Ciências Nossa Senhora de Fátima - Sacramentinas 2006. Blog O Guardador de Estrelas.

Culmin√Ęncia do Projeto Chapada Diamantina 2006. Teatro do col√©gio Nossa Senhora de F√°tima - Sacramentinas. Vit√≥ria da Conquista, outubro de 2006. Blog O Guardador de Estrelas.

Feira de Ci√™ncias Sacramentinas - Conquista, outubro de 2006. Apresenta√ß√£o teatral. Blog O Guardador de Estrelas.Ap√≥s as palestras, minha e do diretor regional do IBAMA, e de uma deliciosa apresenta√ß√£o teatral sobre a vida e a cultura dos garimpeiros, deixamos o amplo teatro do col√©gio, fomos para a √°rea onde estava montada a Feira de Ci√™ncias ‚Äď ‚ÄúCulmin√Ęncia do Projeto Chapada Diamantina‚ÄĚ, e tomamos caf√© nas barracas de del√≠cias t√≠picas da culin√°ria da Chapada, com bolos de aipim, de tapioca, pipoca, sucos, sequilhos, ‚Äúavoadores‚ÄĚ, caf√© com leite.

A Feira contou com explana√ß√Ķes did√°ticas de diferentes equipes, exposi√ß√£o de maquetes dos lugares mais emblem√°ticos da Chapada visitados pelos estudantes, al√©m das barracas com del√≠cias t√≠picas, fartas, arom√°ticas, tudo feito com muito esmero. Tive a honra de ser guiado pelas irm√£s Ana Marta e Jamire, e pelas professoras Edirlene e Marylan, al√©m de um grupo numeroso de alunos e alunas. At√© que chegamos a uma barraca grande, que reunia elementos de geografia, biologia e astronomia. Nessa barraca, uma equipe me explicou curiosidades sobre esp√©cies t√≠picas da fauna da Chapada, enquanto outra equipe me explicou alguns conceitos b√°sicos de astronomia. Havia at√© um inteligente sistema de hor√≥scopo. Aquilo me parecia surpreendente, a irm√£ me dizia que tudo f√īra iniciativa dos alunos. Aqueles jovens tinham constru√≠do um conhecimento em sala de aula, que se legitimou num passeio repleto de ricas experi√™ncias, e agora replicavam seus aprendizados com entusiasmo. Mas o mais surpreendente estava por acontecer: o menino Lucas de Jesus, com um globo na m√£o e muita propriedade, me mostrou no mapa da Am√©rica do Sul o percurso que eu havia percorrido meses antes, de moto, atravessando oito pa√≠ses. Seu entusiasmo e a lembran√ßa que guardo daquele momento, me empresta energia at√© hoje. Ainda me alimento do carinho e da confian√ßa que todos depositaram em mim naquela manh√£ de outubro de 2006.

Barraca de delícias típicas da Chapada: Feira de Ciências Sacramentinas Conquista 2006. Blog O Guardador de Estrelas.

Sacramentinas - Conquista - BA. 2006. Blog O Guardador de Estrelas.Professoras e alunos na Feira de Ci√™ncias Nossa Senhora de F√°tima. Blog O Guardador de EstrelasMaquete da Vila de Igatu. Projeto Chapada Diamantina 2006. Feira de Ci√™ncias Nossa Senhora de F√°tima. Blog O Guardador de Estrelas.Feira de Ci√™ncias Sacramentinas. Maquete e explica√ß√Ķes sobre o Po√ßo Azul. Blog O Guardador de Estrelas.

Feira de Ciências Sacramentinas 2006. Blog O Guardador de Estrelas.

Explicação sobre ofídios. Feira de Ciências col. Nossa Senhora de Fátima - Conquista, outubro de 2006. Blog O Guardador de Estrelas.Lucas de Jesus me mostrou o percurso que fiz de moto, por 8 países da América do Sul, e contou a história da viagem com impressionante riquesa de detalhes. Blog O Guardador de Estrelas.

Feira de Ciências. Sacramentinas - Conquista. Outubro de 2006. Blog O guardador de Estrelas.

Experiências semelhantes se repetiram nos anos seguintes, em outros modelos, com maior presença dos pais, às vezes à noite e ao ar livre, mas seria demasiado falar aqui sobre cada uma delas. Se repetem na Chapada desde 2002, a cada setembro, mês da primavera, sempre de uma maneira nova e plena.

Palestra de astronomia Col. Nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista. 25 de setembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Astronomia ao ar livre: alunos e educadores do Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista - Andaraí, Chapada Diamantina, 25 de setembro de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

√Äs irm√£s e educadoras do Col√©gio Nossa Senhora de F√°tima, minha admira√ß√£o pela solidez, zelo e perman√™ncia em seus projetos e objetivos. √Č um prazer e uma alegria fazer parte dessa hist√≥ria. Aos educadores que participaram do passeio em 2014: professora Edirlene Isabel, coordenadora Carla Fons√™ca, mestra de classe Tatiane Nunes, mestres de disciplina Andr√© e Saulo Meira, e √† toda equipe da Alto Estilo Ecoturismo e da Pousada Ecol√≥gica, minha especial gratid√£o pelo apoio e companheirismo durante a atividade e ao longo dos anos. Aos pais, cujo apoio depende o sucesso das iniciativas dos educadores, nosso obrigado. Voc√™s estiveram muito presentes.

Aos alunos, motivo disso tudo acontecer, agradeço pela receptividade, pela participação, pelo momento contemplativo e pleno que experimentamos juntos.

Aquele abraço, e até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 3 coment√°rios

Estrelando: o Sol! 19 de outubro de 2014

O Sol, hoje.

Sol em 19 de outubro de 2014. Sol em 19 de outubro de 2014. AIA 094 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 19 de outubro de 2014. Sol em 19 de outubro de 2014. AIA 094 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 19 de outubro de 2014. Acompanhe o deslocamento di√°rio das manchas solares. Imagem: HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 19 de outubro de 2014. Acompanhe o deslocamento di√°rio das manchas solares. Imagem: HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Assista ao vídeo produzido a partir de imagens obtidas pelo SDO: Loops171_sm.mp4

Acompanhe a vida das estrelas!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um coment√°rio

Estrelando: o Sol! 18 de outubro de 2014

O Sol, hoje.

Sol em 18 de outubro de 2014. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 18 de outubro de 2014. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 18 de outubro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 18 de outubro de 2014. Uma grande mancha solar começa a aparecer no limbo oeste do Sol (esquerda na imagem). HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Laços coronais registrados pelo instrumento AIA entre 14 -15 de outubro 2014. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Grandes laços coronais foram registrados pelo instrumento AIA entre 14 e 15 de outubro 2014. AIA 171 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

O Observat√≥rio Din√Ęmico Solar, respons√°vel por registrar o Sol desde o espa√ßo, capturou um belo exemplo da expan√ß√£o de la√ßos coronais, vistos aqui de perfil no limbo oeste do Sol entre os dias 14 e 15 outubro. Os la√ßos brilhantes come√ßaram a se formar e crescer depois de uma longa erup√ß√£o solar da classe M. Os arcos das al√ßas que vemos na luz ultravioleta extrema s√£o part√≠culas em espiral ao longo das linhas do campo magn√©tico localizado acima da regi√£o ativa que deu origem ao surto. Trata-se de uma reorganiza√ß√£o do campo magn√©tico ap√≥s sua interrup√ß√£o. Para termos uma no√ß√£o de escala, esses enormes la√ßos representam mais de 15 vezes o tamanho da Terra.

Crédito: Solar Dynamics Observatory / NASA Рadaptado para O Guardador de Estrelas pelo autor do blog.


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | 3 coment√°rios

Rio Nilo e seu curso iluminado

Delta do Rio Nilo desaguando no Mediterr√Ęneo. Foto: Chris Headfield

Saara, Delta do Nilo, Mediterr√Ęneo, Mar Vermelho, Pen√≠nsula do Sinai, em uma s√≥ foto, do astronauta Chris Headfield. Blog O Guardador de Estrelas.

Saara, Delta do Nilo, Mediterr√Ęneo, Mar Vermelho, Pen√≠nsula do Sinai, em uma s√≥ foto, do astronauta Chris Headfield. Blog O Guardador de Estrelas.

Em primeiro plano a imensid√£o oriental do deserto do Saara, onde podemos ver umas poucas e pequenas ilhas de luzes, que s√£o cidades eg√≠pcias. O curso do baixo Rio Nilo atravessa o deserto iluminado pelas luzes el√©tricas das cidades, que se concentram √†s suas margens, densamente povoadas, inclusive a cidade do Cairo, capital do Egito, regi√£o mais luminosa na altura onde come√ßa a se abrir o delta do Nilo, que por fim desagua no Mar Mediterr√Ęneo, canto esquerdo superior da foto.

Em seguida vemos a Pen√≠nsula do Sinai, limitada a ocidente pelo Mar Vermelho e a oriente pelo Golfo de Aqaba, e as luzes de Israel e a Faixa de Gaza na margem oriental do Mediterr√Ęneo. No Mediterr√Ęneo tamb√©m podemos ver as luzes da ilha de Chipre.

Essa foto foi feita pelo astronauta Chris Headfield a bordo da Estação Espacial Internacional, e me lembra que o grande e o pequeno são modalidades diferentes de uma mesma coisa. Tudo depende de nossa capacidade de observar e perceber, e poder observar a Terra desde o espaço é um excelente modo de alcançarmos essa percepção.

Sejamos todos bem vindos a √©poca das navega√ß√Ķes espaciais!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um coment√°rio

Estrelando: o Sol! 17 de outubro de 2014

O Sol, hoje.

Sol em 17 de outubro de 2014. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 17 de outubro de 2014. AIA 131 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 17 de outubro de 2014.  HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em 17 de outubro de 2014. HMI / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Terremoto de magnitude 6.9 na escala Richter San Francisco 17 de outubro de 1989. Foto: reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

Terremoto de magnitude 6.9 na escala Richter. San Francisco - EUA, 17 de outubro de 1989. Foto: reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.

“Precisamente √†s 17:04 desta ter√ßa, dia 17 de outubro de 1989, de repente ouvimos um ru√≠do que come√ßou a aumentar e aumentar, algo inexplic√°vel, como se no come√ßo estivesse passando um trem ao lado e que foi crescendo, aumentando o barulho de forma que parecia que o pr√©dio estava desmoronando. Em quest√£o de segundos o ch√£o come√ßou a tremer e logo a ondular, alguma coisa incr√≠vel que jamais havia visto, o teto parecia el√°stico, subia e descia como se fosse de borracha, meu pai me puxou para junto de uma coluna onde ficamos eu, ele e mais um senhor americano. Vi um dos atendentes tentar sair correndo e trope√ßar na ondula√ß√£o que se formava no ch√£o. Os livros voavam das estantes e tudo vinha abaixo como se fosse um filme de terror. O tremor durou exatamente 14 segundos, talvez se somado ao barulho tivesse tudo durando cerca de 30 segundos. Pareceu ser 5 minutos de t√£o apavorante. Assim que terminou, subimos todos a escadaria e vimos uma cena incr√≠vel, uma n√©voa de p√≥ subia pelos ares da cidade, pr√©dios com vidra√ßas quebradas, peda√ßos de tijolos e placas de concreto nas ruas, em cima de carros, isso em apenas alguns lugares.”

Relato de um sobrevivente do terremoto de 17 de outubro de 1989, em San Francisco, EUA.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um coment√°rio