Pensando estrelas em noite de chuva

Estudantes do ensino médio, do Colégio Damas, de Recife, assistem palestra de astronomia durante roteiro pedagógico pela Chapada Diamantina

Alunos do Colégio Damas, de Recife, assistem palestra de Astronomia na Chapada Diamantina com Fernando Munaretto. Foto Sibele Américo. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Na noite de segunda-feira (27), tive o prazer de estar novamente entre educadores e alunos do Colégio Damas, de Recife, e equipe de profissionais da Asa Branca Projetos Pedagógicos, para falarmos sobre astronomia, por ocasião do roteiro pedagógico realizado pelo colégio na Chapada Diamantina.

Creio que foi uma das noites mais frias do ano até aqui, e garoava, mas o grupo, muito bem dirigido e coordenado, formado por 120 estudantes do ensino médio, mais professores e equipe, demonstrou grande receptividade e interesse no assunto, e tivemos uma bela atividade. A palestra aconteceu após o jantar, no ambiente contíguo ao salão do Restaurante Serrano, no Hotel Alpina, em Mucugê, e pessoalmente foi muito gratificante contar com a atenção desta turma brilhante e de seus professores, e participar deste momento de reflexão sobre a fascinante experiência que é a vida, e sobre nossa condição no Universo.

Agradeço aos jovens, pela forma generosa e atenciosa com que me receberam, aos seus familiares, a toda equipe de educadores do Colégio Damas, Irmã Luzia e demais religiosas do Instituto das Damas da Instrução Cristã, aos amigos da Asa Branca Projetos Pedagógicos e Hotel Alpina. Valeu, mesmo.

Um forte abraço a todos, e até a próxima!

Visite a fanpage O Guardador de Estrelas para visualizar as fotos.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Dia 30 de junho tem música e astronomia no Festival de Música Instrumental da Bahia

música e astronomia no Festival de Música Instrumental da BahiaOlá, pessoal!

Na próxima quinta-feira, 30 de junho, o Festival de Música Instrumental da Bahia apresenta o grupo Gafilds – Samba, Choro e Gafieira. A apresentação tem início às 19h, seguida de palestra interativa de introdução à astronomia, no Museu Náutico.

O Forte Santo Antonio da Barra, sede do Museu Náutico – Farol da Barra, guarda a entrada da Baía de Todos os Santos e é um dos sítios históricos mais bonitos e bem conservados de Salvador, da Bahia e do Brasil, constando na lista dos faróis mais bonitos do mundo. Possui, além de sua arquitetura militar secular, um rico acervo a ser visitado e é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do Sol na Baía de Todos os Santos.

Convide sua família e amigos e venha participar com a gente de mais uma noite de música e contemplação da natureza, em um dos lugares mais bonitos e interessantes de Salvador.

A taxa de visitação do Museu é de 15 R$ / 7,50 R$ meia.

Participe!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , | 2 comentários

Efemérides Astronômicas: de 21 a 30 de junho de 2016

Sol alcança seu maior afastamento aparente ao norte do equador

Ilustração do Sol nascente em 21 de junho de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol nascente em 21 de junho de 2016. A linha da eclíptica representa o caminho aparente do Sol pelas constelações, e o equador celeste é uma projeção do equador terrestre na esfera celeste.

Olá, pessoal!

Neste dia 20, o Sol alcançou o ponto da eclíptica mais ao norte do equador. Isso implica em menor incidência de raios solares na superfície terrestre ao sul do equador. Historicamente, esse momento do ano foi determinado por todas as civilizações. É o chamado solstício de junho, quando acontece a noite mais longa do ano para o hemisfério sul, e o dia mais longo para o hemisfério norte. A celebração da noite mais longa do ano, ao redor de grandes fogueiras, diga-se, é o motivo original dos festejos desta época do ano, celebrado por povos ancestrais à Era Cristã e à tradicional homenagem a São João.

Sol em Gêmeos. Observado da Terra, Sol está na região do céu que corresponde à constelação de Gêmeos. Em função do movimento de translação da Terra, nos próximos trinta dias nossa estrela parecerá atravessar a constelação de Gêmeos, até que, no dia 20 de julho, Sol alcança a constelação de Câncer.

Mercúrio, em Touro, pode ser observado sobre o horizonte leste antes de alvorecer o dia. Por volta do dia 27 deixa de ser visível, dada sua proximidade angular com o Sol.

Vênus, em Gêmeos, invisível, dada sua proximidade angular com o Sol.

Marte, em Libra, pode ser facilmente observado e identificado, destacando-se das estrelas ao seu redor, com magnitude aproximada de -1.6, brilho contínuo (sem cintilar), de coloração encarnada, visível no céu de oriente no início da noite.

Júpiter, em Leão, pode ser observado próximo ao zênite no início da noite, com magnitude aproximada de -1.9, brilho contínuo, coloração levemente amarelada.

Saturno pode ser observado desde o início da noite, no quadrante leste do céu, na constelação de Ofiúco, visualmente próximo à estrela Antares, de Escorpião. Em oposição ao Sol, Saturno está com 99% do seu disco iluminado, alcançando 0,1 de magnitude aparente, superior a maioria das estrelas.

Lua chegou ao último terço de junho em fase cheia, iluminando as primeiras noites do inverno.

Dia 21 Lua nasce às 18h40 (Bahia), em Sagitário, com 97% de seu disco iluminado.

Dias 22 e 23 Lua em Capricórnio. Dia 22 em conjunção visual com a estrela Dabi.

Dias 24 e 25 Lua em Aquário.

Dia 26 Lua passa de Aquário a Peixes.

Dias 27, 28 e 29 Lua em Peixes. Dia 27 Lua em quadratura minguante.

Dia 30 Lua em Áries.

Aproveite as longas noites desta época do ano, celebre a vida, e tenha boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Lua cheia na noite mais longa do ano

Lua cheia na noite de solstício de inverno de 2016

Aspecto da Lua na noite de 20 de junho, solstício de inverno de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua às 19h34 de 20 de junho de 2016. As estrelas mais brilhantes de cada constelação aparecem ligadas por uma linha, com seus nomes ao lado. O nome das constelações aparece em azul.

Olá, pessoal!

Desde o dia 06 viemos acompanhando a Lua aqui no blog. No dia 11 observamos ela passar a cerca de três graus de Júpiter; no dia 16 observamos a Lua próxima a Marte, e no dia 18, quem teve oportunidade viu a Lua pertinho de Saturno. Hoje, 20 de junho, noite mais longa do ano, Lua está em fase cheia, na constelação de Sagitário, e passará a noite toda sobre o horizonte, cruzando a esfera celeste, só se pondo ao amanhecer.

Agora são 17h59 e ela já está acima do horizonte, por entre nuvens.

Uma noite iluminada a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 1 comentário

Solstício de inverno de 2016

O solstício acontece hoje, 20 de junho, às 19h34 no horário de Brasília

solstício de junho 20 2016

Aspecto da Terra vista sobre a América do Sul às 19h34 (Brasília) de 20 de junho de 2016, momento do solstício. Dia no Ártico, noite no Antártico.

Olá, pessoal!

Hoje é dia do solstício de inverno, o dia mais curto do ano para o hemisfério sul e, portanto, a noite mais longa. Vamos aproveitá-los bem.

As estações do ano acontecem em função da inclinação axial da Terra, e do movimento de translação que a Terra executa em torno do Sol.

Observando de um mesmo ponto na superfície do planeta, em junho, no dia do solstício de inverno vemos o Sol nascer e se pôr em sua máxima distância ao norte do equador, delimitada pelo Trópico de Câncer.

Em setembro, no equinócio de primavera, e em março, no equinócio de outono, ao alcançar a interseção da eclíptica com o equador, o Sol ascende no exato ponto cardeal leste (L), iluminando os dois hemisférios da Terra de um modo uniforme e pelo mesmo período de tempo, de forma que dia e noite tem a mesma duração.

Em dezembro, Sol atinge seu maior afastamento aparente ao sul do equador, delimitado pelo Trópico de Capricórnio, e acontece o dia mais longo do ano para o hemisfério sul, e o dia mais curto para o hemisfério norte.

As imagens a seguir ilustram o Sol ascendendo sobre o horizonte nos dias de solstício e de equinócio, considerando as coordenadas de Salvador – BA. Em vermelho está representada a linha da eclíptica, e em azul o equador celeste, que é uma projeção do equador terrestre na esfera celeste. O aspecto mitológico das constelações foi mantido como referência.

Solstício de inverno. 20 de junho de 2016.

Solstício de inverno. 20 de junho de 2016. Sol, entre Touro e Gêmeos, alcança o ponto da eclíptica mais afastado ao norte do equador.

Equinócio de primavera. 22 de setembro de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Equinócio de primavera. 22 de setembro de 2016. Sol, em Virgem, alcança a interseção entre a eclíptica e o equador

Solstício de verão. 21 de dezembro de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Solstício de verão. 21 de dezembro de 2016. Sol, em Sagitário, alcança o ponto da eclíptica mais afastado ao sul do equador.

Equinócio de outono. Sol alcança o ponto de interseção da eclíptica com o equador celeste. 20 de março.

Equinócio de outono. Sol, em Peixes, alcança a interseção da eclíptica com o equador celeste. 20 de março de 2017.

Se pudéssemos observar de fora da Terra, veríamos que em junho o Sol ilumina o polo norte, mas não ilumina o polo sul, e em dezembro acontece o contrário. Em março e setembro, ao interceptar  o equador, o Sol ilumina os dois hemisférios e os pólos da Terra de modo uniforme e pelo mesmo período de tempo.

Então, aproveite o dia mais curto do ano, e tenha uma longa e feliz noite de solstício.

Aquele abraço!

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | Deixar um comentário

Conjun̤̣o Lua e Saturno Р18 de junho de 2016

Olá, pessoal!

Hoje tem Lua e Saturno em conjunção, na constelação de Ofiúco, visualmente próximos à estrela Antares, de Escorpião.

Lua e Saturno em conjunção na noite de 18 de junho de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno em conjunção na noite de 18 de junho de 2016. Marte é o astro mais evidente no alto da ilustração.

Apesar do tempo chuvoso no Recôncavo baiano, e em boa parte da Bahia, o evento pode ser visualizado de todo o Brasil.

Então, boa observação aos que tiverem oportunidade.

Por aqui, ficaremos de plantão.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Noite de Música e Astronomia no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia

XXI Festival de Música Instrumental entra em sua segunda fase, com apresentações musicais e palestras de astronomia no Museu Náutico

eventos calendarisados da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Olá, pessoal!

Depois de quatro dias de muita chuva e rajadas de vento de até cinquenta quilômetros por hora, que assolaram a Cidade da Bahia e região do Recôncavo, na noite de 16 a Lua, em Libra, a poucos graus de Marte, voltou a iluminar a histórica Fortaleza de Santo Antonio da Barra, que guarda a entrada da Baía de Todos os Santos e o Farol, que orienta os navegantes. O vento era tão intenso no pátio elevado do baluarte, que apenas seus canhões de bronze pareciam não balouçar.

Do lado de dentro, num contraste fantástico, todo o som que se ouvia a Terra fazer enquanto evolucionava sobre si mesma, acompanhando o Sol pelo mar do espaço-tempo, era a música harmoniosa de quatro trombones dourados, reluzentes, acompanhados do silêncio interativo das pessoas que contemplavam. E mais gente chegava.

Evento Calendarisados da Secretaria Estadual de Cultura do Estado da Bahia

MODAP - Quarteto de Trombone da NEOJIBA abre a primeira noite de apresentações no Museu Náutico.

Foi uma linda apresentação, enriquecida didaticamente pela cultura musical demonstrada por seus integrantes, entre eles o italiano Michele, numa interação muito agradável com o público. Esta proximidade do público com músicos e instrumentos é uma qualidade marcante da edição no Museu Náutico, excelente programa para a família soteropolitana.

Com o vento forte, que inviabilizou a prática ao ar livre, a palestra de introdução à astronomia aconteceu em ambiente fechado, com apresentação de slides especialmente preparada para a ocasião. Em função desta limitação, o espaço do café ficou lotado e cerca de quarenta pessoas voltaram, segundo a direção do Museu, nesta primeira noite de apresentações do Festival no Museu Náutico.

Mais uma vez o evento reuniu amantes da música e da natureza, de diversas idades, com presença marcante de integrantes do Grupo de Astronomia Amadora de Salvador, e alunos de diferentes cursos de engenharia da faculdade Senai-Cimatec, da turma de cálculo da astrônoma e professora de matemática Melina Lima, que foram bastante dispostos e generosos, se acomodando como puderam no espaço exíguo, para prestigiar o evento com suas presenças.

Palestra de Astronomia no Museu Náutico 16/06/2016

Além do acervo permanente do Museu, o visitante também pode apreciar uma bela exposição de arte sacra, em homenagem a Santo Antonio, padroeiro do Forte, sede do Museu Náutico.

Nosso agradecimento a todos os que estiveram presentes, e a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso do evento. Ao ator, diretor, músico pianista Fernando Marinho; ao maestro multi-instrumentista Zeca Freitas, curadores do Festival, que tiveram a percepção e sensibilidade de agregar palestras de astronomia a este evento de celebração à música instrumental na Bahia; a direção e a toda equipe do Museu Náutico, pela parceria, apoio e incentivo; a toda equipe da Mil Produções, pelo profissionalismo, zelo e competência na produção do evento, e de forma especial, a minha mulher, minha clave de sol, Sibele Américo, com quem tenho o prazer de dividir o mesmo ‘centro gravitacional’, nesta experiência fascinante que é a vida.

Foi um privilégio fazer parte deste momento, em um lugar tão especial, bonito, histórico e emblemático da geografia da Bahia e do Brasil. Mais uma vez, ali nos demoramos a contemplar música e a falar de estrelas, como fizeram nossos ancestrais desde as primeiras noites do mundo. Pensamos o Universo, o tempo, e ao final saímos para o pátio, ao vento, para um último olhar para Marte e Lua.

Saturno também estava lá.

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Música Instrumental e Astronomia no Museu Náutico – Farol da Barra: XXI Festival de Música Instrumental da Bahia.

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia apresenta música instrumental e Astronomia no Museu Náutico – Farol da Barra

Música Instrumental e Astronomia no Museu Náutico - Farol da Barra. XXI Festval de Música Instrumental da Bahia.Olá, pessoal!

Nesta quinta-feira (16) o Festival Instrumental inicia sua segunda fase, com apresentações musicais no Museu Náutico – Farol da Barra às 19h, seguidas de palestra de introdução à astronomia.

A atração desta quinta-feira é o grupo MODAP – Quarteto de Trombone da NEOJIBA. Criado em 2014, o quarteto (Michele; Otavio; David, e Pedro) tem como objetivo levar ao público uma proposta musical diferente, e difundir nova sonoridade por meio de concertos formais, didáticos, masterclasses e apresentações institucionais, atuando em diversas formas de manifestação artística.

A palestra de introdução à astronomia, que terei o prazer de proferir, deve acontecer em ambiente fechado, devido ao tempo chuvoso, trazendo uma breve introdução ao assunto, com rica apresentação de imagens.

A taxa de visitação do Museu é de 15 reais (inteira) e (7,50 meia).

Esperamos por você.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | 2 comentários

Astronomia em Salvador

Grupo de Astronomia Amadora de Salvador РGAAS promove Curso de Equipamentos Astron̫micos no Instituto de Geoci̻ncias da UFBA

Curso de Euipamentos Astronômicos 11/06/16 - GAAS. Foto: Eudson Lima.Olá, pessoal!

Gostaria de registrar que o Curso de Equipamentos Astronômicos, promovido pelo Grupo de Astronomia Amadora de Salvador – GAAS, ministrado por André Bahia, foi um sucesso, e contou com participação de cerca de trinta interessados. Entre eles, chamou atenção o menino Enzo, de apenas 12 anos, aluno do Colégio Militar, que acompanhava sua mãe e demonstrou grande interesse e método, anotando à mão em seu caderno os tópicos de seu maior interesse.

O curso contou com a presença de muitos astrônomos amadores, e mestres veteranos, como o astrônomo e Doutor em Geologia Arnold Brichta, entre outros. André Bahia, que ministrou o curso e é um dos fundadores do GAAS, foi muito didático e generoso, demonstrando grande conhecimento prático e teórico no assunto.

Parabéns aos organizadores pela iniciativa. Que venham outros cursos como este.

Abraço a todos

 

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Estrelando: o Sol! 14 de junho de 2016

O Sol, hoje

Aspecto do Sol em 14 de junho de 2016. AIA 193 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do Sol em 14 de junho de 2016. É possível observar um grande buraco coronal ao norte do equador solar (mancha escura). AIA 193 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

(…)

Em tal lugar e em tal oportunidade, por vários anos consecutivos, Moby Dick havia sido periodicamente avistado, demorando-se por um pouco naquelas águas, assim como o Sol, em sua volta anual, demora-se, por um tempo previsto, nalgum dos signos do zodíaco.

Excerto retirado à página 248 de “Moby Dick”, de Herman Melville – Coleções Os Imortais da Literatura Universal, Editora Abril, 1972 – SP.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um comentário