Efem√©rides astron√īmicas: de 01 a 10 de julho de 2015

Julho começou com Lua em fase cheia e conjunção planetária

lustra√ß√£o do Sol nascente em 01 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

lustra√ß√£o do Sol nascente em 01 de julho de 2015 e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes.

Sejamos bem vindos a julho de 2015!

O Sol está na constelação de Gêmeos, o que quer dizer que, da perspectiva de um observador situado na Terra, as estrelas da constelação de Gêmeos estão por de trás do Sol, ofuscadas por ele.

Se tirarmos o efeito de espalhamento atmosférico da luz, que nos impede de ver as estrelas quando o Sol está acima do horizonte, veríamos o Sol e as estrelas com um aspecto parecido com o da ilustração abaixo:

Esta imagem corresponde à mesma situação da imagem anterior, agora sem o efeito de espalhamento atmosférico, e sem a superfície terrestre, de forma a nos permitir visualizar as estrelas que estão por detrás do Sol e as que estão sob o horizonte. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Esta imagem corresponde √† mesma situa√ß√£o e hor√°rio da imagem anterior, agora sem o efeito de espalhamento atmosf√©rico e sem a superf√≠cie terrestre, de modo a nos permitir visualizar as estrelas que est√£o por detr√°s do Sol e as que n√£o apareciam por estarem sob o horizonte. A linha da Ecliptica marca o caminho aparente do Sol pelas constela√ß√Ķes. O aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes foi mantido como refer√™ncia.

Merc√ļrio pode ser observado nos pr√≥ximos dias ascendendo sobre o horizonte de madrugada, pr√≥ximo √† hora da alva, no quadrante leste do c√©u.

V√™nus come√ßou o m√™s formando uma maravilhosa conjun√ß√£o com J√ļpiter, na constela√ß√£o do Le√£o, ao crep√ļsculo vespertino. Nos pr√≥ximos dias assistiremos ambos os planetas se afastarem entre si e formarem uma bela configura√ß√£o celeste com a estrela Alfa do Le√£o, R√©gulus.

V√™nus (astro mais evidente) e J√ļpiter, fotografados no sul da Bahia por Gaby Lavezzari em 21 de junho. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua em delgado crescente, V√™nus e J√ļpiter. Fotografia tirada por Gaby Lavezzari em 19 de junho no sul da Bahia.

V√™nus (embaixo), J√ļpiter e Lua no crep√ļsculo de 21 de junho de 2015. Foto tirada em S√£o Paulo por Roberto Val√©rio e enviada para O Guardador de Etrelas.

V√™nus (embaixo), J√ļpiter e Lua no crep√ļsculo de 21 de junho de 2015. Foto tirada em S√£o Paulo por Roberto Val√©rio e enviada para O Guardador de Etrelas.

V√™nus e J√ļpiter fotografados em Manaus por Monsieur Salazarius em 30 de junho de 2015, com destaque para a bela c√ļpula do Teatro Amazonas. Blog O Guardador de Estrelas.

V√™nus e J√ļpiter fotografados em Manaus por Monsieur Salazarius em 30 de junho de 2015, com destaque para a bela c√ļpula do Teatro Amazonas. Fonte: Revista Galileo on-line.

Marte segue invisível, dada sua proximidade angular com o Sol, na constelação de Gêmeos.

J√ļpiter est√° na constela√ß√£o do Le√£o, vis√≠vel pr√≥ximo a V√™nus e R√©gulus. Nos pr√≥ximos dias poderemos acompanhar J√ļpiter e V√™nus se afastando angularmente entre si, e formando com R√©gulus uma configura√ß√£o muito bonita, no quadrante oeste do c√©u ao in√≠cio da noite.

Saturno segue em Libra, visível no oriente alto ao escurecer.

Aspecto da Lua por volta de 18h15 (Bahia) de 02 de julho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua por volta de 18h15 (Bahia) de 02 de julho de 2015.

Lua começou o mês em sua fase cheia, na constelação de Sagitário.

Dias 01 e 02 Lua cheia, em Sagitário.

Dias 03 e 04 Lua em Capricórnio.

Dias 05 e 06 Lua em Aqu√°rio.

Dias 07, 08 e 09 Lua em Peixes. Lua em quadratura de 08 para 09.

Dia 10 Lua em √Āries.

Boas observa√ß√Ķes!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 1 coment√°rio

Astronomia na Chapada Diamantina

Alunos do Colégio Damas, de Recife, assistem palestra de Astronomia na Chapada Diamantina

Ol√°, amigos!

Neste final de junho tive o prazer de me reunir com alunos e educadores do Colégio Damas, de Recife, na Chapada Diamantina, para juntos pensarmos nosso lindo planeta e o universo físico onde existimos como seres capazes de sonhar e realizar. E, para mim, foi um momento especial.

O tempo estava fechado, e a palestra aconteceu em uma √°rea coberta do hotel onde o grupo estava hospedado, de f√°cil observa√ß√£o do c√©u caso o tempo abrisse, e, com auxilio de uma rica apresenta√ß√£o de slides, especialmente preparada para a ocasi√£o, desenvolvemos o tema Astronomia no III Mil√™nio, inter-relacionando diferentes disciplinas como geografia, biologia, qu√≠mica e f√≠sica, contextualizando aspectos hist√≥ricos e contempor√Ęneos da astronomia e as conquistas mais relevantes do conhecimento cientifico em nosso tempo. Trata-se de uma atividade transversal ao curr√≠culo escolar, onde a ci√™ncia √© apresentada n√£o como um “fim”, mas como um “meio”, um poderoso instrumento para a compreens√£o do mundo f√≠sico onde n√≥s e nossos sonhos existimos. Do mesmo modo que a ignor√Ęncia aprisiona e atormenta, o conhecimento liberta e tem a virtude de elevar o esp√≠rito humano.

“Dedica√ß√£o √† juventude √© nossa maior alegria”

Madre Agathe Verhelle

Meu agradecimento aos jovens alunos e suas famílias, aos seus sábios professores, à coordenação e à direção do Colégio Damas, às Religiosas da Instrução Cristã, em especial à irmã Luzia, que acompanhou o grupo durante o passeio; à competente e dedicada equipe da Asa Branca Projetos Pedagógicos, e à equipe do Hotel Alpina, de Mucugê.

Forte abraço a todos, e até a próxima!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um coment√°rio

Hoje: conjun√ß√£o de Venus e J√ļpiter em Le√£o

Hoje acontece uma linda conjunção planetária. Participe!

Venus e J√ļpiter em conjun√ß√£o na constela√ß√£o do Le√£o, no quadrante oeste do c√©u ao inicio da noite de 30 de junho de 2015.

Ol√°, amigos!

Hoje haver√° uma bel√≠ssima conjun√ß√£o, envolvendo os planetas Venus e J√ļpiter, na constela√ß√£o do Le√£o. O fen√īmeno vem sendo esperado pela comunidade de amantes do c√©u desde alguns meses. Infelizmente o c√©u est√° fechado em boa parte da Bahia e do Brasil, mas mesmo assim vale a pena fazer um plant√£o no inicio da noite para conseguir visualizar a conjun√ß√£o em algum momento. Procure observar, e avise sua rede de contatos.

Boa observação a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , | 9 coment√°rios

Lua e Saturno na Balança

Hoje tem conjunção de Lua e Saturno na constelação de Libra, a Balança

Aspecto da Lua em conjunção com Saturno na noite de 28 de junho de 2015, na constelação da Libra. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

Hoje a Lua está em Libra, formando uma bela conjunção com Saturno. Se você tiver oportunidade, observe, e mostre a mais alguém.

Boas observa√ß√Ķes a todos.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 4 coment√°rios

Efem√©rides astron√īmicas: de 21 a 30 de junho de 2015

O céu deste início de inverno está imperdível! Acompanhe:

Ilustração do Sol nascente em 21 de junho (Bahia), dia do ano em que o Sol nasce mais ao norte do ponto cardeal Leste. Solstício de inverno de 2015. Imagem: stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol nascente em 21 de junho (Bahia), dia do ano em que o Sol nasce mais ao norte do ponto cardeal Leste. Solstício de inverno de 2015.

Ol√°, amigos!

A primeira noite do inverno nasceu de um belo crep√ļsculo, e desde o final da tarde a Lua j√° era vis√≠vel no ocidente, alva, em delgado crescente. Pouco ap√≥s o ocaso do Sol, na faixa l√≠vida que separa o azul celeste dos primeiros tons encarnados do arrebol surgiu V√™nus, depois J√ļpiter. O gradiente carmim foi ganhando altura sobre o horizonte ocidental quando S√≠rius surgiu como a primeira estrela a brilhar nos derradeiros tons de azul do dia, seguida de Can√≥pus, timoneiro do Argus, no sudoeste. Alto no sudeste surgiu Rigil Kentaurus, e no nordeste alto Arcturus. Hadar, o Cruzeiro, Saturno e Antares… Foram todos aparecendo, pareciam dar boas vindas √†s longas noites do inverno.

Sol entre G√™meos e Touro √†s 23h58m de 21 de junho. As linhas em vermelho representam os limites oficiais entre as constela√ß√Ķes, definidos pela Uni√£o Astron√īmica Internacional. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol entre G√™meos e Touro √†s 23h58m de 21 de junho. As linhas em vermelho representam os limites oficiais entre as constela√ß√Ķes, definidos pela Uni√£o Astron√īmica Internacional.

O solstício aconteceu com o Sol em Touro. Ao longo do dia 22 nossa estrela passou à constelação dos Gêmeos, onde permanecerá até o dia 20 de julho.

Aspecto leste do c√©u √†s 5 horas de 23 de junho. Merc√ļrio pode ser observado a cerca de dois graus ao norte de Aldebaran. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto leste do c√©u √†s 5 horas de 23 de junho. Merc√ļrio pode ser observado a cerca de dois graus ao norte de Aldebaran.

Merc√ļrio est√° nascendo de madrugada, antes do Sol, vis√≠vel na constela√ß√£o de Touro. Dia 23 Merc√ļrio pode ser observado a cerca de dois graus de Aldebaran. Ambos os astros avermelhados, com as H√≠ades de fundo, formar√£o uma bela composi√ß√£o na hora da alva.

J√ļpiter e V√™nus em 26 de junho 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
J√ļpiter e V√™nus em 26 de junho.
J√ļpiter e V√™nus em 28 de junho 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
J√ļpiter e V√™nus em 28 de junho.
J√ļpiter e V√™nus em 30 de junho 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Conjun√ß√£o de J√ļpiter e V√™nus em 30 de junho.

V√™nus est√° na constela√ß√£o do C√Ęncer, surgindo na hora da v√©spera com o c√©u ainda azul. Dia 26 V√™nus passa √† constela√ß√£o do Le√£o, aproximando-se angularmente de J√ļpiter a cada dia, at√© que ao anoitecer do dia 30, ambos os planetas formar√£o uma bel√≠ssima conjun√ß√£o. Procure acompanhar o movimento aparente de V√™nus e J√ļpiter nos pr√≥ximos dias, no lado oeste do c√©u da sua cidade. Voc√™ ir√° se surpreender.

Marte está em Touro, invisível graças à proximidade angular com o Sol. No dia 25 nosso vizinho vermelho passa à constelação dos Gêmeos.

J√ļpiter est√° em Le√£o, compondo com V√™nus uma bela configura√ß√£o celeste no quadrante oeste do c√©u. Dia 30 J√ļpiter e V√™nus formar√£o uma bel√≠ssima conjun√ß√£o, e voc√™ n√£o pode deixar de observar. N√£o esque√ßa, √© dia 30, no lado oeste do c√©u ao in√≠cio da noite. Avise sua rede de contatos, procure observar e mostre para mais algu√©m.

Saturno est√° na constela√ß√£o da Libra. Dia 28 o “senhor dos an√©is” formar√° uma bel√≠ssima conjun√ß√£o com a Lua. Ser√° uma √≥tima oportunidade para observar, identificar e fotografar Saturno. Se voc√™ puder, n√£o deixe de participar desta linda conjun√ß√£o. √Č no dia 28, a partir do in√≠cio da noite no quadrante leste do c√©u da sua cidade.

Lua em conjunção com Saturno em 28 de junho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua em conjunção com Saturno em 28 de junho de 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

A Lua chegou ao √ļltimo ter√ßo de junho, in√≠cio do inverno, em seu aspecto delgado crescente.

Dia 21 Lua em Le√£o, passa a menos de 4¬ļ de R√©gulus

Dia 22 Lua em Le√£o.

Dia 23 Lua nasce em Virgem.

Dia 24 Lua em quarto crescente, em Virgem.

Dias 25 e 26 Lua em Virgem. No dia 25 a Lua passa a cerca de 4¬ļ da estrela Alfa Virginis.

Dias 27 e 28 Lua em Libra. Dia 28 a Lua nasce em conjunção com Saturno.

Dia 29 Lua passa por Escorpi√£o e nasce por volta de 16 horas (Bahia) na constela√ß√£o do Ofi√ļco.

Dia 30 Lua em Sagit√°rio.

A todos, boas observa√ß√Ķes!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | Deixar um coment√°rio

Primeira noite do inverno – 2015

Anoitece com a Lua na constela√ß√£o do Le√£o, a menos de 4¬ļ da estrela R√©gulus

Lua passa a cerca de 4¬ļ ao norte da estrela Alfa Leonis - R√©gulus, no lado ocidental do c√©u de 21 de junho 2015. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

No in√≠cio da noite de 21 de junho, a Lua pode ser observada a menos de 4¬ļ ao norte da estrela Alfa Leonis - R√©gulus, no quadrante oeste do c√©u.

Boas observa√ß√Ķes e um feliz inverno para todos!

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 3 coment√°rios

Feliz solstício de inverno!

Estas s√£o as noites mais longas do ano. Vamos aproveit√°-las!

Aspecto do Polo Sul às 13h38m de 21 de junho de 2015. Imagem: Google Earth. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do Polo Sul às 13h38m de 21 de junho de 2015. Imagem: Google Earth. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, pessoal!

Hoje √© dia de solst√≠cio, que acontecer√° √†s 13h38m no hor√°rio de Bras√≠lia. O solst√≠cio de junho acontece quando o Sol alcan√ßa o ponto da ecl√≠ptica mais ao norte do equador. Este ponto foi determinado e nominado pelos gregos como Tr√≥pico de C√Ęncer, embora atualmente,¬†nesta √©poca do ano¬†o Sol se encontre entre as constela√ß√Ķes de Touro e de G√™meos.

Para os moradores do hemisf√©rio sul da Terra, o solst√≠cio de junho marca a entrada oficial do inverno, quando acontece a noite mais longa do ano. Para um observador que esteja no Polo Sul da Terra, o Sol n√£o √© vis√≠vel nesta √©poca, e o dia s√≥ amanhecer√° em setembro. Por outro lado, para um observador situado no Polo Norte, o Sol n√£o se p√Ķe, fica se deslocando na horizontal, sempre acima do horizonte, e s√≥ anoitecer√° em setembro. Isso acontece em fun√ß√£o da inclina√ß√£o axial da Terra, e de seu movimento de transla√ß√£o em torno do Sol.

Se pud√©ssemos ver em uma determinada escala de dist√Ęncia, ver√≠amos algo assim:

 

Observe que no solstício de junho o Polo Norte recebe insolação e o Polo Sul está imerso na umbra. No solstício de dezembro, o Polo Sul está recebendo insolação e o Polo Norte está imerso na umbra. Nos equinócios ambos os polos são iluminados ao mesmo tempo. Blog O Guardador de Estrelas.

Observe que no solstício de junho o Polo Norte se mantém iluminado e o Polo Sul está imerso na umbra. Seis meses depois se inverte, no solstício de dezembro o Polo Sul se mantém iluminado e o Polo Norte está imerso na umbra. Nos equinócios ambos os polos são iluminados com a mesma intensidade e pelo mesmo período de tempo.

Nas imagens a seguir podemos observar a posi√ß√£o do Sol nascente em dias de solst√≠cio e equin√≥cio, a partir da latitude de Salvador ‚Äď BA.

O horizonte est√° representado pela linha verde, e o aspecto mitol√≥gico das constela√ß√Ķes foi destacado como refer√™ncia. A linha da ecl√≠ptica representa o caminho aparente do Sol pelas constela√ß√Ķes ao longo do ano. Ela intercepta o equador em dois pontos, e alcan√ßa seu maior afastamento em rela√ß√£o ao equador em outros dois pontos.

Sol nascente entre Touro e Gêmeos em 21 de junho de 2015. Solstício de inverno no hemisfério sul.

Sol nascente entre Touro e Gêmeos em 21 de junho de 2015. Solstício de inverno no hemisfério sul.

Sol nascente na constelação da Virgem em 23 de setembro de 2015. Equinócio de primavera no hemisfério sul.

Sol nascente na constelação da Virgem em 23 de setembro de 2015. Equinócio de primavera no hemisfério sul.

Sol nascente na constelação do Sagitário em 21 de dezembro de 2015. Solstício de verão no hemisfério sul.

Sol nascente na constelação do Sagitário em 21 de dezembro de 2015. Solstício de verão no hemisfério sul.

Sol nascente na constelação de Peixes em 20 de março de 2016. Equinócio de outono no hemisfério sul.

Sol nascente na constelação de Peixes em 20 de março de 2016. Equinócio de outono no hemisfério sul.

Quando o Sol alcança os pontos de interseção da eclíptica com o equador celeste (que é a projeção do equador terrestre na esfera celeste), acontecem os equinócios. Nestes dias, os polos da Terra são iluminados pelo Sol de modo uniforme, e o dia e a noite possuem a mesma duração nos dois hemisférios.

Quando o Sol alcança os pontos de maior afastamento entre a eclíptica e o equador, acontecem os solstícios. Nos dias de solstício, no hemisfério que está mais iluminado ocorre o dia mais longo do ano e, no hemisfério que está sendo menos iluminado, a noite mais longa. Seis meses depois inverte.

E, agora que você já sabe o que é o solstício de inverno, aproveite bem o dia mais curto do ano, e viva intensamente a noite mais longa.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | Deixar um coment√°rio

Lua, J√ļpiter e V√™nus se encontram na despedida do outono

Lua, J√ļpiter e V√™nus se apresentam hoje no c√©u da sua cidade

Aspecto da Lua √†s 18h30 de 20 de junho, angularmente pr√≥xima aos planetas J√ļpiter e V√™nus. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua √†s 18h30 de 20 de junho, angularmente pr√≥xima aos planetas J√ļpiter e V√™nus. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

No in√≠cio desta noite, a derradeira noite do outono de 2015, poderemos apreciar uma linda configura√ß√£o celeste, formada pela Lua, por J√ļpiter e por V√™nus, entre o C√Ęncer e o Le√£o. Ser√° um efeito t√£o bonito no quadrante oeste do c√©u sobre a sua cidade (ou sobre o arraial onde voc√™ estiver), que, se as condi√ß√Ķes atmosf√©ricas permitirem, voc√™ n√£o poder√° deixar de notar.

Participe deste encontro. E aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , | 10 coment√°rios

Algarismos ar√°bicos e sua grafia original

Ol√°!

Voc√™ j√° parou pra pensar sobre a origem dos n√ļmeros que usamos no dia a dia?

O Imp√©rio Romano nos deixou como legado diversas tradi√ß√Ķes culturais, que fazem parte do nosso cotidiano, mas os algarismos romanos, por exemplo, s√£o uma forma pouco pr√°tica de simbolizar valores matem√°ticos. Na verdade, s√£o t√£o pouco pr√°ticos, que √© at√© dif√≠cil imaginar que toda a contabilidade, engenharia e arquitetura romana, por exemplo, foram realizadas sem o n√ļmero zero.

Por isso adotamos os algarismos ar√°bicos, que apesar de levarem esse nome, podem ser ainda mais antigos do que a tradi√ß√£o √°rabe. Veja a seguir o motivo e a grafia original dos n√ļmeros que usamos hoje em dia:

Algaritmos Ar√°bicos. Blog O Guardador de Estrelas.

Origem dos Algaritmos Ar√°bicos. Blog O Guardador de Estrelas.
Origem dos Algarismos ar√°bicos. O n√ļmero 9. Blog O Guardador de Estrelas.
O n√ļmero ar√°bico zero, ou cero, em espanhol, √© simbolizado por uma forma sem angulo algum. Zero angulo.

Cada algarismo √© originalmente representado pela quantidade de √Ęngulos que seu s√≠mbolo forma, e o zero, ou “cero”, em espanhol, √© o √ļnico que n√£o possui √Ęngulo algum.¬†Legal saber isso, n√£o √©?

Então, aproveite para contar para seus amigos sobre a origem dos algarismos arábicos, e aquele abraço!

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , | 7 coment√°rios

Noite de encerramento do XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia

M√ļsica e Astronomia no Museu N√°utico da Bahia

XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia. Blog O Guardador de Estrelas.

Ol√°, amigos!

No dia 10 de junho o Forte Santo Antonio da Barra, que guarda o Farol da Barra e √© sede do Museu N√°utico da Bahia, foi cen√°rio para a noite de encerramento do XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia.

O Museu N√°utico, um dos homenageados deste ano, sediou parte da programa√ß√£o do XX Festival, que incluiu a realiza√ß√£o de oficinas de m√ļsica, shows de grupos selecionados, e palestras de astronomia, que foram uma das novidades desta edi√ß√£o.

Quem se apresentou na noite de encerramento foi o consagrado grupo instrumental Janela Brasileira, que ofereceu ao p√ļblico presente um belo espet√°culo.

Uma das qualidades da realiza√ß√£o do XX Festival Instrumental no Museu N√°utico √© a proximidade dos m√ļsicos com o p√ļblico. Blog O Guardador de Estrelas.

As apresenta√ß√Ķes do XX Festival Instrumental no Museu N√°utico se caracterizaram pelo ambiente intimista e a proximidade dos m√ļsicos com o p√ļblico. Blog O Guardador de Estrelas.

A noite come√ßou com¬†a¬†tradicional Trezena de Santo Antonio, realizada todos os anos de 01 a 13 de junho. O¬†c√©u estava parcialmente nublado, mas do baluarte do Forte, aos p√©s do Farol, era poss√≠vel ver V√™nus como o astro mais evidente no oeste. A leste de V√™nus se destacava J√ļpiter, enquanto a sudeste S√≠rius e Can√≥pus fulguravam como dois archotes sobre as √°guas da ba√≠a, cambiando freneticamente em diferentes cores do espectro vis√≠vel da luz.

Antes do evento come√ßar rolou uma breve prele√ß√£o do assunto: com um laser verde apontamos para os astros comprecis√£o, de modo a que todos pudessem acompanhar a observa√ß√£o do c√©u com facilidade. Foto Zelia Uch√īa. Blog O Guardador de Estrelas.

Antes do evento come√ßar aconteceu uma breve prele√ß√£o do assunto: com o aux√≠lio de um laser verde para apontar os astros com precis√£o, todos puderam acompanhar a observa√ß√£o do c√©u com facilidade. Foto Zelia Uch√īa. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra de astronomia ao ar livre no XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia. Blog O Guardador de Estrelas.

P√ļblico assiste e interage durante palestra de astronomia ao ar livre no XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia. Foto Pablo Cordier. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra ao ar livre sobre astronomia. Fotos Zelia Uch√īa e Pablo Cordier. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra ao ar livre sobre astronomia. Fotos Zelia Uch√īa e Pablo Cordier. Blog O Guardador de Estrelas.

Foi uma noite especial, que reuniu fam√≠lias soteropolitanas e visitantes de diferentes estados e pa√≠ses, amantes de m√ļsica e de astronomia, estas duas atividades t√£o salutares e encantadoras, em um dos ambientes hist√≥ricos mais bonitos e emblem√°ticos de Salvador.

Agradecemos a todos os que estiveram presentes, e já estamos ansiosos pela próxima edição.

P√ļblico do XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia. Blog O Guardador de Estrelas.

Astronomia no XX Festival de M√ļsica Instrumental da Bahia. Foto: Pablo Cordier. Blog O Guardador de Estrelas.

Forte abraço a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , | 2 coment√°rios