Efemérides Astronômicas: de 01 a 10 de maio de 2016

Tempo de observar Júpiter, Marte e Saturno

Ilustração do Sol nascente em 01 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol nascente em 01 de maio de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol na constelação de Áries.

Mercúrio em Áries. Dia 09 entra em conjunção com o Sol.

Vênus nascendo na hora da alva. Nos próximos dias deixará de ser visível, difusa na claridade do amanhecer.  Dia 01 de maio deixa Peixes e entra em Áries, segundo os limites oficiais das constelações, como definidos pela União Astronômica Internacional.

Marte voltou a Escorpião, depois de uma breve incursão ao Serpentário. O planeta vermelho está nascendo pouco antes de 19h e à medida que ganha altura em relação ao horizonte leste pode ser facilmente observado de todo o Brasil, próximo da estrela Antares e do planeta Saturno.

Júpiter está em Leão, visível próximo ao zênite como o astro de maior magnitude no início das primeiras noites de maio.

Saturno segue em Ofiúco, visível a partir de 19h40 sobre o horizonte leste, angularmente próximo e a leste de Marte e de Antares.

Lua chegou a maio em fase minguante.

Dia 01 Lua passa de Capricórnio a Aquário.

Dia 02 Lua em Aquário.

Dia 03 Lua passa de Aquário a Peixes.

Dias 04 e 05 Lua em Peixes.

Dia 06 Lua nova, em Áries.

Dias 07 e 08 Lua em Touro. Ao final do crepúsculo vespertino do dia 08 a Lua poderá ser observada como um tênue delgado crescente a leste de Aldebaran.

Dia 09 Lua em Orion.

Dia 10 Lua em Gêmeos.

Vamos ficar de olho no céu, e boas observações a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Céu do final de abril

Olá, pessoal!

Foi muito legal acompanhar a Lua desde que foi crescente, até seu encontro com Marte e Saturno nos dias 24 e 25. Agora, que a Lua vai minguando, a maioria de nós deixará de acompanhá-la nos próximos dias, devido ao horário.

Mas fica aqui a dica para quem quiser identificar algumas estrelas do céu de outono. Nas imagens abaixo, estão representados os quadrantes Leste, Norte, Oeste e Sul, e o zênite, às 21h, com as principais estrelas visíveis nesse horário.

As estrelas nascem cerca de quatro minutos mais cedo a cada dia, por isso a dica só vale para os próximos dias, quando a diferença de um dia para outro é pequena. Também, quem estiver observando de outro estado, ou país, notará que a altura das constelações em relação ao horizonte pode ser diferente da que aparece na ilustração, assim como o horário. Mesmo assim, as ilustrações devem ajudar na identificação.

Aspecto astronômico dos quadrantes Leste, Norte, Oeste, Sul e o zênite do céu deste final de abril, às 21 horas (Bahia)

Aspecto astronømico das constelações visíveis no quadrante leste do céu da Bahia às 21h de 28 de abril. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Os planetas Marte e Saturno e a estrela Antares saltarão aos olhos do observador e será fácil identificá-los. Para as regiões menos poluídas luminosamente será possível identificar toda a constelação de Escorpião, com uma linha imaginária ligando suas principais estrelas.

Aspecto astronømico das constelações visíveis no quadrante norte do céu da Bahia às 21h de 28 de abril. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Exatamente sobre o norte poderemos identificar as seis estrelas mais evidentes da Ursa Maior, enquanto no norte-nordeste alto se destaca Arcturus, Alfa do Boiadeiro.

Aspecto astronømico das constelações visíveis no quadrante oeste do céu da Bahia às 21h de 28 de abril. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

No oeste a estrela mais evidente será Sírius - Alfa de Cão Maior, que é a estrela de maior magnitude aparente de todo o céu. Também será possível identificar Procyon - Alfa de Cão Menor, e Castor e Pollux, respectivamente Alfa e Beta de Gêmeos.

Aspecto astronømico das constelações visíveis no quadrante sul do céu da Bahia às 21 de 28 de abril. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

No sul alto, quase em pé, veremos nosso querido Cruzeiro do Sul, sempre acompanhado das estrelas Alfa e Beta de Centauro, cujos nomes próprios são Rigil Kentaurus e Hadar. Canópus - Alfa de Carina aparece bastante evidente a sudoeste.

Aspecto astronômico das constelações visíveis no zênite de Salvador às 21 de 28 de abril. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

No zênite, centro da abóbada celeste, estarão as constelações de Corvo e de Virgem, e descendo do zênite poderemos identificar facilmente o planeta Júpiter, entre as estrelas de Leão.

Desejo a todos boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 1 comentário

Lua e Saturno em 25 de abril

Hoje teremos uma boa oportunidade para identificar Saturno a olho nu

Aspecto da Lua às 21h30 (Bahia) de 25 de abril de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua às 21h30 (Bahia) de 25 de abril de 2016.

Olá, pessoal!

Hoje a Lua pode ser observada na constelação de Ofiúco, ascendendo sobre o horizonte leste a partir de 20h07.

Será uma boa oportunidade pra quem ainda não identificou os planetas Saturno e Marte. Saturno será o astro mais evidente próximo à Lua, e a oeste de Saturno poderemos identificar facilmente o planeta Marte e a estrela Antares, como aparecem na imagem acima.

Sabik, estrela Eta Ophiuchi será a estrela mais próxima da Lua hoje, mas estará bastante discreta, ofuscada pela luminosidade lunar.

Avise seus familiares e amigos, e tenha uma bela noite de observação.

Aquele abraço!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 1 comentário

Lua, Ares e Antares em 24 de abril de 2016

Lua, Marte, Antares e Saturno se apresentam hoje num céu pertinho de você

Aspecto da Lua na noite de 24 de abril de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua às 21h (Bahia) de 24 de abril de 2016.

Olá, pessoal!

Hoje teremos noite de gala no céu de todo Brasil, e você não pode ficar de fora dessa.

Lua e Marte nascem por volta de 19h24 (Bahia) e protagonizam um belo encontro, entre as constelações de Escorpião e Ofiúco (Serpentário).

Ao sul de Marte poderemos observar Antares, nome grego da estrela Alfa de Escorpião. Os gregos chamavam Marte de Ares, e como a estrela Alfa de Escorpião, ou, Alfa Scorpii (no genitivo latino), tem a cor e a magnitude parecida com a de Ares (Marte), e a intervalos regulares de tempo ambos os astros aparentemente se ladeiam no céu, os gregos se referiam a ela como a estrela que antagoniza Ares, daí seu nome Antares.

Ares para gregos, Marte para romanos, por estas noites de abril nosso vizinho vermelho parecerá muito mais evidente do que Antares.

A leste de Marte e da Lua, o astro mais evidente será Saturno e você não terá dificuldade em identificá-lo. Perceba que, diferente das estrelas, Marte e Saturno não cintilam.

Júpiter também estará visível, mas afastado da Lua, em Leão, como mostrado em postagens anteriores. Trata-se de uma excelente oportunidade para quem quiser identificar estes astros.

Mapas do céu em mãos e vamos lá!

Desejo a todos uma bela noite de observação.

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , | 14 comentários

Efemérides astronômicas: de 21 a 30 de abril de 2016

Segundo terço do outono

Ilustração do Sol nascente em 21 de abril de 2016. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol nascente em 21 de abril de 2016. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol está em Áries.

Mercúrio está em Áries, visível nos próximos dias sobre o horizonte oeste ao final do crepúsculo vespertino.

Vênus está em Peixes, visível na hora da alva sobre o horizonte leste.

Marte está na constelação de Ofiúco, próximo da estrela Antares, de Escorpião, nascendo por volta de 19h40. Pode ser facilmente identificado por seu brilho contínuo, sem cintilar, sua coloração encarnada e sua magnitude expressiva. Dia 24 a Lua passa próxima de Marte, formando uma configuração celeste muito bonita, que chamará bastante atenção. Avise sua rede de contatos: dia 24 encontro com Lua e Marte, em Escorpião.

Júpiter segue entre as estrelas de Leão, visível desde o início da noite no oriente alto do céu da sua cidade. É possível observá-lo ainda de dia, com o céu azul. Experimente!

Saturno está em Ofiúco, nascendo por volta de 20h10. Saturno pode ser facilmente observado neste último terço de abril como o astro mais evidente a leste de Marte.

Lua chegou ao último terço de abril em fase cheia.

Dia 21 Lua nasce em Virgem, com 99% do seu disco iluminado. O plenilúnio será nas primeiras horas do dia 22.

Dias 22 e 23 Lua em Libra. Dia 22 Lua cheia.

Dia 24 Lua em Escorpião, em conjunção com Marte.

Dia 25 Lua próxima a Saturno, em Ofiúco.

Dias 26, 27 e 28 Lua em Sagitário.

Dias 29 e 30 Lua em Capricórnio. Dia 30 quadratura minguante.

Boas observações!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

A Lua hoje 20 de abril

Para os povos antigos, que criaram a constelação de Virgem, suas estrelas estavam associadas à época de semear e cultivar a terra…

A Lua, a Espiga e o Corvo em 20 de abril 2016. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua às 18h30 de 20 de abril de 2016. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

A estrela Alfa de Virgem, chamada de Spica, ou Espiga, que no desenho mitológico da constelação representa a espiga do trigo, pode ser observada na noite de hoje como a estrela mais evidente ao sul da Lua. Na bandeira do Brasil ela representa o Pará.

Próximo de Spica estão as estrelas do Corvo, constelação que forma uma figura bastante característica e fácil de reconhecer.

O luar e a luminosidade da cidade atrapalham a observação, mas fica aqui a dica pra quem quer acompanhar e puder revisitar esta região do céu nos próximos dias.

Boas observações a todos

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 2 comentários

A Lua hoje 19 de abril

Lua em giboso crescente

Aspecto da Lua na constelação de Virgem às 18h30 de 19 de abril. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua na constelação de Virgem às 18h30 de 19 de abril. stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Luar

De brejo em brejo,
os sapos avisam:
- A lua surgiu!…

No alto da noite as estrelinhas piscam,
puxando fios,
e dançam nos fios
cachos de poetas.

A lua madura
Rola, desprendida,
por entre os musgos
das nuvens brancas…
Quem a colheu,
quem a arrancou
do caule longo
da via-láctea?…

Desliza solta…

Se lhe estenderes
tuas mãos brancas,
ela cairá…

João Guimarães Rosa.

“Magma” – Editora Nova Fornteira.

 

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 1 comentário

Leão, Júpiter, Lua e Virgem em 18 de abril

Acompanhe o deslocamento diário da Lua pelas constelações do zodíaco

Aspecto da Lua às 18h30 de 18 de abril de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua às 18h30 de 18 de abril de 2016. Na imagem Júpiter é o astro de maior magnitude a oeste da Lua e as estrelas mais evidentes aparecem acompanhadas de seus nomes próprios.

Olá, pessoal!

Vamos acompanhar a Lua hoje e nos próximos dias. Ela será cheia do dia 21 para 22 e dia 24 irá passar próxima a Marte.

Vale a pena também conhecer as principais estrelas que estão em seu caminho. Dia 20 a Lua poderá ser observada próxima da estrela Alfa de Virgem, cujo nome próprio é Espiga, ou Spica, em latim.

Boas observações a todos!


Publicado em Uncategorized | Com a tag | Deixar um comentário

Lua pode ser observada próxima a Júpiter na noite de hoje

Lua e Júpiter na constelação de Leão

Aspecto da Lua e de Júpiter em Leão na noite de 17 de abril 2016. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua e de Júpiter em Leão na noite de 17 de abril 2016.

Olá, pessoal!

Hoje a Lua passa próxima ao planeta Júpiter, na constelação de Leão. Será possível observá-los com o céu ainda azul no final da tarde, antes de escurecer.

Ao longo da noite, Lua e Júpiter irão se tornar aparentemente mais próximos entre si. Quanto mais tarde da noite ou da madrugada, menor a distância angular entre ambos os astros.

Acompanhe a Lua até seu encontro com Marte na noite de 24 de abril.

Boas observações a todos!

 


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | 6 comentários

Hoje tem Lua em Leão

Hoje a Lua passa ao lado da estrela Alfa do Leão

Aspecto da Lua em giboso crescente ao lado da estrela Régulus em 16 de abril 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua em giboso crescente ao lado da estrela Régulus às 18h30 (Bahia) de 16 de abril 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

A Lua já está no céu azul deste final de tarde de outono, na constelação do Leão. Ao escurecer poderemos ver Regulus ao seu lado.

Será uma boa oportunidade para identificar as estrelas mais expressivas da constelação de Leão.

Observe ainda a posição da Lua hoje, em relação a Júpiter, que também está em Leão, e volte a observá-los amanhã, no mesmo horário. Procure acompanhar a Lua nos dias seguintes, até sua fase cheia dia 21/22 e seu encontro com Marte, dia 24. Perceba e aprenda a mensurar o deslocamento da Lua pelas constelações do zodíaco. São cerca de 13º para o leste a cada dia.

Marte está em Escorpião e Saturno no Serpentário, ascendendo por volta de 21h.

Também, desde o dia onze temos acompanhado Mercúrio em Áries, no poente, e está muito bonito.

Boas observações a todos!


Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | Deixar um comentário