Casamento: Matrimônio entre crianças e adultos

Aproveitando que maio é considerado o mês da noiva, vou trazer aqui alguns posts especiais mostrando como a cerimônia de casamento virou um mercado atrativo, caro e que vai muito além do bem casado e vestido de noiva. E claro, também tem os posts bem humorados para você esquecer as cifras!

 

Roshan Kasim tem 12 anos e o marido, Said, 55 anos.

O desejo de casar, usar um véu e grinalda, fazer uma festa para comemorar e brindar a felicidade com a família e amigos, se apaixonar… este é um desejo que liga muitas mulheres no mundo inteiro mas posso dizer que no Afeganistão, o casamento não é um motivo de celebração. Pelo menos não para a noiva.

A questão do casamento infantil afeta mais de 50 milhões de meninas no mundo inteiro de acordo com a Organização das Nações Unidas. A UNICEF diz que os casamentos de crianças são uma reação à pobreza extrema e ocorrem principalmente em regiões da Ásia e Africa onde as famílias pobres vêem as filhas como um fardo e como cidadãos de segunda classe. As meninas são dadas para o “cuidado” de um marido, e muitos deles acabam vivendo em regime de escravidão.

 

Madjabin Mohammed de 13 anos , seu marido e a primeira esposa com o filho.

Nesses locais, muitas meninas são forçadas a se casar quando ainda tem 09 ou 10 anos, diz Khatema Mosleh da Rede de Mulheres Afegãs (AWN), um grupo não-partidário de organizações que luta pelos direitos das mulheres no Afeganistão. A maioria se casa com homens muito mais velhos – alguns em seus 60 anos – a quem elas se encontram pela primeira vez em seu casamento. Segundo Khatema, até 80% dos casamentos no país ou são forçados ou arranjados. E o problema é particularmente grave em áreas atingidas pela pobreza rural.

Nas aldeias afegãs, é considerado desonroso para as famílias que suas filhas namorem e alguns pais tentam casar suas filhas o mais cedo possível para evitar essa perspectiva. A falta de segurança durante mais de três décadas de guerra, e o risco de seqüestro e estupro, também levou muitas famílias a forçar suas filhas ao casamento. E a pobreza generalizada ainda obriga muitos pais a colocar as filhas casadas ​​para evitar o custo de cuidar delas.

 

Gulam Haider 12 anos e o marido Muhammed Faiz, 41.

Casamentos de jovens tem contribuído para as altas taxas de morte entre as mulheres, a mortalidade infantil e as mortes maternas em particular. Aos 44 anos, a expectativa de vida de uma mulher afegã é uma das mais baixas do mundo. Badriya Hassas, uma ginecologista no Hospital Rabiya Balkhi em Cabul, diz que logo após se casar, muitas jovens são internadas no hospital em estado de choque com graves lesões físicas e traumas psicológicos. “Algumas dessas meninas sofrem danos físicos irreversíveis”, diz Hassas.

O governo afegão tem tomado algumas medidas para resolver o problema. O país mudou recentemente a idade legal para o casamento de meninas de 16-17. Os homens que querem se casar com meninas menores de 17 anos não têm direito a obter uma certidão de casamento, embora ativistas de direitos humanos digam que muitos homens simplesmente não se incomodam em não oficial/ registrar seus casamentos.

 

Gulam Haider

Mosleh diz que muitos pais, professores e líderes locais participam de oficinas e encontros organizados por ela e outras ONGs em cidades remotas do Afeganistão e aldeias. Mas ela e outros ativistas abrigam poucas ilusões: Vai levar anos, talvez uma geração, para acabar com a tradição dos casamentos de crianças.

 

Que tal curtir o Feminina no Facebook? Corre lá!

 

*Fontes: RFE – Radio Liberty e Ziza.


Esta entrada foi publicada em Polêmica e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

34 respostas a Casamento: Matrimônio entre crianças e adultos

  1. CRITICÃO disse:

    Aqui no Brasil ninguém estranha o Justus com a Ticiane ou a Susana Vieira com os garotões ou mesmo a Luciana Gimenez que ainda era adolescente quando deu pra mumia, Mick Jager né?

    • Eu disse:

      Espere aí! Sua colocação não tem o menor sentido! Todas as pessoas que vc citou JÁ ERAM MAIORES DE IDADE QUANDO SE ENVOLVERAM, NÃO FORAM FORÇADOS A CASAR E NEM CASARAM COM PESSOAS QUE NÃO CONHECIAM!

    • CRITICONA disse:

      O problema é que a Ticiane, a Luciana Gimenez e os “garotões” da Susana, não foram obrigados a se casar por motivos financeiros ou culturais. Mesmo que seja cultura de um povo, ninguém pode ser forçado a fazer algo que prejudique sua saúde física ou psicológica.

      • hild disse:

        Voces estão olhando os problemas dos outros e nem enxergam os nossos próprios problemas
        No nordeste os pais vendem as filhas de 9,10,11 anos por 10,20 reais pros caminhoneiros.
        Na amazonia meninas de 10 anos transam por um prato de comida
        Em são paulo centenas de bolivianos trabalham como escravos
        80% da população recebe salário mínimo e quando fazem greve tomam porrada da polícia
        Do que vcs estão falando?de liberdade?Que liberdade?os nossos jovens copiam nossas “celebridades” que toda semana trocam de parceiros e quando os pobres vão fazer o mesmo percebem que lhes falta algo chamado dinheiro
        No carnaval de Salvador uma meia dúzia de cantores de aché com suas casas com piscina e até aviões a jato particulares induzem a população a fazer sexo fácil e se drogar com bastante bebida alcoolica.No fim este cantores vivem no maior luxo e o povão idiota que vão atrás dos trios elétricos tem suas família desestabilizadas

        • levino gomes da silva disse:

          HILD…. Com VC toda razão, os brasileiros, não querem ver as próprias faltas e mazelas e ñ movem um palha para se verem livres delas. Ao contrário correm atrás da “Cultura Podre” ou “Cultura do Atraso” a que VC se reportou, ou ainda, como idiotas, prestigiam a ficção mundana das Novelas (adotando em suas vidas o que la preconiza), ou Futebol manipulado em detrimento de ciência da realidade que ocorre no País, paraiso da Corrupção Astrônomica, que rouba das crianças escolas, cresches, das pessoas Hospitais, desenvolvimento com empregos etc… Basta ver que o José Sarney e família, no Poder (corrompendo-o) a 500 anos e afirmou para todos que deste não larga e ninguém o tira delá… Portanto, és o POVO Brasileiro, ignorante e covarde…

    • Troll disse:

      Seu animal, a matéria se trata de crianças seu burro, lê antes de sair por ai espalhando merda na internet

    • idiota disse:

      vish CRITICÃO doente mental o que tem a ver a porra da vida de gente famosa com fato de que nesses países crianças são tratadas com abuso que beira o ridículo.

      sua tentativa de comparação e totalmente retardada.

    • ana flavia malta disse:

      nossa que comparaçao!!!
      ticiane tem 10 anos?
      os garotoes da suzana tem 12 anos?
      e a luciana era jovem, nao uma criança
      aqui no brasil isso se chama pedofilia, apesar de nao ter justiça como deveria ter…
      pois os pedofilos sao “doentes”…

    • Carol disse:

      Acho que você não deve ter lido a matéria. Todas essas pessoas que você citou são adultas e não crianças forçadas a se casar quando ainda nem largaram as bonecas. Enfim, perdeu um chance de ficar quietinho.

    • Rose disse:

      Eu nunca soube que Ticiane tinha 13 anos , Luciana Gimenez tinha 12 e os namorados da Susana Vieira tinha 9 ou 10 anos . Muito obrigada pela informação criticão , mas eu ainda prefiro ter o meu cérebro do que a bosta que você tem na porra da sua cabeça seu bundão !

    • ADRIANA ALVES disse:

      nenhum dos casos que vc apresentou havia uma criança envolvida, nenhuma com menos de 16 anos, quando as pessoas são de “maior” teem o direito de escolher o que quiaserem, estamos falando de crianças de 4 anos, 5, 9… com sorte 11 ou 13 anos, é muito diferente, todos os casos que vc falou foi uma escolha pessoal, nesse caso fala-se de uma imposição social-religiosa.

  2. Valdinei disse:

    Acabando com a infancia e com a vida das meninas, que constranjedor…

  3. antonio disse:

    Lá nesses paises atrasadíssimos , parados no tempo, pedófilos se dão bem! Velhinhos, depois de uma vida juntando dinheiro, compram menininhas para ter uma velhice feliz. E os pais insensíveis, desumanos, cruéis, sem nenhum amor por suas filhas, só pelo dinheiro, vendem sem nenhuma vergonha suas filhas para esses velhos desavergonhados e tarados….. Pobres meninas…….

    • hild disse:

      e você com inveja….eu quero ir para lá porque aqui as mulheres são vadias. Uma menina de 12 anos tá metendo nos banheiros das escolas.A mulher brasileira é a maior vadia do mundo mais parece uma cadela no cio.Vou me tornar muçulmano.Lá as mulheres tem respeito e valor aqui são todas vagabundas piores que prostitutas

      • Cristal disse:

        Cala a boca! Não fale o que não sabe!!! você deve ter levado um chifre e generaliza todas as mulheres! Acho que você merece ser sempre um chifrudo, caralho! Talvez não seja bom no que faz, kKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • E isso ai mesmo, eu concordo com vc; que as mulheres Brasileiras,sao vagabundas mesmo, eu tambem queria ser muçulmano e moraria ate mesmo no Azerbaijao, desde que ficasse lonje dessas prostitutas atoas aqui do Brasil, Parabens pela sua colocaçao, estou contigo; um Abraço.

  4. Will disse:

    Por que eu não nasci no Afeganistão ??
    Esses caras têm muita sorte !!

  5. ANJO disse:

    DEUS DEU A VIDA PRA CADA UM CUIDE DA SUA ANTES DE FALA DOS OUTROS

  6. bhramando disse:

    Cada pais tem sua cultura e seus costumes, la as pessoas passam fome, porque a guerra religiosa tem mais valor, e qualquer dinheiro que eles tem investe em arma,então eles fazem isso para alguém, poder cuidar dessas crianças……..

  7. Olha, eu não sei se estamos em condições de criticar os outros países, nem sei se voces tem conhecimento do comportamento das pessoas do seu próprio país. aqui no Brasil meninas de 12 anos transam com colegas nos banheiros das escolas, meninas com 7 anos já beijam na bôca e menina que faz menina não é criança é mulher.a mídia estimula o sexo fácil e depravação.o carnaval do Rio, Sp, Bahia e Recife é pura putaria;aí vc ficam com essa hipocrisia de criança prá cáeprá lá…caiam na real,olhem para suas filhas porque as adolescentes estão fazendo filhos e empurrando para os avós criarem.Olhem para a tv as nossas mulheres fazendo filhos e jogando na lata de lixo.sem falar que nossas mulheres abortam 3 milhões de crianças por ano, isto porque é proibido.Hitler matou 6 milhões de judeus em quatro anos de guerra .as nossas mulheres matam o dobro com abortos.Abortar significa que nossas mulheres estão trepando com os homens errados.a mulher brasileira mais parece uma cadela no cio.por que vcs acham que vem avioes com turistas sexuais para ca?Lá eles se casam com meninas, mas as leis de lá também tem o seu rigor.Ah vcs falam que as mulheres lá não são bem tratadas e aqui são?a cada 25 segundos uma mulher é agredida no Brasil.

  8. lazaro correa disse:

    no ano de 1978, casei com uma jovem de 14 anos. comecei a nororar com ela aos 12 e todos os nossos familiares sabiam. Não era um taboo. Casei com ela no civil e vivemos juntos por 20 anos. Eu trabalhei muito e ela era uma otima esposa. Estudou, se formou e resolveu me deixar não por causa de diferença de idades ( apenas 08 anos) mas por causa da pesso irresponsável que me tornei. Hoje somos amigos, e apesar da idade ela é muito bonita e eu cercado pelas novas hipocrisias que se encrustou no mundo liderado pelos americados, que tantas virgem defroraram em guerras e na humilhaçao dos povos nativos.
    se casasse de novo com uma agora, menina de 14 anos seria considerado pedófilo.
    pois em tudo o mundo ha uma unanimidade que, como já sabia os antigos, se a mulher menstruou já pode ser mãe e de preferencia esposa. O resto é babaquice de nos pais que tetamos a todo esforço esticar a infancia de nossos filhos. mas não adianta. agora que proibiram que homens acima de 18 anos namorem com adolescentes elas, resolveram isso muito simplesmente, transam com os “de menor” que no fundo tambem são homens e fazem filhos até mais eficientemente que homens maduros, só que deixam a menina gravida na maioria das vezes, acabando ter nascer um criança sem o amparo que por certo teria de homens mais velhos. dificil enterder. por isso acho que os mulçulmanso estão certos em casar suas filhas com homens mais velhos, no mundo inteiro sempre foi assim. uma vez casados ele cai cuidar e respeitá-la. ao contrario de um monte de molegues drogados que infestam nossa nação.

    • carlinhos disse:

      olá amigo,achei legal sua resposta.tbm concordo com o casamento aqui no brasil é pedofilia.mas temos crianças envolvidas no tráfico de drogas e no mundo do crime e da prostituição.conselho tutelar no brasil só sabem ferrar os pais,sendo que os nossos políticos é que são culpados por tudo e o estatuto do menor e adolescente é o responsável por incentivar nossas crianças a se envolver no mundo do crime.inventaram o nome pedofilia para que o governo arrecade mais grana.saudades do regime militar,onde menores infratores eram tratados como bandidos não como anjinhos como os conselhos tutelares no brasil tratam,parabéns amigo.

  9. GERALDO disse:

    SEU BURRO,PERDEU UMA CHANCE DE FACAR CALADO,O ASSUNTE É O CASANTO DE CRIANÇAS COM ADULTO VELHOS,NO CASO DA LUCIANA ELA DEU PQRQUE QUIZ,NÃO FOI FORÇADA A CASAR,E NO CASO DS BAIANOS,VAI QUEM QUER,ELES SÃO RICOS,FAZ ALEGRIA DO POVO,NÃO OBRIGA NINGUEM SE TRANZER COM CRIANÇA,SEU BURRO,LÊ PRIMEIRO E DEPOIS DA SUA OPINIÃO!

    • levino gomes da silva disse:

      Olá Sr. Geraldo, acho que o Sr. ou não sabe escrever ou não tem base para contra argumentar… e por isso mesmo parte para agressão pura e simples…

      Eles (Gilberto Gil, Preta Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo) não obrigam, claro, mas com o concurso da mídia desonesta, induzem crianças, adolescentes e pessoas, a ociosidade, ao consumo de drogas e e claro ao sexo inconsequente…

      Também, não aprovo o que se faz no Afegnistão (casamentos forçados e arrajados, sem a opção da Jovem), mas, entre criticar o país do outro lado do mundo e verificar o que ocorre conosco, com nossos irmãos e irmãs, é preciso nos focarmos aqui pois, o povão, que não ‘acorda’ e não faz nada em prol de seu desenvolvimento, ao revés, só se cala e tudo consente, é dos mais ignorantes do Planeta…

  10. APELO disse:

    ESSA SERÁ A REALIDADE MUNDIAL, POBREZA E LOUCURA SERÃO O FUTURO SE ESSES MUÇULMANOS CONTINUAREM NO MUNDO!

    • Cláudio Roberto disse:

      é mesmo? E aqui no Brasil e em outros países que se dizem “Cristãos” não acontece pobreza e loucura de nenhuma espécie? é todo mundo perfeito então.

  11. dica disse:

    Acho que alguns você não deve ter lido a matéria direito, se tratam de crianças de 9 e 10 anos que ainda brincão de boneca e etc. para se casarem com homens de 60 anos ou um pouco menos forçada pelos pais para se livrarem da pobreza que a em sua casa crises e etc.

  12. mulher disse:

    como a maioria de vcs homens são burros ao falar que todas as mulheres brasileiras são vadias ou vagabundas, prostitutas. sabe o q é mais engraçado que a sua mãe, sua irmã, sua avó e suas amigas e parentes que são mulheres são brasileiras. quer dizer q elas também são biscates e protitutas,vagabundas. o tema em questão é o CASAMENTO entre crianças e adultos e não quem é ou deixa de ser o q bem quiser. vá para o afeganistão e aproveeita e leva as suas filhas e as casam com aqueles velhos nojentos que fumam aqueles cigarros nojentos, e fica imaginando eles ficando com suas filhas brasileiras e prostitutas……

  13. claus disse:

    TUDO E RELATIVO TIPO ESSAS CRIANCAS SAO VITIMAS SE NAO CASAO ACABA MORRENDO DE FOME ASSIM COMO TEM OS MALUCOS Q FAZEM MAL A ELAS TEM OS Q REALMENTE DAO ABRIGO E UMA VIDA BEM MELHOR Q A COM SEUS PAIS FAZER O Q NE ? E A CULTURA DELES SO PODEMOS LAMENTA

  14. Thais Calixto disse:

    Até aonde vai a cultura? Aqui no Brasil isso seria considerado uma autêntica violação de direitos. Eu sou totalmente contra, porém ate aonde vai a cultura?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*