Salvador 464 anos:Cartões postais da cidade em belas imagens de Albernaz

Em 1942 um artista baiano produziu 32 belíssimas aquarelas sobre Salvador e recôncavo, trabalho primoroso que é um dos melhores registros iconograficos da Bahia antiga, verdadeiros cartões postais que o pincel de Francisco Mangabeira Albernaz eternizou para sempre, vale a redudância.

Os cartões postais de Albernaz, exímio ilustrador de livros, revistas e de anúncios, foram encomendados por Edgard de Cerqueira Falcão para compor o livro “Encantos Tradicionais da Bahia”, editado pela Livraria Martins de São Paulo, num formato de lâminas soltas e sobre-capa, livro de arte refinado para a época.

Cerqueira Falcão entregou ao artista fotografias da cidade em preto e branco, de sua autoria, com a recomendação das cores que deveriam ser destacadas, ao mesmo tempo solicitava que preservasse os ”pormenores captados pela objetiva”. Afranio Peixoto no prefácio da obra descreveu a iniciativa como “É belo, é agua-tinta. Aquarela documentária, um gênero novo…Invoca a história, conserva a tradição, exibe o documento, evoca a saudade”.

O resultado desse trabalho em aquarela é extraordinário. Albernaz não apenas retratou monumentos e sitios históricos, como também tipos humanos, é o caso da “mercadora de acarajé” e do “vendedor de “laranjas”. Alguns dos sitios retratados não mais existem na sua feição original, ou foram degradados pelo tempo e omissão do poder público e por isso tem um valor que se sobrepõe à própria arte, o registro para além do sensorial. O documental. 

Para este post selecionamos quatro belas imagens da Salvador dos anos 30/40: Ladeira da Conceição com destaque para as cores que o artista imprimiu aos arcos; igreja de Nosso Sr dos Passos na Rua do Passo, com esplêndida vista do mar ao fundo; Dique do Tororo, então um lugar ermo de dificil acesso, frequentado por lavadeiras e pescadores e o Solar do Unhão, naquele tempo (42), ocupado por fuzileiros americanos, mas isso o retrato não revela, não era esse o objetivo.

Esta entrada foi publicada em Empreendedorismo e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Salvador 464 anos:Cartões postais da cidade em belas imagens de Albernaz

  1. Felipe Neves disse:

    Que maravilha!

  2. Saudosopolitano disse:

    Lindas gravuras…cidade bucolica…evoca puro saudosismo…pena que deixaram (governo e populacao) chegar a decadencia que esta atualmente. Acordem para salvar o restinho que sobrou ou se preparem para viver no caos.

  3. Gostei demais do Blog, bonito e informativo, parabéns.
    Deixarei abaixo infs minhas/profissionais,
    Obrigado,
    Mauricio Cardim, Fotógrafo
    Maurício Cardim nasceu em Ipiaú, Sul da Bahia, e residiu em São Paulo 33 anos e fotografa há quase 3 décadas. A fotografia era um hobby de adolescente que permaneceu e tornou-se profissão.

    Em março de 2004 apresentou “Um Olhar Sobre o Brasil” no Centre Culturel Alfred Dallaire – Montreal – Canadá. Seu trabalho chamou atenção e um convite do Cônsul-Geral do Brasil Sr.Fernando Jacques de Magalhães Pimenta para representar o Brasil em “Festivalíssimo” naquele país.

    Cartões Postais
    Nas bancas da capital paulista e de quase todo Brasil seus cartões postais com imagens maravilhosas. São mais de 1000 imagens já transformadas em cartões-postais. Há mais de quinze anos ele vem fotografando o Estado de Minas Gerais e fixou residência no Estado mineiro. Dessas andanças fotográficas centenas de imagens transformadas em lindos cartões postais e dezenas de exposições fotográficas e de cartões postais. Vale ressaltar que o fotógrafo também é colecionador de cartões postais.
    http://www.flickr.com/postaiscardim
    fotografocardim@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*