Campus Party BA

Vai pra Campus? Confira palestras imperdíveis nos quatro dias de evento

Segunda edição da CPBA será realizada entre os dias 17 e 20 de maio, na Arena Fonte Nova

David Silva (david.silva@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A apenas duas semanas de distância, já é possível ouvir o famoso "uôooh" característico da Campus Party, evento que terá como palco a Arena Fonte Nova, entre os dias 17 e 20 de maio. Em sua segunda edição, uma das apostas dos palestrantes é mirar nas criptomoedas e nos blockchains, assunto que têm tomado grandes proporções no mundo da tecnologia. Entretanto, nas mais de 250 horas de conteúdo, é possível que você encontre palestras e workshops específicos, como uma oficina de criação de sabres de luz ou primeiros passos para se tornar um(a) hacker.

As palestras e workshops podem ser conferidas no site oficial do evento, mas, para quem não quer caçar de um por um, o iBahia reuniu uma lista com palestras e workshops imperdíveis que vão rolar nos quatro dias de evento. Estão prontos?

Richard Stallman - Liberdade para todos os usuários (Software Livre) - Ainda sem horário definido
Richard Stallman é um dos principais nomes do Movimento Software Livre, onde programadores divulgam as suas linhas de código de forma aberta para que qualquer um possa utilizar e alterar como bem entender. Ele é o criador do sistema operacional GNU. A ideia é passar um pouco do seu conhecimento sobre código aberto e sistemas operacionais.

Mariéme Jamme - Tecnologia, Humanidade e Empatia - 20h30/21h30
Conhecida empresária de negócios tecnológicos, um dos objetivos da britânica nascida em território senegalês Mariéme Jamme é ensinar programação para mais de um milhão de mulheres e garotas até o ano de 2030. Haverá, também, o lançamento do IAMTHECODE, movimento para mobilizar governantes, empresários e investidores para das suporte para garotas e mulheres.

Danielle Pimenta - Ganhando dinheiro com conteúdo pra internet - 18h/20h
Danielle Pimenta trabalha na Rede Bahia como estrategista de marketing e gestora de projetos para o iBahia e para as rádios Bahia FM, Jovem Pan Salvador e Globo FM, além de colaborar como consultora e curadora em eventos de cultura geek e digital. A sua palestra tem como tema "ganhando dinheiro com conteúdo pra internet", onde ela vai passar dicas e ferramentas para a modelagem de negócios digitais.

Otacílio Neto, Gustavo Melo e Hugo Silva - ChatBots na prática, construindo seu primeiro ChatBot com DialogFlow - 15h/17h45
O workshop tem como ponto central os ChatBots, robôs capazes de responder e interagir com os usuários em páginas de redes sociais e websites. Você vai aprender a programar um com a plataforma de ChatBots do Google, o DialogFlow, além de aprender, na teoria e na prática, conteúdos importantes e práticas para se iniciar um projeto. Ah, não deixe de visitar (das 10:30 às 12:45) outra palestra que também fala de ChatBots, mas para o Facebook.

Marcus Penalber - Por trás de um startup - 10h30/11h30

Marcus Penalber é CEO da Sivirinos, serviço que cadastra "quebra-galhos" em um banco de dados e, quando um cliente precisa de uma mãozinha, direciona um deles para realizar a ação, estilo Uber. Ele vai bater um papo com o público e mostrar os bastidores de uma startup, além de dar algumas dicas de como empreender ao mesmo tempo em que faz uma graduação.

Ilo Rivero - Blockchain e Criação de Criptomoedas - 13h/14h45
Ilo Rivero, mestre em informática e professor de graduação e pós-graduação, vai realizar um workshop sobre blockchain e ensinar a criar a sua própria criptomoeda, de maneira intuitiva.

Ka Menezes - Liberte @ hacker que existe em você - 19h/20h
Presidenta do Raul Hacker Club, Ka Menezes vai bater um papo sobre como despertar aquele instinto tecnológico e como você pode compartilhar informações e conhecimento com o mundo.

Daniel Silveira - De robôs a caixas - 20h30/21h30
Pra você que deseja conhecer um pouco mais do dia-a-dia de uma desenvolvedora de jogos, Daniel Silveira, CEO da Bitten Toast Studios, conta a história do sucesso repentino do game "What the Box" e das dificuldades na hora de desenvolver um novo título. Em seu currículo estão os games "Rocket Fist", primeiro jogo brasileiro a ser portado para o Nintendo Switch, What the Box, que explodiu entre os youtubers e Cats With Lasers, que tem suporte à realidade virtual.

Alexandre Souza e Rodrigo Nascimento - Como ser criativo e empreender em meio aos dinossauros - 13h/13h45
Se você sente alguma dificuldade na hora de empreender, seja qual for a sua área, Alexandre Souza e Rodrigo Nascimento, da UHULL, empresa voltada para a conexão de pessoas, darão algumas dicas para contornar o problema.

Fabrício Caixeta e Felipe Barros - Crie o seu jogo de cartas - 10h30/13h
Os jogos de cartas têm um espaço especial no coração dos jogadores "oldschool", mas e se você pudesse construir o seu, com ideias e mecânicas únicas? É o que o workshop de Fabrício Caixeta e Felipe Barros vai ensinar. Não deixe de conferir.

Vagner Oliveira - Blockchain: o futuro de novos legados - 15h/15h45
Como anunciado no evento de lançamento da Campus Party Bahia 2, um dos temas mais recorrentes das palestras será a questão do blockchain e criptomoedas e, para entender um pouco mais da temática, vale dar um pulo no bate-papo.