Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Argel terá 12 jogos para evitar rebaixamento do Leão

A meta, segundo o treinador, é chegar aos 44 pontos

Redação iBahia • 20/09/2016 às 8:56 • Atualizada em 28/08/2022 às 16:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O treinador Argel Fucks não é filho de Zeus, tampouco é considerado um semideus. Porém, assim como o mitológico Hércules, o técnico do Vitória terá 12 trabalhos que poderão evitar a ida do rubro-negro ao Reino de Hades ou Mundo Inferior, também conhecido como Série B.

				
					Argel terá 12 jogos para evitar rebaixamento do Leão

"Temos esta semana para fazer um trabalho diferenciado, buscar uma exibição melhor contra o São Paulo"
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Assim como Hércules conseguiu limpar o curral do rei Aúgias em um dia, Argel Fucks terá ainda mais tempo para dar uma faxina no seu grupo antes de começar seus 12 jogos derradeiros. Em cinco dias no comando do Vitória, o comandante fez apenas três treinos e comandou dois jogos: triunfo diante do Inter e derrota para o Botafogo. Desta vez, Argel terá cinco dias de treino antes do confronto contra o São Paulo, domingo, no Barradão.
“Será com esses jogadores que vamos buscar a permanência na Série A. É isso que vamos trabalhar. Temos essa semana para fazer um trabalho diferenciado, buscar uma exibição melhor contra o São Paulo. Temos que evoluir a cada partida. Temos um jogo importante contra o São Paulo”, comentou o treinador.
Entre os 12 jogos restantes, o Vitória não precisa vencer todos os trabalhos para conseguir evitar o rebaixamento. Argel Fucks tem na ponta do lápis quantos pontos necessita para se manter na Série A.
“Vitória é clube grande. Jogadores aqui são rodados, jogaram em Palmeiras, Santos, fora do Brasil. Entendo a matemática, 45, 46 pontos, mas ano passado salvou com 42. Em 2015, foi 42. Adversários diretos acabaram perdendo, como o Sport, o Cruzeiro empatou. A briga vai ser grande. A cada jogo, a gente tem que buscar o melhor”, completa.
Para os matemáticos da UFMG, 46 é o número mágico. Com esta pontuação, a chance de ser rebaixado é de 4%.
O foco do Leão é justamente nos confrontos diretos. Por incrível que pareça, o São Paulo é um dos “jogos de seis pontos”. Além dos tricolores, que estão a seis pontos da zona, o Vitória enfrentará outros quatro concorrentes ao rebaixamento: Sport e Coritiba fora de casa, Cruzeiro e Figueirense em casa. Hipoteticamente, vencendo todos os confrontos diretos, o Leão chegaria a 44 pontos e deixaria a permanência na Série A encaminhada.
O mais perigoso é deixar a sobrevivência para o último trabalho, contra o Palmeiras, no Barradão. Brigando pelo título, o Porco será pior que capturar o Javali de Erimanto. Sem contar que o Leão não é muito bom em se livrar na última rodada. Nos últimos quatro rebaixamentos, incluindo para a Série C em 2005, o Vitória poderia se livrar em casa na rodada final e fracassou.
Rubro-negro terá cinco confrontos diretos nas 12 rodadas
Na Série A dos pontos corridos, até a luta contra o rebaixamento ganha um clima de decisão. No famoso jogo de seis pontos, o Vitória enfrentará cinco clubes que também lutam contra o rebaixamento. Assim como ele, Sport e Figueirense também terão cinco confrontos diretos no último terço do campeonato.
O Inter fará seus quatro confrontos diretos em casa, enquanto o Figueirense fará um em casa e quatro fora. O Santa tem quatro, sendo três como visitante. O Vitória recebe São Paulo, Cruzeiro e Figueirense e visita Sport e Coritiba. O Cruzeiro tem o menor número de confrontos diretos: só três, todos fora.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes