Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Dia do Samba será celebrado com festa no Pelourinho

44ª edição do evento acontece na próxima quarta (2), às 18h, no Terreiro de Jesus

• 28/11/2015 às 11:43 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Bahia Prime Redação Bahia Prime
Foto: Reprodução
A 44ª edição do show comemorativo do Dia do Samba será realizada na próxima quarta-feira (2), a partir das 18 horas, no Terreiro de Jesus. O evento, que este ano homenageia o sambista carioca Zé Kéti, autor de sucessos como A Voz do Morro e Máscara Negra, terá exclusivamente artistas da Bahia nesta edição.
Sob o comando de Edil Pacheco, um dos criadores da festa e seu organizador, se apresentam nomes como Antônio Carlos & Jocafi, Nelson Rufino, Saulo, Edil Pacheco, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Gerônimo, Walmir Lima, Claudete Macedo, Lazzo, Raimundo Sodré, Grupo Cor do Brasil, Walter Queiroz entre muitos outros.
Sobre a Data O 2 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Samba em 1940, por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa, que decidiu homenagear o compositor mineiro Ary Barroso, autor do samba Na Baixa do Sapateiro" (1938). O dia marca a primeira visita de Ary a Salvador.
Na capital baiana, a festa do Dia Do Samba começou de forma despretensiosa, numa iniciativa de sambistas como Edil Pacheco, Batatinha, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Riachão, Tião Motorista, Walmir Lima e Panela. Gilberto Gil foi um dos grandes incentivadores do evento nos seus primórdios, quando era realizado no Campo da Graça. Posteriormente, passaria para a Praça Municipal e, eventualmente, no Terreiro de Jesus. O evento já trouxe grandes nomes do samba e da música popular brasileira para seus palcos, como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Carlinhos Brown, Beth Carvalho, João Nogueira, Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco e muitos outros.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música