Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

No Dia da Baiana do Acarajé, aprenda a preparar alguns quitutes

Acarajé, abará, vatapá e caruru são alguns dos alimentos da culinária baiana vendidos por ela

• 25/11/2014 às 15:24 • Atualizada em 01/09/2022 às 18:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Baiana do Acarajé, que vende também outras delícias da culinária baiana como abará, bolinho de estudante e cocadas, além dos acompanhamentos tradicionais como vatapá e caruru.
De acordo com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares no Estado da Bahia (ABAM) existem hoje, aproximadamente, seis mil profissionais que vivem e sustentam suas famílias através do ofício de baiana no estado. Sempre com roupas brancas, pulseiras, colares e toço na cabeça, as baianas são a melhor representação da Bahia para o turismo. Além de vender alimentos típicos do estado, elas recepcionam turistas no aeroporto, participam de festas de largo e representam o Brasil em eventos nacionais e internacionais. Veja também:Água gourmet é feita com ar da AmazôniaPensando na sobremesa? Faça um pudim de capuccinoPicolé caseiro ajuda a prevenir envelhecimento precoce; aprenda a fazer Para celebrar esta data, nada melhor do que comer um delicioso acarajé. Para quem não pode sair ou prefere experimentar em casa, fazer os seus próprios quitutes é uma boa opção. Confira algumas receitas:
Ingredientes:500 g de feijão fradinho 6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20 cm 2 cebolas grandes cortadas em pedaços 250 g de camarão seco defumado, sem casca 1 colher de chá de gengibre ralado 1/4 de xícara de azeite de dendê Modo de preparo:Passe o feijão-fradinho pelo processador ou pelo liquidificador até ficar bem quebrado. Coloque de molho na água de um dia para o outro. Retire as cascas que subirem à superfície. Passe em água corrente e escorra. Reserve. Cozinhe a folha de bananeira no vapor por 4 minutos ou até começar a murchar. Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre no processador, até ficar uma massa homogênea. Junte o azeite-de-dendê e misture bem. Enxugue bem as folhas e em cada uma coloque uma colher da mistura preparada. Numa das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro. Dobre as laterais para o centro, como uma flecha. Dobre para baixo. Repita a operação com a outra extremidade. Cozinha os abarás no vapor por 30 minutos ou até aumentar de tamanho.
Ingredientes:1 kg de feijão fradinho 3 litro(s) de água 300 gr de cebola 10 gr de sal 5 gr de pimenta-do-reino branca Modo de preparo:Coloque o feijão de molho na água por 2h. Deixe escore e jogue a água fora. Junte todos os ingredientes e bata em um processador até que obtenha uma massa uniforme. Peneire retirando assim a pele. Depois é só fazer as bolinhas e fritar em azeite de dendê a 180°graus.
Ingredientes:500 gr de quiabo 100 gr de camarão seco dessalgado(s) 50 gr de cebola picada(s) 50 ml de caldo de legumes 50 ml de leite de coco 20 ml de azeite de dendê 30 gr de amendoim sem pele(s) 30 gr de castanha-de-caju 5 gr de alho 5 gr de sal 2 gr de pimenta dedo-de-moça sem semente(s) Modo de preparo:Em uma panela coloque o azeite de dendê, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar . Adicione o quiabo , o caldo de legumes e deixe cozinhar até que o quiabo esteja macio. Para finalizar acrescente os demais ingredientes, deixando cozinhar mais um pouco e bata tudo em liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Ingredientes:100 gr de amendoim 100 gr de castanha-de-caju 200 gr de camarão seco dessalgado(s) 100 gr de feijão fradinho 200 ml de azeite de dendê 400 gr de pão de forma sem casca(s) 100 gr de tomate sem pele(s), sem sementes 200 gr de cebola picada(s) 200 ml de leite de coco 150 ml de caldo de legumes 30 gr de gengibre ralado(s) 10 gr de alho 10 ml de suco de limão 10 gr de sal 3 gr de pimenta dedo-de-moça sem semente(s) 3 gr de coentro Modo de preparo:Em um recipiente coloque o pão de forma , acrescente o leite até que absorve o leite. Coloque em uma panela e leve ao fogo e deixe cozinhar. Junte todos os ingredientes e bata em liquidificador com o caldo de legumes, acrescente à mistura que já está no fogo e deixe cozinhar até que não esteja mais com gosto de cru.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia