Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

10 sinais de que o Facebook entrou na fase da 'orkutização'

Tem páginas, correntes e até eventos dedicados ao humor nas timelines

Redação iBahia • 10/02/2017 às 11:27 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Orkut foi desativado em 2014, deixando para trás uma marca de 40 milhões de contas ativas no Brasil e comunidades que foram pioneiras no que a internet tupiniquim tem de melhor: a irreverência (ou, em internetês, a zoeira). O Facebook já superou o número de usuários que o Orkut tinha no país, mas a rede social pioneira ainda disponibiliza alguns serviços para seus antigos membros e deixa saudade.

Mas o que é para ser vigora: o humor e as brincadeiras voltaram e têm sido motivo de existência para páginas, eventos e postagens. Confira abaixo alguns sinais de que os brasileiros estão encaminhando o Facebook para sua época áurea.

Leia mais:

1. As páginas "Todo dia..."
Algumas páginas se especializaram em todo dia trazer para a sua timeline um meme diferente. Suas "especializações" são autoexplicativas: tem "O mesmo vídeo das meninas dançando com músicas diferentes todo dia", em que um vídeo caseiro de seis meninas dançando encaixa perfeitamente com trilhas como "Ragatanga", a vinheta do Jornal Nacional e "Hakuna Matata".

Tem também "Todo dia um pato diferente", "Todo dia uma rave com uma música diferente" e "Todo dia um filmão deprimente".

2. A nata da internet brasileira
As páginas "Legado da Copa" e "O Brasil Que Deu Certo" são ufanistas naquilo que a internet brasileira tem de melhor. São imagens, memes e testemunhos da vida real compartilhados a partir da fertil irreverência do país. Juntas, as duas páginas têm mais de um millhão de seguidores.

3. Correntes e desafios
Ah... As correntes. Contra a resistência de alguns, elas já chegaram ao "face". Tem circulado pelas timelines, por exemplo, a pergunta: "Quando se trata de mim, qual a primeira coisa que vem na sua mente?". A corrente teve derivados, com pessoas pedindo lembranças ou palavras sobre si mesmas.

Os facers têm feito de suas postagens verdadeiros tópicos — como aqueles dentro das comunidades do Orkut, lembra? Basicamente, você pode pedir o que quiser: comente "ler" que eu te envio a sugestão de um livro, "sou noveleiro" para questionários sobre uma novela, e até "vamo se beija" para aqueles que estão precisando da flechada de um cupido.

Isso sem falar na corrente dos irmãos, dos amigos, dos namorados... ("Quem é o mais chorão?"; "Quem é o mais ciumento?"; "Quem é mais responsável?").

4. Foca da Meia-Noite
A cada noite, quando a carruagem vira abóbora, mais de 280 mil membros do Facebook recebem um mash up de vídeos com uma trilha sonora diferente — mas uma foca, tocando saxofone, está em todas.

Selecionamos alguns vídeos da página 'Foca da Meia-Noite':

5. Eventos que gostaríamos que fossem reais


Como a rotina seria melhor se nossa agenda estivesse repleta de eventos que já circularam por aí como "Reunião anual para lembrar que eu não sou obrigado!", "Doação de créditos para eu ligar para sua opinião" ou "Se nada der certo vou ser uma KARDASHIAN". Tenho interesse!

6. Uerj: Eventos para uma situação que gostaríamos que não fosse real
A Uerj precisa de R$ 90 milhões por ano para se manter funcionando de forma adequada — o que está longe de acontecer atualmente, com tercerizados e bolsistas sem receber há meses. O início das aulas já foi adiado três vezes.

Para alertar, de forma divertida, sobre a catastrófica situação da universidade, vários eventos fakes vêm sendo criados: "Quando o segundo Sol chegar na UERJ", "Nietzsche na UERJ", "Nave da Xuxa na UERJ"...

7. Bolos e imagens meio motivacionais, meio ácidos
Em apenas duas semanas de existência, a página "Imagens good vibe com frases polêmicas" ganhou nada menos que 300 mil seguidores com montagens daquelas que parecem que virão com frases motivacionais, mas quebram a expectativa com polêmicas como "teu primo tá ganhando 10 mil por mês" e "milkshake de ovomaltine nem é tudo isso".

Tem também a página "Bolos confeitados motivacionais e agressivos", mas não encontramos nenhuma frase motivacional sem um palavrão para reproduzir aqui. Veja por si mesmo.

8. Checklists
A gente não tem mais o "Quem sou eu" no Orkut, mas vamos encontrando uma forma de nos descrevermos, sim.

Uma delas são as checklists: uma variação das correntes em que responde-se com um tique o que você já fez.

Por exemplo, o que você marcaria na checklist "Carioca Suburbanizado"?

1) Salgado + guaraná natural
2) Parque Shangai
3) Igreja da Penha
4) 2 na roleta
5) Parque de Madureira

Ou nesta, mais genérica?
1) Morar sozinho
2) Comprar carro
3) Se apaixonar
4) Ver alguém nascer
5) Ver alguém morrer
9. Pomba
Pruuu

10. Site dos Menes
Pra gostar o Site dos Menes, tem que ter um humor no limiar entre o sarcástico e a zoeira. Os trocadilhos com imagens e palavras geram brincadeiras como o "Hipster Europeu" ("This sunny day is sooooo Belém do Pará..."):


E a "Anarcalopsita" ("Imposto eh roubo"):

Ou finalmente, o adesivo de carro freudiano:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias