Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

"2015 foi o ano da virada para agenda ambiental"

• 02/05/2016 às 15:30 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

pnuma-ecod.jpg
Imagem: Reprodução/Pnuma

Um novo relatório lançado esta segunda-feira, 2 de maio, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mostra grandes avanços conquistados em relação ao desenvolvimento sustentável. O diretor-executivo da agência da ONU, Achim Steiner, afirmou que "2015 será lembrado como a ano da virada para a agenda ambiental".

Segundo ele, "a comunidade internacional definiu metas essenciais com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e do Acordo de Paris". Para Steiner, "essa foi uma demonstração de união de propósitos que coloca o mundo de forma mais concreta no caminho de um futuro sustentável".

O relatório anual 2015 revela importantes contribuições do Pnuma para ajudar as nações no desenvolvimento de suas promessas de cortes de emissões. Além disso, a agência da ONU mobilizou bilhões de dólares em apoio à Iniciativa de Energia Renovável da África, medida que vai fornecer energia limpa a milhões de pessoas por todo o continente, reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa e diminuir a poluição do ar, que causa a morte de milhares todos os anos.

A agência cita que é necessário aumentar o fornecimento de energia renovável e aplicar medidas eficazes para o setor, assim como conservar e expandir as áreas de florestas

Energia, Clima e Saúde
Segundo o Pnuma, essas três metas sobre acesso à energia, clima e saúde são exatamente o tipo de resultado necessário para que o mundo possa alcançar a Agenda 2030.

A agência da ONU afirmou que o "financiamento é parte central" de todas as aspirações do setor. Por exemplo, no portfólio da Coalizão de Descarbonização, comandada pelo Pnuma e parceiros, mais de 20 investidores institucionais tinham prometido, até dezembro do ano passado, disponibilizar mais de US$ 600 bilhões para o processo de descarbonização.

Projetos da agência da ONU, como o ProEcoServ, continuam demonstrando que o reconhecimento global dos benefícios econômicos dos ecossistemas é fundamental para a criação de economias verdes e para retirar milhões de pessoas da pobreza.

Até agora, o ProEcoServ identificou mais de US$ 1 bilhão em benefícios econômicos em apenas quatro países: Vietnã, Trinidad e Tobago, África do Sul e Chile.

Vida
O relatório tem como foco também mostrar como o Pnuma ajuda a melhorar a vida da população. Segundo os especialistas, é possível alcançar um desenvolvimento sustentável e combater a mudança climática através de soluções que levem a uma economia verde inclusiva.

Para isso, a agência cita que é necessário aumentar o fornecimento de energia renovável e aplicar medidas eficazes para o setor, assim como conservar e expandir as áreas de florestas.

- Conheça o relatório do Pnuma na íntegra (em inglês) -

(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade