Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

3 atitudes para pequenos empreendedores crescerem na crise

Veja a seguir três orientações do especialista que podem ajudar um inexperiente pequeno empresário a atravessar a crise

Redação iBahia • 23/08/2016 às 11:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 22:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					3 atitudes para pequenos empreendedores crescerem na crise

				
					3 atitudes para pequenos empreendedores crescerem na crise
Redação Catho
Geralmente, quando alguém pensa em investir no próprio negócio o que vem à mente são as vantagens que acompanham tal decisão: flexibilidade de horário, capacidade de gerenciar a própria agenda, escolher com o que e com quem trabalhar etc. Mas o fato é que ser o próprio patrão também pode, em contrapartida, significar ter de lidar com algumas dificuldades.
Quando se está no comando de uma empresa, mesmo que pequena, o empreendedor que está começando o negócio pode se sentir um pouco perdido, em meio a um turbilhão de decisões e providências que dependem dele para se concretizarem.
Por isso, estar preparado para quando esse momento chegar é o caminho para se evitar uma série de frustrações e falhas que, se não corrigidas a tempo, podem prejudicar bastante o andamento dos planos.
“Pelo fato de o empreendedor ser especializado em determinado ramo de atuação, não possuindo geralmente capacitação em áreas como formação de preços, custos, fluxo de caixa e gerenciamento, algumas dificuldades podem surgir no início, principalmente na parte administrativa”, alerta Diogo Sales, diretor de negócios da Gowork.
Veja a seguir três orientações do especialista que podem ajudar um inexperiente pequeno empresário a atravessar a crise sem grandes danos e garantir sucesso em seu negócio. Veja também: Irmãs baianas empreendem e viram símbolos de estética e empoderamento negro
Reduza custos
Em seu início, é comum que um negócio exija bastante investimento, para o aluguel, a montagem do escritório, dentre outros, mas investir pesado neste momento pode ser um erro. A solução pode ser buscar espaços que possibilitem o melhor atendimento, mas que eliminem os altos custos administrativos, como atendimento, telefonia, condomínio e manutenção.
O aluguel de um espaço de coworking pode ser o caminho inicial, pois geralmente contempla – em um único valor a ser pago – todo o suporte necessário para uma empresa que está iniciando suas atividades. Como benefício, essa alternativa acarretará em um investimento mensal fixo e baixo, e permitirá ao empreendedor focar o restante dos recursos disponíveis em seu core business.
Conquiste uma carteira de clientes
A conquista de clientes é um passo fundamental, mas como fazer isso? Um dos caminhos mais certeiros para quem está iniciando um projeto é o networking, ou seja, buscar conhecer pessoas e parceiros que possam ajudar a impulsionar os negócios. Participe de eventos, congressos e palestras, e nestes lugares busque ampliar a sua rede de relacionamento. Tenha sempre em mãos seu cartão de visitas ou uma pequena apresentação da sua empresa. Lembre-se: é preciso ser visto para fazer negócios.
Busque capacitação e profissionalize o atendimento
Com a internet ficou mais fácil ter acesso a todo tipo de informação, assim, aproveite para se atualizar com frequência. Esteja sempre atento às novas tendências e troque experiências com parceiros da área. Entretanto, não deixe de procurar por cursos e treinamentos presenciais, pois a troca de vivência e um aprendizado personalizado com certeza faz toda a diferença. Além disso, invista na profissionalização do time de atendimento; afinal, conquistar um cliente é um longo caminho e um mal atendimento pode arruinar com tudo.
Baixe nosso aplicativo de empregos e concursos! Ele vai te ajudar a encontrar novas vagas de trabalho e também se preparar melhor para um concurso público! Faça aqui o download na Google Pay! Faça aqui o download na App Store!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos