Fitness

3 sucos funcionais que ajudam a tonificar o corpo

Combinações de frutas e verduras podem ajudar na limpeza interna do corpo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

1. Blueberry, laranja, cenoura, linhaça dourada e mel

. 1 colher de sopa de Blueberry

. Suco de 1 laranja

. 1 colher de sopa de cenoura picadinha

. 1 colher de café de linhaça dourada

. Mel a gosto

A blueberry (também conhecida como Mirtilo) é uma fruta rica em fibras, antioxidantes e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio), que auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico. Entre os benefícios da fruta estão o combate aos radicais livres (envelhecimento celular), contribuição para a boa circulação sanguínea, redução dos níveis de colesterol sanguíneos, melhora na visão, além de se ter função anti-inflamatória, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir os níveis de glicose do sangue. Já a linhaça possui ômega 3, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do intestino, reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e auxiliam na saciedade. Isso sem contar a ajuda para regular os níveis de pressão arterial, melhorar os sintomas da menopausa e da TPM (Tensão Pré Menstrual) e contribuir para redução do risco de câncer de mama.

2. Maracujá, limão siciliano, erva-doce e hortelã

. Suco de um maracujá

. Suco de um limão siciliano

. 1 colher rasa de café de erva-doce

. 1 colher rasa de café de hortelã picadinha

. Se preferir use mel ou um adoçante.

O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Contém substâncias que atuam no sistema nervoso central como tranquilizantes, relaxantes musculares e analgésicos. Já o limão siciliano é uma fruta rica em vitamina C, que auxilia no funcionamento do sistema imunológico. Além disso, contém potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina A e vitaminas do complexo B, nutrientes que são responsáveis por favorecer o metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso corporal. A erva-doce auxilia ainda na prevenção de cólicas intestinais.

3. Abacaxi, berinjela, ameixa seca, gengibre, limão e mel

. 1 rodela média de abacaxi picado

. 1 colher de sopa de berinjela picadinha

. 1 colher de sopa de ameixa seca picadinha

. 1 colher de café de gengibre picadinho

. 1 colher de suco de limão

. Mel a gosto

A berinjela e a ameixa seca possuem antioxidantes que regulam o nível de glicose sanguíneo, a pressão arterial e melhoram a resistência dos vasos. Enquanto a laranja, rica em vitamina C, previne o aparecimento de câncer e reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), além de melhorar o sistema imunológico do nosso organismo.

Dica extra: Salsa no Copo!

Para reforçar o efeito de todos esses sucos é possível acrescentar a salsa, alimento estimulante e desintoxicante, já que ela ajuda os processos diuréticos do organismo, reduzindo o inchaço e a retenção de líquidos.