Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

5 chaves que vão abrir as portas do mercado para você

Quais outras dicas que deixarão você bem mais perto daquela vaga tão sonhada

Redação iBahia • 27/08/2016 às 9:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 3:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					5 chaves que vão abrir as portas do mercado  para você

				
					5 chaves que vão abrir as portas do mercado  para você
Redação Catho
Mesmo antes do cenário de retração do país, o mercado de trabalho já estava ficando mais seletivo. E a tendência é que isso não pare de acontecer. A população brasileira estudou e se qualificou bem mais que as gerações passadas e junto com este movimento o mercado também vai se adequando e recruta apenas os melhores profissionais. Mas como ter mais chances com uma concorrência cada vez maior? Não é fácil, mas é possível.
Com uma pesquisa rápida é possível encontrar várias dicas na internet, mas o mercado de trabalho pede cada vez mais personalização, por isso, o segredo para se destacar é preparar-se com base no seu histórico pessoal, profissional e acadêmico. Confira, na sequência, quais outras dicas que deixarão você bem mais perto daquela vaga tão sonhada.
Personalize o seu currículo
O currículo é o seu melhor amigo na hora de procurar um emprego, lembre-se sempre disso. Ortografia, dados obrigatórios e toda formatação necessária é sempre importante, mas o que mais pode chamar atenção? O que o deixará com a sua cara? Personalize-o e deixe o seu currículo muito mais chamativo. Você pode usar elementos da sua área de atuação, por exemplo que tal um design tipo jornal para área de comunicação, ou de bloco de notas para área de administração? Ouse!
Saiba contar a sua história
As entrevistas são sempre difíceis para você? Não sabe se está falando muito ou pouco. E se for em grupo, quando se pronunciar? Calma, o segredo é saber contar a sua história profissional. Que elementos da sua vida pessoal contribuíram para sua jornada profissional? O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre sua carreira. Se possível escreva, narre os principais acertos e desafios, conquistas, anseios. Lembre-se ninguém melhor que você pode fazer isso.
Tenha objetivos
Sim, com o atual cenário do mercado de trabalho muitas vezes é preciso abrir mão de algumas preferências, mas isso não quer dizer que você deva escolher de olhos fechados. Tenha objetivos definidos e aumente muito as chances de encontrar a oportunidade certa. Não adianta encontrar um emprego para “tapar buracos”, começar algo pensando em seu fim não é honesto nem para você nem para quem irá te contratar.
Qualifique-se… mais um pouco
Nunca, sim parece cansativo pensar na ideia, mas nunca deixe de se qualificar. A internet facilitou muito a vida de profissionais quanto a isso. Existem diversos cursos on-line que permite mais flexibilidade, afinal é possível encontrar opções gratuitas e fazer em qualquer hora e lugar. Invista também em línguas e em áreas correlatas a sua. O importante é acumular conhecimento e estar sempre disposto a conhecer o novo. Lembre-se ainda há espaço, por isso prepare-se, pois, a concorrência pode estar mais qualificada que você.
Conecte-se
O mercado de trabalho é uma rede e por vezes pode ser bem pequena, por isso é importante manter relacionamento com amigos de faculdade, colegas de experiências anteriores, chefes, entre outros. Esteja em grupos de redes sociais que estimulam o networking. A internet pode ajudar, mas não dispense contatos diretos. Faça questão de ser lembrado.
Baixe nosso aplicativo de empregos e concursos! Ele vai te ajudar a encontrar novas vagas de trabalho e também se preparar melhor para um concurso público! Faça aqui o download na Google Pay! Faça aqui o download na App Store!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos