Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

5 dicas para aliviar a tensão do trabalho

É normal e compreensível que um profissional não consiga lidar com o estresse profissional e acabe levando para casa as preocupações

Redação iBahia • 24/09/2017 às 20:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em tempos onde manter o próprio emprego tem sido prioridade, dada a crise econômica do país e o índice de desemprego, é normal e compreensível que um profissional não consiga lidar com o estresse profissional e acabe levando para casa suas tensões.


Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal, elaborou 5 dicas para conseguir aliviar a tensão do trabalho quando chegar em casa e colocar a saúde mental, e consequentemente física, em primeiro lugar.

Confira as dicas e as coloque em prática ainda hoje!

1. Ao final do expediente, faça uma lista de tarefas realizadas e das pendentes.

Assim, além de organizar sua rotina e saber o que você fez o que você ainda precisa fazer, você não gera a ansiedade pelo que está pendente, já que você passa a entender seu ritmo de trabalho e consegue prever quando finalizará suas tarefas.

2. Faça uma caminhada ou atividade física sempre que possível.

Isso vai te distanciar dos problemas do trabalho, dissolver as tensões e as articulações, aumentando em até 50% sua capacidade criativa. Se não tem tempo de ir a academia ou ao parque fazer uma caminhada, desça um ou dois pontos de ônibus antes do seu e continue o trajeto a pé, assim você desperta os seus sentidos, reencontra vigor e se prepara para a próxima dica.

3. Crie um ritual de descompressão em casa.

Escolha o lugar ou a atividade que vai representar, para você, um momento de descompressão. Colocar uma música de fundo, trocar de roupa, retirar os sapatos, tomar um banho, passear e brincar com o cachorro ou fazer alguns minutos de meditação. Tenha a consciência de que você está em um momento de passagem, de que esse ritual é para que você se desconecte dos seus problemas e da sua rotina profissional e se conecte com sua vida pessoal, com seus momentos de lazer e relaxamento.

4. Dê mais risadas, gargalhe, mantenha o bom humor.

Na índia existe um tipo de medicação onde riem, gargalham. Desenvolva e cultive o bom humor. Mantenha uma rede social para sair, rir e se divertir. Quando chegar em casa, encontre motivos para rir com aqueles que estão lhe esperando. Às vezes, ligamos o piloto automático e esquecemos de rir com aqueles com quem vivemos. Rir distancia o estresse e nos faz sentir relaxados, física e mentalmente falando.

5. Tenha metas pessoais, não somente profissionais.

Cultive seu hobby e interesses que vão além da sua profissão. Cultive seus sonhos. Mantenha metas relacionadas a relacionamentos interpessoais, assim seus passos e suas ações irão conduzir você para uma vida de sucesso pessoal também.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos