Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

5 sinais de que você será demitido

A culpa pode nem ser do profissional, como já dito, esta ocorrência é normal, mas será que existem sinais de que você será demitido?

• 01/05/2016 às 9:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Não adianta, as organizações precisam cortar e/ou substituir colaboradores por diversos motivos, e independente do momento em que ela está, afinal organizações passam por constantes mudanças que exigem novos resultados, novas medidas, e muitas vezes, novas pessoas. A culpa pode nem ser do profissional, como já dito, esta ocorrência é normal, mas será que existem sinais de que você será demitido?
Sim, existem diversos sinais que indicam que um profissional será dispensado, no entanto cada organização tem sua cultura e sua estratégia de mudança. Perder autonomia, por exemplo, em algumas situações significa que você poderá ser demitido, mas, em outras, indica mudança de atividades ou de área, por isso é preciso entender o contexto da situação antes de se desesperar.
E aí, não quer ser pego de surpresa? Confira os indícios de que você poderá ser demitido, segundo Luciana Tegon, sócia-diretora da Tegon Consultoria.
Dificuldade econômica do setor da empresa
O cenário econômico do país não é dos melhores, há retração em diversos segmentos, mas algumas áreas sofrem mais que outras e é bom observar de perto qual a situação do setor em que a empresa está inserida. Os setores que passam por mais dificuldades fazem diversos cortes e mudam todas as suas estratégias para passarem pela dificuldade econômica, por isso, cortes em empresas de setores em retração são comuns.
Estão reclamando do seu serviço
Pode ser o seu chefe, ou os colegas de trabalho, se estão reclamando com frequência do seu trabalho é um sinal claro de insatisfação. Procure conversar com seu superior e propor uma solução ou novas metas. Uma conversa franca pode te ajudar e lhe tirar de uma possível lista de cortes.
Você recebe menos trabalho
Os cortes em uma organização normalmente são planejados e informados aos líderes com antecedência, com isso os profissionais que serão demitidos começam a receber menos projetos e ter menos atribuições, pois as atividades deles começam a ser redistribuídas.
As pessoas estão diferentes
As equipes de uma empresa acabam desenvolvendo relações de coleguismo, desta maneira uns acabam conhecendo os outros e por isso é fácil identificar quando as pessoas já não te tratam da mesma forma. Algumas vezes pode ser impressão devido ao clima de tensão que demissões podem causar, mas este também é um forte indício de que você pode ser um dos profissionais a serem dispensados.
Reuniões? Não mais.
Se sua agenda sempre estava cheia de compromissos e reuniões e agora não acontece nada de novo, é hora de se preocupar. Normalmente profissionais que serão cortados perdem acesso a decisões estratégicas das organizações, por isso não são envolvidos em reuniões ou outros compromissos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos