Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

8 passos que podem acelerar sua recolocação profissional

Diante desse cenário, todos que buscam um emprego se perguntam: “como se destacar em meio à concorrência e vencer o desemprego?”

Redação iBahia • 16/02/2017 às 17:15 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Em tempos de retração econômica, as empresas estão mais lentas em suas contratações, já que o número de candidatos por vaga está maior e é preciso ser assertivo na escolha para não gerar custos adicionais.
Diante desse cenário, todos que buscam um emprego se perguntam: “como se destacar em meio à concorrência e vencer o desemprego?”.
A Kelly, multinacional de soluções em RH, destaca 8 passos que podem acelerar sua recolocação profissional. “Esse é um momento delicado, pelos quais muitos brasileiros passaram nos últimos meses. Saber a maneira certa de agir pode ser fundamental para encontrar um novo emprego de maneira rápida e eficaz”, afirma Valéria Andrade, vice-presidente de Operações da Kelly no Brasil.
1. Conheça seu perfil profissional.“O desemprego é um momento em que a pessoa deve pensar sobre os seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Essa reflexão irá ajudar na elaboração de uma estratégia de recolocação e de um novo posicionamento profissional. Além de abrir espaço para rever aspectos pessoais e profissionais que podem ser melhorados”, afirma Valéria.
2. Faça uma lista de desejos. Pense em tudo aquilo que você quer fazer, inclusive coisas inovadoras e novas oportunidades. Coloque os seus projetos em uma lista de prioridades e pense por onde você poderia começar. Liste desde pequenos projetos, como organizar armários, até a realização de cursos e viagens. O processo de recolocação profissional deve ser um desses itens. A partir disso, defina as prioridades e avalie por onde será melhor começar.
3. Inicie o projeto de recolocação. Para começar, faça uma lista de empresas ou posições que gostaria de trabalhar, áreas em que quis atuar e nunca encontrou oportunidade e empresas que admira. Liste também as companhias que possuem relação com as suas últimas experiências profissionais. A recolocação em organizações do mesmo segmento tende a ser mais rápida, pois a experiência anterior vale muito. “É importante dar índices de prioridade para cada item, pois as opções podem não se concretizar em pouco tempo e a pessoa terá que ampliar a sua busca”, avalia a executiva da Kelly.
4. Prepare o currículo. O currículo é uma das principais apresentações que o profissional possuiu. Antes de começar a buscar um novo emprego, é preciso elaborar um currículo que se destaque. Você pode contar com os conteúdos e os modelos de currículo disponíveis aqui no Portal Carreira & Sucesso.
5. Faça networking. Contatos de empresas anteriores, redes sociais (Linkedin, Facebook) e colegas de faculdade podem ajudar na divulgação do seu currículo e oferecer referências de como foi trabalhar ou desenvolver projetos com você. Eles também podem saber de oportunidades que você não sabe. Por isso, divulgue o seu projeto de recolocação a eles.
6. Inicie a busca por vagas. A partir desse momento, comece a procurar pelas vagas com base nos 5 passos anteriores.
7. Prepare-se para a entrevista. Pesquise sobre a empresa, vá para a entrevista sabendo sua história, principais produtos ou serviços, sua missão e seus valores. “Ter informações sobre seu potencial empregador faz com que o candidato não seja prego desprevenido e ainda passa uma excelente impressão ao recrutador”, explica a executiva. Outro ponto importante é separar a roupa que irá usar com antecedência, adequada ao perfil da empresa. E evite atrasos. “Procure a localização da entrevista e trace uma rota calculando o tempo de deslocamento. Tente calcular um tempo extra, caso enfrente dificuldades com o trânsito ou transporte que utilizará”, conclui.
8. Saiba como conversar com o recrutador. Quando o recrutador pedir para você falar sobre si mesmo, seja breve, claro, objetivo e só diga as informações que sejam relevantes ao emprego que busca. “Tenha propriedade para falar sobre seu último empregador. Isso transmite confiança para quem está te entrevistando”, garante Valéria. Esteja preparado para falar sobre seus objetivos, projetos desenvolvidos, situações adversas vividas no passado, desafios que busca na carreira, qualidades e defeitos, sua postura com gestores e pretensão salarial. “Antes da entrevista, treine essas respostas, que muito provavelmente serão perguntadas durante uma entrevista.”

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos