Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Abertura do 'Vozes do Brasil' é recheada de homenagens e cultura

Festival faz parte das comemorações dos 50 anos do TCA; programação segue até domingo

Redação iBahia • 17/03/2017 às 17:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma tarde diferente no Teatro Castro Alves pôde ser apreciada pelo público nesta sexta-feira (17) de forma gratuita. Às 15h, iniciou-se o 'Festival Vozes do Brasil', com um espetáculo de dança que dava o tom ao que propõem o evento: artistas brasileiros reunidos em homenagens a outros grandes nomes.

'Eu Organizo o Movimento', da atriz e bailarina Ana Paula Bouzas fez um tributo à Tropicália, que completa 50 anos neste ano, no Palco Esplanada. Um misto de interpretação, música e dança. Enquanto a artista se expressava, músicas que marcaram o movimento a embalavam, como 'Alegria, Alegria' de Caetano Veloso. Vale lembrar que quem perdeu hoje, ainda pode ver a apresentação nos outros dois dias de festival.

Ao fim do espetáculo, Bouzas foi aplaudida de pé. Ao iBahia, ela exaltou o projeto 'Vozes do Brasil' e falou sobre a necessidade do incentivo à cultura. "Isso [um evento este] deveria ser uma condição. Por que o que é um país sem cultura? É um país sem memória. A cultura estar na forma de se ver as coisas, na forma de você se comportar, você entender as diferenças, desenvolver um convívio possível. A cultura está em tudo", defendeu a artista.

Sai de cena o palco Esplanada e entra o Vão Livre. Agora, é a vez do teatro tomar conta do festival. Ricardo Castro, conhecido pela peça R$ 1,99, deu aos amantes de poesia e boa música um presente: no espetáculo 'Nove Tentativas de Amor', o ator contou a obra de Vinícius de Moraes de uma forma para lá de criativa.

Ricardo iniciou o monólogo lembrando que Vinícius de Moraes teve nove esposas, por isso, deu o nome a peça 'Nove Tentativas de Amor'. A partir daí, ele narrou uma história de quem conheceu e se envolveu com nove mulheres na vida, e as nove com os mesmos nomes das mulheres do Poetinha. De Regina, primeira mulher do poeta, à Gleide, a última, todas foram citadas por Castro. E ainda, durante a peça, ele lembrou: "a arte não tem fronteiras. A arte é de todo mundo".

Quer mais? Então o Ballet Vip preparou uma apresentação em homenagem à Riachão no Palco Esplanada. Assim como o primeiro espetáculo do dia, o Ballet se apresenta nos três dias do festival. Dirigido por Sidney Guerra, o grupo dançou ao som do sambista baiano. Os sete integrantes do espetáculo dançavam enquanto áudios de Riachão contando sua história eram ouvidos, além de músicas do artista. Ainda é possível ver o ballet no sábado (18) e domingo (19).

Nos intervalos

Cada apresentação durou aproximadamente 40 minutos, o que permitia um intervalo entre uma e outra. Oportunidade, então, de ir visitar a exposição 'Vozes da Bahia', no Foyer do TCA. Também com entrada gratuita, a mostra tem como principal objetivo proporcionar uma inusitada experiência visual e auditiva ao público, relembrando os artistas que já se apresentaram em um dos palcos do espaço cultural.

A primeira parte é composta por cerca de mil fotografias projetadas em um grande painel. Já a segunda possui como mote a seleção de gravações que fizeram histórias na música brasileira e que tiveram como palco o TCA. Para a professora de música Sálua Chequer a exposição foi uma grata surpresa. "Como eu gosto muito de cultura, sabia do Festival e fiquei ligada. A exposição eu não sabia o que era exatamente e tive uma surpresa maravilhosa", contou. "Está fantástica, a ideia é genial", elogiou.

Sobre a importância da cultura, Sáula, que trabalha com esta questão através da música, defendeu que existe público, sim, para esse tipo de projeto. "O povo gosta. Eu não perco os [espetáculos] de 11 horas de domingo, vejo pessoas vindo de lugares longe de ônibus, e lota", exemplificou.

Mas se você não teve tendo de visitar, não precisa ter pressa: a exposição fica até o dia 14 abril, sempre das 13h às 18h, no foyer do teatro.

Ainda tem mais!

Na tarde deste primeiro dia, já deu para sentir o que vem pela frente. Mas ainda nesta sexta-feira, a sala principal do TCA dá continuidade ao festival. Às 20h, Laila Garin sobe ao palco com sua banda, 'A Roda', para cantar Elis Regina. Fecham a noite 'Os Filhos dos Caras', ou seja, Jairzinho, filho de Jair Oliveira, Simoninha, filho de Simonal e Leo Maia, filho de Tim Maia. Nem precisa dizer quem eles irão homenagear, não é?

Próximos dois dias

Calma, ainda tem muita cultura pela frente. O Festival 'Vozes do Brasil' continua neste sábado (18) e domingo (19), no mesmo formato desta sexta: de dia apresentações de dança e teatro e, de noite, shows na sala principal. Confira a grade completa aqui.

Confira mais imagens do evento:

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais