Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

ABNT lança selo ecológico inédito para eletroeletrônicos

• 07/07/2015 às 10:18 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

abnt-selo-ecod.jpg

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou na segunda-feira, 6 de julho, seu primeiro selo ecológico para produtos eletroeletrônicos: o Colibri. A certificação garante que os produtos ofereçam menor impacto ao meio ambiente, tanto com relação a substâncias tóxicas quanto ao consumo de energia, desde a matéria prima utilizada até o descarte final.

Para serem aprovados, são realizados diversos testes e auditorias nas instalações dos fabricantes, de acordo com padrões internacionais, afirma a associação.

Ao comprar um produto com o selo ecológico ele terá a certeza que ele estará adquirindo algo não só ecologicamente responsável como também dentro dos padrões da ABNT, garantindo maior segurança”
Guy Ladvocat, gerente da ABNT

A certificação é inédita no país e pioneira em toda a América Latina. “Estamos novamente dando mais um grande passo na contribuição da preservação do meio ambiente e na luta por um mundo mais sustentável. Com base em estudos nacionais e internacionais identificamos o constante crescimento deste setor e a necessidade de termos um selo ecológico para esses produtos”, afirma Antonio Carlos Barros de Oliveira, diretor adjunto de certificação da ABNT.

Produtos certificados
A Samsung é a primeira empresa do setor a obter o certificado no Brasil. Entre os produtos da marca que obtiveram o selo Colibri estão smartphones, tablets e impressoras. “A Samsung é uma empresa ambientalmente responsável e esse selo é extremamente importante para nós por ser a primeira certificação desse tipo no Brasil”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung no Brasil.

O gerente de certificações de sistemas da ABNT, Guy Ladvocat, explica a relevância do selo para o país. “O consumidor está cada vez mais atento e consciente ecologicamente na hora da compra. Ao comprar um produto com o selo ecológico ele terá a certeza que ele estará adquirindo algo não só ecologicamente responsável como também dentro dos padrões da ABNT, garantindo maior segurança”, afirma.

Segundo dados do Ibope de 2013, 70% da população brasileira pagaria mais caro para adquirir itens que não causem grandes impactos na natureza.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade