Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Açúcar, carboidrato, proteína e gordura. Engordam ou não?

Um dos pontos centrais está no metabolismo de cada indivíduo e sua capacidade de gastar calorias

• 26/11/2014 às 20:20 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Algumas dietas, principalmente aquelas milagrosas ou feitas por conta própria, excluem radicalmente alguns alimentos. Entretanto nem tudo que parece gordo, engorda. Na verdade existe uma matemática para avaliar o que faz ou não ganhar alguns quilinhos. Na proporção é preciso calcular o que se come, a quantidade de calorias e o gasto necessário para eliminar os excessos. Um dos pontos centrais está no metabolismo de cada indivíduo e sua capacidade de gastar calorias.
1. CarboidratoA maioria dos nutricionistas defende que ele não engorda, a não ser que sejam consumidos em excesso. Mas seu consumo é necessário para realizar as funções vitais do dia a dia. Mas o que o excesso faz? Sejam eles carboidratos simples, compostos, refinados ou naturais, eles se transformam em açúcar no sangue e pode resultar em uma concentração grande de insulina. Quanto mais insulina, menor a utilização do carbo como fonte de energia e portanto maior seu armazenamento e acúmulo de gordura.
2. AçúcarSe há uma rotina de exercícios a preocupação com o açúcar somente é necessária se for consumida em excesso. Então comer um docinho aqui ou outro ali, não fará grande estrago, se a atividade física for regular.
3. ProteínaÉ a mesma matemática. Comer muito alimento, com esse componente, vai fazer com que o excesso se armazene em forma de gordura e assim resultará com um ganho de peso. Além disso, as proteínas mais "gordurosas" como queijo, leite integral e carnes gordas podem sobrecarregar o rim e o fígado. Cuidado.
4. GorduraEssa engorda de verdade. Então todo cuidado é pouco. Ela se estoca facilmente no organismo e é uma substância difícil de ser oxidada. Um pequeno excesso e adeus dieta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento