Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Água gourmet: saiba mais sobre a bebida e aprenda a harmonizá-la

Com mais bicarbonato, água gourmet unifica o paladar e limpa as papilas gustativas

• 27/09/2014 às 9:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 19:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Depois de hambúrguer, brigadeiro, cachorro quente e até pipoca gourmet, chegou a vez da água. Sim, da água. A diferença entre a água normal e a gourmet é a quantidade de bicarbonato, elemento responsável por abrir o apetite. "A água gourmet é aquela que unifica o paladar e limpa as papilas gustativas dos resíduos dos sabores da comida", explica o especialista em análise sensorail de bebidas Renato Frascino, em entrevista ao Estadão.
E já se fala até em harmonização de água com comidas e outras bebidas, assim como acontece com os vinhos. A água natural combina com pratos leves, como carnes brancas e doces com frutas, e acompanha bem bebidas como vodka e vinho branco. A água gasosa natural deve acompanhar pratos servidos com molhos pouco gordurosos, como o de tomate, por exemplo, além de defumados e sobremesas leves. Para beber com ela, o ideal são cafés e bebidas mais encorpadas, como vinho tinto. Já a água gasosa artificial harmoniza com pratos mais pesados, como feijoada e pratos mais condimentados, e com bebidas como uísque e conhaque.
Como beber
Ao contrário do que muitos fazem, a água não deve ser servida em um copo com gelo. A garrafa deve ser resfriada em um balde de gelo ou na geladeira, para que fique com temperatura entre 8 e 10ºC, se for gaseificada, e entre 10 e 12ºC, se for natural.
E as águas saborizadas?
"Elas não são boas para harmonizar com comida", diz o especialista, que explica que as águas saborizadas funcionam mais como complemento alimentar. "Elas são mais descompromissadas".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia