Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Após arrastão e fim do Carnaval, Salvador volta à rotina

Na Barra, praias cheias e retirada de camarotes chamam atenção; há também foliões remanescentes no circuito

• 05/03/2014 às 17:51 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Depois da passagem do Psirico no arrastão desta quarta-feira de cinzas (5), uma rápida passagem pela Barra deixa perceptível que a cidade vai voltando a sua rotina após o Carnaval. Praia com muita movimentação, pessoas se exercitando, retirada de camarotes e da decoração da folia, bem como o retorno das atividades profissionais por parte de alguns comerciantes e até a limpeza do local chamava a atenção. Um velho dito popular diz que o ano do baiano só começa após o Carnaval, para alguns parece ser a mais pura verdade, mas para outros a folia é apenas uma pausa em um início de ano cheio. Este provavelmente é o caso de Francisco Carvalho. O secretário de Transportes do município de Rio Real, no interior do Estado, veio à Salvador para a folia e na tarde de hoje ainda estava no circuito e vestido de Filho de Gandhy. Em entrevista ao iBahia, ao ser perguntado sobre o término do Carnaval, ele, que estava seguindo o Psirico, não titubeou. "Como é que acaba? Carnaval na Bahia é o ano todo. Vou seguir o Psirico até onde for", disse.
Ainda no ritmo carnavalesco, o rapaz negou que estivesse procurando uma moça para trocar um colar por um beijo, mas enalteceu a roupa do afoxé e não descartou a possibilidade. "O Gandhy é abençoado. Os caminhos estão abertos para o Gandhy. Não é nem o fato de pegar uma mulher, porque mulher a gente sempre pega, ainda mais sendo 'Carvalho'. De Gandhy os caminhos estão abertos", disse referindo-se ao seu sobrenome. Francisco, que estava com os amigos, revelou que volta nesta quinta-feira (6) para a cidade, onde deve retomar a vida profissional. Contudo, quem deve estender a estada pela capital baiana são as primas Gabriela Carvalho e Ludmilla Mattos, soteropolitanas que moram em Brasília. Bem humorada, ao ser perguntada sobre a profissão que exerce, Gabriela brincou: "Eu faço sucesso". Contudo, ela, que é administradora, contou que as duas estão de passagem marcada para o dia 8 de janeiro, mas que pretendem trocar o vôo para a próxima segunda-feira (10).
Gabriela (à esq.) e Ludmilla (à dir.) seguiram aproveitando o Carnaval em Salvador
Ainda mais eufórica, Ludmilla, que é psicóloga, negou que estivesse em clima de fim de festa. "Não acabou nada ainda, Carnaval só acaba no dia que a gente for embora", disse ela, que revelou que sua família é toda de Salvador. As duas curtiram bastante a festa na pipoca, mas aproveitaram um dia para usufruir da comodidade do camarote de um banco estatal. "Fora isso, a gente só saiu na pipoca. E eu sozinha na pipoca do Harmonia (do samba)", disse ela, comemorando a façanha. No entanto, houve também quem tirasse o período de Carnaval apenas para conhecer a cidade e descansar. Pela primeira vez em Salvador, o professor Manoel Guedes, que veio à Bahia com as filhas, Vitória (14) e Beatriz (11), só quer relaxar. "Só viemos conhecer a noite de Salvador. É a nossa primeira vez e eu achei muito bom. Uma coisa que impressiona é a segurança, porque foi tudo legal com a gente, graças a Deus", comemorou ele, que já planeja a volta: "Se Deus quiser, com certeza!"
A orla da Barra, requalificada recentemente, também ganhou elogios do carioca de 48 anos. Para ele, não dá para comparar com a do Rio de Janeiro, por se tratar de 'naturezas' diferentes, mas as duas têm seu valor. "Muito bonita, muito organizada, muito legal. Gostei muito. Tanto o Farol (da Barra), quanto o Cristo, está muito bacana. Agora é só descanso, caminhar com calma e aproveitar o fim do Carnaval", finalizou. *Fotos: Luan Guimarães / iBahia

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia