Futebol

Após sofrer com Muralha, Flamengo anuncia retorno de Julio Cesar

Goleiro vai encerrar a carreira no clube

Redação Correio 24 horas

O goleiro Julio Cesar está de volta ao Flamengo. Nesta segunda-feira (29), o clube carioca anunciou a contratação do ídolo, que iniciou a carreira na Gávea e retorna 14 anos após sair para o futebol europeu. O contrato é válido por três meses. 

Julio Cesar vai vestir a camisa número 12, que o Flamengo havia aposentado em homenagem aos torcedores. "Espero que esses três meses esteja curtindo junto a torcida. Para fecharmos essa página com final feliz. Sei que o número 12 pertence ao torcedor, estou pedindo emprestado por três meses e vamos usar essa camisa juntos", disse o goleiro, que já foi apresentado oficialmente. "Volto feliz, para ajudar e ser campeão. Eu não poderia ter escolhido outro lugar. Tive propostas de outros clubes, mas escolhi essa casa pra encerrar minha carreira", declarou-se.

O diretor de futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, comentou a contratação. "Quando começou a fazer o contato conosco, ele manifestou que na sua carreira faltaria realizar esse sonho (de encerrar a carreira no Flamengo). É bom repatriar ídolos em atividade. Ele vinha treinando e jogando no Benfica em alto nível. Já digo de antemão que ele fez um contrato simbólico, que prova a paixão que tem pelo clube", contou.

A posição foi complicada para o Flamengo em 2017. O clube sofreu com a lesão de Diego Alves e com as más atuações de Muralha. Julio Cesar nega que sua contratação tenha ligação com as falhas do goleiro que acabou emprestado ao Albirex Niigata, do Japão. "Em relação ao Muralha, a ideia não partiu depois do momento conturbado dele. O Diego (Alves) é um amigo desde a seleção. Contato foi maravilhoso. Não estou chegando para 'roubar' lugar de ninguém. Vim para ajudar".

Julio Cesar, de 38 anos, estava sem clube após o fim do contrato com o Benfica em dezembro de 2017. O goleiro, formado nas divisões de base do Flamengo, defendeu o clube carioca até 2004. Ele foi promovido ao time profissional em 1997, e no período conquistou três vezes o Campeonato Carioca, duas a Copas dos Campeões e uma a Copa Mercosul.

Depois disso, Julio Cesar marcou época na Inter de Milão, onde viveu seu auge, além de ter sido convocado para as últimas três edições da Copa do Mundo, sendo o titular da Seleção em 2010 e em 2014. O goleiro também atuou pelo italiano Chievo, pelo inglês Queen Park Rangers e pelo canadense Toronto, antes do Benfica. 

Antes de Julio Cesar, o Flamengo havia acertado a chegada de apenas um reforço para a temporada 2018, o atacante colombiano Marlos Moreno.