Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Apple se desculpa por reduzir a velocidade de iPhones antigos

E anuncia redução de preço de baterias para contornar problema

Redação iBahia • 29/12/2017 às 12:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 18:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Após receber duras críticas de usuários e da imprensa especializada, a Apple se desculpou publicamente por ter reduzido, secretamente, a velocidade de modelos mais antigos do iPhone. Em comunicado, a companhia informou que tal medida foi necessária para evitar que o aparelho desligasse inesperadamente pelo esgotamento da bateria, que não estava preparada para suportar a demanda do novo sistema operacional. Por esse motivo, a empresa também anunciou a redução do preço das baterias substitutas, de US$ 79 para US$ 29.

“Nos desculpamos”, disse a companhia, no comunicado. “Nunca fizemos — nem faríamos — nada que reduza intencionalmente o tempo de vida de qualquer produto Apple, nem degradar a experiência do usuário para impulsionar a atualização para novos modelos.

Foto: Reprodução


Muitos clientes com iPhones mais antigos notaram a queda brusca da performance do aparelho após a atualização do sistema operacional, e interpretaram o fato como uma medida usada pela companhia para forçar a troca por modelos mais recentes, como o iPhone 8 e o iPhone X, lançados neste ano.

As suspeitas aumentaram pelo fato de a Apple não ter revelado publicamente a redução da velocidade, nem os motivos para fazê-lo.

Para contornar o problema, a empresa oferece o desconto para a substituição das baterias mesmo para os consumidores que não estão dentro da garantia. O processo de troca será iniciado em janeiro para todos os clientes que possuam o iPhone 6 ou modelo mais recente. Uma atualização no sistema operacional irá informar os usuários sobre a condição da bateria e avisar se ela está afetando o desempenho do aparelho.

No início do mês, uma reportagem publicada num site especializado demonstrou que os modelos mais antigos do iPhone tiveram o desempenho reduzido em testes de rendimento. Ao menos cinco grupos de consumidores americanos, organizados no Texas, no Illinóis, na Califórnia e em Nova York, abriram processos contra a empresa por causa da redução da velocidade dos aparelhos.

Pressionada, a companhia decidiu admitir que havia reduzido, intencionalmente, a performance dos smartphones. Para Ben Bajarin, analista da consultoria Creative Strategies, a Apple se colocou numa posição difícil ao ter que explicar o que aconteceu pelo fato de que todas as baterias de íon de lítio se degradam com o tempo.

— O erro, se aconteceu, foi não ter sido mais transparente — analisou Bajarin, em entrevista à Associated Press. — Na verdade eles tentavam fazer com que os iPhones durassem mais tempo para as pessoas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias