Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Aprenda a curar ressaca com alimentação

Efeitos como cansaço, enjoo e dor de cabeça podem ser minimizados com alimentação adequada

• 24/08/2014 às 11:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 6:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O álcool é uma substância tóxica para o organismo, mesmo que seja consumido em pequenas doses. Ele prejudica principalmente o cérebro e o fígado. O álcool também inibe a absorção de muitos nutrientes e irrita o estômago e o intestino, o que pode causar úlceras e gastrite.
E a ressaca?
O cansaço causado pelo álcool, muitas vezes acompanhado de enjoo, dor de cabeça e tontura, tem uma explicação científica. Quando ele é ingerido, é transformado em glicose e eliminado pela urina rapidamente. Assim, a energia que seria produzida por essa substância é perdida. Com a alimentação adequada, é possível afastar os efeitos causados pelo excesso de bebida. Ingredientes como ovo, agrião, missô (pasta fermentada de soja), frutos do mar e bardana (vegetal com propriedades parecidas com as do inhame) são alguns alimentos que podem ajudar a recuparar a energia.
"O missoshiro, feito a partir do missô, hidrata e revitaliza o organismo, ajudando muito no processo de recuperação", explica a chef e nutricionista Bela Gil em entrevista ao GNT. Segundo ela, estudo apontm que uma tigela de missoshiro é suficiente para ajudar o fígado a processar o álcool. "Missoshiro ao vôngole (tipo de fruto do mar) é o melhor remédio para a ressaca". A nutricionista também explica que os frutos do mar são ótima opção na batalha contra a ressaca. "Ostras contém mais zinco do que qualquer outro alimento. O zinco é necessário para o metabolismo do álcool pelo seu papel importante sobre a enzima dehidrogenase, que digere o álcool", conta.
Para quem procura um alimento que possa ser preparado em casa com mais facilidade, a indicação de Bela é a fritatta de inhame, que une dois ingredientes poderosos na cura da ressaca: o ovo e a bardana. Assim como o inhame, a bardana também limpa o sangue. Eu gosto de chamar esses alimentos de aspiradores de impurezas do sangue", explica. "Já os ovos são ricos em cisteína, proteína que contém a glutationa", conclui.
Confira as receitas:
I
ngredientes:
10 ovos
4 inhames fatiados bem fino
1 rama de manjericão
Azeite
Sal marinho
Pimenta do reino
Modo de preparo:
Descasque e rale o inhame, deixando-o redondo e bem fino. Se preferir, também pode usar a faca para cortar. Bata os ovos em uma tigela (com o garfo ou fue) e coloque duas a três pitadas médias de sal marinho. Coloque azeite em uma frigideira funda (o suficiente para cobrir o fundo) e aqueça. Acrescente os ovos batidos, e em seguida, as rodelas de inhame. Tampe e mantenha o fogo baixo. Quando estiver cozido de um lado, vire a fritatta com ajuda de um prato. Tampe novamente e finalize o cozimento. Jogue manjericão picado e pimenta do reino por cima.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de missô diluído em ¼ copo de água.
½ copo de tofu picado em cubinhos
½ folha de alga wakami
1 colher de sopa de cebolinha picada
6 copos de água
Modo de preparo:
Deixar a alga hidratar por 5 minutos numa tigela com água. Enquanto isso, coloque 6 copos de água numa panela para ferver. Escorra a alga e adicione à panela junto com o tofu. Desligue o fogo e adicione o missô diluído e a cebolinha. Mexa bem e desligue o forno antes de começar a ferver. O missô não deve ser fervido. Receitas: Bela Gil / GNT

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia