Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Aprenda a fazer uma bagagem de mão com até 10kg

O valor é próximo ao mínimo de 10kg que são permitidos na mala de mão pela Resolução 400 da agência, que entrou em vigor na última terça (14), fixando novas regras para a aviação civil

Redação iBahia • 20/03/2017 às 21:22 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que o brasileiro está mais econômico na hora de arrumar suas malas: em três anos, houve redução de 11% no peso médio da bagagem despachada no mercado interno: de 13,5kg em 2012 para 12kg em 2015.
O valor é próximo ao mínimo de 10kg que são permitidos na mala de mão pela Resolução 400 da agência, que entrou em vigor na última terça (14), fixando novas regras para a aviação civil. O item relativo à franquia de bagagem, no entanto, está sendo sendo questionado na Justiça.

Independentemente da legislação brasileira, em países europeus as companhias low cost não só cobram pela bagagem despachada como estabelecem limites para a mala de mão. Ou seja, não importa o vaivém quanto ao fim da franquia: saber arrumar uma mala enxuta é útil para qualquer viajante.

Até porque, além do peso, grande parte das companhias aéreas — incluindo as brasileiras — exige que as medidas da bagagem de mão sejam de 55cm x 35cm x 20cm (altura x largura x profundidade), tamanho standard definido pela Iata (Associação do Transporte Aéreo Internacional).

Os números podem até incomodar os brasileiros acostumados a despachar bagagens de até 32kg em voos internacionais. Mas, segundo a personal organizer Samantha Stofel, não é diícil organizar uma mala de mão para viagem de até cinco dias, seja com roupas de frio ou calor:

— Há formas de aproveitar cada espaço, como usando sacos a vácuo ou dobradores de roupa (peça de papelão, isopor ou plástico vendida em lojas de utilidades por cerca de R$ 30). Mas é importante se desapegar e se planejar, por exemplo, separando combinações por dia de viagem, com roupas básicas.
Veja dicas para organizar uma mala mais econômica:
1 - Comece encaixando os sapatos na parte em que ficam as hastes do puxador. Entre elas, há espaço a ser ocupado.
2 - Na mesma base, coloque a nécessaire. Isso evitará que, por ser mais pesada, ela caia ao ser colocada em pé.
3 - Roupas íntimas e de banho devem ser colocadas em bolsinhas pásticas ou encaixadas nos cantinhos.
4 - Do outro lado, ponha as calças, que devem ser esticadas na base. Parte da peça ficará para fora, mas será encaixada depois.
5 - Sobre a calça, coloque as outras roupas, dobradas uma vez. Nunca faça rolinhos: com eles, o volume das peças aumenta.
6 - A parte da calça que ficou de fora deve ser colocada para dentro, funcionando como cobertura às demais
VERÃO - Em viagens curtas, a chance de voltar com peças molhadas e mais pesadas é grande. Vale, então, garantir espaço extra na bagagem.
INVERNO - Roupa térmica protege do frio e costuma ser fina e leve. Vale abusar delas para economizar nos casados. O casacão deve ir na mão.
NÃO ESQUEÇA DE FECHAR AS DIVISÓRIAS com o elástico ou a tela, evitando que as roupas se misturem e desorganizem ao fechar a mala.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia