Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Aprenda a fazer uma receita de torta de frutas exóticas

Receita é do pâtissier Emanuel Pinheiro, que já passou por Garcia & Rodrigues e Club Med

Redação iBahia • 17/02/2017 às 15:18 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma torta com uma pegada saudável, para as pessoas comerem sem culpa. Esse foi o pedido do chef francês Christophe Lidy ao pâtissier Emanuel Pinheiro, na época em que trabalharam juntos no Garcia & Rodrigues.
— Juntei maçã, manga, morango e kiwi e montei de um jeito que ela tivesse a cara do Brasil. Chamamos de torta de frutas exóticas — conta Emanuel, que compartilha a receita do doce, um campeão de vendas da casa do Leblon.
O pâtissier, que já passou pelo Club Med, Sofitel e, hoje, presta consultoria ao Itanhangá Golf Club, continua fazendo essa e outras receitas em seu ateliê, em Ipanema, onde ensina técnicas para pessoas do ramo ou curiosos.
Foto: Divulgação
INGREDIENTES
Massa250g de farinha de trigo
140g de manteiga sem sal
100g de açúcar cristal
20g de gema de ovos
1 pitada de sal
Creme de amêndoas
300g de TPT (mesma quantidade de farinha de amêndoas e glaçúcar juntos)
120g de manteiga sem sal
15g de maisena
90g de ovos
1 colher de sopa de rum ouro
Creme de confeiteiro
500ml de leite
20g de açúcar
100g de gemas
140g de açúcar
20g de maisena
20g de farinha
1/2 fava de baunilha
MODO DE PREPARO
1. Para fazer a massa, peneire a farinha. Com a mão ou a ajuda da batedeira, misture a manteiga, o açúcar e o sal. Em seguida, adicione a farinha até formar uma farofa, acrescente a gema e trabalhe com a massa até que fique homogênea. Leve para a geladeira coberta com fita filme para repousar por 1 hora. É possível utilizar corante em pó alimentício e colorir a massa na cor que desejar.
2. Para fazer o creme de amêndoas, misture a maisena ao TPT, acrescente a manteiga e bata bem. Adicione os ovos um a um e, por último, o rum. Continue batendo até toda mistura ficar homogênea. Leve para a geladeira para repousar por, no mínimo, meia hora.
3. Para fazer o creme de confeiteiro, leve para ferver o leite com 20g de açúcar e a baunilha, misture as gemas com o restante do açúcar, a maisena e a farinha. Remova uma pequena parte do leite aquecido e despeje lentamente sobre a mistura de gemas. Volte ao fogo sempre misturando até engrossar. Adicione a manteiga e cubra com fita filme. Leve para a geladeira e utilize quando estiver frio. O creme confeiteiro é uma base muito utilizada nas confeitarias em todo o mundo. Serve para rechear mil-folhas, carolinas, sonhos, entre outros. Seu perfume pode variar e seu prazo de validade é curto. Não deve ser congelado. Utilize sempre fresco.
4. Montagem sugerida: abra a massa com um rolo e cubra toda a forma de fundo falso. Faça furos com o garfo, adicione o creme de amêndoas e leve ao freezer para repousar por meia hora antes de assar. Pré-aqueça o forno a 160°C e deixe por aproximadamente 25 a 30 minutos, até que a massa fique completamente assada e levemente dourada. Retire do forno e reserve. Utilize frutas exóticas como kiwi, manga, maçã, framboesa, morango, abacaxi, carambola. Leve para assar a base com o creme de amêndoas no aro. Adicione creme confeiteiro na parte superior. Organize as frutas de modo a aparecerem em diferentes cores e cortes.
Rendimento
Uma torta de 20cm de diâmetro serve até seis pessoas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia