Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Ariano Suassuna recebe homenagem em exposição fotográfica

A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2015 no Póstudo GaleriaBar

• 12/12/2014 às 17:39 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória e a obra de Ariano Suassuna, o projeto Calendário do Ateliê da Fotografia, este ano, tem como tema o escritor paraibano, consolidando o seu caráter artístico e a sua importância cultural no atual cenário fotográfico baiano e brasileiro. O lançamento da 11ª edição do evento acontece no Póstudo GaleriaBar, na terça-feira (16), no Rio Vermelho, às 19h30.
O imaginário de Ariano Suassuna ganhou espaço em uma exposição no Póstudo GaleriaBar, com visitação até fevereiro de 2015 (Foto: Divulgação/Mário Edson)
Idealizado pelo fotógrafo Mário Edson, a mostra fotográfica 'Pedras no caminho, castelos no coração. Um tributo a Ariano Suassuna' visa revelar imagens que remetem ao imaginário lúdico e poético como um tributo ao escritor, poeta, artista plástico. Para isso, Mário preparou um vasto material, fruto de andanças e projetos diversos. Este conjunto de registros é um verdadeiro parque de diversão para olhares atentos e sensíveis e segundo berço do escritor.
Um dos mais celebrados artistas brasileiros e representantes máximos da cultura nordestina, deixou através de suas obras um legado importantíssimo para a compreensão e valorização da região Nordeste. Ariano Suassuna viveu e contou a verdadeira identidade do povo que lhe serviu de inspiração. Deu vida ao cotidiano do homem nordestino, travestido de seu sotaque, seu orgulho da terra, sua fé e suas tradições. A partir desta premissa o fotógrafo Mário Edson optou por fazer uma viagem através dos pensamentos, das obras, personagens e, sobretudo, do olhar lúdico e universal de Ariano.O projeto fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro de 2015 e é constituído de 36 imagens que contemplam o calendário e uma mostra fotográfica. Estão lá em forma de inspiração as viagens de trem, o universo do circo, os mamulengos, os cavalos, o teatro, as cabras e as pedras. O evento conta ainda com leitura de textos e citações do mestre Ariano por Jussara Mathias e Bruno de Sousa, e exibição de vídeo sobre a vida e obra do escritor e o Movimento Armorial. Na mesma noite acontecerá um coquetel para convidados.O projeto também disponibiliza visitas guiadas, previamente agendadas para escolas da rede pública através do telefone: 71 9137-9843.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura