Música

Publicada em 21/06/2011 às 09h04. Atualizada em 29/07/2011 às 15h56

Artistas famosos na Axé Music agora fazem sucesso com a música religiosa


Cantores que comandavam foliões em trios elétricos, trocaram as letras carnavalescas pelo louvor a Jesus Cristo e conquistaram uma multidão de novos fãs


Marília Galvão
(marilia.galvao@redebahia.com.br)
publicidade

Quem não se lembra de Pierre Onássis cantando e dançando o megahit “Café com Pão”, ao lado de Jauperi no Afrodisíaco? Ou ainda, quem não ouviu o sucesso “Madagascar”, na poderosa voz de Marinêz, à frente da banda Reflexus? E a canção “I Miss Her” com Lázaro no Olodum? Depois de esquentaram muitos carnavais, esses artistas baianos largaram uma carreira sedimentada na Axé Music, para se dedicar de corpo e alma à música religiosa e vêm arrastando uma legião de fãs católicos e evagélicos, por onde passam.

Pierre Onássis

Pierre Onássis
Antes da carreira Gospel, Pierre, 42, passou por diversos grupos famosos da Bahia, se apresentando pelo Brasil e no exterior. Além do Olodum, ele cantou no Bom Balanço, Afrodisíaco e Vixe Mainha. Há cerca de três anos o músico se converteu ao Evangelho e congrega na Igreja Batista Lírio dos Vales. Em 2011, Pierre lançou o CD ‘Deus É Bom Demais’, que traz 13 faixas e inclui louvores, porém, sem perder a alegria da música da Bahia, e canções de reflexão e de adoração. O disco apresenta parcerias de Pierre com os compositores Paulo Lima e Davi Fernandes, na faixa “Que Amor é Esse?”, e Gene Ramos, na música que dá nome ao disco, “Deus é Bom Demais”.
 
“Eu não intitulo de axé gospel. O que eu faço é música para Jesus. Faço louvor. Muitas pessoas vão associar porque o ritmo é o mesmo, percussão é a minha origem, é o que sei fazer, mas não vai partir de mim essa definição. Hoje, meu foco é outro. A importância maior da minha música é agradecer a Deus”, explica o cantor.
 
“Deus é Bom Demais” - Pierre Onássis


Irmão Lázaro

 
Irmão Lázaro
Outro baiano e também ex-integrante do bloco Afro Olodum que se converteu, há 11 anos, foi o cantor e músico Lázaro, 43. Na música desde os 18 anos, Lázaro passou pelas bandas Terceiro Mundo, Cão de Raça (Edson Gomes) e Olodum, no qual fez sucesso cantando “I Miss Her”. Após enfrentar problemas com drogas, o cantor se converteu ao Evangelho, tornando-se o Irmão Lázaro.

Na nova fase da carreira, lançou 7 CDs e, em 2010, lançou o CD e DVD “Um Sentimento Novo”. O cantor é um fênomeno da música Gospel baiana e também faz enorme sucesso na internet. Somente o vídeo da música "Deus Vai Fazer", por exemplo, já ultrapassou a marca dos 9 milhões de views no YouTube. Em meio a canções de louvor e adoração, Lázaro conta seu testemunho ao tornar-se evangélico. Uma das músicas de destaque é “Eu Sou de Jesus”, versão de “I Miss Her”, a canção que o consagrou na música baiana.
 
Em entrevista ao site Música Gospel, Irmão Lázaro fala sobre a sua saída do candomblé, a sua vida pós-convertido e a experiência de pregar para outros artistas da terra. “Toda minha família era do Candomblé. Era a cultura que a gente abraçava. E depois que me converti, foi um escândalo dentro da minha casa, tanto pelas questões religiosas como de sobrevivência. Mas o tempo foi passando e as pessoas foram percebendo o que Deus estava fazendo na minha vida. Hoje eu louvo a Deus porque estão todos freqüentando a igreja”, conta.  "Já ministrei para o Olodum, para o Xanddy (Harmonia) e em uma igreja em Salvador que tem o pastor Ivo, um grande amigo, que é a igreja dos artistas. Soube que Ivete, Sandy, Júnior, Chitãozinho e Xororó, todos assistiram o meu DVD e ficaram tremendamente impactados ", comemora.
 
“Eu Sou de Jesus” – Lázaro



 
"Deus Vai Fazer" – Lázaro


Marinêz

Marinêz
A cantora Marinêz, que ajudou a impulsionar a música baiana pelo Brasil afora, na década de 80, ao eternizar grandes sucessos como as músicas “Canto Para o Senegal” e “Madagascar”, à frente da banda Reflexus, também integra o hall das estrelas da Axé Music que se converteram à música religiosa. Em depoimento para um documentário publicado no YouTube, a cantora resume: “hoje Marinêz é uma missionária evangélica, evangelista e cantora também. Hoje eu louvo ao senhor”.

“Não Desistiu de Você” - Marinêz


 





Tags: Do axé ao gospel, Pierre Onássis, Irmão Lázaro, Marinêz, Música Religiosa, Gospel, Destaques de Cultura
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural