Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

As 5 mentiras mais contadas na entrevista de emprego

Segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros realizada pela Catho, 92,2% dos recrutadores afirmam que já flagraram mentiras de candidatos em etapas de um processo seletivo

Redação iBahia • 14/07/2018 às 7:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Se você já se sentiu tentado a, ao menos uma vez, aumentar um pouco alguma informação no currículo ou durante uma entrevista de emprego (especialmente para aquela vaga dos sonhos), não caia nessa armadilha. Segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros realizada pela Catho, 92,2% dos recrutadores afirmam que já flagraram mentiras de candidatos em etapas de um processo seletivo.

Foto: Reprodução

A psicóloga e assessora de carreira da Catho, Elen Souza, listou as 5 mentiras mais comuns contadas pelos candidatos em um processo seletivo, mostrando como é fácil identificá-las e porque é sempre melhor ser verdadeiro.

#1 Mentir sobre experiências profissionais

Normalmente, ao se sentirem inseguros, profissionais acabam aumentando a descrição e/ou explicação sobre suas atividades desenvolvidas. É muito fácil o selecionador descobrir essas informações, seja com o uso da internet para verificar os dados ou até mesmo buscando as referências do profissional ligando na empresa, conversando com o seu antigo gestor ou em redes voltadas ao uso profissional.

Recomendação: No seu currículo, resuma as atividades desenvolvidas em suas experiências, isso já ajuda o recrutador a entender o seu perfil e competências e, na hora da entrevista, não precisa aumentar ou inflar suas experiências, apenas conte com mais detalhes o que foi inserido no seu CV.

#2 Mentir sobre a formação acadêmica

Muitos profissionais colocam no currículo cursos de especialização que não fizeram ou aumentam a carga horária de cursos pequenos, como se fossem de longa duração. Um curso de duas semanas, por exemplo, vira uma pós-graduação. Não caia na tentação de fazer isso, pois é possível verificar junto ao MEC se a informação é verdadeira ou pedir a apresentação de um certificado e descobrir a verdade.

Recomendação: Ao invés de mentir, prefira dizer que ainda não conseguiu investir em determinado curso, mas que está disposto a fazê-lo, caso consiga a oportunidade de trabalho.

#3 Mentir sobre habilidades técnicas

Muitos candidatos acreditam que quanto mais conhecimentos técnicos souberem, maiores as chances de conquistar o emprego e, por isso, acabam aumentando seu nível de conhecimento e até mesmo mentindo sobre suas habilidades. É comum, então, falarem que podem executar determinada atividade e não terem realmente experiência ou conhecimento no assunto. Mas a descoberta da mentira pode vir já na entrevista, pois entrevistador pode submetê-lo a algum tipo de teste prático e pedir que a tarefa seja executada.

Recomendação: Cite em seu currículo quais as habilidades técnicas que você possui mais conhecimento. O currículo deve ressaltar sempre o que há de melhor em você, por isso dê relevância para o que domina.

#4 Mentir sobre domínio em outro idioma

Muitas pessoas acabam falando que têm um segundo idioma fluente ou avançado, para atender às exigências da vaga e, quando chega no momento da entrevista, pode acabar sendo descoberto. O entrevistador pode pedir que o candidato converse no idioma que disse dominar, por exemplo, e se esse profissional não tiver o nível que colocou no currículo, o momento pode ser bem constrangedor.

Recomendação: Deixe claro qual seu nível de fluência. Caso ainda não seja avançado/fluente explique que é um ponto que pretende melhorar e investir. Dessa forma o recrutador já perceberá a sua preocupação em evoluir nesse requisito.

#5 Mentir sobre resultados alcançados
Alguns profissionais acabam falando de resultados que não obtiveram, que não são reais ou foram atingidos por outra pessoa da equipe, na tentativa de enriquecer suas experiências profissionais. O selecionador pode pedir para descrever em detalhes como o resultado foi alcançado e se, de fato, o profissional não foi o executor, vai ser muito difícil explicar o planejamento através do qual a meta foi atingida.

Recomendação: Antes da entrevista, avalie quais foram os resultados obtidos em sua carreira, talvez eles pareçam pequenos, mas vale a pena contar suas contribuições em outras experiências. O recrutador certamente conseguirá entender a importância de sua contribuição.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos