Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

"As pessoas não se sentem responsáveis pela destinação correta de eletrônicos"

Quem lamenta é o jovem empresário Marcelo Henrique Silva Souza, um dos diretores da Revertec, que integra a incubadora de econegócios Incubalix, no Espírito Santo. O empreendimento aposta na logística reversa, um dos principais pontos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para ganhar mercado e exportar até mesmo ao exterior.

• 12/11/2012 às 16:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

revertec-t.jpg
Marcelo Souza é um dos dirigentes da Revertec. Empresa incubada aposta na logística reversa.
Foto: Blog do Ideias

Reaproveitar componentes de geladeiras, equipamentos de refrigeração, computadores, impressoras, celulares e telefones é uma atitude ambientalmente correta e lucrativa. Esse é o negócio da Revertec, uma integrante da incubadora de econegócios (Incubalix) da Marca Ambiental, empresa responsável pelo primeiro aterro sanitário privado do Espírito Santo, referência em práticas sustentáveis e ações socioambientais.

Materiais valiosos como cobre, níquel, prata e até ouro fazem parte da estrutura da Revertec, e se forem devidamente separados e diluídos, podem retornar ao processo produtivo como matéria-prima de um novo ciclo. Dirigido pelos jovens Marcelo Henrique Silva Souza, Vitor e Luana Romero, o empreendimento ocupa um galpão de 500 m² e conta com três funcionários. Atualmente a produção é de 25 ton/mês.

Marcelo contou que a ideia surgiu ao constatarem a dificuldade em descartar corretamente equipamentos de refrigeração em desuso em 2005. Na época, ele trabalhava no Instituto Ideias e Vitor no programa de eficiência energética do estado capixaba. Eles pesquisaram e viram que só havia empresa especializada nesse serviço na capital paulista. Em 2007, começaram a desenvolver o projeto da Revertec para apresentar à Marca Ambiental. Em novembro de 2010, o empreendimento se tornou integrante da Incubalix.

Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos pegar, aí teremos mais negócios, porque as grandes e médias empresas terão de procurar empresas licenciadas como a nossa para descartar"
Marcelo Henrique Souza, diretor

“Sabíamos das vantagens de ser incubado: redução de custos; estar dentro da Marca Ambiental; contar com o apoio do Sebrae, o que abriria portas pra gente”, justificou Marcelo ao portal do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Ele revelou que o licenciamento ambiental foi uma dificuldade, pois levou praticamente dois anos para conseguir.

Mercado e Lei dos Resíduos Sólidos

O empresário lamentou que o serviço de destinação final de resíduos eletroeletrônicos ainda seja desconhecido no mercado, apesar da legislação em vigor. “As pessoas não se sentem responsáveis por dar destinação correta ao material. Descartam no lixo normal. Além disso, há concorrência desleal nesse mercado, por exemplo, tem gente que recolhe gratuitamente, sem estar licenciado para isso”, relatou.

A Revertec cobra pela destinação e armazena obrigatoriamente informações sobre os equipamentos descartados, como número de fabricação, nota fiscal e também emite certificado respectivo de destinação. O órgão ambiental fiscaliza os registros da empresa. O empreendimento não recebe pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

Todo o material separado pela Revertec é vendido para empresas de São Paulo e Rio de Janeiro, que exportam depois. Alguns dos materiais são reciclados apenas na Bélgica, segundo Marcelo. A meta da Revertec é exportar diretamente, futuramente, mas para isso será preciso crescer, contar com mais capital de giro, espaço e funcionários.

“Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos pegar, aí teremos mais negócios, porque as grandes e médias empresas terão de procurar empresas licenciadas como a nossa para descartar. Por enquanto, há muita concorrência de empresas de fora ou sem registro. Mas acreditamos que o mercado vai melhorar com a legislação”, projetou o empresário.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade