Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

Baianos são destaques na produção de filmes de casamentos

Vitor Pacheco e Paulo Camarotti faziam vídeos de surf, mas descobriram a magia de registrar cerimônias de casamento com a linguagem cinematográfica. Conheça o trabalho!

• 02/01/2015 às 16:42 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Registrar cada momento do casamento é dos ítens da lista que os noivos não abrem mão. De algum tempo para cá, isso ganhou uma importância maior, porque o que se espera é que o resultado das imagens seja tão belo quanto a cerimônia, com seus detalhes, luz especial, romantismo e magia. Todo esse universo passou a ser profissão para a dupla Vitor Pacheco e Paulo Camarotti. Eles registravam campeonatos de surf e desenvolviam alguns trabalhos para marcas de surfwear. Bastou um amigo lançar o convite para fazerem uma filmagem do seu casamento para que os meninos descobrissem um novo nicho de atuação. Criação a Cinemotion Films e hoje são premiados por seus vídeos de casamento que exploram a linguagem cinematográfica.
Em 2014, eles receberam prêmios relevantes por conta de suas produções. A empresa é a primeira da Bahia a conquistar destaque em um concurso nacional de videos de casamento, o Inspiration Photographers, disputado pelos mais conceituados fotógrafos e cinegrafistas de casamento do país. Eles foram premiados em três categorias: 3º lugar em Melhor Trailer de Casamento; 3º lugar no Melhor Pré wedding e 1º lugar com o melhor SAME DAY EDIT (edição do casamento no mesmo dia para passar no telão durante a festa). Também ficaram em terceiro lugar em um outro concurso do segmento, o Lente de Ouro, na categoria Os Mais Premiados do Ano. A seguir veja o bate papo com os criadores da Cinemotion Films e conheça um pouco mais do trabalho deles!
iBahia - Quando começaram a trabalhar com vídeos para casamento e por que escolheram este segmento? Vitor Pacheco - Nós começamos a trabalhar com vídeos de casamento há pouco mais de dois anos, podemos dizer que somos uns dos "caçulas" do mercado. Já estávamos na área de produção de vídeos, porém, em um segmento completamente diferente. Trabalhávamos com esportes radicais, cobrindo campeonatos de surf e algumas marcas de surfwear. O casamento apareceu bem por acaso, quando recebi um convite para filmar o casamento de um amigo à beira mar, no Litoral Norte. Como ainda estava na nossa "praia", aceitei o desafio de filmar com apenas uma câmera. Mas foi no segundo casamento que a Cinemotion começou a nascer, quando Paulo se juntou e os trabalhos foram aparecendo cada vez mais. Com o tempo, fomos percebendo o quanto podíamos criar em um vídeo de casamento. Durante muito tempo os vídeos tradicionais sempre foram registros das festas. Na nossa visão podíamos fazer disso um filme, ja que temos um casal para protagonizar a história, um enredo, um cenário, ou seja, todos os ingredientes para sentar na cadeira e se emocionar. Como definem a estética do trabalho de vocês?Difícil definir nosso trabalho, na realidade somos um mix de várias influências dentro e fora do mundo dos casamentos. Sempre tivemos grandes referências como o norte americano Ray Roman e o espanhol Santi Veiga. Esses profissionais influenciam muito no nosso trabalho, desde o primeiro dia que pensamos em trabalhar com casamentos, até os dias de hoje. Somos tão admiradores, que já participamos de cursos ministrados por eles e tivemos a chance de aprimorar nosso olhar e sensibilidade. Se for para definir em uma palavra nosso estilo diríamos que somos cinematográficos.
Paulo e Vitor com Ray Roman (centro) no curso ministrado em Miami
Hoje, as fotografias e os vídeos de casamentos estão muito diferentes. Todo mundo quer fugir do tradicional. Isso teve influência dos blogs sobre casamento?De certa forma os blogs influenciaram muito as tendências. As noivas são muito curiosas e atentas a tudo o que acontece no universo de casamento e os blogs são fontes riquíssimas de pesquisa para elas. Mas acreditamos que o maior motivo dessa mudança seja a forma de pensar dessa geração que esta casando hoje, mais moderna e com muita certeza de que quer ter uma recordação inesquecível. Qual tem sido a repercussão dos prêmios no trabalho de vocês? Cresceu a demanda?A repercussão foi bem legal a nível de Brasil, começaram a aparecer cada vez mais casamentos fora de Salvador. Tivemos a oportunidade de fazer casamentos no Rio de Janeiro, Trancoso e ate Chapada Diamantina já apareceu. Para nós, o melhor de tudo é ter a oportunidade de conhecer pessoas e histórias que vamos levar para sempre conosco.
Qual o investimento médio para registrar a cerimônia em filme? O investimento médio para se fazer uma filmagem de casamento de qualidade fica entre R$ 7 mil e R$ 14 mil, claro que existem diversos tipos de profissionais com preços e trabalhos diferentes para se adequar aos mais variados tipos de clientes. Quais são as exigências desse público?Acreditamos que a exclusividade seja a maior exigência desse público. Sabemos a importância que esse dia tem na vida de um casal e levamos isso muito a sério. A Cinemotion só faz um casamento por dia, isso permite que tenhamos uma proximidade maior com os noivos. Uma historia não é igual a outra, cada casamento tem suas particularidades e é só está atento para cada detalhe que as coisas acontecem. Só precisamos estar atentos e de coração aberto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema