Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Bairro central, Cabula dá acesso a várias regiões da cidade

Situado no centro da península soteropolitana, o bairro está próximo de algumas das regiões mais importantes de Salvador

Redação iBahia • 22/09/2017 às 13:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
A facilidade de acesso a outras regiões da capital baiana é um dos diferenciais do Cabula. Situado no centro da península soteropolitana, o bairro está próximo de algumas das regiões mais importantes de Salvador, como a Avenida Paralela, o Iguatemi e a Avenida Bonocô.

Ao seu norte, é possível encontrar saída para o Retiro e obter acesso também à Avenida Luís Eduardo Magalhães, que em poucos quilômetros se encontra com a Avenida Paralela, nas proximidades do Salvador Shopping. Essa saída fica na região do 19º Batalhão de Caçadores Pirajá, também conhecido como 19 BC. Outras vias que podem ser acessadas através desse percurso são a Avenida Barros Reis e a Avenida San Martin. Há também a entrada para o São Gonçalo do Retiro, que é uma via alternativa para quem deseja chegar ao Retiro.

Foto: Reprodução
À nordeste do bairro encontra-se a Estrada das Barreiras. Por essa via, é possível chegar aos bairros Tancredo Neves, Arenoso, Sussuarana, Engomadeira, Mata Escura, Jardim Santo Inácio e ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) – onde estão situadas as secretarias do Governo do Estado e o Fórum Teixeira de Freitas.
Avenida Paralela
O acesso aos bairros do Cabula VI, Arenoso, Narandiba e Imbuí se dão pelo leste do bairro, através da Avenida Edgar Santos. Por essa via, o condutor tem como destino final a Avenida Paralela, praticamente em frente à entrada do Imbuí e à Estação Imbuí do metrô de Salvador. Também fica próximo ao hipermercado Extra e às faculdades Área1 e Ruy Barbosa. É ainda uma via alternativa para se chegar ao CAB. A Rua Silveira Martins, principal do Cabula, também tem como destino final a Avenida Paralela, passando ao lado dos bairros Saboeiro e Doron.
A Avenida Paralela está ao sul do Cabula, assim como o bairro de Pernambués, que se limita com o Cabula também à sudoeste. O acesso ao bairro de Pernambués se dá pela Rua Thomaz Gonzaga, cuja entrada fica ao lado do colégio Nossa Senhora do Resgate. Ao fim dessa rua, se chega a Avenida Paralela, em frente à Estação Pernambués do metrô e ao Salvador Shopping. Também por Pernambués é possível chegar a Rodoviária de Salvador e ao Detran, já na Avenida Antônio Carlos Magalhães.

Rótula do Abacaxi

Foto: Reprodução
Por fim, o Cabula é delimitado ao oeste pela Rótula do Abacaxi. O acesso à essa via acontece pela Ladeira do Cabula, que também serve de entrada ao recém-criado bairro do Horto Bela Vista e ao Shopping Bela Vista. A partir da Rótula do Abacaxi é possível ter acesso a Avenida Barros Reis, a Avenida Bonocô, a Via Expressa Baía de Todos os Santos (que vai até a região do Comércio), a região da Sete Portas e aos bairros de Vila Laura, Pau Miúdo, Luís Anselmo, Cidade Nova, Caixa D’Água e ao cemitério Quintas dos Lázaros, na Baixa de Quintas.
É também na Rótula do Abacaxi que estão situados as estações de ônibus e metrô do Acesso Norte. Ainda na Rótula do Abacaxi se encontram alguns mercados importantes, como o hipermercado Extra e o Atacadão.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais