Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Barradão volta a receber um Ba-Vi pela Série A após 14 anos

Vitória não perde em sua casa para o rival há seis anos; Bahia já teve período de cinco anos sem perder no estádio rubro-negro

Redação iBahia • 01/07/2017 às 8:23 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Para a maioria dos torcedores pode até passar desapercebido, mas o Ba-Vi deste domingo (2), às 16h, voltará a ser disputado no Barradão pela elite do Brasileiro depois de 14 anos. O último clássico na casa rubro-negra foi em outubro de 2003, e foi vencido pelo Leão por 2x1.
Em mais de 20 anos de Barradão – que começou a receber os jogos da principal competição nacional em 1994 –, o duelo deste domingo será apenas o terceiro Ba-Vi pela Série A disputado no estádio.
E quem tem mais direito de comemorar esse retorno é o torcedor rubro-negro. Ainda que sejam apenas dois jogos, o Vitória está invicto em sua casa contra o rival: além do jogo já citado, venceu por 1x0 pelo Brasileirão de 2002.
Foto: Moysés Suzart / EC Vitória
Mesmo considerando todos os campeonatos, o Barradão vai, aos poucos, voltando a ser a tradicional força para o Leão vencer os clássicos. Já são oito duelos na casa rubro-negra sem derrotas para o rival. Só neste ano, já aconteceram por lá dois Ba-Vis: 2x1 pelas semifinais da Copa do Nordeste e um 0x0 pela final do Baiano.
Completam a lista de jogos nesse intervalo três empates e mais três triunfos: 2x0 pela final do Baiano 2016, 4x1 pela Série B 2015 e 3x2 pela primeira fase do Baianão de 2012.
O jejum do Esquadrão, portanto, já dura seis anos. O último triunfo por lá aconteceu em 2011, 3x2 pelas semifinais do estadual daquele ano.
A maior série invicta do Vitória contra o rival no Barradão, porém, aconteceu bem antes e foi bem maior. Começou em maio de 1998, com um 1x0 pela final do estadual, e só acabou também em maio, mas em 2006. Foram oito anos imbatíveis, com 15 triunfos e três empates no intervalo.
Jejum do Leão
O fato do duelo ser no Barradão, porém, também não pode ser um motivo de preocupação tão grande assim para o torcedor tricolor. Houve uma época em que o jejum de bons resultados por lá não era do Esquadrão, e sim, do dono do estádio.
O Bahia chegou a ter uma série de nove jogos sem perder na casa do rival. Começou em 2006, num 1x0 pelo Baiano, e só terminou em 2011, quando o rubro-negro voltou a vencer com um 3x0, também pelo estadual. Foram seis triunfos e três empates em cinco anos de invencibilidade.
Naquele intervalo, o Bahia chegou a aplicar uma goleada sobre o rival em pleno Barradão, um 4x1 pelo quadrangular final do Baianão de 2008, e passou ileso por duas finais de estadual: um 2x2 em 2009 e um 2x1 em 2010.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes