Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Bitucas coletadas em Porto Alegre serão aproveitadas na geração de energia e cimento

• 30/07/2015 às 10:41 • Atualizada em 01/09/2022 às 5:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

bituca-ecod.jpg
A estimativa do Ministério da Saúde é que cada fumante produza, em média, 20 bitucas por dia
Foto: vcheregati/Flickr/CC

Porto Alegre é a capital brasileira com o maior número de fumantes, cerca de 250 mil. A estimativa do Ministério da Saúde é que cada fumante produza, em média, 20 bitucas por dia. Ao pensarem nisso, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e a empresa Eco Prática deram início na quinta-feira, 23 de julho, ao projeto Poa Sem Bituca, pioneiro em descarte adequado de bitucas de cigarro no País.

A companhia vai instalar bituqueiras em lixeiras tipo bolinha. As bitucas coletadas serão encaminhadas para empresa de coprocessamento e aproveitadas na geração de energia na produção de cimento.

Com o apoio do poder público, a nova etapa de implantação do projeto é a busca por parceiros comerciais e financiadores da iniciativa

“Temos a geração de cerca de cinco milhões de pontas de cigarro diariamente na capital e boa parte deste resíduo acaba sendo jogado de forma irresponsável nas ruas, praças, parques e canteiros. Este, além de ser um resíduo tóxico, é de difícil catação por parte dos garis. Esta iniciativa é mais uma forma de sensibilizarmos a população para o descarte adequado dos resíduos”, afirmou ao jornal O Sul o diretor-geral do DMLU, André Carús.

Carús lembrou ainda que, conforme o novo Código Municipal de Limpeza Urbana, o descarte inadequado de bitucas pode gerar multa de 297,35 reais.

O diretor-presidente da Eco Prática, Flávio Costa Leites, destacou que, com o apoio do poder público, a nova etapa de implantação do projeto é a busca por parceiros comerciais e financiadores da iniciativa. “Nossa meta é ter pelo menos quatro mil bituqueiras implantadas na cidade em um ano, a contar de hoje. Mas queremos chegar a dez mil bituqueiras em pouco tempo. Para isso, vamos buscar novas parcerias, a fim de implantar coletores em frente de bares, restaurantes, casas noturnas e locais de concentração de fumantes”, explicou.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade