Música

Publicada em 09/01/2014 às 11h13. Atualizada em 10/01/2014 às 14h38

Bloco 'Os Mascarados' lança concurso de marchinhas


Apresentação do Primeiro Concurso de Marchinhas aconteceu na noite da quarta-feira (08), no Ciranda Café e os interessados em participar já podem fazer sua inscrição pelo iBahia.com


Redação iBahia
(agenda@portalibahia.com.br)
publicidade

Ao comemorar  15 anos de existência, o bloco 'Os Mascarados' promove o I Concurso Baiano de Marchinhas - Prêmio Moraes Moreira. O concurso foi lançado na noite desta quarta-feira (8), no Ciranda Café e   contou com a presença da fundadora do bloco Jaqueline Azevedo e autoridades e artistas locais. 

De acordo com Júlia Salgado e Raína Biriba, idealizadoras do concurso, a iniciativa tem como objetivo, resgatar a música carnavalesca de salão, dos ranchos e blocos de fanfarras, valorizando seus compositores e interpretes, trazendo de volta, a tradição dos antigos Carnavais.

"A música tem a capacidade de forma indivíduos, ela marca a formação do caráter do nosso povo. A Marchinha é uma crítica social, política, nossa história é contada através das marchinhas", disse o secretário de educação do estado, Osvaldo Barreto, sobre a iniciativa.

O cantor  Magary Lord  também marcou presença no evento e falou sobre o projeto. "Sou feliz em participar desse projeto, acredito que vai intensificar a identidade e a força deste carnaval". Armandinho, que já foi confirmado como um dos jurados do concurso, também comentou sobre a importância do concurso para a música baiana."Eu acho importante por resgatar coisas importantes do nosso carnaval e por isso parabenizo a ideia por querer resgatar o verdadeiro carnaval da Bahia".

Os compositores interessados em participar do concurso deve se inscrever até o dia 19 janeiro, no site  www.ibahia/marchinhas. A primeira seleção será realizada logo após o encerramento das inscrições, através de uma equipe de curadores que vai classificar 10 marchinhas. As escolhidas serão conhecidas pelo público durante a apresentação no primeiro ensaio do Bloco Os Mascarados, realizado no dia 06 de fevereiro, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. A etapa final terá como palco o ensaio de Os Mascarados, no dia 13 de fevereiro, no Clube Fantoches. As vencedoras serão julgadas nas categorias “Livre” e “Estudantil”.

Os Mascarados

Criado em 1999, o bloco surgiu para comemorar os 450 anos de Salvador. Mas a festa foi tão boa que não saiu mais da avenida. “No primeiro ano, convidamos 500 pessoas e fizemos as fantasias. Mas as pessoas  customizaram tudo! Então nós resolvemos liberar, pra que cada um fosse fantasiado como quisesse”, conta Jaqueline Azevedo, que comanda o bloco, ao lado de Rita Martins.

Nos dez primeiros anos, a trupe era puxada por Margareth Menezes, da qual Jaqueline foi empresária por muitos anos, e seus bailes eram feitos pela cantora. Desde o ano passado, porém, quando Maga resolveu se afastar para investir em projetos pessoais, foi criada a banda Os Mascarados, que puxa o trio sempre acompanhada por um convidado. A única exigência para sair no bloco é estar fantasiado.

A coroa do bloco mais plural e alegórico da folia baiana já passou por cabeças famosas, como Licia Fabio, Maurício Magalhães, Isabel Filardis, Fabio Lago, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Zebrinha e Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis, entre outras.

Além do Rei e da Rainha, o bloco prepara uma grande surpresa nos cantores convidados para acompanhar a Banda Mascarados neste desfile de aniversário de 15 anos.



 

Legenda da foto aqui

 





Tags: Os Mascarados, Concurso, Marchinhas, Carnaval 2014
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural