Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Cabula faz parte da Prefeitura-Bairro VIII

Para melhorar a administração do município, os bairros foram agrupados em Regiões Administrativas

Redação iBahia • 28/12/2017 às 9:05 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Para tornar mais fácil a nossa localização em Salvador, a cidade foi dividida em bairros. E essa é a divisão mais conhecida e difundida na cidade. As pessoas se localizam por bairros, assim como até mesmo a distribuição de transportes pela capital baiana acontece de acordo com esse esquema de divisão territorial da cidade.

Foi apenas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (PDDU 2016), instituído pela Lei Municipal nº 9.069 de 2016, que foi apresentado a divisão da capital baiana em 163 bairros agrupados em 10 prefeituras-bairros. Apesar desse avanço na divisão da cidade, ainda é preciso definir de maneira melhor uma leia que regulamente e delimite cada uma dessas áreas.

Foto: Correio

Regiões Administrativas

Para melhorar a administração do município, os bairros foram agrupados em Regiões Administrativas. A região do Cabula ficava divida em duas regiões administrativas distintas: a Região Administrativa XI – Cabula e a Região Administrativa XII – Beiru/Tancredo Neves. Essas divisões foram definidas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 2007.

O Cabula faz parte da Região Administrativa XI. Os outros bairros que faziam parte do mesmo macrozoneamento do Cabula eram Resgate, Pernambués, Saramandaia, Narandiba, Doron, Saboeiro e São Gonçalo. Já a Região Administrativa XII era formada por Tancredo Neves, Sussuarana, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Engomadeira, Arraial do Retiro, Calabetão, Barreiras, Cabula VI, Arenoso e o Centro Administrativo.

Novo macrozoneamento

As primeiras mudanças na divisão daquela região começaram com a transformação das Administrações Regionais em Sistema Integrado de Gestão Administrativa, durante a gestão de João Henrique. Essa transformação foi concebida como prefeituras-bairros no ano de 2014. Essa nova divisão foi consolidada no PDDU de 2016.

Assim, o Cabula passou a integrar a Prefeitura-Bairro VII – Cabula/Tancredo Neves. Além desses dois bairros que dão nome a essa região, a Prefeitura-Bairro VII é formada pelos seguintes bairros: Arenoso, Arraial do Retiro, Barreiras, Cabula VI, Calabetão, CAB, Doron, Engomadeira, Granjas Rurais Presidente Vargas, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Narandiba, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo, Saramandaia e Sussuarana.

A Prefeitura-Bairro da região do Cabula fica localizada na Rua Silveira Martins, próximo a entrada do Resgate. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais