Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Caetité sedia prova de 53 km de mountain bike no domingo

A prova, chancelada pela Federação Baiana de Ciclismo, vale como sétima etapa do Baiano de mountain bike XCM

• 29/08/2014 às 10:30 • Atualizada em 30/08/2022 às 11:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Esta é a segunda edição da competição
Estrada de barro, pedras, caminhos difíceis de atravessar e subidas. Muitas subidas. Esse é o cenário da Copa Alto Sertão de mountain bike XCM, que acontece domingo no município de Caetité, no Sudoeste baiano.
A prova, chancelada pela Federação Baiana de Ciclismo, vale como sétima etapa do Baiano de mountain bike XCM. Cerca de 140 atletas estão distribuídos na categoria profissional, que percorre 53,3 km, e na Sport, com 30 km de percurso e voltada para ciclistas amadores. A largada dos dois pelotões acontece às 8h.
Para completar o circuito maior, a estimativa é que o ciclista leve em torno de 2h30. Já nos 30km, cerca de 1h40. "São dois estradões e tem um pouco de subida. O menor é mais light, para quem está começando. O outro tem trechos mais difíceis, de pedras", explica Orlando Schimidt, presidente da Federação Baiana de Ciclismo.
Esta é a segunda edição da competição e traz mudanças significativas em relação ao ano passado. A maior delas é a troca de categoria. Em 2013, a prova foi disputada na modalidade XCO, que é realizada em circuitos fechados e com menor distância. Este ano, entra o XCM. "Ano passado era uma prova dando voltas no circuito. Dava 6 km. Esse ano optamos em fazer uma maratona por causa da região. E também o número de atletas de XCM aqui na Bahia vem crescendo", pontua Orlando.
Os dois percursos passam pelo parque eólico da cidade, administrado pela Renova Energia, principal patrocinadora da prova. "Faz parte da nossa política contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde atuamos. A prova do ano passado foi a primeira competição de ciclismo mountain bike disputada dentro de um parque eólico no Brasil. Foi bem sucedida", afirma Ney Maron, diretor de sustentabilidade e comunicação da empresa.
Forasteiros - A prova ganhou tamanha notoriedade que, apesar de ser válida pelo Baiano, receberá dez atletas de Minas nesta edição. "É uma prova aberta que dá oportunidade para todos. Eles vêm pelo brilho da competição, pela premiação que é boa. Só não contam pontos para o ranking estadual", completa Orlando.
Ao todo, são distribuídos R$ 5.800 de premiação. Além disso, os cinco primeiros colocados entre os profissionais ganham troféu. Já na categoria Sport somente os três melhores de cada faixa etária serão contemplados com o troféu. E todos os competidores receberão uma medalha por participar da prova. Leia tambémConfraria do Esporte comemora 10 anos neste sábado (30)Matéria original: Jornal Correio* Caetité sedia prova de 53 km de mountain bike no domingo

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes