Onde Está Meu Trio

Carnaval: Coelba orienta foliões sobre riscos com a rede elétrica nos circuitos

Uma das principais ações preventivas para a folia é a limpeza diária das redes de áreas para retirar os objetos que são lançados pelo público durante a festa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

No começo da tarde desta terça-feira (14), a Coelba realizou uma coletiva para explicar as ações de segurança da empresa previstas, especialmente para os dias do Carnaval em Salvador e outras cidades no interior do estado.

Com o intuito de evitar acidente ligados à energia elétrica, a empresa vai orientar os ambulantes e comerciantes com uma cartinha com dicas de segurança específicas para as barracas e balcões para a festa, além de realizar blitz e ações educativas nos locais de concentração dos blocos, a concessionária irá realizar ações voltadas para baloneiros, motoristas e outros profissionais.

O superintendente de expansão da empresa, Eduardo Girardi, explicou que o planejamento das ações começou em setembro de 2016. Com um investimento de  R$4,7 milhões, a iniciativa estima que 300km de rede elétrica e 580 postes tenham passado por manutenção preventiva.  Ainda de acordo com Girardi, além dos circuitos oficiais, as ações preventivas estão sendo realizadas nos bairros que irão receber shows especiais no período das festa, a exemplo de Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Centro histórico, Pituba e outros, além de 28 cidades no interior da Bahia.

Eduardo Girardi, superintendente de expansão da concessionária apresentou o plano de carnaval

Uma das principais ações preventivas para a folia é a limpeza diária das redes de áreas para retirar os objetos que são lançados pelo público durante a festa. Com uma parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), também será realizada uma inspeção diária para fazer a retirada de possíveis ligações clandestinas, além das gambiarras que podem, futuramente, oferecer riscos.

Quanto aos alertas e dicas para o folião, a empresa orienta sobre o risco de jogar serpentina, sobretudo as metalizadas, em direção à rede elétrica porquê pode haver o risco de acidentes, para os foliões e pessoas que estejam circulando no local, além de gerar o curto-circuito ou ainda interrupção da energia.

Outra dica preventiva é quanto ao o uso cuidadoso do bastão de selfie: quando o objeto é usado em lugares altos, a exemplo de marquises, essas ferramentas podem provocar uma situação de insegurança. A concessionária ainda vai realizar blitz e ações educativas nos locais de concentração dos blocos, além de ações voltadas para baloneiros, motoristas e outros profissionais.

Na próxima segunda-feira (20), a Coelba vai começar a receber as solicitações de ligação provisória de energia para as barracas. O serviço estará disponível na loja de atendimento da Praça da Sé. Os interessados também terão a alternativa de fazer a solicitação entre os dias 22 e 25 de fevereiro, diretamente nas seis unidades móveis da concessionária. É necessário apresentar RG, CPF, a licença da Sucom ou DAM quitado, além de informar a carga a ser utilizada.

Foram instalados nos principais circuitos da festa 24 conjunto de sensores, ligados diretamente ao Centro de Operações da Concessionária, para identificar e localizar em tempo real ou falta de energia ou possíveis defeitos na rede.




Veja Mais