Santa Casa

Casa de Saúde Solange Fraga acolhe crianças e adolescentes em tratamento de doenças

Pacientes também têm acesso à Escola Hospitalar, da Secretaria Municipal de Educação, com ensino regular, música e teatro

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Mantida pela Santa Casa da Bahia desde 2009, a Casa de Saúde Solange Fraga realiza volume médio de 200 atendimentos por mês. Os acolhidos são crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no interior da Bahia e se encontram em tratamento de câncer e cardiopatia no Hospital Santa Izabel.

Com 40 leitos disponíveis, a unidade oferece aos pacientes – que se hospedam com um acompanhante a cada ciclo do tratamento – seis refeições diárias, transporte e suporte medicamentoso. Eles também têm acesso à Escola Hospitalar, da Secretaria Municipal de Educação, com ensino regular, música e teatro.
Foto: Divulgação
Os acolhidos também contam com a prioridade do serviço de pronto-atendimento do Hospital Santa Izabel em situações de urgência e emergência. A residência ainda dedica atenção a alguns pacientes que residem em Salvador, disponibilizando almoço, cesta básica, leite , fralda descartável e medicação, nos casos indicados pelo Serviço Social do Santa Izabel após avaliação socioeconômica das famílias.

Já os acompanhantes participam de oficinas regulares de Coruchet, artesanato e culinária promovidos pela Casa da Saúde. O intuito é proporcionar a constituição de um espaço de convivência e assegurar um ambiente para o convívio grupal, comunitário e social.
Foto: Divulgação
Os hóspedes ainda participam de comemorações de datas festivas, como Dia das Mães, Páscoa, Natal e São João.

Para manter o funcionamento dos serviços, a Casa de Saúde recebe diversos tipos de doação: valores em dinheiro, eletrodomésticos, roupas e sapatos em bom estado para as crianças e os acompanhantes, alimentos, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal.  Interessados em colaborar devem procurar a Central de Doações da Santa Casa, por meio do telefone 2203-9600 ou acessar o site da instituição (www.santacasaba.org.br).