Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Cerimônia em Salvador marca lançamento do Campeonato Baiano 2016

Evento aconteceu na manhã desta terça-feira (26). Bola começa a rolar a partir deste sábado (30)

• 26/01/2016 às 16:51 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A bola só começa a rolar no próximo sábado (30), mas o pontapé inicial já foi dado para o Campeonato Baiano 2016. Na manhã desta terça-feira (26), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Rede Bahia, detentora dos direitos de transmissão, lançaram o torneio que este ano completa 111 anos, sendo a mais antiga do Nordeste.Assim como em 2015, 12 equipes participam da competição que tem o Bahia como maior vencedor e que busca o tricampeonato, o que não acontece desde a década de 1980. Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues comemorou fórmula de tiro curto, com o torneio mais enxuto.
Cerimônia teve lançamento do Baianão (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
"Nós já dizíamos, há três anos, que o futuro dos campeonatos estaduais seria esse. Um campeonato enxuto, com apenas 56 jogos, mas prevalecendo o equilíbrio técnico das equipes. Nossa luta de anos pela manutenção dos estaduais tem valido apena. Hoje podemos ter uma competição onde os clubes que disputam a Copa do Nordeste participam desde a 1ª fase", disse o cartola.Entre as novidades está o novo contrato com a Rede Bahia. A emissora prorrogou o vínculo e agora tem os direitos de transmissão do torneio até 2020. Formula de disputa As 12 equipes participantes foram divididas em dois grupos com seis clubes casa, com Bahia e Vitória como cabeças de chave. Os clubes do grupo 1 enfrentam o do grupo dois em partidas de ida. Ao fim das primeiras seis rodadas os oito clubes de melhores campanhas no geral se classificam para a fase mata-mata com jogos de ida e volta até a grande decisão.
Taças e bola do Baianão 2016 (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
Já os quatro últimos colocados na classificação geral serão colocados em duas chaves diferentes e se enfrentarão em partidas de ida e volta para decidir os dois rebaixados à Série B do Baianão. O clássico BaVi da primeira fase está marcado para acontecer no dia 13 de março, na Arena Fonte Nova, com mando de campo do Bahia.Confira a primeira rodada do Baianão:Vitória x Jacuipense – Sábado – 16h – Barradão Juazeirense x Bahia – Domingo – 16h – Pituaçu Flamengo de Guanambi x Vitória da Conquista – Domingo – 16h – Dois de Julho Bahia de Feira x Feirense – Domingo – 16h – Pedro Amorim Colo Colo x Fluminense de Feira – Domingo – 16h – Mário Pessoa Galícia x Jacobina - Quinta-feira (11) - 18h - Fonte Nova
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes