Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Chefs dão dicas para fazer o macarrão perfeito

Cozinhar a massa é fácil, mas alguns detalhes podem fazer muita diferença no resultado final

Redação iBahia • 25/10/2016 às 16:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cozinhar macarrão parece uma tarefa fácil, mas é preciso ter alguns cuidados para que a massa fique perfeita. Sim, o preparo continua muito simples: basta ferver a água e colocar a massa na panela. Mas alguns pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

				
					Chefs dão dicas para fazer o macarrão perfeito
O primeiro truque para fazer a massa perfeita é acertar na quantidade de água. A proporção ideal é de um litro para cada 100 g de macarrão. Pode usar sal, mas nunca óleo. "Não há necessidade. Para que a massa não grude, use apenas a quantidade correta de água", diz o chef Carlos Bertolazzi, apresentador do Cozinha Sob Pressão, em entrevista à GQ Brasil. Só jogue a massa na panela quando a água estiver fervendo e não mexa nos primeiros dois ou três minutos, para evitar que ela quebre.
Para saber se a massa já está pronta, prove. O ideal é que ela esteja resistente, mas sem grudar nos dentes. Se não confiar no seu julgamento, siga à risca as instruções da embalagem. "No caso da massa fresca, sempre tire ela da água dois minutos antes do tempo indicado na embalagem e deixe que ela termine o cozimento dentro do molho", sugere o chef Giampiero Giuliani.
Produção caseiraSe você faz a sua própria massa, a dica do chef Henrique Fogaça, um dos jurados do MasterCehf Brasil, é que ela seja aberta em uma superfície fresca, como mármore ou granito, e que fique descansando por uma hora. "A receita é simples: 70% de semolina de trigo, 30% de farinha de trigo e para cada 100 gramas desse mix, um ovo", ensina o chef.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia