Previsão do Tempo

Chuva deve ficar em Salvador até domingo, dizem meteorologistas

Os ventos estão em 36 km/h, o que é considerado normal para o período

Redação Correio 24h

Abril é mês de chuva em Salvador, e isso todo baiano sabe, mas o temporal que está caindo sobre a cidade desde a madrugada desta sexta-feira (20) assustou muita gente. Segundo os meteorologistas, a praia do final de semana não vai rolar. A previsão é de que o tempo permaneça fechado até domingo.

Foto: Mauro Akin Nassor/Correio 24h

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, contou que apear de algumas pessoas terem sido pegas de surpresa, as chuvas são normais nesse período. 

"As nuvens estão sendo provocadas por conta de uma alta pressão que está sobre o oceano. Ele está jogando as nuvens sobre o continente e causando chuva na faixa litorânea de estado, no Recôncavo, e parte de Sergipe", explicou.

A dona de casa Josevalda Araújo, 37, mora na zona rural de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, e contou que por lá a chuva está caindo desde a quarta-feira. "Por enquanto não tivemos problemas. As estradas estão com lama, mas os carros ainda estão passando. A temperatura baixou, está mais frio, e algumas pessoas que tem problema respiratório estão ficando gripadas", disse. 

Nos municípios de Conde e Marau, tambem no Recôncavo, choveu 10,6 e 14,2 mm nesta madrugada, respectivamente. Até as 9h de ontem, Salvador tinha registrado 111 mm de chuva. A média para o mês de abril é de 309,7 mm. Os dados sobre a chuva desta madrugada ainda não foram contabilizados pelo Inmet.

A costureira Vera Lúcia Araújo, 60, mora em Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário de Salvador,  e contou que desde a madrugada o tempo está fechado. 

"Aqui não alagou porque é ladeira, mas na parte baixa do bairro deve estar alagado. Choveu muito, a madrugada toda", contou.

O Inmet informou que está registrando chuva em Salvador desde o início desta semana, com intensidade maior ou menor em alguns pontos. Os ventos estão em 36 km/h, o que é considerado normal para o período. A estimativa é de que o sol comece a aparecer apenas no domingo, entre nuvens e de forma bastante tímida.