Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Cidades mais compactas, integradas e sustentáveis

• 05/07/2015 às 13:15 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

masdarcity-ecod.jpg
Masdar City: projeto prevê uma cidade carbono zero nos próximos anos

Para especialistas, o excesso de muros, reais e conceituais, afeta o bem-estar nas cidades. Presos no trânsito, segregados em condomínios, privados da convivência nas ruas, os moradores das cidades vivem hoje o ápice de uma concepção fragmentada do espaço urbano.

Por isso mesmo, a busca por sustentabilidade e, por consequência, pela melhoria da qualidade de vida, deve começar pela retomada de conceitos como a cooperação e o senso de comunidade. Este panorama foi debatido na sexta-feira, 3 de julho, durante a programação do segundo e último dia do Ciclos - Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios, promovido pelo Sebrae em Cuiabá.

Secretário de Cultura em Santos (SP), cidade que possui o 6º melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do país, o biólogo Fábio Alexandre Nunes defendeu o fim da "lógica umbilical". "Hoje as pessoas estão blindadas. O pensamento está cerceado. O shopping é o símbolo disso. Precisamos de novas gerações que tenham uma visão sistêmica e holística", afirmou.

ciclos-sebrae-ecod.jpg
Especialistas debateram o tema em Cuiabá
Foto: Rodrigo Lorenzon

A cada muro que você constrói em uma cidade, a rua, que é o nosso espaço, o verdadeiro espaço público, morre um pouco”
Edson Yabiku, arquiteto do escritório Foster & Partners

O arquiteto Edson Yabiku, do escritório de arquitetura londrino Foster & Partners, apontou o excesso de barreiras e a segregação dos espaços de convivência como um dos fatores que interferem na sensação de bem-estar. "Não espalhar, mas concentrar, misturar, diversificar. A cada muro que você constrói em uma cidade, a rua, que é o nosso espaço, o verdadeiro espaço público, morre um pouco", afirmou.

Cidade para pedestres
Com mais de 350 projetos executados em todo o mundo, o Foster & Partners tem adotado estes conceitos em projetos como o de Masdar, uma cidade "zero carbono" em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. "Uma cidade de pedestres, sem carros, compacta, com ruas estreitas e com toda a estrutura de transportes no subsolo. O foco tem de ser nas pessoas", enfatizou.

O diálogo também contou com a participação da pesquisadora Deborah Pullen, da Building Research Establishment (BRE), fundação inglesa que é referência mundial em arquitetura e urbanização. Ela descreveu os conceitos que nortearam a bem-sucedida experiência com a revitalização de áreas degradadas de Londres durante a preparação para os Jogos Olímpicos de 2012. "Quando há uma decisão pela construção de novas moradias, é preciso considerar não apenas o retorno do investimento, mas também o impacto para o espaço urbano."

Assista ao vídeo sobre o projeto de Masdar City:

(Por Rodrigo Vargas, jornalista especial para o Ciclos Sebrae/#Envolverde)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade